Termometros - Real ou aproximado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

finsel

Well-Known Member
Joined
Feb 19, 2015
Messages
65
Reaction score
16
Location
Campinas
Olá pessoal,
Resolvi trazer uma questão que está pegando a muito tempo. Gostaria de resolver isso de uma vez por todas.

Problema: Termômetros - precisão real?

Eu tenho visto uma diferença de 1 até 3 graus em termômetros de modelos diferentes e até mesmo no mesmo modelo.
Por exemplo:


Mercúrio ( vermelho ) - Boyu:
Na loja mesmo vejo diferença de até 3 grausC. entre eles! Comprei um que estava mais na média..rsss.

http://img3.banggood.com/thumb/view/upload/2014/09/SKU148589 (1).jpg




STC-1000 controlador de temperatura ( utiliza sensor NTC):
Também não bate com outros sensores.. utilizo esse na fermentação. Não bate com o termômetro acima.

http://cdn01.ovonni.com/uploads/2014/201403/source-img/1395008947549-P-1488.jpg



Sensor DS18B20 ( usado com Arduino ):
Utilizo ele para fazer o mosto. Tenho 3 sensores e a diferença entre eles varia em até 0,6grausC. Não bate com o term. Boyu.

http://cdn.sparkfun.com/datasheets/Sensors/Temp/DS18B20.pdf




:eek: Alguém já passou por isso ? Sabem se existe algum termômetro que maque de 0 ate 30 graus reais e que seja barato (claro) ?
Alguma sugestão ou dica ?
(O ideal seria um pequeno que nem o Boyu para eu regular todos os outros sensores.)

Abcs e Obrigado!
 
O controlador STC permite regular a calibração da temperatura, informando a diferença.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Precisão e economia não combinam muito bem.

Minha sugestão é investir em um bom termômetro e a partir dele calibrar os demais.

Meu sonho de consumo é o Thermapen Mk4 (gringo). Vi muitas boas recomendações dele.
 
No datasheet do DS18b20 tá escrito que a variação pode ser entre +-0.5ºC.
Não tenho problemas de precisão desde que aumentei a resolução de leitura nos meus controladores.
Ah... e Boyu nunca foi sinonimo de qualidade. Todos, absolutamente todos os equipamentos de aquário que eu já comprei deles deram algum tipo de problema.

Para resolver a questão de uma vez por todas é bem simples. Escolha 1 termometro que esteja dentro da média, fique com ele e não olhe para trás. Esse tipo de coisa é quem comprar geladeira.
Se tu ficar procurando preço depois que comprou, vai se arrepender de não ter esperado X semanas e pego na promoção YZ com 10% de desconto.
 
Precisão e economia não combinam muito bem.

Minha sugestão é investir em um bom termômetro e a partir dele calibrar os demais.

Meu sonho de consumo é o Thermapen Mk4 (gringo). Vi muitas boas recomendações dele.

Preço ou precisão, você só pode pegar 1. :p

O nível de precisão da Thermapen quase o mesmo do DS18B20. +-0.4ºC da thermapen contra +-0.5ºC dos sensores calibrados com a maior resolução de leitura possível).

Não acho que vale as 99 doletas, mas que o bicho é bonitão, isso ele é!!
 
Preço ou precisão, você só pode pegar 1. [emoji14]

O nível de precisão da Thermapen é o mesmo do DS18B20. +-0.4ºC.

Não acho que vale as 99 doletas, mas que o bicho é bonitão, isso ele é!!
Sim, mas é que você tá olhando um único parâmetro. Na real você paga pelo pacote. Ele é resistente a água, faz medições super rápidas e vem com certificado de calibração.

É um baita investimento.
 
Pessoal muito obrigado pelas opiniões! Todas excelentes!
Estou pensando em fazer um arduino tipo portátil com o sensor ds18b20 para ser tipo como esse Thermapen Mk4...
abcs!
 
Sim, mas é que você tá olhando um único parâmetro. Na real você paga pelo pacote. Ele é resistente a água, faz medições super rápidas e vem com certificado de calibração.

É um baita investimento.

Com exceção do efeito 'showing off', nada justifica um termometro de 99 USD.
 
Olá,
Ontem eu coletei mais alguns detalhes sobre o tópico.

Fui a um distribuidor de equipamentos de laboratório (*) e o cara manjava. Perguntei para ele sobre os termômetros que vendia, os profissionais das melhores marcas se eram corretos, a resposta foi resumidamente:

"Se pegar todos da caixa da melhor marca ( conceituada no mercado de laboratório) , nenhum bate a temperatura." Ele disse que nunca viu bater.. tudo "zuado" mesmo. E disse ainda que se mandar calibrar, tbm não sai bom prq disse que o pessoal que calibra não sabe regular direito os termômetros e então fica errado.. Disse que irão ver bater 20graus com o deles e pronto, o que não é bem assim qdo a temperatura é elevada ou baixa...

Portanto acredito que se não quiser ficar no método de tentativa e ver o resultado para definir as temperaturas, acho que para referencia seria melhor usar esse ds18b20 que tem apenas 0,5 de erro...
abcsss!

(*) - Melhor preço do ML câmara Neubauer - www.precisaoabsoluta.com.br
 
@Frank

Infelizmente esta opinião não está completamente clara. Quando ele diz que o pessoal não sabe calibrar, esta omitindo uma informação: A pessoa que solicita a calibração deve indicar as faixas de temperatura para verificação, e assim tu vai conhecer com uma precisão maior o erro de cada faixa que teu termometro apresenta.

Termometros de vidro não podem ser ajustados, mas outros tipo de termometros permitem que seja corrigido o erro.

Então minha dica sobre essa parte do topico é: se possivel tenha um termometro calibrado (com erro conhecido) para poder aferir o erro dos outros termometros que tu utiliza.

E não é absurdamente caro calibrar.

Guilherme
 

Latest posts

Back
Top