Sua Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, não lembro o gosto, fiquei bem bebado (só isso já indica que tava tomavel, hehehe). Não tinhamos controle nenhum de densidade, temperatura, nada...por pouco não fizemos uma daquelas receitas que manda usar até fubá. Mas o airlock trabalhou.

Abraço!
 
Ontem fiz minha primeira brassagem, como já faz um bom tempo que venho querendo fazer a cerveja, porém estava sem recur$o$ para fazê-la, tive bastante tempo para estudar e aprender a teoria de como fazer a cerveja. No geral ocorreu tudo bem, fiz a brassagem em 4 horas com o equipamento mais básico possível:

Panela de 7 litros com torneira;
Fermentador de 5 litros;
Grain bag feita com tecido 100% algodão (que não encolhe);
Termômetro digital (não recomendo);

Gastei menos de 200 reais para montar esse kit, incluindo as garrafas e os insumos da primeira brassagem. Nessa brassagem fiz uma IPA, sem densímetro e o único recurso que utilizei foi a tintura de iodo para verificar o término da brassagem (60 minutos em cima). Para o resfriamento coloquei a panela dentro do tanque com bastante gelo e água em volta, deixei o mosto a 25º em quase 10 minutos. Cerca de duas horas depois de ter colocado o mosto no fermentador já havia alguma atividade no borbulhador, mais umas 4 horas depois e já estava saindo uma bolha por segundo. Hoje a atividade diminuiu, já está parecida com a atividade que teve duas depois de colocar o fermento O.O .

Agora eu não faço a mínima ideia se a cerveja está ficando boa ou não, fui experimentando ela conforme fui fazendo, no início da transferência pro fermentador vi que foi um tanto bom de trub, para corrigir isso vi que mesmo com o grain bag compensa fazer uma recirculação e transferir o mosto para outro recipiente, no meu caso as próprias garrafas de água mineral, nas quais comprei a água para fazer a cerveja, e depois então voltar para a panela para a fervura. Até antes de engarrafar o mosto estava bem doce e amargo (foram umas 12 gramas de lúpulo, sendo 5 de amargor ao início e umas 7 gramas de aromático colocado faltando 15 minutos, acho que exagerei um pouco) parecendo um chá mesmo, e um bucado escuro também (um cobre meio amarronzado).

Vamos ver no que vai dar agora, tomara que esse clima doido daqui não atrapalhe a fermentação!!

Não cheguei a tirar muitas fotos do processo :p

001.jpg


002.jpg


003.jpg
 
@Renan
Como ta a fermentação?

@Tópico
Fiz o priming a 5g/L e ta a 5°C, e depois de 5 dias abri a primeira pra testar. Fez até um barulhinho fraco, mas a espuma ta 0. Na verdade a cerveja ta a mesma coisa de antes de engarrafar, só liquido, zero bolhas. Isso é normal?
 
@Renan
Como ta a fermentação?

@Tópico
Fiz o priming a 5g/L e ta a 5°C, e depois de 5 dias abri a primeira pra testar. Fez até um barulhinho fraco, mas a espuma ta 0. Na verdade a cerveja ta a mesma coisa de antes de engarrafar, só liquido, zero bolhas. Isso é normal?

Cara, o problema está na temperatura, 5°C o fermento está inativo e não vai consumir o açúcar do priming. Deixa em temperatura ambiente, ou algo acima de 16-18°C.

Abraço.
 
Cara, o problema está na temperatura, 5°C o fermento está inativo e não vai consumir o açúcar do priming. Deixa em temperatura ambiente, ou algo acima de 16-18°C.

Abraço.

Cara, tem certeza que depois do priming ele nao deve ficar em temperatura de maturação (5°C) ?
 
Depois do priming completo, ou seja, depois que o fermento existente na garrafa consumiu o açúcar, pra gerar o CO2 e carbonatar a cerveja (uns 7-10 dias, mais até dependendo da temperatura, ABV etc).
Pelo que entendi, você colocou o açúcar e, em seguida, colocou as garrafas a 5°C. Se foi assim, essa temperatura inativa o fermento e ele não vai consumir o açúcar do priming, por isso tua cerveja não tem gás.
Se você deixou alguns dias em temperatura ambiente (16-18°C) e depois baixou pra 5°C, ai pode ser problema no priming: quantidade de açúcar, quantidade de células de levedura na cerveja etc...
 
