Termopar em fermentador cônico de polietileno dentro de geladeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bullfrog1

Member
Joined
Jan 19, 2018
Messages
13
Reaction score
0
Olá pessoal! Hoje tenho um fermentador de polietileno e fundo cônico dentro de uma geladeira. Mesmo com a geladeira ligada num controlador externo de temperaturas venho tendo diferenças (de até 5°) da cerveja e do mostrador, que me deixam um pouco as escuras na hora de ter um valor exato e me obrigando sempre a descartar um pouco de cerveja para fazer a conferência de temperatura.

A ideia é instalar um termopar que fique com um sensor mergulhado no líquido na parte interna do fermentador e assim ter a temperatura exata. Pra isso precisaria fazer um furo nele bem pequeno, acredito, e vedar da melhor maneira possível.

Mas a ideia (ainda não sei se é uma boa! hehehe!) me geram várias dúvidas. Qual o modelo de termopar seria o ideal? qual a melhor maneira para fazer e garantir a vedação? valeria a pena? se for muito complicado, existe alguma empresa que faz esse tipo de serviço aqui em São Paulo?

Alguém já viu, usou ou fez isso? Ou ainda conseguiria me mostrar algum exemplo solução de algo parecido?

Grande abraço a todos
 
Olá pessoal! Hoje tenho um fermentador de polietileno e fundo cônico dentro de uma geladeira. Mesmo com a geladeira ligada num controlador externo de temperaturas venho tendo diferenças (de até 5°) da cerveja e do mostrador, que me deixam um pouco as escuras na hora de ter um valor exato e me obrigando sempre a descartar um pouco de cerveja para fazer a conferência de temperatura.

A ideia é instalar um termopar que fique com um sensor mergulhado no líquido na parte interna do fermentador e assim ter a temperatura exata. Pra isso precisaria fazer um furo nele bem pequeno, acredito, e vedar da melhor maneira possível.

Mas a ideia (ainda não sei se é uma boa! hehehe!) me geram várias dúvidas. Qual o modelo de termopar seria o ideal? qual a melhor maneira para fazer e garantir a vedação? valeria a pena? se for muito complicado, existe alguma empresa que faz esse tipo de serviço aqui em São Paulo?

Alguém já viu, usou ou fez isso? Ou ainda conseguiria me mostrar algum exemplo solução de algo parecido?

Grande abraço a todos

Blz amigo, se você manja de tecnologia pode fazer um sensor de temperatura wifi ou pedir para alguém fazer, como você esta verificando a temperatura?
Eu gosto de deixar(recomendação aqui do fórum) a sonda presa na lateral do fermentador/maturador com um pedaço de isopor para tentar obter apenas a temperatura do fermentador/maturador, EU nunca iria furar um fermentador desse.
 
Blz amigo, se você manja de tecnologia pode fazer um sensor de temperatura wifi ou pedir para alguém fazer, como você esta verificando a temperatura?
Eu gosto de deixar(recomendação aqui do fórum) a sonda presa na lateral do fermentador/maturador com um pedaço de isopor para tentar obter apenas a temperatura do fermentador/maturador, EU nunca iria furar um fermentador desse.
Fala Mjay, td bem? Cara, eu não manjo tanto de tecnologia assim.

O setup que tenho em casa é: fermentador dentro de uma cervejeira grande que está ligada num controlador externo, e que seu sensor está grudado no lado de fora do fermentador, com fita isolante mesmo.

Na sua opinião, esquecendo a ideia do termopar, não seria melhor instalar um poço térmico de uns 100MM no fermentador? O controle, a meu ver, da temperatura ficaria muito mais exato, não concorda?
 
...

Na sua opinião, esquecendo a ideia do termopar, não seria melhor instalar um poço térmico de uns 100MM no fermentador? O controle, a meu ver, da temperatura ficaria muito mais exato, não concorda?

Sim concordo, o controle ficaria ótimo mas tem que ser bem feito para não desvalorizar o fermentador.
 
esquecendo a ideia do termopar, não seria melhor instalar um poço térmico de uns 100MM no fermentador? O controle, a meu ver, da temperatura ficaria muito mais exato, não concorda?

Para mim a melhor solução é a do poço. Mas eu não instalaria esse poço de 10cm que fica preso na lateral do fermentador não, eu faria um investimento um pouco maior para botar um poço que fique preso à tampa do fermentador, pois é mais fácil furar a tampa (e no fim das contas se você quiser voltar atrás pode até comprar uma tampa nova) e como o furo não vai estar na altura do líquido, você não tem tanto risco de vazamento e tal.

Eu uso esse poço do Lamas em uma bombona de 30 litros e estou bem satisfeito.

https://loja.lamasbrewshop.com.br/poco-termico-para-fermentador.html

Atente também para não posicionar o poço muito perto das laterais do fermentador, pois colocando ele mais para o meio (não precisa ser no meio exato) você terá uma leitura mais precisa do líquido.
 
Para mim a melhor solução é a do poço. Mas eu não instalaria esse poço de 10cm que fica preso na lateral do fermentador não, eu faria um investimento um pouco maior para botar um poço que fique preso à tampa do fermentador, pois é mais fácil furar a tampa (e no fim das contas se você quiser voltar atrás pode até comprar uma tampa nova) e como o furo não vai estar na altura do líquido, você não tem tanto risco de vazamento e tal.

Eu uso esse poço do Lamas em uma bombona de 30 litros e estou bem satisfeito.

https://loja.lamasbrewshop.com.br/poco-termico-para-fermentador.html

Atente também para não posicionar o poço muito perto das laterais do fermentador, pois colocando ele mais para o meio (não precisa ser no meio exato) você terá uma leitura mais precisa do líquido.

rmrcarvalho, vc tem toda razão e eu pensei nessa possibilidade, mas daí precisaria de um mais comprido, pelo menos uns 600MM, porque meu fermentador é fundo. Mas daí ficaria minha dúvida, será que com um poço bem comprido, não ficaria mais difícil de enfiar o sensor até o final?
 
rmrcarvalho, vc tem toda razão e eu pensei nessa possibilidade, mas daí precisaria de um mais comprido, pelo menos uns 600MM, porque meu fermentador é fundo. Mas daí ficaria minha dúvida, será que com um poço bem comprido, não ficaria mais difícil de enfiar o sensor até o final?

Não tem dificuldade nenhuma em colocar o sensor no poço, a menos que seu sensor tenha fio curto ou bitola maior do que a do poço. Mas normalmente os sensores cabem bem em poços de 6mm e 7mm e possuem comprimento de fio de sobra.

Além disso, cabe lembrar que o sensor não precisa estar no fundo do fermentador, o que quer dizer que o poço também não precisa ir até o fundo do fermentador.... nesse sentido, se formos supor uma localização "ideal" para o sensor, essa seria exatamente no centro da massa de líquido, já que este é o ponto de menor variação de temperatura... no entanto, como nunca fazemos exatamente a mesma litragem de cerveja, esse "ponto ideal" vai variar em nossas levas, o que torna impreciso o cálculo.

Para não ocupar muito a cabeça com isso, basta que você tenha um poço que alcance mais ou menos a metade da capacidade mínima útil do seu fermentador... por exemplo, se seu fermentador é de 50 litros, mas você faz costuma fazer de 20 a 30 litros de cerveja, veja qual a diferença de altura entre a metade do que esse volume ocupa e a tampa do fermentador... pronto, você vai ter a medida do seu poço. Assim você vai conseguir garantir uma boa medida de temperatura tanto na utilização mínima, quanto na utilização máxima do seu fermentador!
 
Back
Top