Tabela para carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
O espumamento excessivo depende de fatores que definem o tal problema: 1) Pressão e 2) temperatura. E são eles que vão definir a solubilidade do CO2 na sua cerveja.

Num sistema fechado, como no seu barril, a sua cerveja terá um limite de saturação de CO2 dissolvido e esse limite é dependente diretamente da pressão que tu aplicou na temperatura em que a cerveja se encontra.

Logo, para uma temperatura de 15C, tu terás que aplicar uma pressão mais alta do que tu aplicarias se a cerveja estivesse a 5C, por exemplo.

Resumindo: Quanto menor a temperatura, menor a pressão aplicada de CO2 para que chegue no valor de volumes de CO2 para sua cerveja.
Lembrando que isso não acontece momentaneamente, sendo preciso um certo tempo para que o nível de CO2 estabilize.

As dicas do Hades nas páginas anteriores são bem interessantes caso tenha uma certa urgência. Aqui nas páginas tbm temos alguma tabelas que podem te ajudar e que mostram a pressão exata a ser aplicada dependendo da temperatura da sua cerveja, levando em consideração os volumes de CO2 para o estilo desejado.
Um brinde!
 
Mangueira com 50cm, estou usando uma torneira com registro de esfera, pois nao tenho a Picnic e minha da chopeira ta no conserto. Mas qdo liguei o barril na chopeira tbm tava assim. Estava com o barril a temperatura ambiente, agora coloquei na geladeira tirei a pressao do barril de novo e vamos ver o que acontece.
 
Então ta explicado... vc tem um barril quente com uma linha curta.

Como o Edu falou acima, a relação entre pressão e temperatura é diretamente proporcional, quanto mais quente o barril está, maior a pressão que tem nele, precisaria de uma mangueira comprida e de diametro estreito pra reduzir essa pressão, senão vai espumar mesmo.

Provavelmente mesmo com o barirl gelado 0,5m ainda seja curta e vc nao respondeu quanto ao diâmetro da mangueira que tá usando...
 
Valew Tiago,

A mangueira é 3/8. Gelei o barril a 1grau, conectei na chopeira e segue a mesma coisa.

Abç
 
Valew Tiago,

A mangueira é 3/8. Gelei o barril a 1grau, conectei na chopeira e segue a mesma coisa.

Abç

Bom, vc tem que usar uma linha mais estreita e/ou mais comprida pra reduzir a pressão e mudar sua torneira, porque a esfera do registro vai fazer um rebuliço no líquido e vai espumar ali. O melhor que vc pode fazer com ela é manter totalmente aberta, pro líquido passar reto.

abraço
 
Não cara, a pressão que fica no manômetro não tem a ver com o volume de CO2 que foi absorvido.

Existem várias formas de fazer isso. Essa que tu falou, de colocar uma pressão e sacudir é uma delas, mas ela não é precisa e consistente. Essa tabela serve para tu conseguir colocar a quantidade exata de CO2 no estilo de cerveja que tu está carbonatando.

Tu pode fazer de várias formas. Digamos que tu queria colocar 2,6 volumes de CO2 (bom para a maioria das Ales) e que tu já transferiu pro barril e gelou a tua cerveja para 5 graus C. Com o barril gelado eu costumo fazer uma dessas duas coisas:

1) Se estou com muita pressa eu pego e coloco uma pressão mais alta (tipo 2 kg/cm2 ou 28 psi) e sacudo por uns 5 minutos. Depois eu baixo a pressão para a pressão indicada pela tabela (nesse caso 1 kg/cm2 ou 14 psi) e fico rolando o barril no meu colo até eu não ouvir mais CO2 entrando nele. Aí eu coloco o barril na geladeira e deixo o cilindro conectado e regulado nessa pressão por mais 1 noite para garantir. Isso faz com que tu tenha uma cerveja perfeitamente carbonatada de um dia para o outro.

2) Se eu não tenho nenhuma pressa eu deixo o barril dentro da geladeira a 5C e conecto o CO2 em 1 kg/cm2 ou 14 psi e deixo lá uns 5 ou 6 dias. Aí não precisa sacudir nem nada. Normalmente faço isso com as cervejas que vão para o meu keggerator. Em 1 semana, no máximo, elas estão prontas para beber.

E era isso, mais simples impossível.

