Temperatura de inoculo.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Boa tarde caros amigos:
Recentemente falando com alguns cervejeiros não obtive resposta sobre minha duvida.
Qual é temperatura indicada para fazer a inoculação do fermento no mosto?
Por exemplo se temos um mosto a 22 graus , qual é a temp recomendada? A mesma? .
Normalmente o starter se faz perto de 30 graus ,. Inocular nesta temp mais baixa não poderia estressar a levedura ?
Inoculando na mesma temperatura de mosto o lag é menor ?
Muitas dúvidas .

Se alguém poder ajudar obrigado.
Abraço

Alvaro
 
Até onde sei, nao se deve inocular com uma diferença de 10° de uma para outra, e o fermento nao deve ultrapassar sua temp max que acredito ser em torno de 40°
 
Boa tarde caros amigos:
Recentemente falando com alguns cervejeiros não obtive resposta sobre minha duvida.
Qual é temperatura indicada para fazer a inoculação do fermento no mosto?
Por exemplo se temos um mosto a 22 graus , qual é a temp recomendada? A mesma? .
Normalmente o starter se faz perto de 30 graus ,. Inocular nesta temp mais baixa não poderia estressar a levedura ?
Inoculando na mesma temperatura de mosto o lag é menor ?
Muitas dúvidas .

Se alguém poder ajudar obrigado.
Abraço

Alvaro
Sendo bem objetivo:

- O fermento, independente do tipo, no geral, não deve ter uma diferença maior que 8 graus para o mosto. Isso aumenta a chance de geração de Petite Mutants (Yeast - Zainasheff e White).

- Qual a temperatura perfeita pra inocular?

Bom, o ideal seria a 1 ou 2 graus abaixo da temperatura que tu queres fermentar a cerveja. Ou seja, decidiu que vai fermentar uma Ale a 20 graus? Inocule a 18 graus. Decidiu fermentar uma Lager a 10? Inocule a 8.

Isso tudo, de modo geral, e citado novamente no livro Yeast.

NO ENTANTO, no próprio livro Yeast, novamente, é citado que uma prática muito utilizada é inocular o fermento em temperaturas bem mais altas, e fazer com que o Lag-Time (período onde não ocorre atividade de fermentação, nem geração de CO²) transcorra com temperatura mais alta, e vá baixando numa velocidade suficiente para que, ao começar a FASE EXPONENCIAL (borbulhamento do air-lock) a temperatura já esteja nos 18 graus (2 graus abaixo dos 20 pretendidos), e citam isso tanto pra Lagers quanto pra Ales. Citam também que essa técnica pode aumentar a quantidade dos precursores de diacetil, por exemplo, mas que se depois a fermentação secundária for "caprichada" e em alta temperatura, não gera problemas.

Bom, na prática, eu digo que pra Ales isso é muito tranquilo..... há anos eu e muitos cervejeiros que conheço fazem Ales inoculando de 30 graus pra baixo, MAS........ logo depois disso, colocando o fermentador na geladeira e setando a temperatura para baixar até os 18 graus........ isso de fato faz com que o lag-time até ocorra mais rapidamente (o que no geral, é bom) e então ao começar a fase exponencial, a temperatura já está a 18 graus........ ou seja.... perfeito.

Nas Lagers, por várias pesquisas que já fiz, eu já vejo uma utilização muito menor dessa técnica. Não que não possa ser feita, mas é que a quantidade de diacetil suficiente para ser sentida na cerveja é muito menor..... ou seja.... se gerar um pouco, já pode-se perceber.... diferentemente das Ales. Como essa técnica de inocular mais alto aumenta os precursores de diacetil (alfa acetolactato), aumenta-se normalmente a quantidade de diacetil final.......... mas também é importante lembrar que isso depende da cepa.... (umas geram mais que outras...... W34-70, por exemplo, gera muito pouco).

Ou seja, é uma escolha........ é preciso testar e analisar os resultados. Cada cervejeiro pode ter um gosto diferente.

O que EU faço? Eu particularmente inoculo na menor temperatura que eu posso.... e não me estresso com isso em relação a ALES... ou seja, de 30 pra baixo, eu inoculo tranquilamente (sabendo que eu vou colocar o fermentador na geladeira logo depois).

