Temperatura maturação/quantidade de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vfaria

Member
Joined
Jun 27, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Boa noite pessoal, fiz recentemente minha primeira leva de cerveja, foi um English Pale Ale. Ela fermentou por 8 dias entre 19/20º, e então, fiz a trasfega para o balde de maturação, o problema é que não estou conseguindo baixar a temperatura da minha geladeira, acho que não está aguentando, e está maturando em 7/8ºC, isso impacta diretamente nas caracteristicas da cerveja?

Outro ponto é relacionado à quantidade de água, utilizei 15 litros na mosturação e 17 litros na lavagem (quantidade que veio na receita que comprei e bem próximo do calculado pelo beersmith que foi 14,84 na mosturação e 17,46 na lavagem), mas mesmo assim a OG ficou um pouco acima do estilo 1,063 (estilo 1,048 à 1,060). Quando fiz a trasfega para o balde de maturação ela já estava à 2 dias na mesma SG, 1,021. Como a FG do estilo é (1,014 à 1,018) acredito que mesmo após a maturação ficará acima. A densidade antes da fervura foi 1,049 com a correção de temperatura. Deveria ter utilizado mais água na lavagem, mas não sabia exatamente como calcular, como foi minha primeira brassagem, também não sabia o vigor da minha fervura. Existe algum método para compensar essa falta de dados ou é só na base da tentativa e erro? Agora já tenho alguns dados, mas ainda sofro muito para calcular a quantidade de água. OBS: No total foram 17,8 litros para o balde fermentador. (Não sei se ficou muito claro, mas é isso kkk)

Valeu!
 
Cara, assim, também não sou muito experiente nas cevas, mas assim, quanto a temperatura de maturação, ela está com controle de temperatura? Se sim, você desligou o termostato da geladeira? Caso contrário, essa vai ser mesmo a temperatura máxima que ela vai chegar, não vai baixar disso mesmo. E quanto a quantidade de água, acho que o ideal não seria tu ter uma quantidade certa de água para lavagem, eu coloco esquentar lá uns 25 litros, e vou lavando os grãos até chegar na quantidade que quero levar para fervura, indiferente da quantidade de água que vai sobrar. Essa água que sobra, uso para lavar a panela de brassagem. Acho que é isso, sobre os cálculos vou deixar os mais experientes se pronunciarem...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ah, mais uma sugestão, não transfere do balde de fermentação, não altera em nada deixar lá, apenas aumenta o risco de contaminação, deixa maturar nesse balde mesmo, apenas abaixe a temperatura. Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, assim, também não sou muito experiente nas cevas, mas assim, quanto a temperatura de maturação, ela está com controle de temperatura? Se sim, você desligou o termostato da geladeira? Caso contrário, essa vai ser mesmo a temperatura máxima que ela vai chegar, não vai baixar disso mesmo. E quanto a quantidade de água, acho que o ideal não seria tu ter uma quantidade certa de água para lavagem, eu coloco esquentar lá uns 25 litros, e vou lavando os grãos até chegar na quantidade que quero levar para fervura, indiferente da quantidade de água que vai sobrar. Essa água que sobra, uso para lavar a panela de brassagem. Acho que é isso, sobre os cálculos vou deixar os mais experientes se pronunciarem...

Fala Manjabosco, estou utilizando sim um termostato pra controle da temperatura. Fiz um teste com um balde de água antes de colocar a cerveja para fermentar, e a temperatura da água chegou à 2ºC. Acho que ainda deve estar ocorrendo fermentação e gerando, pois agora não baixa de jeito nenhum de 6.5ºC a temperatura do termostato (sensor está colado na parede do balde com isolante, quando fiz as medições da densidade, a temperatura do líquido estava dando 1ºC de diferença para o termostato). Fiz a trasfega para outro balde, pois achei que levei muito sedimento da fervura para o balde fermentador.

Sobre a quantidade de água, a dificuldade que tenho é essa mesma, saber a quantidade que preciso antes da fervura, agora que já fiz a primeira leva, tenho um número de evaporação para calcular.
 
em questão da água de lavagem não leva em consideração o volume do beersmith. Calculando esse volume de água é umas das causas do volume final não ser o esperado.

Tenha água suficiente para chegar onde você queira.

Sobre OG e FG você fez sua primeira brassagem... Agora pode alimentar com mais dados no beermith.

Lembre-se que o beersmith(ou outro software cervejeiro) é uma ferramenta de apoio, lá você usa para ter ideia de como vai ficar sua receita.

