Sugestões para Belgian Trippel / Strong Golden Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CoCoZeTa

Active Member
Joined
May 24, 2015
Messages
38
Reaction score
7
Boa tarde galera,

Esta é a minha segunda brassagem dessa receita.

A primeira versão dela ficou SENSACIONAL, porém acho que criei um outro estilo que não é nenhum desses dois.

Eu gostaria de saber o que posso fazer para deixar mais próximo das cervejas Belgas, porém utilizando o fermento seco.

Receita (Trippel, porém pode enquandar-se na strong?):

11 Kg Pilsen
0.5Kg Carared
1.5Kg Açúcar União

50g Northern Brewer 60min
50g Mt. Hood 15min
50g Mt Hood 5min

3pct de Fermento Seco T-58

As alterações que fiz da receita passada para essa foram em equipamento e troquei o fermento US-05 (passada) para o T-58 dessa.

Alguém sabe qual a melhor forma de garantir um sabor adocicado no final do gole com essa receita?

Eu utilizo uma Panela 40 e faço a mosturação em uma caixa térmica de 50 litros com bazooka.

Adiciono água a 73 graus que com esse volume de malte acaba estabilizando nos 67 graus e fecho a tampa e deixo lá 1 hora e meia...

Me disseram para na metade desse tempo adicionar mais água quente para subir a temperatura para 70 graus para extrair as alfa-amilases...

Alguém pode ajudar?

Quanto aos ingradientes, posso manter?
 
Boa tarde galera,

Esta é a minha segunda brassagem dessa receita.

A primeira versão dela ficou SENSACIONAL, porém acho que criei um outro estilo que não é nenhum desses dois.

Eu gostaria de saber o que posso fazer para deixar mais próximo das cervejas Belgas, porém utilizando o fermento seco.

Receita (Trippel, porém pode enquandar-se na strong?):



As alterações que fiz da receita passada para essa foram em equipamento e troquei o fermento US-05 (passada) para o T-58 dessa.

Alguém sabe qual a melhor forma de garantir um sabor adocicado no final do gole com essa receita?

Eu utilizo uma Panela 40 e faço a mosturação em uma caixa térmica de 50 litros com bazooka.

Adiciono água a 73 graus que com esse volume de malte acaba estabilizando nos 67 graus e fecho a tampa e deixo lá 1 hora e meia...

Me disseram para na metade desse tempo adicionar mais água quente para subir a temperatura para 70 graus para extrair as alfa-amilases...

Alguém pode ajudar?

Quanto aos ingradientes, posso manter?

Ao invés de adicionar mais água quente depois de um tempo acho que seria melhor adicionar a primeira agua mais quente, a uns 76 por exemplo, ou mais.
 
Não acho necessário mexer nessa temperatura... 67ºC é uma temperatura boa pra infusão simples, pode manter até o final que todo amido que tem que ser convertido vai ser.

Pra uma belgian strong golden eu removeria o carared apenas.... Se essa receita for pra 40 litros tem que ver na calculadora quanto fermento precisa, se são 4 ou mais pacotes devido à alta densidade.... falando nisso a densidade tem que ser razoavelmente alta...
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

O sabor adocicado das cervejas belgas vem dos alcoois e subprodutos gerados durante a fermentação, o açucar ajuda as vezes com essa percepção (sim, eles são fermentados completamente, mas são os subprodutos...). Mesmo com alta densidade essas cervejas devem ser secas e bem atenuadas, por isso capriche no fermento.

Temperatura de fermentação inicie amena pra não gerar alcoois superiores. 17 ou 18ºC é um bom começo. Depois de uns dias deixe subir aos poucos, pra quando estiver terminando a atividade ela estar proxima dos 23~25ºC. Isso ajudará na atenuação necessária.

Abraço
 
Valeu pelas dicas, vou precisar fazer a fiação de uma lâmpada para deixar na geladeira lá do AP.

Com o frio que anda fazendo aqui vai ser o jeito para conseguir fazer subir para 23 / 25 graus.

Mas posso usar o T-58 né? Tava em dúvida com o S-04.
 
Valeu pelas dicas, vou precisar fazer a fiação de uma lâmpada para deixar na geladeira lá do AP.

Com o frio que anda fazendo aqui vai ser o jeito para conseguir fazer subir para 23 / 25 graus.

Mas posso usar o T-58 né? Tava em dúvida com o S-04.

Sim, pra essa linha de estilos ou T-58 ou S33... S-04 é pra cervejas inglesas e US-05 é neutro, pra cervejas americanas.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top