Sugestões fg alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZRoberto

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
113
Reaction score
38
A receita foi uma dubbel
Pilsen 2,300kg
Caramunich 500g
Dark candy syrup d-180 500ml
Bio4 trappist Ale

Temperatura mostura 67

Og 1.065
Fg esperada 1.015
Abv 7%

Já medi alguns dias com densímetro e parou em 1.025

O ibu dessa receita é 14 então se ficar nessa fg vai ficar só o mel

Balancei o balde e até agora nada, to pensando em por um pacote de us05 pra ver se seca

Alguma sugestão ?
To querendo realmente tentar algo pq se ficar assim provavelmente vai ficar muito ruim
 
Isso são dez litros? Usou quanto de fermento? Como aerou?

Um pacote de US-05 provavelmente ajudaria sim.
 
Quanto de fermento usou? fez starter? Eu usei esse fermento numa tripel e atenuou até 1.005, apesar de que tinha um bocado de açúcar no grist.
 
São 10 litros, usei um frasco sem starter, aeração por queda
Já usei esse mesmo fermento dessa mesma forma e atenuou barbaridades, nesse que deu merda
 
São 10 litros, usei um frasco sem starter, aeração por queda
Já usei esse mesmo fermento dessa mesma forma e atenuou barbaridades, nesse que deu merda

A calculadora da 119 bilhões de células recomendadas com o pitch rate de 0.75 bilhões de células por grama/plato.

Geralmente esses tubos vem com 100 bilhões de célula em media, mas dependendo de transporte, armazenamento, tempo até o vencimento... Isso pode cair, vamos chutar 80 bilhões. Isso seria 2/3 do recomendado. E pra essa OG eu usaria na verdade o pitch de 1.0, ou 159 bilhões de células, o que dá metade do pitch rate recomendado.

Aliado a isso vc usou aeração por queda, que não é muito eficiente. A cerveja que você usou um frasco antes era a mesma OG?
 
A calculadora da 119 bilhões de células recomendadas com o pitch rate de 0.75 bilhões de células por grama/plato.

Geralmente esses tubos vem com 100 bilhões de célula em media, mas dependendo de transporte, armazenamento, tempo até o vencimento... Isso pode cair, vamos chutar 80 bilhões. Isso seria 2/3 do recomendado. E pra essa OG eu usaria na verdade o pitch de 1.0, ou 159 bilhões de células, o que dá metade do pitch rate recomendado.

Aliado a isso vc usou aeração por queda, que não é muito eficiente. A cerveja que você usou um frasco antes era a mesma OG?

Uma era 1.067 outra foi 1.090
Essa de 1.090 fg foi 1.010 nesse mesmo esquema que fiz , então descarto pouca levedura, até porque em 3 horas já tava borbulhando então acho que nã foi isso

Caso resolva tentar por um pacote de us05 , a qual temperatura que inoculo ? Atualmente a cerveja está em 24 graus, abaixo ou jogo assim mesmo

Já vi gente dizendo que jogou açúcar invertido e que isso acordou a levedura e secou, procede isso ?
 
Uma era 1.067 outra foi 1.090
Essa de 1.090 fg foi 1.010 nesse mesmo esquema que fiz , então descarto pouca levedura, até porque em 3 horas já tava borbulhando então acho que nã foi isso

Caso resolva tentar por um pacote de us05 , a qual temperatura que inoculo ? Atualmente a cerveja está em 24 graus, abaixo ou jogo assim mesmo

Já vi gente dizendo que jogou açúcar invertido e que isso acordou a levedura e secou, procede isso ?

Apesar do pitching rate não estar adequado provavelmente não foi isso.
Com uma carga alta de caramunich e fazendo a mosturação a 67 graus não acho que chegaria a 1.014.

Se tu colocar açucar invertido não vai "acordar" as leveduras, o que vai acontecer é que a levedura vai converter aquele açucar em alcool e a tua cerveja vai ficar um pouco mais equilibrada, porém ja tem bastante candy sugar na receita então eu não recomendaria isto.

O uso do US-05 provavelmente não faria muita diferença já que a atenuação dele é semelhante ao do trappist ale que tu usaste, acho que a melhor solução seria inocular um fermento de champagne ou fazer mais 10 litros mosturar a 64 e tirar um pouco de caramunich pra secar MUITO e depois misturar as duas levas.
 
Fazer outra leva e misturar não vai dar
Pensei no 05 por ser neutro e não interferir muito no perfil da cerveja, esse pra champanhe Tb é mais neutro ?
E sobre a temperatura pra inocular
 
Eu faço Red Ales com 1060 e poucos frequentemente e mosturo sempre a 68, com uma carga de maltes especiais bem maior, e quase sempre vai a 1014, ou seja, tem algo a mais aí.

O fato é que a aeração tá fraca, e o fato de não fazer um leve starter também não ajuda. É importante lembrar que o fato de ter funcionado antes pode ser um falso-positivo, ou seja, sorte.... em fermentos que sofreram mais no transporte ou algo assim, aí é que uma boa aeração e starter fazem a real diferença.

Abraço,
 
Eu faço Red Ales com 1060 e poucos frequentemente e mosturo sempre a 68, com uma carga de maltes especiais bem maior, e quase sempre vai a 1014, ou seja, tem algo a mais aí.

O fato é que a aeração tá fraca, e o fato de não fazer um leve starter também não ajuda. É importante lembrar que o fato de ter funcionado antes pode ser um falso-positivo, ou seja, sorte.... em fermentos que sofreram mais no transporte ou algo assim, aí é que uma boa aeração e starter fazem a real diferença.

Abraço,

E pra tentar melhorar isso, oq sugere ? Acha boa ideia por mais fermento ?
 
E pra tentar melhorar isso, oq sugere ? Acha boa ideia por mais fermento ?
Nessa cerveja? Sim, é um opção. Pega um fermento neutro como US-05 ou Nottinghan, hidrate, e jogue pra dentro.

Abraço,
 
Back
Top