Teor alcoólico não foi o esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Skol666

New Member
Joined
Sep 9, 2019
Messages
3
Reaction score
0
Location
Região do Centro - RIO DE JANEIRO - RJ
Boa noite cervejeiros , sou iniciante na minha terceira brassagem e tentei fazer uma witbier , porém obtive durante a brassagem uma og baixa (1030) pro estilo e por falta de conhecimento não corrigir e fermentei assim mesmo terminando com a fg de 1010. Existe alguma forma de aumentar o abv na maturação ou pelo menos o corpo da cerveja ou terei q tomar meu suquinho de trigo??
 
Se vc quiser apenas aumentar o teor alcoólico, basta colocar açúcar. Mas se além disso também quiser aumentar o corpo, usa maltodextrina.
 
Estando a temperatura em 18 graus ou mais, é só adicionar açúcar que a levedura volta a fermentar até acabar este açúcar, daí vc deixa mais uns 2 dias com temperatura acima de 20 graus e depois pode partir para o cold crash.
 
Bom dia. Seguindo a resposta de usar Maltodextrina par aumentar o corpo e não o dulçor, eu posso utilizar a proporção de 300g/20 Litros na maturação?

Vou adicionar polpa de frutas com mel na maturação (fermentação secundária) e gostaria de utilizar a maltodextrina junto na polpa para aumentar o corpo da cerveja.

O que me dizem?

Obrigado desde já.
 
A minha também está sem corpo.
Vou adicionar maltodextrina para tentar corrigir.
Ainda está no 4° dia de fermentação.
Posso colocar agora ou espero quando for maturar?
 
Hahaha! Mesmo problema que eu tive aqui... mudei pruma panela elétrica e aí tive OG muito baixa.. aí deixei pra ver como que ficava. No final das contas, obviamente, dá pra notar uma clara falta de corpo na cerveja. Pro estilo.. por ser witbier.. uma cerveja leve, frutada até que "funciona".. mas não deixa de ser algo fora do estilo.

abçs!
 
Hahaha! Mesmo problema que eu tive aqui... mudei pruma panela elétrica e aí tive OG muito baixa.. aí deixei pra ver como que ficava. No final das contas, obviamente, dá pra notar uma clara falta de corpo na cerveja. Pro estilo.. por ser witbier.. uma cerveja leve, frutada até que "funciona".. mas não deixa de ser algo fora do estilo.

abçs!

Meu, vc conseguiu resolver o problema???

Eu mudei pra uma brewhome e nas 4 brassagens que fiz tive OG's ridiculamente baixas (repeti receitas do equipo anterior)... em torno de 1044 pra IPAs... No meu sistema antigo de panelas eu NUNCA tinha tido esse problema....

Consegue dar uma luz? kkk
 
Meu, vc conseguiu resolver o problema???

Eu mudei pra uma brewhome e nas 4 brassagens que fiz tive OG's ridiculamente baixas (repeti receitas do equipo anterior)... em torno de 1044 pra IPAs... No meu sistema antigo de panelas eu NUNCA tinha tido esse problema....

Consegue dar uma luz? kkk

UEhauehauehauheauea! Eu comprei exatamente essa. Usada. Foi a primeira brassagem nela então não sei. Coisas que eu sei que fiz errado:
1) estimei eficiência em 74%. devo recalcular para uns 65%.
2) o cara que me vendeu sugeriu ficar mexendo a cama de grãos durante a mostura (disse que ajuda na eficiência).
3) fiz a lavagem com água fria uma parte (porque não tinha me preparado para o volume que ficou depois de tirar os grãos).

Qual eficiência que tu está estimando?

Abçs
 
Eu uso panela chinesinha... geralmente estimo eficiencia em 65% porque se der mais posso deixar ou ate diluir mas pra menos complica um pouco mais... minha eficiencia tem melhorado aos poucos... agora batendo os 70 e poucos mas depende da receita... tbem to corrigindo agua, ph, fazendo o mash com mais agua e lavando menos(uso agua fria mesmo), mexo somente no começo e deixo recirculando apartir de 15m... tenho feito rampa de mostura de 1h30 a 2h00 mas desligando a panela visto que forrei ela com neoprene... entao foram varias coisas q acho q contribuiram pra melhorar a eficiencia. Tenho amigos que dizem que conseguem normal acima de 73% mash de 1h mas so consegui chegar perto agora... Tem gente que nem faz lavagem e bate 55 a 60% então a diferença é pequena e o trabalho, tempo e energia por 10 a 15% tem que colocar na balança do custo x beneficio... cada um sabe onde seu calo aperta...kkkk abs
 
UEhauehauehauheauea! Eu comprei exatamente essa. Usada. Foi a primeira brassagem nela então não sei. Coisas que eu sei que fiz errado:
1) estimei eficiência em 74%. devo recalcular para uns 65%.
2) o cara que me vendeu sugeriu ficar mexendo a cama de grãos durante a mostura (disse que ajuda na eficiência).
3) fiz a lavagem com água fria uma parte (porque não tinha me preparado para o volume que ficou depois de tirar os grãos).