Depois do priming completo, ou seja, depois que o fermento existente na garrafa consumiu o açúcar, pra gerar o CO2 e carbonatar a cerveja (uns 7-10 dias, mais até dependendo da temperatura, ABV etc).
Pelo que entendi, você colocou o açúcar e, em seguida, colocou as garrafas a 5°C. Se foi assim, essa temperatura inativa o fermento e ele não vai consumir o açúcar do priming, por isso tua cerveja não tem gás.
Se você deixou alguns dias em temperatura ambiente (16-18°C) e depois baixou pra 5°C, ai pode ser problema no priming: quantidade de açúcar, quantidade de células de levedura na cerveja etc...

É, de fato engarrafei e já meti 5°C no TIC17. Creio que o problema seja isso. Mais uma semana sem beber essa cerveja, vai ser difícil mas é o jeito. No mais, o brigado pela ajuda, estarei dando o feedback aqui dentro de alguns dias.
 
@Renan
Como ta a fermentação?

A fermentação começou bem forte no primeiro dia depois foi enfraquecendo, mas continuou até ontem agora acabou a atividade no fermentador, como era esperado, no sábado agora devo fazer a transfega para ver se ajuda a clarificar um pouco o trub que foi :p

Mas o melhor de tudo é esse clima alucinado daqui, durante os dias que houve atividade no fermentador a temperatura não ficou abaixo de 30º, quando resolve parar a fermentação começa a chover quase nevando aqui, consequência: a pressão dentro do fermentador baixou tanto que começou a puxar a água do air-lock, precisei dar uma abridinha de leve na tampa do fermentador pra aliviar a baixa pressão lá.
 
Atualizando

A cerveja ficou pronta há 1 semana.
No geral ficou boa, porém acho não carbonatou o suficiente, pois ficou um pouco aguada (cerveja fica aguada quando não carbonata?), e tem quase 0 espuma.
De álcool ela não tem muito como já esperava (FG 1020) mas de sabor ficou boa, apesar de não ter utilizado lúpulo aroma (um amigo disse que é ele que dá o gosto da cerveja, é verdade?).

Coloquei em vermelho pontos de dúvida. Obrigado.
 
talvez mais uns dias de garrafa auxiliem na formação da espuma.

Seu amigo está certo o lúpulo dá sabor na cerveja.
Seu amigo está errado, não é somente o lúpulo que dá sabor na cerveja.
 
Então, na verdade a pessoa que me disse isso é ex-cervejeiro e trabalhou na ambev há muitos anos atras, então não lembra tudo direito.

Ele disse que o que dá o SABOR na cerveja é o LUPULO AROMA. Dando a entender que se eu não utilizei o lupulo aroma, a cerveja nao vai ter gosto. Isso confere? (não usei aroma).
 
todos os produtos que vc usa na brassagem conferem gosto para o produto final, tanto malte quanto lúpulos, e também as especiarias e outros adjuntos.

O lúpulo de aroma dá sabor também e bons sabores, mas imagine uma stout, os sabores diferentes dela tem base nos maltes utilizados.
 
Atualizando

A cerveja ficou pronta há 1 semana.
No geral ficou boa, porém acho não carbonatou o suficiente, pois ficou um pouco aguada (cerveja fica aguada quando não carbonata?), e tem quase 0 espuma.
De álcool ela não tem muito como já esperava (FG 1020) mas de sabor ficou boa, apesar de não ter utilizado lúpulo aroma (um amigo disse que é ele que dá o gosto da cerveja, é verdade?).

Coloquei em vermelho pontos de dúvida. Obrigado.

Cerveja com FG de 1,020 NÃO PODE ESTAR "AGUADA"!!!!
Nenhum lúpulo produz, só sabor, só aroma, cada variedade tem característica predominante, mas não excludente!
 