Hades


Bom dia caro amigo cervejeiro!
Estou seguindo a sua técnica de carbonatação.
Coloquei no post mix uma helles a 5 graus celsius com 1 kg de pressão ligado constante.
A minha pergunta é ; indiferente do estilo este valor de 1 kg vai bem para a maioria da cervejas ou teria que colocar mais para carbonatar corretamente a minha?

Obrigado
 
Olhando pouco mais , percebi que tem que deixar com a pressão que se pretende carbonatar.
Então coloquei 2,6 kg e deixei,.,. Algumas horas depois tinha aumentado para 3,5 mais o menos.
Isto é normal??? Purguei um pouco e deixei no valor de 2,6.
Agradeço ajuda

Abraços
 
Olhando pouco mais , percebi que tem que deixar com a pressão que se pretende carbonatar.
Então coloquei 2,6 kg e deixei,.,. Algumas horas depois tinha aumentado para 3,5 mais o menos.
Isto é normal??? Purguei um pouco e deixei no valor de 2,6.
Agradeço ajuda

Abraços

Pressão de 1kgf/cm² a 5ºC resulta numa carbonatação bem padrão.

Não entendi o que vc quis dizer. Por que cologou 2,6bar, se queria 1? e como aumentou sozinho pra 3,5, vc deixou o barril esquentar?

Abraço
 
@Tiago pela tabela entendi que para o estilo teria que ser 2,6 mais o menos.
Eu fico bem confuso com a carbonatação forçada.
É sim, a pressão aumento sozinha o barril e o tanque de CO2 estão dentro da geladeira
 
@Tiago pela tabela entendi que para o estilo teria que ser 2,6 mais o menos.
Eu fico bem confuso com a carbonatação forçada.
É sim, a pressão aumento sozinha o barril e o tanque de CO2 estão dentro da geladeira

Cara, vc entendeu errado a tabela. Nela nem chega a 2,6bar de pressão. Os numeros que estão no meio da tabela, com fundo colorido, representam quantidade de CO2 dissolvido. Isso é medido em Volumes de CO2.

Essa quantidade varia em função da pressão e temperatura (que tem uma relação proporcional entre si também). Então pra interpretar a tabela de forma correta, é assim, vc vai escolher quantos volumes de CO2 que vc terá na sua cerveja, de acordo com o estilo ou como vc quiser (tem uma sugestão lá em baixo).

Digamos que vc quis 2.5 vols/co2, que é algo normal. Então vc vai considerar a quantos graus sua cerveja vai estar. Geladeira? pelos 5ºC... Nessa temperatura precisará de +- 0,92kgf/cm² de pressão. Aí vc ajusta seu regulador de pressão no cilindro pra esse valor e pluga no barril. Depois de +-1 semana parado com o cilindro plugado e aberto, vc terá seus 2,5 volumes de co2 na cerveja.

Digamos agora que vc desplugou o cilindro do barril e tirou o barril da geladeira. Ele ainda está e estará com os 2,5 vols de co2, a nao ser que vc retire gás ou liquido de lá. Se o barril esquentar pra 15ºC, os 2,5 vols estarão lá ainda, só que a pressão (pode acompanhar pela tabela) foi pra 1,62kg/cm².

Abraço
 
Galera, vou fazer carbonatação forçada em uma pale ale com 2.4 vol a temperatura ambiente (22C) e tenho dúvidas em relação ao processo. Como ainda não consegui comprar um freezer horizontal, pensei em preparar um isopor grande com bastante gelo e um pouco de água pra tentar manter uma temperatura perto dos 5C. Pretendo fazer uns 30kg de gelo com caixas de leite e garrafas pet.

Pensei em setar o regulador pra 2.1kg (lembrando que o keg está em temp ambiente), preencher o headspace com CO2, desligo a válvula, sacudo o keg por 2 minutos e então repito esse processo umas 5 vezes. Daí eu colocaria o barril dentro desse isopor com gelo com a válvula de gás aberta e regulador setado em 2.1kg. Minha ideia é sacudir o barril apenas no primeiro dia, colocar ele em temperatura baixa pra melhorar a absorção do CO2 e manter por dois ou três dias o cilindro conectado. Isso funcionaria ou estou me equivocando em algo? Imagino que não terei uma carbonatação consistente, uma vez que não tenho certeza de que a temperatura ficará estável em 5C esse tempo todo. Poderia melhorar esse processo de alguma forma?
 
