Temperatura Máxima para Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

YuriMorais

Member
Joined
Jan 19, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Pessoal, terminei de fazer um curso sobre cerveja e ando fuçando na internet sobre o tema. Agora resolvi fazer minha primeira cerveja mas estou preocupado com a temperatura que vêm fazendo em SP.

A dúvida: Consigo fermentar o mosto para uma Ale a temperatura ambiente entre 29 e 30 graus?

Essa é a temperatura média dentro da minha casa. O que tenho visto é que a temperatura máxima desse tipo de levedura é de 25 graus.

Obrigado,
Yuri Morais
 
@YuriMorais
Tudo bem?

Dá uma olhada nos tópicos fixos, tem bastante informação sobre controle e temperatura de fermentação.

Cara, se você fermentar a sua cerveja nessa temperatura ela vai ficar horrível. Não faça isso.

Se não tiver como controlar a temp da sua fermentação, aguarde a onda de calor passar e pesquise na net sobre os seguintes temas: "swamp cooler", "son of fermentation chiller". Quando usando essas técnicas, é MUITO importante começar a fermentação no limite inferior da levedura e tentar manter isso pelo menos nos 4, 5 primeiros dias.
Abraço
 
Pessoal, terminei de fazer um curso sobre cerveja e ando fuçando na internet sobre o tema. Agora resolvi fazer minha primeira cerveja mas estou preocupado com a temperatura que vêm fazendo em SP.

A dúvida: Consigo fermentar o mosto para uma Ale a temperatura ambiente entre 29 e 30 graus?

Essa é a temperatura média dentro da minha casa. O que tenho visto é que a temperatura máxima desse tipo de levedura é de 25 graus.

Obrigado,
Yuri Morais
Yuri... resumindo.... não. É muito alta.

Se resfriar o mosto até uns 17, 18, colocar o fermentador dentro de um isopor (pode ficar sem tampa) e com uma PET congelada ao lado pra refrescar o ar ali dentro.... aí sim.

Abraço,
 
Eu estou seguindo a dica do Gunther, mas estou usando um cooler de 45L com a tampa fechada, da rubbermaid. Cabe um fermentador de 12L ou dois de 6L, e a temperatura se mantém legal por umas 12 horas com agua e gelo, guardado em um local fresco e longe da luz solar.

Abraços.
 
As principais coisas para quem não tem controle de temperatura são:

- Início de fermentação de Ales em torno de 17/18 graus
- Quantidade correta de fermento (em torno de 1g por litro para OG de 1050 - aumentando isso proporcional a OG caso deja mais alta)
- Local fresco, fazendo com que a temperatura durante a fermentação suba devagar.

Isso faz com que os primeiros estágios da fermentação ocorram em baixa temperatura, e depois de alguns dias, mais pro fim, quanto a temperatura já estiver alta..... não tem problema algum, é até bom para ocorrer a fermentação secundária.
 
Yuri... resumindo.... não. É muito alta.

Se resfriar o mosto até uns 17, 18, colocar o fermentador dentro de um isopor (pode ficar sem tampa) e com uma PET congelada ao lado pra refrescar o ar ali dentro.... aí sim.

Abraço,

Guenther, pelo que pesquisei, fermentar nessa temperatura alta faria a levedura agir muito rapidamente deixando um aroma de fermentação e mascarando outros elementos da cerveja.
Estou correto?
Obrigado,
 
Pessoal, terminei de fazer um curso sobre cerveja e ando fuçando na internet sobre o tema. Agora resolvi fazer minha primeira cerveja mas estou preocupado com a temperatura que vêm fazendo em SP.

A dúvida: Consigo fermentar o mosto para uma Ale a temperatura ambiente entre 29 e 30 graus?

Essa é a temperatura média dentro da minha casa. O que tenho visto é que a temperatura máxima desse tipo de levedura é de 25 graus.

Obrigado,
Yuri Morais
Olá yuri,

Sua levedura tem um nome? Seu pacote de levedura geralmente tem informacoes...parte das informacoes sao a temperatura maxima e minima.
O tema e bem complexo,...mas se vc quer fermentar seguro...faz com temperatura media que escrito min e max.
Tem pessos...cervejeiros e na fabricacao que trabalham com temperatras no limite para provocar a levedura produzir um outro sabor como floras ou cereais...ou...ou.

Guenther ja te dar um dica com a caixa de isopor, para um iniciante e otimo. Eu faco isso ate hoje quando tem 2 cervejas na producao no mesmo tempo. Eu coloca um ou dois baldes pra dentro, colocar 2 accu de gelo, fechar com tampa e passar o sensor da temperatura com um pequena buraco, cola com fita direto no balde.
Como isso consegi com temperaturas ambiental ate 32 ºC, fermentar 18 ºC dentro da caixa.

Boa sorte...bom sucesso

Ralf
 
Olá yuri,

Sua levedura tem um nome? Seu pacote de levedura geralmente tem informacoes...parte das informacoes sao a temperatura maxima e minima.
O tema e bem complexo,...mas se vc quer fermentar seguro...faz com temperatura media que escrito min e max.
Tem pessos...cervejeiros e na fabricacao que trabalham com temperatras no limite para provocar a levedura produzir um outro sabor como floras ou cereais...ou...ou.

