Temperatura do isopor fechado com gelo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Gelera!

Pus minha breja pra maturar ontem num isopor fechado com pets congeladas ao redor. Essa caixa de isopor é daquelas grossas e reforçadas. Coloquei duas pets de 2 litros e duas menores de 500ml (é o que cabe) ao redor, num isopor de 50 litros. O balde com a cerva é de 12 litros.

Qual temperatura que essa configuração consegue manter, alguém sabe? Dá pra maturar beleza assim? Hoje, depois de 24 horas, troquei as pets e elas ainda tavam com gelo.

To perguntando porque to querendo evitar a fadiga com a patroa e não to querendo usar a geladeira da casa pra maturar... sabe como é... ;) :)

Abraço forte.
 
Seria interessante deixar um copo com água dentro desse isopor por um tempo 1-2h e depois medir a temperatura da água desse copo, vai lhe dá uma ideia aproximada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fala Gelera!

Pus minha breja pra maturar ontem num isopor fechado com pets congeladas ao redor. Essa caixa de isopor é daquelas grossas e reforçadas. Coloquei duas pets de 2 litros e duas menores de 500ml (é o que cabe) ao redor, num isopor de 50 litros. O balde com a cerva é de 12 litros.

Qual temperatura que essa configuração consegue manter, alguém sabe? Dá pra maturar beleza assim? Hoje, depois de 24 horas, troquei as pets e elas ainda tavam com gelo.

To perguntando porque to querendo evitar a fadiga com a patroa e não to querendo usar a geladeira da casa pra maturar... sabe como é... ;) :)

Abraço forte.
Basicamente vc vai conseguir manter a cerveja numa temperatura um pouco mais baixa que a ambiente... mas gelada, vai ser difícil.
 
Basicamente vc vai conseguir manter a cerveja numa temperatura um pouco mais baixa que a ambiente... mas gelada, vai ser difícil.

Sei não, Guenther, acho que sua observação não procede.

Hoje consegui medir a temperatura na caixa de isopor. Tava sem termômetro aqui, emprestado pra minha cunhada. Aí não consegui por em prática a dica ai de cima do Vitor.

No mesmo sistema que tenho feito, coloquei ontem a tardinha as pets. Como ia pegar o termômetro hoje, mais cedo pus a proveta do densímetro com aguá. Acabei de medir a temperatura, antes mesmo de trocar as pets: a temperatura da água tava 3,3 graus! Acredita? E olha que a temperatura aqui de BH nem tá tão baixa, entre 24 e 18 graus.

Ou seja, 24hs depois de colocar as pets, que estavam já meio descongeladas, tava nessa temperatura. Troquei as pets agora. Daqui a duas horas vou medir de novo e coloco aqui a medição.
 
cara a fermentação gera energia e portanto gera calor então a temperatura no seu fermentador vai ser mais alta do que no ambiente do isopor é comum ter uma diferença de até 10 graus de temperatura entre o ambiente e a no interior do balde por isso se usa poço termométrico nos baldes fermentadores.
 
Beleza fraukman?!

Cara, podia até ser, mas não é fermentação não, é maturação... Ai já não tem tanta ação, certo galera? Porque já não tem quase nenhuma açucar fermentavel. Além do que seriam até 13 graus, aí as leveduras estariam dormindo e aí a temperatura tenderia a cair mais, num ciclo que faria ela manter lá pros 3 graus mesmo, certo?

Pra atualizar. Medi agora, umas 3 horas depois de trocar as pets. Temperatura da água: 0,5 graus!!!! Não congelando tá de boas, rs. Né não?
 
Sei não, Guenther, acho que sua observação não procede.

Hoje consegui medir a temperatura na caixa de isopor. Tava sem termômetro aqui, emprestado pra minha cunhada. Aí não consegui por em prática a dica ai de cima do Vitor.

