Taxa de inoculação de fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ununes

Member
Joined
Feb 14, 2018
Messages
5
Reaction score
0
Olá pessoal, pretendo fazer uma receita de 50L de uma APA.
A OG é 1053 e a FG é 1009.
Estou utilizando o US-05 da fermentis e na embalagem diz que este fermento faz entre 20 e 30L, então, segundo a embalagem eu devo utilizar 2 pct para os 50L.

Acontece que li em alguns posts que o ideal é utilizar 1g/L de fermento, o que praticamente dobraria a quantidade de fermento. Então fiquei na dúvida, qual o parãmetro correto para esse estilo/OG?
 
veja aqui
https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

as recomendações dos fabricantes nem sempre são as mais alinhadas com o que os experts falam.

A questão não é g/l sim quantidade de células por ml por plato.

a calculadora é confiável em resultado final.

Passei de 1 pacote para 20l para starters do pacote e os resultados são muito bons.
 
Até OG 1060 eu uso com excelentes resultados:

Ale - 1 pct - p/15 lts *** as vezes eu uso p/ 20 lts
lager - 1 pct - p/7.5 lts

pra maior OG mais fermento........

------------------

OG 1053 para 50 lts: Use 3 pct
 
Meu amigo, entre nesse link da calculadora do brewersfriend:

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Jogue os dados nos respectivos espaços e verá que para sua receita o ideal é de 4 a 5 pacotes. Se fosse eu vc, usaria 4 pacotes, devidamente hidratados 20 minutos antes de inocular com água em temperatura de 30~35ºC (fervida e resfriada).

O ideal mesmo é vc entrar nesse link e ver por sí mesmo, se for mais bitolado com qualidade final da breja, pode pensar em usar 5 pacotes, pra quem já tem alguma experiência sensorial a diferença na breja pronta é notável em questão de off-flavors.
 

Latest posts

Back
Top