Sujeira abaixo do Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcohistorico

Active Member
Joined
Nov 1, 2016
Messages
41
Reaction score
12
Olá amigos, mais uma vez recorro a vocês.

Atualmente uso um equipamento tipo single vessel.
É um caldeirão dentro do outro, sendo que o interno é todo furado. Ou seja, o fundo falso é o próprio sexto de grãos.
Funciona direitinho, a clarificação (recirculação) deixa a cerveja cristalina.
Acontece que quando termino a recirculação, ainda ficam muita sujeira (resto de malte) no caldeirão maior.

Eu até instalei uma especie de pescador para sugar o mais em baixo possível. Melhorou bastante, mas não resolveu.
Como pode ser observado na imagem, a bomba não consegue sugar muito longe do pescador.
Se esses sedimentos fossem sugados, ficariam retidos na cama de grãos.

Tenho feito assim: escoo todo o mosto para um outro recipiente, lavo a panela e retorno o liquido para dar inicio a fervura.

É um detalhe simples, mas que dá trabalho: Escoar o mosto e transferi-lo, resulta numa perda de calor muito grande, exige o uso de outro recipiente aumenta um processo, e consequentemente o tempo de brassagem.

Mas se já ficasse tudo limpo, poderia iniciar a fervura imediatamente.

Alguem sabe como resolver esse problema?

Obrigado!
 

Attachments

  • sujeira.jpg
    sujeira.jpg
    72.7 KB · Views: 58
boa tarde amigo, sua moagem não está muito fina? não tenho muita experiência, fiz meu sistema assim, mas ainda nao brassei, fiz os furos com 2,3 de diametro

Olá amigos, mais uma vez recorro a vocês.

Atualmente uso um equipamento tipo single vessel.
É um caldeirão dentro do outro, sendo que o interno é todo furado. Ou seja, o fundo falso é o próprio sexto de grãos.
Funciona direitinho, a clarificação (recirculação) deixa a cerveja cristalina.
Acontece que quando termino a recirculação, ainda ficam muita sujeira (resto de malte) no caldeirão maior.

Eu até instalei uma especie de pescador para sugar o mais em baixo possível. Melhorou bastante, mas não resolveu.
Como pode ser observado na imagem, a bomba não consegue sugar muito longe do pescador.
Se esses sedimentos fossem sugados, ficariam retidos na cama de grãos.

Tenho feito assim: escoo todo o mosto para um outro recipiente, lavo a panela e retorno o liquido para dar inicio a fervura.

É um detalhe simples, mas que dá trabalho: Escoar o mosto e transferi-lo, resulta numa perda de calor muito grande, exige o uso de outro recipiente aumenta um processo, e consequentemente o tempo de brassagem.

Mas se já ficasse tudo limpo, poderia iniciar a fervura imediatamente.

Alguem sabe como resolver esse problema?

Obrigado!
 
Voce está mechendo os graos com a colher com a bomba ligada? Aconteceu comigo quando mexo o malte com a bomba ligada, passou tanto malte que caramelizou. A moagem também pode ser a causa, principalmente se for disco.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
PauloPRO
não está, senão entupia o fundo falso
e mesmo que estivesse, esses sedimentos não passariam pela cama de grãos na recirculação
é bom lembrar que a recirculação está deixando o mosto transparente

a minha furação também é com 2,38mm
 
luiz_fernandoh
não encostei nos grãos desde o momento em que coloquei na panela
não há necessidade pois faço recirculação continua
 
PauloPRO
não está, senão entupia o fundo falso
e mesmo que estivesse, esses sedimentos não passariam pela cama de grãos na recirculação
é bom lembrar que a recirculação está deixando o mosto transparente

a minha furação também é com 2,38mm

seu cesto não chegou a transbordar?
 
não, fica uns 10cm de folga
olha a única coisa que me vem à cabeça seria sensual panela estivesse desnivelado e com isso os sedimentos ao invés de virem para a bomba estariam decantando, eu experimentaria dar uma leve inclinada na panela pro lado da válvula, não vejo outra possibilidade
 
Cara, na hora q vc vai passar o mosto pra fervura, vc passa até a bomba puxar ar?
Comigo acontecia e era por que a bomba puxava ar, aí descia a sujeira.....

Enviado de meu LG-H870 usando o Tapatalk
 
Eu só consegui "me livrar" dessa sujeira quando coloquei a válvula pelo fundo da panela..

Mas é um saco.. dificulta um monte.. sempre tem qur artumar um jeito de apoiar a panela..
 
Cara, na hora q vc vai passar o mosto pra fervura, vc passa até a bomba puxar ar?
Comigo acontecia e era por que a bomba puxava ar, aí descia a sujeira.....

é single vessel. A panela de mostura é a mesma de fervura. O correto é somente retirar o cesto de grãos e pronto. Não precisa de usar bomba.

Eu só consegui "me livrar" dessa sujeira quando coloquei a válvula pelo fundo da panela..

Mas é um saco.. dificulta um monte.. sempre tem qur artumar um jeito de apoiar a panela..

Eu estou querendo fazer justamente isso. Só estava evitando porque sei que vai ser um saco mesmo arrumar "pés" para a panela.
No seu caso, como você instalou o registro no fundo?
Ficou rente ao fundo da panela?
Tem como me mandar alguma foto?
Seria de grande ajuda.

Uma opção pode ser utilizar um bag voil dentro da panela de filtragem.

Pensei nisso, mas será que não atrapalhar a circulação?
 
Cara.. não tenho como enviar foto porque o equipamento está em outra cidade..

Eu fiz um furo bem no centro do fundo da panela.. coloquei por fora um joelho com rosca fêmea.. por dentro coloquei uma "bucha redução" com uma borrachinha para vedar..

No joelho de fora coloquei um registro (rosca macho) e depois um espigão..

É um saco ficar apoiando a panela (fora da estrutura - brew stand)..
 
entendi
foi mais ou menos o que eu fiz, mas usei um registro esfera e uma contra porca. Além disso, moldei o fundo da panela, fazendo uma espécie de nicho, para a contraporca ficar rente ao fundo.
talvez a redução tivesse sido mais prático
ainda vou testar pra ver se dá certo
 
Back
Top