Guenther ja te dar um dica com a caixa de isopor, para um iniciante e otimo. Eu faco isso ate hoje quando tem 2 cervejas na producao no mesmo tempo. Eu coloca um ou dois baldes pra dentro, colocar 2 accu de gelo, fechar com tampa e passar o sensor da temperatura com um pequena buraco, cola com fita direto no balde.
Como isso consegi com temperaturas ambiental ate 32 ºC, fermentar 18 ºC dentro da caixa.

Boa sorte...bom sucesso

Ralf

Ralf, obrigado pelas dicas.
Quanto a Levedura, não tenho o nome dela.
Vou buscar meus equipamentos e insumos nesse sábado.
Alguma recomendação?

Obrigado,
Yuri
 
Ralf, obrigado pelas dicas.
Quanto a Levedura, não tenho o nome dela.
Vou buscar meus equipamentos e insumos nesse sábado.
Alguma recomendação?

Obrigado,
Yuri
Minha dica pessoalmente é....Nottingham Ale, se fermentar com temperaturas mais baixa, o gosto fica bem parecido com cerveja de baixa fermentacao.
,....resfriar a leva ate 16 graus, deixar subir ate 18 graus e fermentar.
Mais uma dica....sempre se informar certinho sobre a levedura, como..rehydrar...temperatura min...temperatura max...quantidade de agua para rehydrar...tal...tals...
Os pequenos bichos sao sensivels. :)
 
Olá yuri,

Sua levedura tem um nome? Seu pacote de levedura geralmente tem informacoes...parte das informacoes sao a temperatura maxima e minima.
O tema e bem complexo,...mas se vc quer fermentar seguro...faz com temperatura media que escrito min e max.
Tem pessos...cervejeiros e na fabricacao que trabalham com temperatras no limite para provocar a levedura produzir um outro sabor como floras ou cereais...ou...ou.

Guenther ja te dar um dica com a caixa de isopor, para um iniciante e otimo. Eu faco isso ate hoje quando tem 2 cervejas na producao no mesmo tempo. Eu coloca um ou dois baldes pra dentro, colocar 2 accu de gelo, fechar com tampa e passar o sensor da temperatura com um pequena buraco, cola com fita direto no balde.
Como isso consegi com temperaturas ambiental ate 32 ºC, fermentar 18 ºC dentro da caixa.

Boa sorte...bom sucesso

Ralf
Não é bem assim Ralf. Dando essa indicação, acaba induzindo com que o cara fermente a 24 graus.... coisa que está escrito em quase todos os fermentos como temperatura máxima........ e se fermentar a 24, pode saber... a cerveja ficará provavelmente ruim.

No geral, eu recomendo ignorar o que diz no pacote, pois são informações muito genéricas e tratam apenas de limites máximos e mínimos sem levar tanto em conta a qualidade da cerveja.

Abraço,
 
Olá yuri,

Sua levedura tem um nome? Seu pacote de levedura geralmente tem informacoes...parte das informacoes sao a temperatura maxima e minima.
O tema e bem complexo,...mas se vc quer fermentar seguro...faz com temperatura media que escrito min e max.
Ralf
Não é bem assim Ralf. Dando essa indicação, acaba induzindo com que o cara fermente a 24 graus.... coisa que está escrito em quase todos os fermentos como temperatura máxima........ e se fermentar a 24, pode saber... a cerveja ficará provavelmente ruim.

No geral, eu recomendo ignorar o que diz no pacote, pois são informações muito genéricas e tratam apenas de limites máximos e mínimos sem levar tanto em conta a qualidade da cerveja.

Abraço,
Ola Guenther,
Eu acho vc me entendeu mal. Indiquei a temperatura entre min e max... a temperatura media.
Olá yuri,

Sua levedura tem um nome? Seu pacote de levedura geralmente tem informacoes...parte das informacoes sao a temperatura maxima e minima.
O tema e bem complexo,...mas se vc quer fermentar seguro...faz com temperatura media que escrito min e max.
Ralf
Na minha opinao uma temperatura de fermentacao para um iniciante mais segura é a media, se o iniciante nao tem receita e nao tem ideia.

Abraco
 
Ola Guenther,
Eu acho vc me entendeu mal. Indiquei a temperatura entre min e max... a temperatura media.

Na minha opinao uma temperatura de fermentacao para um iniciante mais segura é a media, se o iniciante nao tem receita e nao tem ideia.

Abraco
Mais segura, na minha opinião, é sempre a mais baixa.

E se alguém vai fermentar sem controle, ou seja, começando baixo e subindo, acho muito melhor começar bem baixo, e deixar subir ao natural, tal qual grande parte das belgas. Evita VÁRIOS problemas de temperatura alta no início da fermentação, e se beneficia da temperatura alta no fim.
 
Mais segura, na minha opinião, é sempre a mais baixa.

E se alguém vai fermentar sem controle, ou seja, começando baixo e subindo, acho muito melhor começar bem baixo, e deixar subir ao natural, tal qual grande parte das belgas. Evita VÁRIOS problemas de temperatura alta no início da fermentação, e se beneficia da temperatura alta no fim.
Entao, estamos bem perto do processo de fazer uma cerveja saborosa ;-)
Minha dica pessoalmente é....Nottingham Ale, se fermentar com temperaturas mais baixa, o gosto fica bem parecido com cerveja de baixa fermentacao.,....resfriar a leva ate 16 graus, deixar subir ate 18 graus e fermentar.
Abraco
 

Latest posts

Back
Top