No mesmo sistema que tenho feito, coloquei ontem a tardinha as pets. Como ia pegar o termômetro hoje, mais cedo pus a proveta do densímetro com aguá. Acabei de medir a temperatura, antes mesmo de trocar as pets: a temperatura da água tava 3,3 graus! Acredita? E olha que a temperatura aqui de BH nem tá tão baixa, entre 24 e 18 graus.

Ou seja, 24hs depois de colocar as pets, que estavam já meio descongeladas, tava nessa temperatura. Troquei as pets agora. Daqui a duas horas vou medir de novo e coloco aqui a medição.
Cara, é questão de energia térmica... não existe milagre... existe somente troca de temperatura simples entre corpos (neste exemplo que estás citando).

Se tu pesquisares os cálculos térmicos, vais ver que dá pra calcular isso tudo com BTU/hr, etc. São cálculos usados para câmara fria, vários deles que já usei pra calcular algumas que construi (e que não me lembro de cabeça agora).

Vou te dar alguns exemplos práticos.... com cálculos bem grosseiros...

Primeiramente, o que acontece se misturamos:

- 10 litros de água a 20 graus
- 10 litros de água a 0 grau?

Resultado: 20 litros de água a 10 graus.

Como se calcula isso de forma básica?

10L * 20 graus = 200
10L * 00 graus = 0
-----------------
20L = 200 graus
L = 10 graus

Ou seja, quando digo que L = 10 graus, quer dizer que cada litro terá uma média de 10 graus.

Vamos dizer que vc tenha um balde com 12 litros de cerveja a 20 graus, e coloque dentro do isopor junto com 2 pets de 2 litros congelados, e congelados em congelador potente, a -20 graus.

4 litros * -20 graus = -80
12 litros * 20 graus = 240

16L = 160
L = 10 graus

Ou seja, numa situação perfeita onde vc jogasse 4 litros de gelo a -20 graus dentro da cerveja, esse seria o resultado.

Mas podemos simular assim esse caso? Não... pois a situação é pior.

Ocorre que pets congeladas, mesmo a -20, logo começa a criar água dentro, e água só se cria perto das extremidades do plástico, e essa água normalmente está só poucos graus a baixo de zero (por uma suposta mínima pressão criada dentro dela)... então na prática você está gelando o ar ou água em contato com as pets com uma fonte de frio a zero graus... e assim vai, seriam cálculos complexos.

Então em resumo.... pra fazer um teste válido, só monitorando a temperatura da cerveja dentro do balde mesmo.

Colocar um copo com água perto das pets basicamente não quer dizer nada em termos de simulação pois vc está simulando manter baixa a temperatura de uma carga térmica muito menor.

Ou seja, não estou dizendo que não dá... mas a energia térmica necessária pra manter uma certa litragem em baixa temperatura não é tão pequena. Óbvio, estamos falando de uma coisa extremamente vaga aqui, já que tu não deu detalhes se usa gelo meramente congelado (geladeiras normais sem congelador separado, a -5) ou geladeiras com congeladores de porta separada, que normalmente vão a -20, e também não falou quantas vezes vai trocar por dia, etc, o que me fez assumir que trocaria só uma vez por dia.

E não me entenda mal... tomara que eu esteja equivocado. :)

Abraço,
 
ha para maturação acho que não tem problema além do mais você mora em um lugar frio a temperatura fica mais ok. aqui em manaus na sombra faz 35 graus então é impossível usar isopor. espero que fique uma ótima cerveja, forte abraço.
 
Cara, é questão de energia térmica... não existe milagre... existe somente troca de temperatura simples entre corpos (neste exemplo que estás citando).

Se tu pesquisares os cálculos térmicos, vais ver que dá pra calcular isso tudo com BTU/hr, etc. São cálculos usados para câmara fria, vários deles que já usei pra calcular algumas que construi (e que não me lembro de cabeça agora).

Vou te dar alguns exemplos práticos.... com cálculos bem grosseiros...