E ai pessoal, dando uma reavivada nesse tópico, 2 anos já que ninguém escreve aqui. Muitos iniciantes surgiram nesse tempo, contem pra gente como foi sua primeira brassagem e leiam nas mensagens anteriores como foi a de alguns. A minha foi muito engraçada!

Abraço!
 
E ai pessoal, dando uma reavivada nesse tópico, 2 anos já que ninguém escreve aqui. Muitos iniciantes surgiram nesse tempo, contem pra gente como foi sua primeira brassagem e leiam nas mensagens anteriores como foi a de alguns. A minha foi muito engraçada!

Abraço!

Tudo programado para minha primeira brassagem semana que vem.

Aí posto os detalhes aqui.

Abcs
 
E ae galera, blz?

Ontem fiz a primeira brassagem. O equipamento é simples, para usar com BIAB.

Fizemos a mostura com 24L a 68º por 90min (descobri que o malte estava grosso e resolvemos aumentar o tempo), mash out a 78º por 10min e lavei o malte com mais 4L. Na fervura, tinha aproximadamente 28L.

Fervura: 60min com adição única de lúpulo Willamatte a 60min (25 gramas)

Resfriamento: pegamos o "kit seca" que tínhamos comprado aqui em Itu na época da seca e economizamos água. Foram 100L na caixa d'água, ligada a uma bomba com pre-chiller e chiller (ambos de 15m). Resfriamos o mosto de 100ºC para 25ºC em 25min e gastamos 2 sacos de gelo.

Pitching: Mangrove Jacks M44 1 pacote para 20L.

Receita: Blond Ale
4kg malte Pilsen
200g malte carapils (se bem me lembro)
25g lúpulo Willamatte
1pct Mangrove Jacks M44
OG: 1035 (previsão 1047)

Levamos quase 20L para o fermentador e está na geladeira, a 18ºC onde ficará por 15 dias (fermentação e descanso de diacetil). Depois vou baixar bem para clarificar o maximo que conseguir por 1 semana e engarrafar (talvez tenha experiencia embarrilamento já).

Estamos planejando a próxima receita, que será uma IPA (provavelmente single hop).

Abcs
 
Update da primeira brassagem.

Engarramos ontem, depois de 28 dias.

Foram 10 dias de fermentação e 15 dias maturando/clarificando a 1°C (por motivos de logística de tampinhas).
Utilizamos algumas garrafas caçulinha de 300ml, algumas garrafas de 330ml da Sam Adams, umas de 600ml (acho que 2) e umas 6 de 1L da Ambev (que, pela aparencia, pareciam ser de primeira ou segunda usada. Realmente novas). No total, foram 31 garrafas.

FG de 1,011 a 14°C (convertido para 20°C dá 1.010).

Fiz o primming com 7g/L (calculamos por volta de 17L engarrafados).

Como ficou bastante tempo clarificando, estimo que vai mais uns 10 dias carbonatando.

Espero que nenhuma garrafa estoure.

Abcs
 
Galera minha primeira brassagem tive 3 problemas, fiz um vídeo para relatar.
1. Botijão de gás/fogareiro
2. Saco de grãos
3. Resfriamento/chiller
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=2d3Qb9eVl-c"]https://www.youtube.com/watch?v=2d3Qb9eVl-c[/ame]
 
Como muitos, eu fiz minha primeira brassagem de modo totalmente aleatório e buscando, mais que acertar, aprender. Já fazia um tempo que eu queria começar a fazer minha própria cerveja, porém morar em um apartamento pequeno, não ter muita grana para investir em equipamentos e depender de outra pessoa para ajudar no processo atrasavam a vida.

Depois de pesquisar muito, optei por fazer em uma escala realmente pequena. Comprei o equipamento para fazer 5 litros. Assim, não seria vital ter o chiller, poderia arriscar mais sem ter medo de comprometer 20 litros e os insumos ficariam um pouco mais em conta. Mas um dos pontos principais foi a perspectiva de não depender da boa vontade de outra pessoa para poder fazer comigo e a maior facilidade em produzir na minha própria cozinha, com meu fogão mesmo e não precisar de um fogareiro. 5 litros me dá a vantagem também de poder fazer mais vezes, aprimorando minha técnica. Penso em fazer uma brassagem por semana ou a cada 10 dias - estou para comprar o segundo fermentador, ainda tenho só um.

