Termômetro cervejeiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Meu termômetro que uso nas brassagens é este:

http://ecommerce.lamasbrewshop.com....duto_6458_9879_Termometro-Cervejeiro-Incoterm

Com ele consigo saber e sempre acompanho como anda a temperatura para que esteja sempre dentro das rampas pretendidas. Mas só consigo pegar a temperatura da superfície, creio que a parte inferior da panela esteja sempre mais quente.

Como posso apurar a temperatura de uma melhor forma? Coletando somente a temperatura da superfície posso ter muitos problemas?
 
Se você mexer bem antes de medir a temperatura, ou mesmo recircular o mosto, pode pedir por cima tranquilamente.

Outras opções seriam utilizar um PT-100, que é tipo um espeto comprido e iria até o fundo, ou utilizar um TIC17, como eu sempre fiz... aí vc pega uma mangueira de silicone para fina para enfiar o fio do sensor dentro, e deixa só a ponta de inox pra fora, vedando com outro pedaço de silicone mais fino, como na foto abaixo. Note que bem na divisão entre o sensor e o fio tem um pedacinho de mangueira de silicone bem fino, e o resto da mangueira mais grossa fica sobre ele, vedando perfeitamente, sem colas, sem nada.

02232011209.jpg


Abraço!
 
É necessário fazer essa vedação? Eu sempre achei que pudesse colocar o sensor dentro do mosto...
 
É necessário fazer essa vedação? Eu sempre achei que pudesse colocar o sensor dentro do mosto...
Sim, é necessário. Os sensores dos TICs não são feitos para ficarem imersos. Se usar assim, eles começam a ler errado... e com o tempo, estragam.

Sei por dois motivos:
- Já estraguei alguns sensores
- Liguei pra Fullgauge pra perguntar.

Abraço!
 
Eu nao gosto de ficar metendo muito o termometro no malte, acho meio trabalhoso.
O que eu fiz foi comprar um termometro industrial 0º a 100ºC e adapá-lo na minha panela.
Infelizmente esse que eu comprei tá com uma temperatura desregulada de 2ºC acima da correta, mas isso eu compenso "no olho" sem problemas. Eu recomendo. Abandonei o pequeno de plástico e uso só pra monitrar a temp da minha agua de sparge.
 

Attachments

  • termometro.jpg
    termometro.jpg
    25.3 KB · Views: 872
O que eu fiz foi comprar um termometro industrial 0º a 100ºC e adapá-lo na minha panela.
Infelizmente esse que eu comprei tá com uma temperatura desregulada de 2ºC acima da correta, mas isso eu compenso "no olho" sem problemas. Eu recomendo.

Eu fiz o mesmo. Vou testá-lo nos próximos dias 10/11, quando faço minha próxima brassagem! E outra, estou mais acontumado com esses "TH's", já que trabalho na indústria! he he he
 
Sim, é necessário. Os sensores dos TICs não são feitos para ficarem imersos. Se usar assim, eles começam a ler errado... e com o tempo, estragam.

Sei por dois motivos:
- Já estraguei alguns sensores
- Liguei pra Fullgauge pra perguntar.

Abraço!

Guenther,

Poderia mandar mais detalhes da adaptação do TIC17?? To bem afim de colocar um desses nas minhas panelas.

Abs!
 
Guenther,

Poderia mandar mais detalhes da adaptação do TIC17?? To bem afim de colocar um desses nas minhas panelas.

Abs!
Quais detalhes? O troço não tem mistério.. é só usar no lugar de um termômetro.

Abraço!
 
Na www.dufrio.com.br/, vendem o TIC 17 por 70 reais. Eu fiz um pouco diferente do Guenther, eu usei um cano de cobre de 3/8 uma vez e meia a altura da panela, vedei a ponta dobrando e batendo com um martelo semelhante a parte inferior de um tubo de pasta de dente. Eu coloco dentro da panela e regulo a altura do sensor fazendo um nó no fio, assim é possível posicionar o sensor em qualquer altura dentro do cano. O bom desse método é a possibilidade de medir a temperatura em qualquer ponto e altura da panela.

Abraço
 
Com a mangueira de silicone também dá... ela enrijece o fio, e é bem fácil enfiar panela a dentro, sendo que dá pra sentir quando o sensor bate no fundo, etc.

Abraço,
 
Se você mexer bem antes de medir a temperatura, ou mesmo recircular o mosto, pode pedir por cima tranquilamente.