Sobre seguir o estilo exatamente OG 1048 a 1060 você ficou a 1063
o FG 1014 a 1018 a sua ficou 1021
relaxa
a cerveja vai estar um pouco mais doce.

Pelo FG tem de ser visto quantidade de fermento que utilizou e quantos litros de cerveja fez?

Fermento usado foi o seco? Hidratou ele antes? ou jogou direto no balde?

A temperatura da sua geladeira não vai baixar muito se ela esta com o termostato dela ligado.
mas mesmo assim você pode deixar ela na potencia máxima.
E quando for baixar a temperatura para clarificar coloque zero no seu termostato, e deixe ela trabalhando com a potencia máxima.


Sobre calcular a quantidade de água. Pra mostura as literaturas indicam de 2 a 4 litros de água por KG de Malte.

Agora para lavagem eu normalmente ignoro os cálculos ou indicações de use x Litros de água para lavagem.
 
em questão da água de lavagem não leva em consideração o volume do beersmith. Calculando esse volume de água é umas das causas do volume final não ser o esperado.

Pare uns dias para ajustar o beersmith _de verdade_. Ingredientes, leveduras, volumes, mash system, etc.

Já estou com muitas brassagens apenas seguindo o passo a passo do BS, e posso dizer que ele é muito preciso nesses aspectos.
 
Pelo FG tem de ser visto quantidade de fermento que utilizou e quantos litros de cerveja fez?

Fermento usado foi o seco? Inoculou ele antes? ou jogou direto no balde?

A temperatura da sua geladeira não vai baixar muito se ela esta com o termostato dela ligado.
mas mesmo assim você pode deixar ela na potencia máxima.
E quando for baixar a temperatura para clarificar coloque zero no seu termostato, e deixe ela trabalhando com a potencia máxima.

Sombra, utilizei um pacote de S04 e fiz a reidratação 30 minutos antes de inocular, no total foram 17,8 litros para o balde fermentador.

Na próxima leva, vou pensar na quantidade de água com base no que vou levar para fervura, para não levar uma quantidade baixa para fermentação, como foi dessa vez. Meu medo é acabar deixando a OG muito baixa com isso, vou procurar fazer várias medições.

Com relação à temperatura, o problema estava na minha geladeira mesmo, passei para outra geladeira e resolveu o problema, está maturando agora em temperatura de 1º aproximadamente.
 
Pare uns dias para ajustar o beersmith _de verdade_. Ingredientes, leveduras, volumes, mash system, etc.

Já estou com muitas brassagens apenas seguindo o passo a passo do BS, e posso dizer que ele é muito preciso nesses aspectos.

Concordo... Eu utilizo, mas é que para quem ta iniciando, acha que os valores que ele te entrega ali é praticamente uma lei a ser seguida.
Por isso recomendo para usar mais como guida do que seguir a risca.

Principalmente antes de uma primeira brassagem, onde não se tem ideia de volumes perdidos e evaporações.

Ai começa as questões em relação a OG, FG e volumes não fecharem com o previsto. Normalmente acham que fizeram algo errado no processo e não na configuração do programa.

:mug:
 
Sombra, utilizei um pacote de S04 e fiz a reidratação 30 minutos antes de inocular, no total foram 17,8 litros para o balde fermentador.

Na próxima leva, vou pensar na quantidade de água com base no que vou levar para fervura, para não levar uma quantidade baixa para fermentação, como foi dessa vez. Meu medo é acabar deixando a OG muito baixa com isso, vou procurar fazer várias medições.

Com relação à temperatura, o problema estava na minha geladeira mesmo, passei para outra geladeira e resolveu o problema, está maturando agora em temperatura de 1º aproximadamente.

pra essa OG e litragem eu usaria 2 pacotes de fermento

Com o que você já possui de informações após a pratica agora já pode alimentar melhor o Beersmith.

Vai ficar muito mais preciso as informações dele.
:mug:
 
Concordo... Eu utilizo, mas é que para quem ta iniciando, acha que os valores que ele te entrega ali é praticamente uma lei a ser seguida.
Por isso recomendo para usar mais como guida do que seguir a risca.

Principalmente antes de uma primeira brassagem, onde não se tem ideia de volumes perdidos e evaporações.

Ai começa as questões em relação a OG, FG e volumes não fecharem com o previsto. Normalmente acham que fizeram algo errado no processo e não na configuração do programa.

:mug:

Entendi. Faz sentido sua observação.

Abraço.
 
Back
Top