Primeiramente, o que acontece se misturamos:

- 10 litros de água a 20 graus
- 10 litros de água a 0 grau?

Resultado: 20 litros de água a 10 graus.

Como se calcula isso de forma básica?

10L * 20 graus = 200
10L * 00 graus = 0
-----------------
20L = 200 graus
L = 10 graus

Ou seja, quando digo que L = 10 graus, quer dizer que cada litro terá uma média de 10 graus.

Vamos dizer que vc tenha um balde com 12 litros de cerveja a 20 graus, e coloque dentro do isopor junto com 2 pets de 2 litros congelados, e congelados em congelador potente, a -20 graus.

4 litros * -20 graus = -80
12 litros * 20 graus = 240

16L = 160
L = 10 graus

Ou seja, numa situação perfeita onde vc jogasse 4 litros de gelo a -20 graus dentro da cerveja, esse seria o resultado.

Mas podemos simular assim esse caso? Não... pois a situação é pior.

Ocorre que pets congeladas, mesmo a -20, logo começa a criar água dentro, e água só se cria perto das extremidades do plástico, e essa água normalmente está só poucos graus a baixo de zero (por uma suposta mínima pressão criada dentro dela)... então na prática você está gelando o ar ou água em contato com as pets com uma fonte de frio a zero graus... e assim vai, seriam cálculos complexos.

Então em resumo.... pra fazer um teste válido, só monitorando a temperatura da cerveja dentro do balde mesmo.

Colocar um copo com água perto das pets basicamente não quer dizer nada em termos de simulação pois vc está simulando manter baixa a temperatura de uma carga térmica muito menor.

Ou seja, não estou dizendo que não dá... mas a energia térmica necessária pra manter uma certa litragem em baixa temperatura não é tão pequena. Óbvio, estamos falando de uma coisa extremamente vaga aqui, já que tu não deu detalhes se usa gelo meramente congelado (geladeiras normais sem congelador separado, a -5) ou geladeiras com congeladores de porta separada, que normalmente vão a -20, e também não falou quantas vezes vai trocar por dia, etc, o que me fez assumir que trocaria só uma vez por dia.

E não me entenda mal... tomara que eu esteja equivocado. :)

Abraço,

Sim Guenther, tinha pensado nisso.

Mas olha só, pensei o seguinte. O líquido que agora não está mais em fermentação não vai gerar mais calor e não está mais a 20 graus depois de um dia na caixa de isopor com gelo. Esse seu cálculo me parece o cálculo de saída, no instante em que colocamos cerveja fermentando e pets dentro do isopor. Depois tende a cair...

Digamos que, depois de um dia no isopor, ele está a 10 graus. No outro dia, provavelmente, não ganhará tanto calor assim pra chegar nem aos 15. Consequência? Com o passar do tempo, a temperatura média da caixa térmica e do liquido tende a achar um ponto de equilíbrio bem mais baixo, até um equilíbrio entre gelo e degelo, já que o líquido do balde também vai caindo sua temperatura a cada troca de pet. Claro, acima de 0. Sem contar que minha caixa de isopor é daquelas reforçadas, mais que o dobro de espessura que essas que encontramos no mercado.

Não acha? Não faz sentido?

Ah sim! Editando aqui: uso gelo de geladeira com freezer a parte e estou trocando as pets uma vez por dia.

Segue aí uma foto do meu "esquema", hehehe.
 

Attachments

  • IMG_5655.jpg
    IMG_5655.jpg
    182.4 KB · Views: 129
Aliás, acho que essa discussão é muito válida, porque tem muito cervejeiro iniciante e alguns não iniciantes que usam caixa de isopor, mesmo que eventualmente. Informações mais corretas sobre esse uso podem ajudar muita gente, né?