Outras opções seriam utilizar um PT-100, que é tipo um espeto comprido e iria até o fundo, ou utilizar um TIC17, como eu sempre fiz... aí vc pega uma mangueira de silicone para fina para enfiar o fio do sensor dentro, e deixa só a ponta de inox pra fora, vedando com outro pedaço de silicone mais fino, como na foto abaixo. Note que bem na divisão entre o sensor e o fio tem um pedacinho de mangueira de silicone bem fino, e o resto da mangueira mais grossa fica sobre ele, vedando perfeitamente, sem colas, sem nada.

02232011209.jpg


Abraço!

Desculpa reviver o tópico, mas Guenther, você ainda recomenda fazer isso? Dá certo?
 
Se você mexer bem antes de medir a temperatura, ou mesmo recircular o mosto, pode pedir por cima tranquilamente.

Outras opções seriam utilizar um PT-100, que é tipo um espeto comprido e iria até o fundo, ou utilizar um TIC17, como eu sempre fiz... aí vc pega uma mangueira de silicone para fina para enfiar o fio do sensor dentro, e deixa só a ponta de inox pra fora, vedando com outro pedaço de silicone mais fino, como na foto abaixo. Note que bem na divisão entre o sensor e o fio tem um pedacinho de mangueira de silicone bem fino, e o resto da mangueira mais grossa fica sobre ele, vedando perfeitamente, sem colas, sem nada.

02232011209.jpg


Abraço!


Guenther, pelo que entendi o sensor (ponta do inox) fica em contato direto com o mosto? A ponta de inox é onde se encontra o sensor nao é ?
 
Estou utilizando o sensor SB59 (até 200ºC), que possui mangueira de silicone e sensor de inox.
 
Revivendo o tópico novamente...

Tenho um termômetro infravermelho laser desses:
pistola-para-medir-temperatura-com-laser-ate-380-graus-2016-22772-MLB20236096292_012015-O.jpg

Mas ouvi dizer que não é muito confiável para medir mosturação/fervura pois ele só mede a temperatura de um ponto...

Olhando alguns termômetros de espeto no ML, vi esse de R$20,00 da china (q é vendido por mais de R$40,00 em muitas lojas cervejeiras):
556376177_952.jpg

Alguém usa isso? É confiável?

Tem esse tbm:
19705-MLB20176047956_102014-C.jpg


O que me dizem? Melhor investir em um TIC-17 ou da pra confiar nesses aí somado ao termômetro laser que possuo?
O TIC-17 está na faixa de R$100,00, alguém sabe algum lugar que está mais em conta?
 
Revivendo o tópico novamente...

Tenho um termômetro infravermelho laser desses:
pistola-para-medir-temperatura-com-laser-ate-380-graus-2016-22772-MLB20236096292_012015-O.jpg

Mas ouvi dizer que não é muito confiável para medir mosturação/fervura pois ele só mede a temperatura de um ponto...

Olhando alguns termômetros de espeto no ML, vi esse de R$20,00 da china (q é vendido por mais de R$40,00 em muitas lojas cervejeiras):
556376177_952.jpg

Alguém usa isso? É confiável?

Tem esse tbm:
19705-MLB20176047956_102014-C.jpg


O que me dizem? Melhor investir em um TIC-17 ou da pra confiar nesses aí somado ao termômetro laser que possuo?
O TIC-17 está na faixa de R$100,00, alguém sabe algum lugar que está mais em conta?

Acho que não seria muito prático usar o laser e se preocupar com duas amostras diferentes. Esse chinês funciona (eu uso um), mas no meu caso eu preferia que a haste fosse maior.

Sobre o TIC, na mostura ele só seria recomendavel se fosse usar para controlar a fonte de aquecimento elétrica e recirculação contínua.
 
Revivendo o tópico novamente...

Olhando alguns termômetros de espeto no ML, vi esse de R$20,00 da china (q é vendido por mais de R$40,00 em muitas lojas cervejeiras):
556376177_952.jpg

Alguém usa isso? É confiável?

O que me dizem? Melhor investir em um TIC-17 ou da pra confiar nesses aí somado ao termômetro laser que possuo?
O TIC-17 está na faixa de R$100,00, alguém sabe algum lugar que está mais em conta?

Cara. Eu uso o de espeto e acho muito bom. Tenho 3 deles, e as medições são bem precisas. Na minha opinião é o melhor custo benefício.

O tic é bom também, mas tem que entender que os dois são coisas diferentes. Um vc vai controlar a fermentação (TIC), enquanto o outro é para medição duranta a parte quente/resfriamento do processo (espeto/laser).

Nao recomendo o termomento a laser pelas razões já citadas bem como pelo preço. Vai no espeto chines que vai ser mais felz
 
Back
Top