Kegerator em geladeira Inverse

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chazevedo

Member
Joined
Apr 22, 2021
Messages
9
Reaction score
8
Location
Rio de Janeiro
Oi, Pessoal!

Acompanho o fórum a um bom tempo, mas essa é minha primeira postagem.

Estou querendo começar um projeto de montar um Kegerator onde eu tb usaria para fermentar e maturar a cerveja. Moro em apartamento, então ter duas geladeiras para isso está fora de questão.
Me surgiu agora uma oportunidade de pegar uma geladeira inverse usada, 0800 (de graça). Inverse para alguém que não saiba é aquela geladeira com o congelador embaixo.
Procurei pela internet e não vi nenhum projeto em geladeira desse tipo.
Alguém sabe se poderia dar certo? Pensei em fazer a parte do congelador para serviço (arrumar um jeito de trazer as mangueiras pra cima até a torneira que seria instalada) e a parte de cima para a fermentação. Será que seria possível manter uns 18 graus na geladeira e uns 2 no congelador.

Enfim... Estou com dúvidas se é um projeto viável.
 
Chazevedo, tente procurar por projetos feitos com geladeiras Duplex... Como é um conceito de geladeira mais antiga, talvez seja mais fácil de localizar conteúdos.
Na prática, a Inverse é uma Duplex ao contrário.
 
De graça até injeção na testa... Geladeira boa e funcionando então...
Algumas considerações:
Esse balanço de temperatura entre congelador e refrigerador é controlado pelo dumper mecânico. Manter temperatura controlada em duas câmaras a partir de uma fonte de frio não é tão simples.
Ainda não vi alguém que tenha feito serviço e fermentação no mesmo refrigerador ao mesmo tempo.
Sugiro considerar fazer apenas fermentação ou serviço... Não acredito ser viável manter essa diferença de temperatura entre uma câmara e outra.
 
vish ai é complicado pq a geladeira ligaria pra gelar o freezer de serviço e resfriaria tambem onde esta fazendo a fermentação

quando é assim, o uso comum é do freezer pra guardar estoque de lupulo, copos e destilados kkk

mas ve as possibilidades poxa, de repente vc é pioneiro e lança tendência kkk
 
Como falaram ali, o compressor gela o freezer e a parte do refrigerador é resfriada por uma passagem de ar que abre e fecha através de um dumper (ele abre e fecha de acordo com a temperatura). Se tu tirar o dumper e achar uma forma de controlar essa abertura do ar, pode ser totalmente viável. Mas claro, vai ter que rolar uma "engenharia". 😅
 
Back
Top