Tempo ideal para elevação de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Boa tarde pessoal.

qual seria o tempo ideal para elevação de temperatura entre uma rampa e outra?

Meu herms estava muito lendo, acrescentei um ebulidor na panela do herms e o tempo diminuiu bastante

Antes demorava quase 3 minutos para subir 1º, acrescentando o ebulidor está subindo 1ºC a cada 50 segundos aproximadamente.

Qual seria o tempo ideal, se é que tem um tempo ideal?

Obrigado.
 
Sempre li que o ideal é 1ºC por minuto. Não sei o motivo exato, mas imagino que muito rápido pode gerar caramelização e inativação de enzimas quando há contato direto com a fonte de calor e muito devagar você acaba tendo "N" rampas por dar tempo pra praticamente todas as enzimas trabalharem.
 
Na verdade, o ideal dito nas literaturas e fóruns americanos é que deve ser no máximo 1 grau por minuto. Aquecer mais rápido que isso, pode ser demais.

Nos meus equipamentos, eu sempre uso velocidade de no máximo 1 grau a cada 2 ou 3 minutos. 1 grau por minuto é muito rápido.

Abraço,
 
Aproveitando o post sobre HERMS, a minha dúvida é se a medição da temperatura deve ser feita na água da panela (HLT) onde está a serpentina por onde passa o mosto, ou deve ser medida no mosto que sai da mangueira que sai da serpentina, quando retorna para a panela de brassagem. Pergunto isso pois no meu equipamento há uma diferença de aproximadamente 1 grau entre esse dois locais os quais citei acima. Por exemplo, se a temperatura da água do HLT está a 65 graus, o mosto está saindo da serpentina a 64 graus. Qual das duas devo levar em consideração para fazer minhas rampas de temperatura?

Obrigado
 
Na verdade, o ideal dito nas literaturas e fóruns americanos é que deve ser no máximo 1 grau por minuto. Aquecer mais rápido que isso, pode ser demais.

Nos meus equipamentos, eu sempre uso velocidade de no máximo 1 grau a cada 2 ou 3 minutos. 1 grau por minuto é muito rápido.

Abraço,

Valeu Guenther. Já tinha lido estas recomendações, porém quando fiz uma wit achei a demora muito grande e fiquei preocupado em detonar as proteinas, e realmente, minha wit ficou sem nenhuma retenção de espuma, achei que tinha sido devido a demora para subir a temperatura de uma rampa para a outra.
 
Pessoal, procurem não misturar tópicos.

Este tópico é sobre velocidade de rampa. Medição de temperatura no HERMS, é completamente diferente.

Pensem que o fórum é uma Enciclopédia, ou seja, as pessoas entram nas áreas, e decidem o que vão ler/pesquisar de acordo com o título do tópico.

Imaginem um cervejeiro que vem aqui querendo justamente saber sobre essa questão do lugar de medição de temperatura num HERMS, vocês acham que ele vai entrar num tópico chamado "Tempo ideal para elevação de temperatura"? Claro que não, ou seja.... misturando os assuntos, você tira a chance de alguém aprender com sua dúvida, e com a resposta que certamente receberá.

E mais uma...... o fórum é "de gratis".... não custa nada criar um tópico novinho, brilhando! :)

Abração,
 
O padrão da industria e o aumento de 1ºC por minuto, porque acima disso há possibilidade de prejudicar as enzimas, que são sensíveis a aumentos rápidos de temperatura; além disso, há necessidade de maiores temperaturas nas camisas de aquecimento, o que pode provocar caramelização do mosto em locais próximos às paredes da tina de mostura. Abaixo de 1ºC por minuto há perda de produtividade.

Já para o caseiro não tem regra, depende do equipamento e do cervejeiro.
 
Esse tempo é somente para a mostura?

Depois que faço o sparge e vou subir de 76 ºC até a fervura a regra se encaixa ou posso subir na velocidade e potencia máxima que meu equipamento permitir?
 
Depois da lavagem, tu pode subir rápido a temperatura não tem mais problema com enzimas, mas cuidado com a caramelização.
 
Depois da lavagem, tu pode subir rápido a temperatura não tem mais problema com enzimas, mas cuidado com a caramelização.

Tem como identificar a caramelização visualmente ? ou de alguma forma? Eu tentei subir minha rampa de 45 a 67 graus de forma mais rapida que o normal para nao quebrar as proteinas medias em pequenas e apareceu umas coisas que parecia "nata de leite e nao faço ideia do que seja.(Nao sei se tem a ver com isso)
 

Latest posts

Back
Top