Termostato W1209 em Geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Salve, galera!

Recentemente comprei uma geladeira nova. O termostato ainda está a caminho da china. Antes, usava uma caixa de isopor com garrafas congeladas e lâmpada de aquecimento para controlar a temperatura. Para este controle, usava um termostato muito utilizado de chocadeiras, de baixo custo, igual o da imagem em anexo.
Minha dúvida é: consigo usá-lo na geladeira enquanto o meu termostato não chega? O relé dele suporta 10A e comparei com diversos termômetros e ele mede primorosamente bem.
 

Attachments

  • termostato-digital-w1209-sensor-10-mt-fonte-12-v-500-ma-D_NQ_NP_809169-MLB25791155336_072017-O.jpg
    termostato-digital-w1209-sensor-10-mt-fonte-12-v-500-ma-D_NQ_NP_809169-MLB25791155336_072017-O.jpg
    24.3 KB · Views: 35
Imagino que sim. A geladeira puxa bem menos que 10A. Só precisa garantir que ele nao do tipo PID, que nao serve pra geladeira.
Abraço!
 
É um tipo de termostato que possui um algoritmo que regula melhor a temperatura. Para isso, ele liga e desliga a geladeira/aquecedor com muita frequencia. Isso funciona bem para o aquecimento (resistência/lâmpada), mas estraga o compressor da geladeira.
 
É um tipo de termostato que possui um algoritmo que regula melhor a temperatura. Para isso, ele liga e desliga a geladeira/aquecedor com muita frequencia. Isso funciona bem para o aquecimento (resistência/lâmpada), mas estraga o compressor da geladeira.

Ah, acredito que não seja, até pela simplicidade do circuito. Ele aciona o relé pontualmente quando atinge o mínimo e máximo inserido, igual a geladeira trabalha normalmente.
Cara, muito obrigado pela explicação!
 
Esse w1209 é do tipo liga desliga (não é PID), ou seja, deve funcionar bem para geladeira. A única questão é se ele realmente suporta 10A, enfim... é testar pra ver (na pior das hipóteses queima o termostato)
 
Olá,
estou interessado nesse termostato. Por isso quero saber, funcionou? :)

Respondi no seu tópico, mas colo aqui:

Por conceito, funciona. Na prática, não. Quando liguei o termostato, o relé queimou na primeira. Diz que suporta 10A, mas duvido muito.
Acabei por gastar mais e pegar um Ageon. Não me arrependo nenhum momento.
 
Back
Top