Temperatura de Mashout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Minhas mini(eu diria até micro) bazookas não tão dando conta, entupindo direto, então vou comprar um fundo falso pra por na minha panela N45 e passar de batch pra fly sparging.

Uso fogareiro e não quero ficar me preocupando com recirculação enquanto o fogo estiver ligado, então vou mosturar na panela de fervura N50 e depois passar pra de lavagem com o fundo falso.

Minha dúvida é quanto ao mash out, se eu aumentar pra 78, esperar 15min e dps passar pra de lavagem, a temperatura cai muito.

Eu gostaria de manter essa temperatura mais alta pra ter uma melhor viscosidade do líquido. Considerando que tem gente que ferve o mosto com grãos, posso aumentar pra uns 85 graus antes de passar pra panela de lavagem?
 
Não da pra aquecer a panela de filtragem? Neste momento não precisará se preocupar com desnaturação de enzimas, e acho melhor que ferver com os grãos. Na teoria isso extrai taninos das cascas, apesar de ter lido que isso também depende do pH.
 
Não da pra aquecer a panela de filtragem? Neste momento não precisará se preocupar com desnaturação de enzimas, e acho melhor que ferver com os grãos. Na teoria isso extrai taninos das cascas, apesar de ter lido que isso também depende do pH.

Com o fundo falso não dá pra misturar, vai acabar fervendo o líquido embaixo do fundo falso eu acho. O que eu quero evitar é ter que ficar recirculando ou comprar uma bomba pra isso.

Pois é, mas e quem faz decocção? Saca? Decocção tripla por esse pensamento deveria extrair muitos taninos, por isso que tô imaginando que não tenha problema aquecer além dos 78 no mashout.

Suspeito que a temperatura alta só se tornaria problema quando a gravidade da extração for diminuindo e o pH aumentando, e até lá a temperatura já desceu por causa da transferência pra panela de filtragem.
 
Com o fundo falso não dá pra misturar, vai acabar fervendo o líquido embaixo do fundo falso eu acho. O que eu quero evitar é ter que ficar recirculando ou comprar uma bomba pra isso.

Pois é, mas e quem faz decocção? Saca? Decocção tripla por esse pensamento deveria extrair muitos taninos, por isso que tô imaginando que não tenha problema aquecer além dos 78 no mashout.

Suspeito que a temperatura alta só se tornaria problema quando a gravidade da extração for diminuindo e o pH aumentando, e até lá a temperatura já desceu por causa da transferência pra panela de filtragem.

e não vale a pena comprar uma bombinha food grade da china? é baratinho, R$ 60,00 a R$ 70,00 tu compra uma. As avaliações são boas. Eu comprei uma e estou esperando chegar. Quando usar, posso dar um parecer, mas tem tópico aqui no fórum sobre isso... Sem contar que já serve pra recirculação da clarificação e pra o que tiver de transferências pra fazer...

eu comprei no e-bay por paypal de um fornecedor com várias qualificações positivas. Mas pay pal tem seguro, se não chegar, devolvem o $$$

Se quiser, é este o link. PARECE tudo certo http://www.ebay.com/itm/250722722210
 
Minhas mini(eu diria até micro) bazookas não tão dando conta, entupindo direto, então vou comprar um fundo falso pra por na minha panela N45 e passar de batch pra fly sparging.

Uso fogareiro e não quero ficar me preocupando com recirculação enquanto o fogo estiver ligado, então vou mosturar na panela de fervura N50 e depois passar pra de lavagem com o fundo falso.

Minha dúvida é quanto ao mash out, se eu aumentar pra 78, esperar 15min e dps passar pra de lavagem, a temperatura cai muito.