Galera, vou fazer carbonatação forçada em uma pale ale com 2.4 vol a temperatura ambiente (22C) e tenho dúvidas em relação ao processo. Como ainda não consegui comprar um freezer horizontal, pensei em preparar um isopor grande com bastante gelo e um pouco de água pra tentar manter uma temperatura perto dos 5C. Pretendo fazer uns 30kg de gelo com caixas de leite e garrafas pet.

Pensei em setar o regulador pra 2.1kg (lembrando que o keg está em temp ambiente), preencher o headspace com CO2, desligo a válvula, sacudo o keg por 2 minutos e então repito esse processo umas 5 vezes. Daí eu colocaria o barril dentro desse isopor com gelo com a válvula de gás aberta e regulador setado em 2.1kg. Minha ideia é sacudir o barril apenas no primeiro dia, colocar ele em temperatura baixa pra melhorar a absorção do CO2 e manter por dois ou três dias o cilindro conectado. Isso funcionaria ou estou me equivocando em algo? Imagino que não terei uma carbonatação consistente, uma vez que não tenho certeza de que a temperatura ficará estável em 5C esse tempo todo. Poderia melhorar esse processo de alguma forma?

alemonez, eu não sei se em temperatura ambiente resolve muita coisa sacudir.... mas se vc quiser pode testar, vai ouvir o som do gás entrando, se tiver funcionando, faça isso com o registro do cilindro aberto, é mais eficiente do que fechar pra sacudir. Vc pode usar também uma pressão maior do que a pressão alvo, se vc quiser, e depois deixar ele parado na pressão que deseja.
OBS: isso só vai funcionar se vc estiver usando KEG com uma extratora onde a entrada de gás é unilateral, ou seja só entra e não sai. Se vc tem uma extratora diferente ou usa postmix isso não pode ser feito, com risco de subir cerveja no regulador de pressão.

A diferença entre fazer a carbonatação a quente ou a frio, além da diferença de pressão é claro, é que vai demorar mais...
 
Pessoal,

Como vocês fazem pra saber que temperatura está o líquido dentro do barril? Pelo esquema de colar o sensor no barril com algum isolante térmico por cima? Ou tem alguma outra forma?

Eu to com um pouco de dificuldade com isso. Sem ter muita certeza da temperatura aproximada fica meio complicado. Por exemplo, se tiver a 5 graus teria que colocar 1kg/cm2 de pressão pra ficar com 2.6 volumes de CO2. Se estiver a 10 graus, teria que ser 1.3kg/cm2 já.
 
Pessoal,

Estou com uma dúvida. Embarrilei terça-feira passada, pela primeira vez, uma ipa e um post de 19L colocando somente uns 10 litros. Ajustei 2kg na válvula reguladora e agitei o post por três vezes.

Ontem e hoje conectei o post no cilindro e na válvula reguladora mostra o ponteiro em 1.9 e não parece estar carbonatada.

Quando embarrilei a ceva estava em torno de 5 graus e agora está em temperatura ambiente.

Devo esperar ou adicionar mais co2?

Abraços!!
 
Cara, deve ficar em torno de 1 kgf com o barril gelado a prox de 1 grau.Pela tabela e bastante carbonataç,ao, mas na realidade nao é. Minhaprática é essa. Refrigero a bebida, prox de 0 grau, regulo o CO2 em 3,5 kgf, injeto no barril, virando de ponta cabeça o baril/postmix e fico agitando em torno de 5 minutos enquanto entra co2 e passa pelo líquido. No outro dia está com 1 kgf e bem carbonatada. Lembrando que cada um deve avaliar seus equipos, o que torna diferentes os modus operandis.
 
Pessoal,

Estou com uma dúvida. Embarrilei terça-feira passada, pela primeira vez, uma ipa e um post de 19L colocando somente uns 10 litros. Ajustei 2kg na válvula reguladora e agitei o post por três vezes.

Ontem e hoje conectei o post no cilindro e na válvula reguladora mostra o ponteiro em 1.9 e não parece estar carbonatada.

Quando embarrilei a ceva estava em torno de 5 graus e agora está em temperatura ambiente.

Devo esperar ou adicionar mais co2?

Abraços!!
Edward,

Primeiro de tudo, por favor, crie tópicos novos para suas dúvidas.

------

O que interessa na carbonatação é a pressão que o barril estabiliza.

