Termostato stc-1000

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe Feitosa

Active Member
Joined
Mar 8, 2019
Messages
37
Reaction score
5
Location
Olinda, Pernambuco
Galera, preciso de ajuda de vocês, comprei o termostato stc-1000 para controlar a temperatura do meu freezer e,assim, controlar a temperatura da minha fermentação e maturação. Porém o termostato não liga o freezer! Socorro, vou brassar uma cerveja amanhã e não sei o q fazer. O termostato liga normalmente, esta configurado para resfriar, mas é como se o freezer não ligasse. Pensei q fosse o delay relacionado ao tempo de ativação.porém não é. O q pode ser? Me ajudem. Configurei o termostato para 18 graus e botei o sensor na mão, mesmo assim o termostato não liga o freezer! Meu termostato é 220 assim como o freezer.
 
Last edited:
Galera, preciso de ajuda de vocês, comprei o termostato stc-1000 para controlar a temperatura do meu freezer e,assim, controlar a temperatura da minha fermentação e maturação. Porém o termostato não liga o freezer! Socorro, vou brassar uma cerveja amanhã e não sei o q fazer. O termostato liga normalmente, esta configurado para resfriar, mas é como se o freezer não ligasse. Pensei q fosse o delay relacionado ao tempo de ativação.porém não é. O q pode ser? Me ajudem. Configurei o termostato para 18 graus e botei o sensor na mão, mesmo assim o termostato não liga o freezer! Meu termostato é 220 assim como o freezer.
Bom dia Felipe, conseguiu resolver seu problema? Acabei de receber um STC-1000 da China , ainda nem liguei pra testar e vi seu comentário aqui... Como disse o Osternack, será que vc não fez a ligação do heat ao invés do cool??
 
Galera, preciso de ajuda de vocês, comprei o termostato stc-1000 para controlar a temperatura do meu freezer e,assim, controlar a temperatura da minha fermentação e maturação. Porém o termostato não liga o freezer! Socorro, vou brassar uma cerveja amanhã e não sei o q fazer. O termostato liga normalmente, esta configurado para resfriar, mas é como se o freezer não ligasse. Pensei q fosse o delay relacionado ao tempo de ativação.porém não é. O q pode ser? Me ajudem. Configurei o termostato para 18 graus e botei o sensor na mão, mesmo assim o termostato não liga o freezer! Meu termostato é 220 assim como o freezer.

A primeira coisa que me veio a mente foi o delay de proteção antes de ativar que ele tem. Mas se você disse que não é isso... e a temperatura do setpoint está tudo ok, então não imagino o que seja.
A primeira vez que liguei esse controlador demorei a entender que ele espera uns 5 minutos antes de começar a trabalhar após ligado.
 
Também aposto no esquema de ligação...

Já vi muitos STC-1000 , os poucos que vi com problema era sensor de temperatura , ligação errada (o que não configura um problema do aparelho) e parafusos na placa que seguram os fios apertados pelo Chuck Norris que já não movimentavam mais...
 
Aproveitando o pessoal que conhece o STC 1000

Alguém tem um STC-1000 que fica piscando 88.88 ?

Vi somente um vídeo em um fórum que fala em fazer um curto em uns dois pontos da placa do painel principal, o que me resolver 1 vez, mas depois voltou a apresentar o problema.
 
Olá Pessoal!
Sou novo por aqui, já perdi a conta de quantos STC-1000 já comprei da China e nunca tive problemas.
Verifique as conexões elétricas, normalmente é isso. Eles não parecem mas são bem robustos, a algum tempo
sem querer submeti um a uma corrente maior que 10A, obvio que queimou e deu aquela fumaceira, abri e tinha
apenas estourado uma trilha, refiz a trilha e esta funcionando normalmente.
 
Eu tive problemas com eles (3) que comprei juntos... quando baixava de 1ºc ele resetava... parece que a configuraçao de fabrica nele era o minimo de 1ºc e abaixo disso ele resetava mas pelos PARAMETROS F1,F2,F3,F4 não temos acesso a este minimo e maximo. Ate hoje não posso usa-los....
 
