Tempo e Temperatura de Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeandroAllves

Active Member
Joined
Nov 29, 2013
Messages
32
Reaction score
2
Li em algum lugar que determinados tipos de cerveja, exemplo Oatmeal Stout, devem maturar por aproximadamente 03 meses. A minha dúvida é se a temperatura dessa maturação deve ser controlada, por exemplo à 10 ºC, durante os 03 meses ou pode ser em temperatura ambiente? Ou melhor, posso ter um período de maturação menor e mesmo assim ter um bom resultado?
 
Tudo depende.

Temperaturas mais baixas de maturação:
- Diminuem efeitos de oxidação
- Praticamente zeram o efeito do fermento residual
- Clarificam melhor a cerveja

Já nas temperaturas mais altas, os efeitos acima acontecem de forma mais intensa.

Ou seja, o cervejeiro deve "decidir" como maturar sua cerveja baseado em como a cerveja está, ou em como ele quer que ela fique. Não existe uma regra, como por exemplo essa coisa específica para Oatmeal Stout.

No geral, é mais indicado maturar cervejas fracas a frio, e as bem fortes, como Imperial Stouts por exemplo, se prestam MUITO bem a serem maturadas a temperatura ambiente.

Abraço,
 
parafraseando o mestre, editando o post, respondendo a duvida que eu tinha feito e complementando o topic do colega.


Pessoal,

O que acontece é que, depois que o fermento consome todos os açúcares, ele começa a consumir também alguns dos subprodutos que ele mesmo gerou lá no início (diacetil, acetaldeído, etc).

Isso vai acontecer de qualquer maneira, mantendo ou não a temperatura de fermentação, mas é preciso dar um tempo pra que isso ocorra (geralmente, no mínimo 3 dias).

Acontece que se aumentarmos a temperatura (vide livro Yeast, até 25 ºC), nós estamos estimulando com que essa "fermentação secundária" ocorra melhor, e mais rápido).

Ou seja, esse aumento "pro diacetil", "descanso de diacetil", etc, isso é tudo fermentação secundária.

E pra lembrar novamente, não precisa trasfegar de fermentador pra fazer isso (só em cervejarias com fermentadores gigantescos e cônicos).

Abraço,
 
Back
Top