Sugestão - Receita Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FranciscoDS

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2014
Messages
70
Reaction score
19
Pessoal me sugiram uma receita de Weiss, a receita mais simples e clássica possível.
 
A mais simples possível é:

50% malte pilsen
50% malte de trigo
lúpulo Saaz (15 IBU)
fermento wb06

Brassagem:

20 min. 50º
60 min. 65º
8 min. 78º
 
quantas gramas de lúpulo? em qual momento?
Não sei calcular pelo IBU.
 
Então meu, aí vai depender de quantos litros vc fizer...

Para 20 litros:

2 kg malte pilsen
2 kg malte de trigo
25 g lúpulo Saaz (60 min)
20 g Saaz (5 min)
fermento wb06

20 min. 50º
60 min. 65º
8 min. 78º
 
Então... essa levedura possui características fenólicas e esterificadas, então é difícil não puxar nem pra cravo nem pra banana. Em temperaturas menores que 22C lembram mais cravo e maiores que 22C mais banana.


Aí vai de gosto pessoal. Eu faria em 22C até finalizar a atenuação. Depois deixaria mais alguns dias em uns 24C e desceria para a maturação.
 
Caros,
comprei um kit para Weiss 20L com as seguintes proporções de maltes e gostaria de saber se o mesmo enquadra-se no estilo clássico ?E qual a finalidade do uso do malte Cara Blond?

56% de malte Pilsen
40 % de malte Wheat
4 % de malt Cara Blond

abçs
Gilberto
 
Gilberto, essa composição de maltes está ok. A maioria das Weizen alemãs usam entre 60 e 70% de trigo, mas qualquer coisa entre 30 e 70% deve produzir uma boa cerveja (na Alemanha uma cerveja precisa de no mínimo 50% de malte de trigo para ser chamada de Weizen).

O Cara Blond serve para realçar o aspecto maltado da cerveja, além de contribuir com corpo, formação e retenção da espuma. Numa Weiss ele também vai dar um pouco de cor.
 
Se tu gostas das clássicas bávaras, essa é uma boa pedida...

55% Malte de trigo escuro (7 SRM)
33% Pilsen
7% Munich 15
5% cara blond

Ela vai ficar com aquela cor mais alaranjada, próximo de uma paulaner, erdinger ou franziskaner.
 
Se tu gostas das clássicas bávaras, essa é uma boa pedida...

55% Malte de trigo escuro (7 SRM)
33% Pilsen
7% Munich 15
5% cara blond

Ela vai ficar com aquela cor mais alaranjada, próximo de uma paulaner, erdinger ou franziskaner.

Feiten
Os lúpulos seriam esses e nessa quantidade?
25 g lúpulo Saaz (60 min)
20 g Saaz (5 min)
 
Back
Top