Sugestões para American Ambar Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rogerwfranca

Well-Known Member
Joined
Jun 29, 2015
Messages
45
Reaction score
9
Boa noite moçada. Nesse feriadão pretendo tentar fazer uma ruivinha e gostaria da opinião e críticas de vocês sobre a minha receita.

A minha leva vai ser de 40 litros levando:

9.5 kg (88.8%) de PaleMalt, Maris Otter.
0.8 kg (7.5%) de Caraaroma, Weyermann.
0.4 Kg (3.7%) de Carared, Weyermann.

Mostrura: Aquecer 38 litros de água até 73,6ºc, adicionar os grãos e manter a 68ºc até a conversão total (estimo 40 minutos). Depois disso partir para MashOut a 77ºc durante 10 minutos.

ReCircular de 10 a 15 minutos.

FlySparge com 28 litros de água a 77ºc

Fervura:
25g summit a 60`
25g summit a 10`
20g cascade a 10`

Fermento:
4 pacotes de US-05 devidamente hidratado.

Fermentação:
Primária: 7 dias a 18ºc
Secundária: 10 dias a 20ºc
Cold Crash: 4 dias a 0ºc

Carbonatação: Garrafa com 2.5vol de co2 = 5.5 g/l de açúcar

Resultados esperados:
OG est: 1.055
SG est: 1.013
ABV est: 5.4%
Amargor: 34.3 IBU
Cor: 32.4 EBC.

Busco uma cerveja com as características do malte. Opiniões são bem vindas, Abraço.
 
Eu trocaria esse Carared(que é equivalente a um malte caramelo de uns 20L) por algo em torno de 40L-60L, qualquer um dos Caramunichs seria legal se vc curte a Weyermann, e inverteria as quantidades do Caraaroma com esse(quero dizer: 0.4kg Caraaroma e 0.8kg Caramunich 1, 2 ou 3).

Pelo que li sobre o estilo, maltes caramelo menores que 30L dão um gosto mais doce sem dar muita característica de caramelo, se você souber inglês(ou quiser brincar com tradutor hehe) recomendo muito os artigos da Brew Your Own sobre estilos, sempre que vou fazer um estilo que nunca fiz antes dou uma olhada neles. Pra American Amber Ale eles tem esses dois artigos legais:

http://byo.com/mead/item/126-american-amber-style-profile

http://byo.com/hops/item/124-amber-ale-and-american-pale-ale-style-of-the-month
 
Eu trocaria esse Carared(que é equivalente a um malte caramelo de uns 20L) por algo em torno de 40L-60L, qualquer um dos Caramunichs seria legal se vc curte a Weyermann, e inverteria as quantidades do Caraaroma com esse(quero dizer: 0.4kg Caraaroma e 0.8kg Caramunich 1, 2 ou 3).

Pelo que li sobre o estilo, maltes caramelo menores que 30L dão um gosto mais doce sem dar muita característica de caramelo, se você souber inglês(ou quiser brincar com tradutor hehe) recomendo muito os artigos da Brew Your Own sobre estilos, sempre que vou fazer um estilo que nunca fiz antes dou uma olhada neles. Pra American Amber Ale eles tem esses dois artigos legais:

http://byo.com/mead/item/126-american-amber-style-profile

http://byo.com/hops/item/124-amber-ale-and-american-pale-ale-style-of-the-month
Bacana, essa é a minha quarta brassagem e primeira amber. Pra mim que está aprendendo sobre estilos, a sua indicação vai ser uma excelente fonte.

A questão não é minha afinidade com o weyerman, é que meu fornecedor trabalha só com essa marca de maltes especiais. Sei que para outros maltes o frete não fica caro, o problema é o tempo pois vou fazer nesse feriado de 07/09

Valeu!!
 
Bacana, essa é a minha quarta brassagem e primeira amber. Pra mim que está aprendendo sobre estilos, a sua indicação vai ser uma excelente fonte.

A questão não é minha afinidade com o weyerman, é que meu fornecedor trabalha só com essa marca de maltes especiais. Sei que para outros maltes o frete não fica caro, o problema é o tempo pois vou fazer esse feriado.

Valeu!!

Sem problemas, qualquer malte caramelo vai servir, eles têm suas diferenças de maltaria pra maltaria mas acredito que tendo a mesma faixa de cor vão ser parecidos o suficiente pra poder usar qualquer um. No caso da weyermann os cara munich são a versão deles variando entre uns 40-60L
 
@Raisoshi , segue feedback da receita.

