Chiller de placas sem eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 26, 2022
Messages
3
Reaction score
0
Location
Blumenau, SC
Boa tarde nobres cervejeiros, tenho um chiller de 30 placas uns 3 anos, que de um ano pra cá resolveu me trollar. Chinezinho da época do dólar a menos de 4 contos, sempre guerreiro, resfriando 50 litros em no máximo 30 minutos abaixo do 20°C sempre. Hoje em dia mesmo processo com até menos vazão do mosto, chegando demorar 60 minutos pra fazer a mesma coisa e a temperatura não baixa de 50°C. Li bastente por aqui das soldas do chiller serem em cobre, e a soda e o perácetico com tempo corroerem as soldas. O chiller sempre teve aquele aspecto "oxidado" por fora nessas soldas e creio que exatamente ele começou dar problema justamente quando essa oxidação sumiu, não tenho certeza, mas creio que ele deve ter ficado de "molho" no ácido perácetico ou na soda cáustica e depois ter ficado assim. Seria isso mesmo o problema senhores? Se sim, negócio é desencanar e partir pra outro, correto?
 
Last edited:
Boa tarde nobres cervejeiros, tenho um chiller de 30 placas uns 3 anos, que de um ano pra cá resolveu me trollar. Chinezinho da época do dólar a menos de 4 contos, sempre guerreiro, resfriando 50 litros em no máximo 30 minutos abaixo do 20°C sempre. Hoje em dia mesmo processo com até menos vazão do mosto, chegando demorar 60 minutos pra fazer a mesma coisa e a temperatura não baixa de 50°C. Li bastente por aqui das soldas do chiller serem em cobre, e a soda e o perácetico com tempo corroerem as soldas. O chiller sempre teve aquele aspecto "oxidado" por fora nessas soldas e creio que exatamente ele começou dar problema justamente quando essa oxidação sumiu, não tenho certeza, mas creio que ele deve ter ficado de "molho" no ácido perácetico ou na soda cáustica e depois ter ficado assim. Seria isso mesmo o problema senhores? Se sim, negócio é desencanar e partir pra outro, correto?
Cara, peguei um emprestado de 30 placas de um amigo aqui que deve ter essa idade também... E pra resfriar 50L é quase uma hora mesmo.... E outra, não desce menos que 28° com a água da rua a uns 22°... Eu achei que era normal, mas você dizendo que em 30 minutos abaixava pra 20 me faz pensar em comprar um novo...
 
Com água direto da rede conseguia em 30 minutos, uns 25° até 28°C, usava assim pra receita de ALES, mas com pré chiller e gelo, cheguei tirar a 15°C, hoje mesmo com mais gelo que antes não baixa de 50°C😭😭😭
 
No meu caso então, tenho que usar 2, um de 50 e outro de 40 placas pra jogar em 30 minutos 55 litros a 30 graus só com água da rua. Quando a temperatura está em torno de 24 graus consigo jogar a 26 graus. São assim desde novos. Estão com 2 anos de uso.
 

Attachments

  • Chiller.jpg
    Chiller.jpg
    46.4 KB · Views: 56
Last edited:
Boa tarde nobres cervejeiros, tenho um chiller de 30 placas uns 3 anos, que de um ano pra cá resolveu me trollar. Chinezinho da época do dólar a menos de 4 contos, sempre guerreiro, resfriando 50 litros em no máximo 30 minutos abaixo do 20°C sempre. Hoje em dia mesmo processo com até menos vazão do mosto, chegando demorar 60 minutos pra fazer a mesma coisa e a temperatura não baixa de 50°C. Li bastente por aqui das soldas do chiller serem em cobre, e a soda e o perácetico com tempo corroerem as soldas. O chiller sempre teve aquele aspecto "oxidado" por fora nessas soldas e creio que exatamente ele começou dar problema justamente quando essa oxidação sumiu, não tenho certeza, mas creio que ele deve ter ficado de "molho" no ácido perácetico ou na soda cáustica e depois ter ficado assim. Seria isso mesmo o problema senhores? Se sim, negócio é desencanar e partir pra outro, correto?
Dá uma olhada neste artigo:
https://www.usinandonegocios.com.br/trocador-de-calor-de-placa-incrustado/
 
Boa tarde nobres cervejeiros, tenho um chiller de 30 placas uns 3 anos, que de um ano pra cá resolveu me trollar. Chinezinho da época do dólar a menos de 4 contos, sempre guerreiro, resfriando 50 litros em no máximo 30 minutos abaixo do 20°C sempre. Hoje em dia mesmo processo com até menos vazão do mosto, chegando demorar 60 minutos pra fazer a mesma coisa e a temperatura não baixa de 50°C. Li bastente por aqui das soldas do chiller serem em cobre, e a soda e o perácetico com tempo corroerem as soldas. O chiller sempre teve aquele aspecto "oxidado" por fora nessas soldas e creio que exatamente ele começou dar problema justamente quando essa oxidação sumiu, não tenho certeza, mas creio que ele deve ter ficado de "molho" no ácido perácetico ou na soda cáustica e depois ter ficado assim. Seria isso mesmo o problema senhores? Se sim, negócio é desencanar e partir pra outro, correto?
levantaria alguma hipóteses
- precisando ser limpo com soda
- a água que está entrando está muito quente
- está circulando o mosto e água no sentido errado
 
O chiller já foi devidamente limpo com soda cáustica, aliás sempre foi, não está ligado no mesmo sentido água e mosto e como já falei, usa pré chiller com 15 metros dentro de uma panela coberta de gelo picado, água sai do pré chiller a 7, 8°C, logo seria suficiente pra resfriar a pelo menos o mosto a 20, 25°C. E também como disse por bastante tempo ele funcionou adequadamente, logo creio que pode algum produto, soda cáustica ou o ácido perácetico ter reagido com as soldas em cobre, pois aquele aspecto "oxidado" que ele tinha por fora sumiu também.
 
Eu acho que a soldas nada tem a ver com a eficiência.
As soldas não irão absorver mais calor do que o próprio material, que no caso é o Cobre.

Eu creio que a diferença seja a vazão ou Zinabe no Cobre.

O que o amigo poderia fazer é limpar o cobre com Vinagre e Bicarbonato de sódio ou Sal e deixar um tempo agindo.
A medida certa não sei de cabeça, mas pode dar uma pesquisada que tem muito assunto sobre isso.
Coloque na bomba e deixe recirculando por um tempo.

O Cobre com um tempo cria um ZINABE, e essa Zinabe pode prejudicar a troca de calor.
Se nunca fez isso, pode ter uma crosta grande, o que está prejudicando a troca de calor.

Não sei se soda cáustica ou o ácido perácetico removem esse Zinabe.

Mas faz o teste qualquer coisa e passa pra gente.
 
Verifiquem se as vazões de água e mosto são as mesmas, pois isto altera muito a eficiência do chiller de placas. Aqui em casa uso as vezes uso do poço e as vezes da rede (pressão bem maior), e da muita diferença. Temperatura da água do poço e da rede é praticamente a mesma.
 
No meu caso então, tenho que usar 2, um de 50 e outro de 40 placas pra jogar em 30 minutos 55 litros a 30 graus só com água da rua. Quando a temperatura está em torno de 24 graus consigo jogar a 26 graus. São assim desde novos. Estão com 2 anos de uso.
Gostei da "bacia" pra não cagar tudo.
 
Back
Top