Tenho 5 desses funcionando perfeitamente. Confere a ligação pra ver se está correta. Para esquentar é só acrescentar mais uma tomada com a ligação indicada nos traços pretos abaixo.

2.jpg
2a.jpg
 
Eu tive problemas com eles (3) que comprei juntos... quando baixava de 1ºc ele resetava... parece que a configuraçao de fabrica nele era o minimo de 1ºc e abaixo disso ele resetava mas pelos PARAMETROS F1,F2,F3,F4 não temos acesso a este minimo e maximo. Ate hoje não posso usa-los....
Olá Richarles, no Alispress tem inúmeros modelos, os últimos 2 que comprei (juntos) tem estes parâmetros F1, F2, F3 e F4 e tenho acesso normalmente, nestes modelos que comprei para alterar estes parâmetros tem que segurar a tecla S ao mesmo tempos que as teclas para cima e para baixo!!!
upload_2019-7-18_14-33-11.png
 
Olá Richarles, no Alispress tem inúmeros modelos, os últimos 2 que comprei (juntos) tem estes parâmetros F1, F2, F3 e F4 e tenho acesso normalmente, nestes modelos que comprei para alterar estes parâmetros tem que segurar a tecla S ao mesmo tempos que as teclas para cima e para baixo!!!
View attachment 122309

Sim obrigado pela resposta... mas estes parametros F1 A F4 não falam sobre o minimo e maximo... igual outros controladores... e pelos 3 terem o mesmo problema exatamente parece que o minimo veio setado de fabrica com 1ºc e abaixo disso dá reset.... um outro q tenho MH1411D (tenho q verificar se o nome esta correto) existem mais parametros ajustaveis inclusive minimo e maximo que sinceramente acho desnecessario mas deve ter algum motivo... eu colocaria o minimo no minimo de trabalho que dizem -50ºc e pronto. Mas nos meus STC 1000 abaixo de 1ºc entra em reset e alarm.
 
Tenho 5 desses funcionando perfeitamente. Confere a ligação pra ver se está correta. Para esquentar é só acrescentar mais uma tomada com a ligação indicada nos traços pretos abaixo.

View attachment 122307 View attachment 122308
Luiz eu tenho uma duvida, voce disse que é só colocar mais uma tomada para aquecer, mas se meu freeser esta ligado na tomada de resfriar, como vou ligar ele na de aqeucer? pq se baixa muito a temperatura do meu freeser eu vou querer aquecer e se subir muito vou qeurer esfriar, pode me ajudar?

ex: se eu setar 18 graus no stc e a temperatura subir o resfriamento vai trabalha, e no caso de estar setado 18 e cair para uns 14 que aqui na região é normal? como faço pra fazer essa instalação e usar no freeser ?
 
Sim obrigado pela resposta... mas estes parametros F1 A F4 não falam sobre o minimo e maximo... igual outros controladores... e pelos 3 terem o mesmo problema exatamente parece que o minimo veio setado de fabrica com 1ºc e abaixo disso dá reset.... um outro q tenho MH1411D (tenho q verificar se o nome esta correto) existem mais parametros ajustaveis inclusive minimo e maximo que sinceramente acho desnecessario mas deve ter algum motivo... eu colocaria o minimo no minimo de trabalho que dizem -50ºc e pronto. Mas nos meus STC 1000 abaixo de 1ºc entra em reset e alarm.
Blz Richarles, tiver sorte então...anteriormente já comprei tb os MH1012W, são bons tb!!! E uso em um freezer pra gelar cerveja este abaixo, muito simples para usar!!
upload_2019-7-18_17-4-36.png
 
Luiz eu tenho uma duvida, voce disse que é só colocar mais uma tomada para aquecer, mas se meu freeser esta ligado na tomada de resfriar, como vou ligar ele na de aqeucer? pq se baixa muito a temperatura do meu freeser eu vou querer aquecer e se subir muito vou qeurer esfriar, pode me ajudar?