Os gases, quando frios, são mais densos, então ocupam menos espaço... logo, com a cerveja gelada, o barril deve ficar EM TORNO de 1kg de pressão.

Já com a cerveja quente, os gases no head-space do barril se expandem, então essa mesma cerveja se deixada em temperatura ambiente ficaria em torno de 2,5kg de pressão.

Sempre quando colocamos CO2 no barril... uma parte dele é absorvida pelo líquido, e outra fica no head-space.

Ou seja, digamos.... se eu tenho um barril que está a 0,5kg estabilizado, e eu quero que ele estabilize em 1kg, o que eu devo fazer? Devo colocar 1kg de presão? Não... porque isso resultados provavelmente em 0,6, 0,7, etc... porque parte do CO2 que eu "completei" vai ser absorvido.

Então pra conseguir 1kg, provavelmente eu teria que colocar uns 2kg de pressão.... pois parte do CO2 seria absorvido... e resultaria em torno de 1kg.

Agora..... o problema é que isso tudo depende ABSURDAMENTE da quantidade de líquido no barril. Se no caso citado acima eu estiver com um barril cheio até a boca... eu praticamente não tenho espaço de head-space.... logo, mesmo colocando, sei lá, 4kg de pressão.... a realidade é que eu injetei pouco CO2.... a ele vai estabilizar provavelmente pouco acima do que estava antes.

Já se eu tenho um barril pela metade, provavelmente preciso colocar uma pressão bem menor, pois acaba cabendo bem mais CO2 no head-space.

Já se quando fizer isso eu sacudir o barril........... muda TUDO novamente, pois parte do CO2 é absorvido instantaneamente e a pressão baixa na hora.

Resumindo.... o que importa é entender a física, a dinâmica da carbonatação..... sacudir, não sacudir, virar de ponta cabeça, ou não fazer nada.... tudo isso é opção pessoal............ e dificilmente se aplica quando recomendamos pra alguém. Uma vez que se entende o princípio das coisas, aí sim podemos escolher se queremos carbonatar lentamente, rápido, etc...... o que precisa estar claro, é o objetivo.

Abraço,
 
Pessoal,

Como vocês fazem pra saber que temperatura está o líquido dentro do barril? Pelo esquema de colar o sensor no barril com algum isolante térmico por cima? Ou tem alguma outra forma?

Eu to com um pouco de dificuldade com isso. Sem ter muita certeza da temperatura aproximada fica meio complicado. Por exemplo, se tiver a 5 graus teria que colocar 1kg/cm2 de pressão pra ficar com 2.6 volumes de CO2. Se estiver a 10 graus, teria que ser 1.3kg/cm2 já.

Estou com a mesma dúvida do BrunoMiguell. Vocês controlam a temperatura do barril da mesma maneira que controlam a do fermentador?
Este fim de semana vou tentar minha primeira carbonatação forçada. Segundo a dica da tabela, se eu quiser uma carbonatação de 2.38 com o barril à 1,1°C; devo ajustar meu regulador de pressão à 8 psi (ou 0.56 kgf/cm²), entendi certo?
Abraço!
Floriano
 
Estou com a mesma dúvida do BrunoMiguell. Vocês controlam a temperatura do barril da mesma maneira que controlam a do fermentador?
Este fim de semana vou tentar minha primeira carbonatação forçada. Segundo a dica da tabela, se eu quiser uma carbonatação de 2.38 com o barril à 1,1°C; devo ajustar meu regulador de pressão à 8 psi (ou 0.56 kgf/cm²), entendi certo?
Abraço!
Floriano
Não tem necessidade de isolar um sensor pra cerveja envasada.

Isso só é necessário na fermentação porque o calor gerado pelo metabolismo das leveduras cria uma diferença de temperatura entre o liquido e o meio externo. Isso nao ocorre com o barril, nao há calor gerado. Depois que a temperatura do liquido estabilizar com a da geladeira/freezer, se manterá igual ao meio externo do barril.

Sendo assim vc pode medir a temperatura interna da geladeira (se nao usa controlador digita) digamos gelando um copo da água e medindo com termometro digital. Se for analogico deixa na geladeira um tempo e veja depois.

Abraço
 
Muito obrigado pelas dicas, Tiago!

Não tem necessidade de isolar um sensor pra cerveja envasada.