Vou listar os meus problemas durante a produção:

1- Para começar, muitos maltes estavam em falta quando fui comprá-los. Comprei na Lamas, em BH, e acabei substituindo alguns por outros mais ou menos semelhantes. Queria o Maris Otter 2-row de base, por exemplo, mas como não havia precisei comprar Pilsen. Meu desejo era produzir uma Pale Ale bem lupulada. Estou no RJ, mas na Malte & Cia eles não moíam para mim (o moedor estava quebrado e sem prazo para conserto), como um amigo que mora do lado da Lamas vinha para o RJ, pedi para ele passar lá e comprar. Queria realizar logo a brassagem, que eu já vinha postergando há quase um mês, e aceitei substituir os maltes.

2- A temperatura da água estava acima do ideal para colocar o malte. Achei que o malte resfriaria mais do que resfriou. Estava 76 graus, achei que cairia tranquilamente para 70 ou menos ao colocar 1,5kg de malte em 7 litros de água, acabou que ficou com 74. Resolvi esperar com o fogo desligado mas demorava demais para baixar a temperatura: em 15' desceu apenas 1 grau! A alternativa que eu vi foi circular a água, tirando ela do caldeirão pela torneira e adicionando ela novamente. Não sei se isto podia prejudicar a cerveja, mais imaginei que não. Fiz umas 10 vezes, retirando 1 litro e voltando para a panela, quando medi, já estava a 69 graus. Foi quase meia hora com o malte dentro até chegar na temperatura ideal entre 68 e 64. Se este procedimento prejudicar a cerveja, por favor, me informem para eu saber o que posso ter causado na minha bebida.

3- Fiz o teste de iodo depois de uma hora e meia com o malte dentro da panela, passou. Li no fórum que 1h30 é uma medida de segurança, então passei para a fervura. Porém, vacilei e esqueci de lavar os grãos! :(

4- Fiz a fervura com Chinook (amargor, 40', 5g), Amarillo e Saaz para sabor e aroma. Pensando depois, deveria ter utilizado apenas 1 ou 2 lúpulos, já que é a minha primeira e me daria melhor ideia do que cada um fornece para a bebida.

5- Resfriar sem o chiller foi um problema. Gastou muito tempo na panela dentro da pia, porque rapidamente fiquei sem gelo. Com a água apenas, fiquei 2 horas! Da próxima vez, terei uma logística melhor. Ou arrumo o chiller, ou o gelo em grande quantidade. Como ficou tampada, acho que não gerou um problema tão grande. Mas pode ter gerado...

6- Hidratei o fermento, testei com um pouco de açúcar, começou a ter atividade, aguardei uns minutos e lancei no fermentador. O fermentador estava com uns 25 graus, achei que estava ok. E aí vem o grande problema (não bastassem os demais!!): eu ainda não tenho uma geladeira apropriada. Coloquei na minha normal para baixar a temperatura onde seria melhor o fermento começar (era US-05), depois de umas 2 horas eu removi e deixei em temperatura ambiente. Acho que vacilei feio com a fermentação. Ficou mais de 1 dia sem atividade no airlock, estava bem fechada a tampa. Com mais de 30 horas de fermentação, fui tirar a densidade e tinha caído! OG: 1,047. PG (Partial Gravity): 1,032. Ontem um amigo que deve começar a produzir cerveja veio aqui em casa e eu fui mostrar para ele. Aí medi a densidade e tinha caído mais um pouco.

Acho que vai ficar uma porcaria, mas pelo menos vai ser uma cerveja :)

Estou ansioso para produzir as outras, aprendi muito com os meus erros e lendo o fórum.

Acho que deve fermentar até o final de semana agora e depois, quando já houver 2-3 dias sem mudança na densidade, vou maturar. E aí conto o resultado!
 
Como muitos, eu fiz minha primeira brassagem de modo totalmente aleatório e buscando, mais que acertar, aprender. Já fazia um tempo que eu queria começar a fazer minha própria cerveja, porém morar em um apartamento pequeno, não ter muita grana para investir em equipamentos e depender de outra pessoa para ajudar no processo atrasavam a vida.

