Temperatura para clarificação da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Peter2

New Member
Joined
Mar 4, 2016
Messages
4
Reaction score
0
Boa noite!
Tenho a seguinte dúvida:
Como devo proceder na redução da temperatura da cerveja após a fermentação para iniciar o processo de clarificação?
Realizei a fermentação primária a uma temperatura média de 19,5ºC durante uma semana, fiz a transferência para outro fermentador, e estou mantendo por mais uma semana com a mesma temperatura. Agora pretendo reduzir a temperatura até alcançar 1ºC, e manter por mais 10 dias com o propósito de clarificar para depois engarrafar.
A pergunta é: devo reduzir a temperatura de forma gradual? Ou podemos reduzir de 19,5ºC para 1ºC de imediato? Próximo ao período de engarrafar, devo elevar a temperatura também de forma gradual?
abraços,
 
-Não é necessário a troca de fermentador para maturação/fermentação secundária. Como você já fez a transfega imagino que não vá ou já tenha reaproveitado a levedura. Então pode jogar direto pra 1C (cold crash)

Não precisa elevar a temperatura na hora do envase, pode ser feito gelado.

Abraço.
 
Obrigado pelas informações lucasfv!

Há comentários que pode ocorrer o stress da levedura ao reduzir a temperatura de 19,5ºC para 1ºC, isso faz sentido?
Estou correto com o procedimento de não efetuar a transfega entre a fermentação primária e secundária, mas sim entre a secundária e a maturação a 1ºC?
A maturação por dez dias a 1ºC é razoável?

abraços,
 
Faz sentido sim. Mudanças bruscas de temperatura não é muito bom para as leveduras. No entanto você provavelmente não vai reaproveitar o fermento vai ? Então pode ir direto para 1C que não vai prejudicar sua carbonatação.

Quanto ao tempo de maturação isso depende do estilo da cerveja e se a fermentação foi conduzida de forma correta. Existem cervejas que são melhores consumidas mais frescas e cervejas que ficam melhores depois de mês.

Acredito que esses 10 dias a 1C estão suficientes. Dá pra clarificar com gelatina também e liberar a geladeira pra próxima, deixando a maturação/envelhecimento para garrafa.

Abraço.
 
Baixar a temperatura devagar na clarificação é uma "perfeição", desnecessária na maioria dos casos. Quando você baixa a temperatura bem devagar, você dá tempo para o fermento pensar que ele está na casca de uma árvore na Patagonia, e que está chegando o estágio de congelamento.... e pra sobreviver, ele precisa hibernar. Logo, ele se prepara para.... hibernar, ou seja, ele engorda mais que o normal, ele gera trealose, aumenta reservas de glicogênio, ácidos graxos, esteróis, etc.

Pra quem reutiliza fermento, isso pode fazer uma pequena diferença..... mas bem pequena.

Resumindo, pode baixar direto.

Abraço,
 
Obrigado, lucasgv, Guenther!

Não tenho intenções de reutilizar as leveduras.
A cerveja que estou preparando é uma American Pale Ale, com um cuidado especial para efetuar comparativos com as demais APA's que já realizei.

Após engarrafar a maturação pretendida é de 20 a 30 dias, acondicionadas a ~20ºC, até ocorrer a presença de CO² a uma pressão de 2,5 bar. Em seguida resfriadas a ~2 ºC, o restante do período. Essa condição é a mais ideal, também para clarificação na própria garrafa?

Obs.: O priming que tenho realizado é sempre com açúcar cristal, gerando uma leve turbidez da água no preparo. O açúcar refinado parece mais limpo que o cristal, entre tanto com uma presença maior de ativos químicos presentes. Isso não seria prejudicial para as leveduras?

abraços,
 
Obrigado, lucasgv, Guenther!

Não tenho intenções de reutilizar as leveduras.
A cerveja que estou preparando é uma American Pale Ale, com um cuidado especial para efetuar comparativos com as demais APA's que já realizei.

Após engarrafar a maturação pretendida é de 20 a 30 dias, acondicionadas a ~20ºC, até ocorrer a presença de CO² a uma pressão de 2,5 bar. Em seguida resfriadas a ~2 ºC, o restante do período. Essa condição é a mais ideal, também para clarificação na própria garrafa?

Obs.: O priming que tenho realizado é sempre com açúcar cristal, gerando uma leve turbidez da água no preparo. O açúcar refinado parece mais limpo que o cristal, entre tanto com uma presença maior de ativos químicos presentes. Isso não seria prejudicial para as leveduras?

abraços,
Não tem problema nenhum.
 
Back
Top