Isso só é necessário na fermentação porque o calor gerado pelo metabolismo das leveduras cria uma diferença de temperatura entre o liquido e o meio externo. Isso nao ocorre com o barril, nao há calor gerado. Depois que a temperatura do liquido estabilizar com a da geladeira/freezer, se manterá igual ao meio externo do barril.

Sendo assim vc pode medir a temperatura interna da geladeira (se nao usa controlador digita) digamos gelando um copo da água e medindo com termometro digital. Se for analogico deixa na geladeira um tempo e veja depois.

Abraço
 
Amigos, ressuscitando o tópico.
Estou com uma blond no barril que creio estar super carbonatada, coloquei 3kg de pressão (1 vez por dia, durante 5 dias), barril à 5, 7 graus.
Ao servir, na chopeira, não formou aquela imensa espuma que torna ruim a aparência, comuns em cervejas super carbonatada, porém, a espuma estava muito densa, formando um colarinho bem consistente.
Agora pergunto, como procedo caso queira dar uma aliviada na carbonatação, basta aliviar a pressão interna do barril? No caso concreto, tem como saber o volume de co2 dissolvido na cerveja?

Desde já, agradeço. abss
 
Amigos, ressuscitando o tópico.
Estou com uma blond no barril que creio estar super carbonatada, coloquei 3kg de pressão (1 vez por dia, durante 5 dias), barril à 5, 7 graus.
Ao servir, na chopeira, não formou aquela imensa espuma que torna ruim a aparência, comuns em cervejas super carbonatada, porém, a espuma estava muito densa, formando um colarinho bem consistente.
Agora pergunto, como procedo caso queira dar uma aliviada na carbonatação, basta aliviar a pressão interna do barril? No caso concreto, tem como saber o volume de co2 dissolvido na cerveja?

Desde já, agradeço. abss
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.

Agora pelo seu relato, pro meu gosto a espuma está ideal.
 
Last edited:
Se aliviar a pressão do barril o CO2 diluido irá se desprender diminuindo o volume até estabilizar. Se não me engano basta medir a pressão interna que estabilizou e consultar a tabela de carbonatação pra ver a quantidade de volumes existente.

Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?
 
Mas, a pressão que estabiliza dentro do barril é a mesma do co2 absorvido pelo líquido?
É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.
 
É a pressão que mantem o CO2 no liquido sem se desprender. Quando fazemos a carbonatação colocamos sempre uma pressão, de acordo com a tabela de carbonatação, constante até o momento em que essa pressão se estabilize lá dentro do barril de forma que à partir daí não vai entrar mais gás lá dentro a não ser que você aumente a pressão. Se você baixar a pressão do barril (após estabilizada) então o CO2 vai se desprender do líquido até o momento em que se estabilize em uma pressão menor.

Certo, irei fazer o teste esses dias aliviando a pressão, e controlar em quanto irá estabilizar. Vlw pela dica!
 
Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!
 
Confrades,

Estou fazendo um teste com PET, coloquei a breja lá e botei pra carbonatar a 1,5kg segundo a tabela com a temperatura que esta minha cerveja! Essa pressão vai abaixando depois que eu regulo, acontece porque o liquido vai absorvendo?! Aí eu vou lá e ajusto novamente pra 1,5. A partir do momento que estabilizar em 1,5 é porque esta na carbonatação que desejo. Confere?

Obrigado!

Exato!
 
Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?
 
Pessoal veja se estou certo pra não fazer bobeira.

Estou com uma Weiss para carbonatar. Olhei algumas tabelas e o ideal para este estilo é de 3,6 a 4,5 volumes de CO2

Supondo que minha cerveja está a 5°C e eu queira 3,6 volumes

De acordo com a primeira tabela eu preciso de aproximadamente 1,72 Bar

É isso? ou estou enganado?


Correto!
 
Coloquei 1,3 kg num barril de 50l e quando fui fazer o envase de contra presão simplesmente só sai espuma 😓
Alguém me dá uma luz?
 
Ola pessoal, muito bom o tópico. A minha dúvida é relação ao prazo, pois queria me programar pra engarrafar em um determinado dia.
Alguém sabe como fazer as contas de tempo na absorvição do CO2?
Uso um fermentador de inox de 200L, nao consigo rolar ele no chao rs.
 
