Taxa de inoculação Nottinghan a 12°C

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gilmarlocolocomelo

Active Member
Joined
Feb 27, 2019
Messages
42
Reaction score
5
Location
Diamantina
Para fazer uma maturação primária com a levedura Nottinghan a 12° C para uma cerveja de OG 1.05 eu devo fazer uma taxa de inoculação de 1 g por litro como se faz com Ale ou 2 g por litro como se faz para Lager?
 
Nottingam é uma levedura bem neutra.
Não vejo vantagem colocar ela a 12°C. Mas se tua intenção é trabalhar essa nessa faixa, eu colocaria a 14°C nas primeiras 48horas e depois subiria gradualmente, 16°C. E então faria a maturação a 18°C ou mais.
Neste esquema que te falei, acho que taxa de inoculação de Ale não seria um problema, pois é uma levedura que trabalha bem.
Fora que a levedura flocula que é uma maravilha, então cold crash é sossegado e deixa a cerveja cristalina.

Para você ter ideia, fiz uma Blond Ale começando com ela a 17°C, a cerveja ficou extremamente límpida e neutra, lemberando mais uma lager que uma ale.
 
Obrigado pela atenção @damigol. Já utilizei ele com inoculação a 17°C e gostei do resultado. Gostaria de fazer a experiência com ele a 12°C e depois com o W34/70. Vamos ver se eu vou gostar de fermentar Lagers. Mas pensando em fazer o certo veio essa dúvida, se a taxa depende de ser Lager ou Ale, ou a temperatura de fermentação. Estou com medo do underpitching.
 
Falando meramente no campo do achismo mesmo: do que eu conheço da levedura, por esta cepa ter um range de 10°C a 22°C, eu te diria que o Pitching Rate fermentando a 12°C não precisa ser o mesmo de lager. Se eu decidisse inocular mais fermento em razão da baixa temperatura, seria máximo 20%/30% a mais, para não ter uma fermentação muito arrastada. E ainda assim começaria a liberar a temperatura para 14°C na metade do caminho da fermentação.
 
Back
Top