Qual eficiência que tu está estimando?

Abçs

Então meu...eu peguei o arquivo pro BS direto do fabricante, então achei que era só seguir e dava tudo certo. A eficiencia do documento que recebi dele é de 72% pra 10L. pré fervura de 12,50 (estima que ferva 2,50L por hora).

Nessas primeiras brassagens tive uma eficiência tão ridicula que nem calculei... OG prevista de 1063 e OG atingida de 1040 em média...O processo foi:
1- Usei saco de voal que eu tinha pra não ter risco de entupir a bomba
2- Deixei a bomba de recirculação ligada o tempo de mostura todo - Mosturei por 90 min
3- Não mexi nos grãos nesse período
4- Fiz lavagem na temperatura certa e nessa ultima brassagem comecei com 13L de água (pra 10L) e não fiz lavagem.

OG final foi de 1044....

Conversei com um amigo que tem uma e ele disse pra tirar o voal, além de deixar a bomba de recirculação desligada na primeira meia hora... comentou que a bomba é muito forte pra essa panela e a água cria "caminhos" para passar pelo malte, gerando menos eficiencia...

Vou tentar fazer como ele disse nas próximas, pq me frustra muito dar errado... O equipamento é bom, funciona, ferve bem e mesmo assim não dar certo é foda... Não admito voltar pra panelinha antiga kkk
 
Cara... 72% sem lavagem?? Não vou dizer impossível mas.....

Além disso.. OG de 1063 com, acho que tu usou, apenas 3 kg de grãos??

Eu também não entendi porque tu tá usando voile. A não ser que tu esteja usando a versão BIAB deles não faz sentido usar o voile porque o balde interno tem um fundo falso suficientemente bom pra segurar os grãos.
A vazão aí tu regula naquela saidinha que tem depois da bomba pra ficar quase que gotejando apenas por cima da cama de grãos. Eu tenho medo de caramelizar o mosto deixando a bomba desligada porque há um contato direto com a resistência.

No final das contas, se tu já comprou as coisas pra fazer a leva então tem que ajustar as coisas pra dar a OG. Se não comprou aí ajusta a eficiência pra menos.

Abçs
 
Lembrei de outra coisa importante... e que reduz caramelização e aumenta eficiencia... controlar bem a vazao da bomba... embaixo nao pode ficar parado pq aquece demais e carameliza... em cima n pode ficar sem receber o mosto debaixo pq senao a diferença de temperatura fica grande e cai sua eficiencia... se n regular direito a vazao, embaixo, onde ta o sensor de temperatura da minha panela, tá em 67c e em cima ta em 60c(uso um termometro daqueles que boiam pra ir acompanhando),,, por isso vc precisa usar a bomba pra recircular... pode ficar parado nos primeiros minutos pq vc chegou na temperatura de mash in e tombou o malte... pode mexer e esperar assentar mas depois precisa usar a bomba pra equalizar a temperatura... abs
 
Cara... 72% sem lavagem?? Não vou dizer impossível mas.....

Além disso.. OG de 1063 com, acho que tu usou, apenas 3 kg de grãos??

Eu também não entendi porque tu tá usando voile. A não ser que tu esteja usando a versão BIAB deles não faz sentido usar o voile porque o balde interno tem um fundo falso suficientemente bom pra segurar os grãos.
A vazão aí tu regula naquela saidinha que tem depois da bomba pra ficar quase que gotejando apenas por cima da cama de grãos. Eu tenho medo de caramelizar o mosto deixando a bomba desligada porque há um contato direto com a resistência.

No final das contas, se tu já comprou as coisas pra fazer a leva então tem que ajustar as coisas pra dar a OG. Se não comprou aí ajusta a eficiência pra menos.

Abçs
72% é o que veio né... tb acho dificil

O voil eu usava pq tinha medo de entopir a bomba de recirculação....já vou tirar na próxima.

Minha receita tá com 3kg de malte pra 10L sim, no BS aponta 1063 de og.. No meu equipamento antigo chegava próximo disso mas mandava uns 8-9L pro fermentador..

Vou fazer a proxima leva semana que vem e vou testar alguns ajustes

abs
 
Back
Top