Eu gostaria de manter essa temperatura mais alta pra ter uma melhor viscosidade do líquido. Considerando que tem gente que ferve o mosto com grãos, posso aumentar pra uns 85 graus antes de passar pra panela de lavagem?
Resumindo... não, a maioria das literaturas na realidade nem recomendam 78, e sim 76. Os 78 graus são citados mais em literaturas alemãs indicadas para cervejarias do tipo AMBEV para alcançar eficiências altíssimas em detrimento da qualidade.

Sinceramente, eu nem me preocuparia com isso... se perder temperatura na diferença... ou transferisse e continuasse a 78 graus.... a diferença é mínima em termos de eficiência geral e viscosidade.

Ao mesmo tempo, mosturar numa panela e filtrar na outra já é uma abordagem mais ineficiente por definição.

Abraço,
 
O problema da recirculacao é que com fogareiro eu não sei se confio na temperatura, se medir na hora que entra de volta na panela pode estar bem quente e a temp dos grãos nem tanto, etc. Na prática não sei como seria.

@Guenther menos eficiente pelo trabalho envolvido ou menos eficiente na extração mesmo? Porque pelo trabalho gasto menos de 5min passando, então nem ligo.

Meu objetivo com isso é basicamente usar fogareiro com fundo falso na filtragem sem ter problemas com temperatura imprecisa e sem investir muito dinheiro.
 
Então, eu considerei a possibilidade de fervura, mas não vejo como problema, pois depois da lavagem já vai haver fervura mesmo.
Li pouco sobre decocção, não sei dizer o motivo de não gerar problemas com taninos. O que me lembro é que na decocção o volume de mosto fervido é relativamente pequeno (1/3), e desse volume a proporção seria bem mais líquidos do que grãos.
 
Então, eu considerei a possibilidade de fervura, mas não vejo como problema, pois depois da lavagem já vai haver fervura mesmo.
Li pouco sobre decocção, não sei dizer o motivo de não gerar problemas com taninos. O que me lembro é que na decocção o volume de mosto fervido é relativamente pequeno (1/3), e desse volume a proporção seria bem mais líquidos do que grãos.

Vale lembrar que não pretendo ferver o mosto, só aumentar suficiente pra temperatura não cair tanto a transferência.
 
O problema da recirculacao é que com fogareiro eu não sei se confio na temperatura, se medir na hora que entra de volta na panela pode estar bem quente e a temp dos grãos nem tanto, etc. Na prática não sei como seria.

@Guenther menos eficiente pelo trabalho envolvido ou menos eficiente na extração mesmo? Porque pelo trabalho gasto menos de 5min passando, então nem ligo.

Meu objetivo com isso é basicamente usar fogareiro com fundo falso na filtragem sem ter problemas com temperatura imprecisa e sem investir muito dinheiro.

seria trabalho, tempo e eficiência.
Quanto tu tá mosturando na mesma panela de filtragem, tu vai ter 1:00 ~ 1:30 h de formação da cama de grãos, o que vai te dar uma boa uniformidade
Se tu transferir da panela de mostura, tu vai:
- "perder" o tempo e o trabalho de fazer a transferência
- "perder" o tempo para a cama de grãos se formar novamente - indicam geralmente uns 15 minutos
- "perder" na eficiência (provavelmente), pois a cama de grãos de 1:00 ~ 1:30 certamente estará muito mais bem formada que a cama de grãos de 15 ~ 20 minutos, evitando caminhos preferenciais...

Quanto à temperatura, acredito que um termometro convencional já te dá uma precisão legal (mas nem tanto). Um termômetro espeto digital te daria uma precisão ótima, tu colocaria no retorno do mosto, e a medição é praticamente instantânea. Ou, se teu controlador de temperatura aguentar, podes colocar o sensor dele...
 
O problema da recirculacao é que com fogareiro eu não sei se confio na temperatura, se medir na hora que entra de volta na panela pode estar bem quente e a temp dos grãos nem tanto, etc. Na prática não sei como seria.

@Guenther menos eficiente pelo trabalho envolvido ou menos eficiente na extração mesmo? Porque pelo trabalho gasto menos de 5min passando, então nem ligo.