Acredito que neste caso o fermentador possa ter uma alguma válvula reguladora de alívio.
Se este for o caso e dependendo do estilo da cerveja que estiver fermentando acredito que um parâmetro inicial seria fechar a válvula no último terço da fermentação.
Caso não possua, a carbonatação forçada em barris seria a solução.
 
ola pessoal boa noite, estou com uma grande dificuldade, fiz uma patersbier (belga estilo trapista) carbonatei ela em um barril tipo ambev.
carbonataçao: 2,5kg a 2ºc repeti o processo 4 vezes no total em dois dias terça e quarta feira passada, hoje ao servir so esta saindo espuma e mais espuma sem parar ja ajustei o manometro pra servir de todos os jeitos pouca e muita pressao.e nada
minha conclusao pode ser que ao carbonatar ela a 2º e ao servir o barril esta na temperatura ambiente pode ter gerado uma pressao maior dentro do barril ou ter super-carbonatado a cerveja.
nao sei oq faço sera que alguem poderia me ajudar???
 
Carbonatou demais. A 2°C, entre 1 a 1,2 bar. Serviria sem problema, desde que a linha de serviço esteja devidamente dimensionada.
 
Acredito que vc só conseguirá servir resfriando o barril próximo a zero grau. E inicie usando a pressao interna, sem abrir o gás. Mesmo assim irá espumar bastante.
 
Consegui resolver o problema, achei a válvula de alívio de pressão do barril e dps de aliviar o exesso deu certo. Obrigado pela atenção
 

Attachments

  • IMG_1540.jpg
    IMG_1540.jpg
    129.9 KB · Views: 110
Edward,

Primeiro de tudo, por favor, crie tópicos novos para suas dúvidas.

------

O que interessa na carbonatação é a pressão que o barril estabiliza.

Os gases, quando frios, são mais densos, então ocupam menos espaço... logo, com a cerveja gelada, o barril deve ficar EM TORNO de 1kg de pressão.

Já com a cerveja quente, os gases no head-space do barril se expandem, então essa mesma cerveja se deixada em temperatura ambiente ficaria em torno de 2,5kg de pressão.

Sempre quando colocamos CO2 no barril... uma parte dele é absorvida pelo líquido, e outra fica no head-space.

Ou seja, digamos.... se eu tenho um barril que está a 0,5kg estabilizado, e eu quero que ele estabilize em 1kg, o que eu devo fazer? Devo colocar 1kg de presão? Não... porque isso resultados provavelmente em 0,6, 0,7, etc... porque parte do CO2 que eu "completei" vai ser absorvido.

Então pra conseguir 1kg, provavelmente eu teria que colocar uns 2kg de pressão.... pois parte do CO2 seria absorvido... e resultaria em torno de 1kg.

Agora..... o problema é que isso tudo depende ABSURDAMENTE da quantidade de líquido no barril. Se no caso citado acima eu estiver com um barril cheio até a boca... eu praticamente não tenho espaço de head-space.... logo, mesmo colocando, sei lá, 4kg de pressão.... a realidade é que eu injetei pouco CO2.... a ele vai estabilizar provavelmente pouco acima do que estava antes.

Já se eu tenho um barril pela metade, provavelmente preciso colocar uma pressão bem menor, pois acaba cabendo bem mais CO2 no head-space.

Já se quando fizer isso eu sacudir o barril........... muda TUDO novamente, pois parte do CO2 é absorvido instantaneamente e a pressão baixa na hora.

Resumindo.... o que importa é entender a física, a dinâmica da carbonatação..... sacudir, não sacudir, virar de ponta cabeça, ou não fazer nada.... tudo isso é opção pessoal............ e dificilmente se aplica quando recomendamos pra alguém. Uma vez que se entende o princípio das coisas, aí sim podemos escolher se queremos carbonatar lentamente, rápido, etc...... o que precisa estar claro, é o objetivo.

Abraço,

Mas sacudir um post mix não vai fazer com que entre cerveja na mangueira de gás?

Pode detalhar melhor como devemos proceder?

Obrigado
 
Obrigado amigo, já fiz duas vezes a carbonatação forçada, coloquei a média de 2kg de pressão, mas acho que se seguir a tabela fica melhor. Usei um vídeo no Youtube que é muito bom, o cara explica passo a passo, em primeiro lugar a sanitização dos equipamentos, e depois a colocação do mosto já filtrado e depois o gás. Ensina também como armazenar depois de usar só um pouco, deixando sempre na geladeira com 2kg de gás. O cara é bem didático.
 
Back
Top