Quarta leva. 🐗 Animalt - Salamandra >>>. Estilo: American Amber Ale >>> Amargor: 30 IBU 👅 >>> ABV: 6.8% 💀. Experimento de clarificação com gelatina foi um sucesso, ficou com um amber muito satisfatorio. No nariz, caramelo, pouquinho de frutado com notas de frutas amarelas, ameixa ou carambola mas bem sutil. Notas singelas de couro molhado lembrando alguns vinhos. Na boca, muito corpo, muito caramelo, muito dulçor e um after taste prolongado, experiência de mostura a 70°c de proposito 🍻🍻🍻🍻🍻.

Gostei muito, inclusive vou estudar alguns lúpulos para adicionar e tentar inventar uma IPA a partir desta base de malte.

Obrigado pelas dicas pessoas, grande abraço. Segue foto.

uploadfromtaptalk1444784126082.jpg
 
Boa! Embarrilei uma double red ale ontem também, mas a minha é com Challenger(inglês) , agora você me deixou mais na seca ainda pra provar ela! Mas ainda precisa de mais uns dois dias pra carbonatar o suficiente.
 
Boa! Embarrilei uma double red ale ontem também, mas a minha é com Challenger(inglês) , agora você me deixou mais na seca ainda pra provar ela! Mas ainda precisa de mais uns dois dias pra carbonatar o suficiente.
Massa demais, depois poste as considerações. Double Red deve ter ficado bem puxada no álcool heim... Já fez ou pensou em envelhecer em barris de madeira! Imagino essas cervejas com sabor e aroma destacados de malte com a contribuição de um carvalho que envelhecia conhac . Estou buscando adquirir um barril desses da cachacaria leblon para começar os testes. Hehe
 
Hehe, eu tomei um copo ontem meio quente e com pouco gás e fingi que era uma bitter inglêsa hahaha

Gostei bastante, sinto o caramelo, o amargor do lúpulo bem forte mas suave(40.9 IBUs). O álcool senti depois de terminar o copo mas não aparecia tanto, 5.6% ABV, era pra ser uns 6% mas ela terminou em 1.017, queria mais baixa, começou em 1.060. Senti um pouco de gosto de chocolate também, sei lá por que, não usei malte chocolate, só Caramunich I e Caraaroma de especiais, o resto foi 13% Munich II e Pale Malt.

Quando for tomar outra posto uma foto.

Envelhecer em barril de madeira... eu já sou impaciente pra maturação, e essa deixei mais de um mês maturando, quanto mais por em madeira hahaha, mas quem sabe um dia.
 
Hehe, eu tomei um copo ontem meio quente e com pouco gás e fingi que era uma bitter inglêsa hahaha

Gostei bastante, sinto o caramelo, o amargor do lúpulo bem forte mas suave(40.9 IBUs). O álcool senti depois de terminar o copo mas não aparecia tanto, 5.6% ABV, era pra ser uns 6% mas ela terminou em 1.017, queria mais baixa, começou em 1.060. Senti um pouco de gosto de chocolate também, sei lá por que, não usei malte chocolate, só Caramunich I e Caraaroma de especiais, o resto foi 13% Munich II e Pale Malt.

Quando for tomar outra posto uma foto.

Envelhecer em barril de madeira... eu já sou impaciente pra maturação, e essa deixei mais de um mês maturando, quanto mais por em madeira hahaha, mas quem sabe um dia.

Ficou baixa mesmo, mas parece gostosa. Quando vc falou double red já imaginei algo em torno de 9 a 10% ehehe. Pois é, abaixo desse teor alcoólico eu não tenho paciência de maturar em barricas também não, só se for alguma coisa pra concurso. Inclusive se eu já tivesse em mãos iria tentar algo assim para uma Specialty IPA e mandar pro concurso da OLEC de BH ehehe, enfim, emoções para um próximo capítulo kkkkk

Abraço.
 
É, no novo BJCP a Red Ale ficou bem fraquinha... No guia de estilos da AHA também.

No BJCP nem encontrei double red, mas no da AHA tem essa distinção, e tem também Imperial Red Ale que seria tipo isso que você pensou. Eu sei que ficou bem boa haha.
 
Aí Roger! Ficou um avermelhado mais escuro e a espuma já teve um tempo pra baixar, mas tá linda(olhos de pai? Hahaha)
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1445042000745.jpg
    uploadfromtaptalk1445042000745.jpg
    27.2 KB · Views: 91
A foto ficou horrivel, essa tá melhor

Não são apenas os olhos do pai, ficou de fato muito bonita ehehe. Deu sede aqui. A minha Amber Ale agradou tanto a galera, (provavelmente devido ao alto dulçor) que não sobrou nenhum dos 40 litros feito kkkkk.. Essa vou ser obrigado a tentar padronizar e fazer periodicamente, se não vou perder amigos. kkkkkk

Grande abraço e boas brejas.
 
Back
Top