Meu objetivo com isso é basicamente usar fogareiro com fundo falso na filtragem sem ter problemas com temperatura imprecisa e sem investir muito dinheiro.
Simples... meça a temperatura com o termômetro levemente enterrado nos grãos, e cada vez que for aferir, mexa o termômetro em círculos para homogeneizar o mosto que está em volta e colocar esses grãos um pouco em suspensão. É simples.. pode acreditar.

Sobre "ineficiente"... é relativo a várias coisas. Umas das coisas que promove uma boa filtragem e eficiência é uma boa formação de cama de grãos, por isso que é interessante não tocar nela durante o processo. Ficar mexendo com os grãos durante um aquecimento e ainda mais transferir tudo depois, simplesmente DESTRÓI a formação de cama de grãos.

Além disso, é "ineficiente" em termos de energia térmica, porque essa transferência faz você perder um monte de calor. Resumindo, mais gasto de gás ou luz, e por aí vai.

Abraço,
 
Vou tentar o método da recirculacao então e investir em uma bomba dessas. Será que encontro ela no Brasil? China demora demais
 
Vou tentar o método da recirculacao então e investir em uma bomba dessas. Será que encontro ela no Brasil? China demora demais

não creio.
o negócio é comprar, esquecer, e quando chegar => :D

mas tu pode procurar em lojas que vendam sistema de aquecimento solar, por exemplo...
 
não creio.
o negócio é comprar, esquecer, e quando chegar => :D

mas tu pode procurar em lojas que vendam sistema de aquecimento solar, por exemplo...

Achei no mercado livre por uns 96 reais mais frete, sai mais caro mas pelo menos é mais rápido. Acho que vou comprar uma de máquina de lavar na verdade que devo encontrar fácil aqui na minha cidade e é mais barato, até poder comprar uma melhor.
 
Achei no mercado livre por uns 96 reais mais frete, sai mais caro mas pelo menos é mais rápido. Acho que vou comprar uma de máquina de lavar na verdade que devo encontrar fácil aqui na minha cidade e é mais barato, até poder comprar uma melhor.

Máquina de lavar é de plástico, e não é plástico alimentíceo.
Não acho uma boa opção, mas a opção é tua...
que a chinesa demore 2 meses pra chegar, isso dá o que, umas 3 ou 4 brassagens?
 
não creio.
o negócio é comprar, esquecer, e quando chegar => :D

mas tu pode procurar em lojas que vendam sistema de aquecimento solar, por exemplo...

O legal de comprar assim é que quando chega parece que você ganhou um presente.
 
Máquina de lavar é de plástico, e não é plástico alimentíceo.
Não acho uma boa opção, mas a opção é tua...
que a chinesa demore 2 meses pra chegar, isso dá o que, umas 3 ou 4 brassagens?

Eu joguei na pesquisa aqui e o Guenther falou em um outro tópico que até uns 80 graus ela quebra um galho e não dá problemas, tá errado?
 
Eu joguei na pesquisa aqui e o Guenther falou em um outro tópico que até uns 80 graus ela quebra um galho e não dá problemas, tá errado?

não sei. não sei exatamente em qual temperatura que cada plástico começa a liberar componentes potencialmente tóxicos. mas eu prefiro não arriscar...
Se ele deu esta informação, deve ter tirado de algum lugar confiável, teria que ver com ele...
 
Eu joguei na pesquisa aqui e o Guenther falou em um outro tópico que até uns 80 graus ela quebra um galho e não dá problemas, tá errado?

Acho estranho o Guenther ter dito isso, porque sempre vejo ele contraindicando o uso dessas bombinhas. Talvez a intenção dele foi dizer que ela "funciona" até essa temperatura, sem travar ou estragar, o que não quer dizer que ela não solte produtos químicos ruins no mosto....