Por sinal, procurei muito na internet pra saber sobre a temperatura da água num isopor com gelo pra tentar vislumbrar um valor pra cerveja no balde. Não sei se pode ter sido o fato de procurar e pesquisar de forma errada, mas não achei nada, nadinha falando sobre isso. Quanto mais fabricação de cerveja, gelo e isopor. Só tinha um monte de dicas pra gelar cerveja, e no caso, pra consumo, rs.
 
Sim Guenther, tinha pensado nisso.

Mas olha só, pensei o seguinte. O líquido que agora não está mais em fermentação não vai gerar mais calor e não está mais a 20 graus depois de um dia na caixa de isopor com gelo. Esse seu cálculo me parece o cálculo de saída, no instante em que colocamos cerveja fermentando e pets dentro do isopor. Depois tende a cair...

Digamos que, depois de um dia no isopor, ele está a 10 graus. No outro dia, provavelmente, não ganhará tanto calor assim pra chegar nem aos 15. Consequência? A temperatura média da caixa térmica e do liquido tende a achar um ponto de equilíbrio bem mais baixo, até um equilíbrio entre gelo e degelo. Claro, acima de 0. Sem contar que minha caixa de isopor é daquelas reforçadas, mais que o dobro de espessura que essas que encontramos no mercado.

Não acha? Não faz sentido?

Ah sim! Editando aqui: uso gelo de geladeira com freezer a parte e estou trocando as pets uma vez por dia.

Segue aí uma foto do meu "esquema", hehehe.

Eu uso isopor para fazer a fermentação, porém ao contrário do que normalmente fazem, eu uso o balde imerso em água, e vou colocando garrafas pequenas congeladas para controlar a temperatura...desse modo a coluna de água consegue manter de forma mais homogênea o mosto em fermentação...tanto que praticamente todas as vezes que retirei amostras para medição de densidade, esta estava na mesma temperatura da água...

Porém não sei se isso poderia ser feito para maturar, pois necessitária bem mais garrafas pra manter a água tão baixa...de qq maneira, acho que sua ideia pode funcionar, mas uma medição interna da cerveja seria o melhor mesmo...

Duas perguntas:

1) como você está fechando o isopor com esse airlock no balde? você fez um buraco?...pra evitar isso, aconselho usar um sterilock...ocupa menos espaço e talvez dê pra você fechar a tampa completamente

2) um balde de 12 L não cabe na sua geladeira normal de casa? eu deixo as minhas cervejas maturando a 5°C na geladeira normal mesmo
 
Eu uso isopor para fazer a fermentação, porém ao contrário do que normalmente fazem, eu uso o balde imerso em água, e vou colocando garrafas pequenas congeladas para controlar a temperatura...desse modo a coluna de água consegue manter de forma mais homogênea o mosto em fermentação...tanto que praticamente todas as vezes que retirei amostras para medição de densidade, esta estava na mesma temperatura da água...

Fala brewjau!

Cara, fico com receio de fazer imerso em água porque tenho medo de contaminação. Sei que la dentro tá isolado e talz, mas tenho esse receio.

Minha fermentação não começou bem exatamente por isso. Como a temperatura era variável, acho que ela ficou abaixo do recomendado uns 2 dias até eu me dar conta disso.

Duas perguntas:

1) como você está fechando o isopor com esse airlock no balde? você fez um buraco?...pra evitar isso, aconselho usar um sterilock...ocupa menos espaço e talvez dê pra você fechar a tampa completamente

2) um balde de 12 L não cabe na sua geladeira normal de casa? eu deixo as minhas cervejas maturando a 5°C na geladeira normal mesmo

1-Sim, tá dando pra fechar. Empurrei um pouco mais o airlock pra dentro do balde e ele coube. E ainda vou comprar o sterilock, com certeza.

2-Geladeira pequena, patroa... Sabe como é... :)

Cara, você me deu uma idéia. Vou lá tirar uma amostra e medir a temperatura...
 