ex: se eu setar 18 graus no stc e a temperatura subir o resfriamento vai trabalha, e no caso de estar setado 18 e cair para uns 14 que aqui na região é normal? como faço pra fazer essa instalação e usar no freeser ?
Amigos, usei um frigobar para montar uma bancada de água gelada usando o stc1000, não tinha a intensão, mas como o stc permite usar aquecimento independente, coloquei um aquecedor no interior do frigobar para o caso de precisa aquecer a água. Amanhã vou pegar o fermentador na Indupropil para iniciar a montagem, abaixo uma foto do frigobar em breve envio foto do interior!!!
GQID2uZ6hTtGaOvOTbajwzomd9LpJgminOyC8ywvEHhA3KA0zsb464-oFUM3cU7XHuclk7zG-KVER4fcOEhoOG908FJxQM6ObJGABvhbG9SpfyrAN8tMEyd0BTbwfuzYqxC4VN3xZPkwInBwgLYLrZ9f2UDR1W01aFhDfNf75YWmahSE9OC6e_NGVWk611fCzlamR-sz8wiLev6t89S1koz8FvFbg3BcFQL1z6lX8ZQE482p8i1U5fczduyqaaAdq86ut6YzTNHB5Jsw6lXuzOQ6I7o6L-PRpI-OB4p7h1Jksl3tUe76CnbiufbGSIgVz3TcwZMLPvtIzF7yy172wxrEQplc2ik6rS2bvSajrDzbzwxGLh_df9DvBXCqPIjleR_T6SMhFBibLVrbGHgdOJSNo-TnJgXO9DGEv0GaArAQcsvvfxm6Eh5dnGo7o63kznhC0PS-6q6R4F-18mTxkR_pvUF6oVh5MVUBPJB7XM-bJMPgGeQF6BFt4BAmwvJv3_FDnXgcZ-Q32MjKfaxrXUlZKtplqf_z4PMciZsePrsuaarQySZ2xfs06PWo2Qy2eaxtJPL1yVjxUtEqggxVU1kFX0jfQoR7ZL9Or7poYQ4L4ScPc9Gt74BARWl7Xj9uC3Ek7Co5jKCh6uVSi2LQ-oMDFo0dCFo=w426-h757-no
 
Luiz eu tenho uma duvida, voce disse que é só colocar mais uma tomada para aquecer, mas se meu freeser esta ligado na tomada de resfriar, como vou ligar ele na de aqeucer? pq se baixa muito a temperatura do meu freeser eu vou querer aquecer e se subir muito vou qeurer esfriar, pode me ajudar?

ex: se eu setar 18 graus no stc e a temperatura subir o resfriamento vai trabalha, e no caso de estar setado 18 e cair para uns 14 que aqui na região é normal? como faço pra fazer essa instalação e usar no freeser ?

Olá Bernardo, você tem que ligar uma fonte de aquecimento nesta tomada e deixar o freezer ligado normalmente na outra tomada.
No meu eu usei uma barrinha de chocadeira de 80w comprada no Mercado Livre.
https://produto.mercadolivre.com.br...cubadora-_JM?quantity=1&variation=24235129260
Quando a temperatura fica mais baixa do que a que você programou, o STC aciona o aquecedor até atingir a temperatura setada. Aparece a luz acesa no HEAT. Caso a temperatura se eleve acima da programada o STC aciona a refrigeração aparecendo a luz COOL acesa.
https://www.facebook.com/watch/?v=2319110068171562
 
Olá Bernardo, você tem que ligar uma fonte de aquecimento nesta tomada e deixar o freezer ligado normalmente na outra tomada.
No meu eu usei uma barrinha de chocadeira de 80w comprada no Mercado Livre.
https://produto.mercadolivre.com.br...cubadora-_JM?quantity=1&variation=24235129260
Quando a temperatura fica mais baixa do que a que você programou, o STC aciona o aquecedor até atingir a temperatura setada. Aparece a luz acesa no HEAT. Caso a temperatura se eleve acima da programada o STC aciona a refrigeração aparecendo a luz COOL acesa.
https://www.facebook.com/watch/?v=2319110068171562
Muito obrigado, de verdade mesmo
 
Back
Top