Já pra Lagers, eu não faço isso..... por Lagers são tão, mas tão sensíveis, que eu procuro fazer tudo totalmente perfeito pra conseguir fazê-las de forma perfeita, ou seja, eu só inoculo a 8 graus....... nem que precise deixar o fermentador na geladeira e só inocular no outro dia.

Abraço,
 
Boa tarde Guenther.
Referente a essa leitura:
Já pra Lagers, eu não faço isso..... por Lagers são tão, mas tão sensíveis, que eu procuro fazer tudo totalmente perfeito pra conseguir fazê-las de forma perfeita, ou seja, eu só inoculo a 8 graus....... nem que precise deixar o fermentador na geladeira e só inocular no outro dia.

Mesmo não tendo o melhor esquema de resfriamento do mosto para lager, pode-se ficar meio sussegado quanto a inoculação no outro dia? Seguindo uma sanitização ideal.

Até agora só fiz "lager" com Nothigham Lalemand danstar

Obrigado!
 
Vou passar o que eu observei em temperaturas diferentes ao inocular: inoculando ferm Ales em temperatura maior, o lag phase é bem menor e a fermentação ocorre mais rapidamente. Melhores resultados obtidos com fermento inoculado abaixo dos 30°, como disse o Guenther.
Off flavors são facilmente, e posteriormente, detectados nas que inoculo em temperatura que vou conduzir a fermentação.

Não sei se o fermento não estressa com esse início de fermentação mais lenta. E tbm não sei o que talvez explicaria esse comportamento.

Quanto a inocular fermentos secos vencidos, a viabilidade das células é muito comprometida?
 
Boa tarde Guenther.
Referente a essa leitura:
Já pra Lagers, eu não faço isso..... por Lagers são tão, mas tão sensíveis, que eu procuro fazer tudo totalmente perfeito pra conseguir fazê-las de forma perfeita, ou seja, eu só inoculo a 8 graus....... nem que precise deixar o fermentador na geladeira e só inocular no outro dia.

Mesmo não tendo o melhor esquema de resfriamento do mosto para lager, pode-se ficar meio sussegado quanto a inoculação no outro dia? Seguindo uma sanitização ideal.

Até agora só fiz "lager" com Nothigham Lalemand danstar

Obrigado!
Sim, se confiar na tua limpeza e sanitização (como eu confio na minha), sim.

Agora, não fizeste Lager..... pode fermentar em baixa... que não será Lager de verdade, pois o fermento é Ale. :)
 
@Guenther,. Obrigado pela bela resposta muito explicativa como sempre.
Só fiquei com uma dúvida , eu inoculei meu fermento belle Saison a 22 graus que é a mesma temperatura do mosto que estava previamente resfriado e setado no meu tic. Percebi que a lag foi bem menor em comparação com a de outros colegas que estão usando a mesma cepa. Então confere que quanto mais próxima à temp do mosto com o fermento menor a lag.
 
Temperatura de inoculação não é o único fator que influencia o lag time, tanto o real quanto o aparente.

Quantidade de oxigênio, quantidade de fermento, temperatura final do resfriamento também são fatores...

Com lag time aparente eu quero dizer que as vezes a fermentação já começou e não aparenta porque leva um tempo pra formar krausen e pro airlock borbulhar vai depender da saturação do CO2 no líquido, que tem relação com a temperatura da cerveja e da quantidade de headspace no fermentador.
 
@Tiago, então está leva decidi além de oxigenar com bomba de aquário por 30 min inocular aea temp do mosto. O air lock fez um estrago umas duas horas e depois parou. O primeiro dia a cerveja atenuo de 1062 para 1028
 
@Tiago, então está leva decidi além de oxigenar com bomba de aquário por 30 min inocular aea temp do mosto. O air lock fez um estrago umas duas horas e depois parou. O primeiro dia a cerveja atenuo de 1062 para 1028

Como assim, borbulhou durante duas horas e depois cessou a atividade?
Fermentação bem agressiva, em 1 dia atenuar tudo isso, normalmente meu lag time leva quase 1 dia...
 
@Tiago o lag foram 12 horas mais o menos!!! Após isso o air lock enlouquece por duas horas e parou.
Só vou medir densidade de novo de aqui a uma semana. Já tinha lido que o bellesaison é muito agressivo
 
Back
Top