Esse tipo de coisa nem tem mais muita discussão sobre se faz ou não mal realmente, é só jogar no google palavras chave relacionadas com saúde, BPA, e plástico não alimenticio, vai encontrar estudos que comprovam que são produtos carcinogênicos..

Abraço
 
Acho estranho o Guenther ter dito isso, porque sempre vejo ele contraindicando o uso dessas bombinhas. Talvez a intenção dele foi dizer que ela "funciona" até essa temperatura, sem travar ou estragar, o que não quer dizer que ela não solte produtos químicos ruins no mosto....

Esse tipo de coisa nem tem mais muita discussão sobre se faz ou não mal realmente, é só jogar no google palavras chave relacionadas com saúde, BPA, e plástico não alimenticio, vai encontrar estudos que comprovam que são produtos carcinogênicos..

Abraço

Bem, de repente ele mudou de idéia, o post é do ano passado:

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5086450&postcount=4

Essa bomba da china seria ok então? Não me vejo comprando uma chugger tão cedo...
 
Reabrindo o tópico para uma dúvida de iniciante: o mashout a 78C é útil para solubilizar o mosto e extrair mais açúcares correto? Mas fazendo o sparge nessa mesma temperatura já não substitui o mashout?

[]'s

Jones
 
Extrair mais açúcares não, torna o mosto menos viscoso e tem uma extração mais fluida(menos risco de entupir e tal).
 
É... isso mesmo. Fazendo uma comparação grosseira, um caramelo por exemplo, quanto mais quente mais "aguado" é o aspecto dele, quando ele esfria, vai endurecendo, até que fica em estado sólido...

O mosto tem menos açucar que um caramelo, mas essa relação é basicamente a mesma... Quanto mais quente, mais "fino" (menos viscoso) o liquido fica, com o limite prático dessa temperatura de 78ºC usada... assim ele se desprende mais facil das cascas, drena mais fácil e aumenta a eficiência.

Se só adicionar água pra lavagem nessa temperatura, o mosto vai demorar pra atingir a temperatura de mash out e a eficiência tende a cair um pouco por causa disso tudo. Pode ser feito assim, sem problemas... se subir a mosturação pra temperatura de mash out é um problema pra vc, isso pode te facilitar a vida em detrimento de alguns pontinhos de eficiência.

Abraço
 
Acredito que a única maneira de ganhar eficiência com um mashout, se comparado a não fazer, é se sua conversão geralmente não é completa no final da mostura.

Quando você vai aumentando a temperatura(e muitas vezes misturando pra não queimar) você dá um "boost" nas enzimas e pode acabar terminando de converter o amido que faltava.

Mas aí seu problema não era a falta de mashout, e sim algum outro fator da mostura, seja tempo, pH ou o que for, e isso que vc teria que procurar consertar.
 
Acredito que a única maneira de ganhar eficiência com um mashout, se comparado a não fazer, é se sua conversão geralmente não é completa no final da mostura.

Quando você vai aumentando a temperatura(e muitas vezes misturando pra não queimar) você dá um "boost" nas enzimas e pode acabar terminando de converter o amido que faltava.

Mas aí seu problema não era a falta de mashout, e sim algum outro fator da mostura, seja tempo, pH ou o que for, e isso que vc teria que procurar consertar.
Não, isso não é verdade.

Muitas vezes, mesmo com conversão completa, você consegue eficiência maior simplesmente pela maior solubilidade do mosto, pela aglutinação de partículas menores em maiores que isso gera, e por estes dois fatores, uma melhor filtragem... e uma boa fluidez na filtragem afeta diretamente a eficiência.

Agora, fazer ou não fazer dá uma diferença grande sempre? Não. Já vi caras que tiveram grandes diferenças (muitas vezes por terem uma técnica mais precária). Já vi outros que, por já terem um sistema bom e saberem utilizar técnicas corretas, já tem uma eficiência alta ao natural e não tem grande diferença.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top