Pronto! 80ml na proveta, termômetro e.......... 5,4 graus! :D

E acho que, por ter trocado as pets a não muito tempo, dá pra fazer essa troca duas vezes, ao invés de uma, e abaixar um pouco mais a temperatura!

Vamo ver.
 
Sim Guenther, tinha pensado nisso.

Mas olha só, pensei o seguinte. O líquido que agora não está mais em fermentação não vai gerar mais calor e não está mais a 20 graus depois de um dia na caixa de isopor com gelo. Esse seu cálculo me parece o cálculo de saída, no instante em que colocamos cerveja fermentando e pets dentro do isopor. Depois tende a cair...

Digamos que, depois de um dia no isopor, ele está a 10 graus. No outro dia, provavelmente, não ganhará tanto calor assim pra chegar nem aos 15. Consequência? Com o passar do tempo, a temperatura média da caixa térmica e do liquido tende a achar um ponto de equilíbrio bem mais baixo, até um equilíbrio entre gelo e degelo, já que o líquido do balde também vai caindo sua temperatura a cada troca de pet. Claro, acima de 0. Sem contar que minha caixa de isopor é daquelas reforçadas, mais que o dobro de espessura que essas que encontramos no mercado.

Não acha? Não faz sentido?

Ah sim! Editando aqui: uso gelo de geladeira com freezer a parte e estou trocando as pets uma vez por dia.

Segue aí uma foto do meu "esquema", hehehe.
Cara, é como eu disse.... pode funcionar, ou não, e isso tem como calcular, mas nesse caso específico não é tão fácil.

Ou seja, o que estou dizendo é..... pela minha experiência de várias coisas com refrigeração que já montei, só olhando teu esquema, eu acho que não vai ficar a 5 graus constante.

Se tu usasse gelo puro, sem estar dentro das pets, aí sim eu acho que ia.

Ou seja, estou te dizendo meu feeling.... se eu tivesse que apostar.

Agora, nada dessa discussão vai adiantar se tu não der um jeito acompanhar a temperatura do mosto que está dentro do balde. Qualquer medição fora dele não adianta. Poderia, só pra tirar a dúvida, remover o air-lock e colocar um termômetro digital atóxico lá dentro só pra tirar a dúvida.

Essa tua caixa térmica é realmente mais grossa que o normal, então como eu disse antes.... tomara que eu esteja errado. :)

Abraço,
 
Fala brewjau!

Cara, fico com receio de fazer imerso em água porque tenho medo de contaminação. Sei que la dentro tá isolado e talz, mas tenho esse receio.

Minha fermentação não começou bem exatamente por isso. Como a temperatura era variável, acho que ela ficou abaixo do recomendado uns 2 dias até eu me dar conta disso.

Fica tranquilo com relação a contaminação...mesmo pq o balde só fica imerso até a altura do mosto...não tem como a água do isopor entrar dentro do balde...só se você estiver com problemas de vedação na torneira, mas aí você já teria notado algum vazamento, ou mesmo, já poderia ter ocorrido alguma contaminação através do ar.
 
Eu uso isopor para fazer a fermentação, porém ao contrário do que normalmente fazem, eu uso o balde imerso em água, e vou colocando garrafas pequenas congeladas para controlar a temperatura...desse modo a coluna de água consegue manter de forma mais homogênea o mosto em fermentação...tanto que praticamente todas as vezes que retirei amostras para medição de densidade, esta estava na mesma temperatura da água...
Pessoal, eu só faço fermentação com essa dica do brewjau. Verifico que não há uma queda ou aumento muito rápido de temperatura quando coloco água no isopor. Outra coisa que faço é colocar várias camadas de jornal entre o balde e a tampa do isopor, depois cobrir todo isopor com uma manta.
Fiz uma APA ha 2 dias atrás e nesses dias de calor, no carnaval do Rio, a temperatura está estabilizando bacana na casa dos 18 graus, apenas com garrafas pet.
 
Back
Top