Depois de pesquisar muito, optei por fazer em uma escala realmente pequena. Comprei o equipamento para fazer 5 litros. Assim, não seria vital ter o chiller, poderia arriscar mais sem ter medo de comprometer 20 litros e os insumos ficariam um pouco mais em conta. Mas um dos pontos principais foi a perspectiva de não depender da boa vontade de outra pessoa para poder fazer comigo e a maior facilidade em produzir na minha própria cozinha, com meu fogão mesmo e não precisar de um fogareiro. 5 litros me dá a vantagem também de poder fazer mais vezes, aprimorando minha técnica. Penso em fazer uma brassagem por semana ou a cada 10 dias - estou para comprar o segundo fermentador, ainda tenho só um.

Vou listar os meus problemas durante a produção:

1- Para começar, muitos maltes estavam em falta quando fui comprá-los. Comprei na Lamas, em BH, e acabei substituindo alguns por outros mais ou menos semelhantes. Queria o Maris Otter 2-row de base, por exemplo, mas como não havia precisei comprar Pilsen. Meu desejo era produzir uma Pale Ale bem lupulada. Estou no RJ, mas na Malte & Cia eles não moíam para mim (o moedor estava quebrado e sem prazo para conserto), como um amigo que mora do lado da Lamas vinha para o RJ, pedi para ele passar lá e comprar. Queria realizar logo a brassagem, que eu já vinha postergando há quase um mês, e aceitei substituir os maltes.

2- A temperatura da água estava acima do ideal para colocar o malte. Achei que o malte resfriaria mais do que resfriou. Estava 76 graus, achei que cairia tranquilamente para 70 ou menos ao colocar 1,5kg de malte em 7 litros de água, acabou que ficou com 74. Resolvi esperar com o fogo desligado mas demorava demais para baixar a temperatura: em 15' desceu apenas 1 grau! A alternativa que eu vi foi circular a água, tirando ela do caldeirão pela torneira e adicionando ela novamente. Não sei se isto podia prejudicar a cerveja, mais imaginei que não. Fiz umas 10 vezes, retirando 1 litro e voltando para a panela, quando medi, já estava a 69 graus. Foi quase meia hora com o malte dentro até chegar na temperatura ideal entre 68 e 64. Se este procedimento prejudicar a cerveja, por favor, me informem para eu saber o que posso ter causado na minha bebida.

3- Fiz o teste de iodo depois de uma hora e meia com o malte dentro da panela, passou. Li no fórum que 1h30 é uma medida de segurança, então passei para a fervura. Porém, vacilei e esqueci de lavar os grãos! :(

4- Fiz a fervura com Chinook (amargor, 40', 5g), Amarillo e Saaz para sabor e aroma. Pensando depois, deveria ter utilizado apenas 1 ou 2 lúpulos, já que é a minha primeira e me daria melhor ideia do que cada um fornece para a bebida.

5- Resfriar sem o chiller foi um problema. Gastou muito tempo na panela dentro da pia, porque rapidamente fiquei sem gelo. Com a água apenas, fiquei 2 horas! Da próxima vez, terei uma logística melhor. Ou arrumo o chiller, ou o gelo em grande quantidade. Como ficou tampada, acho que não gerou um problema tão grande. Mas pode ter gerado...

6- Hidratei o fermento, testei com um pouco de açúcar, começou a ter atividade, aguardei uns minutos e lancei no fermentador. O fermentador estava com uns 25 graus, achei que estava ok. E aí vem o grande problema (não bastassem os demais!!): eu ainda não tenho uma geladeira apropriada. Coloquei na minha normal para baixar a temperatura onde seria melhor o fermento começar (era US-05), depois de umas 2 horas eu removi e deixei em temperatura ambiente. Acho que vacilei feio com a fermentação. Ficou mais de 1 dia sem atividade no airlock, estava bem fechada a tampa. Com mais de 30 horas de fermentação, fui tirar a densidade e tinha caído! OG: 1,047. PG (Partial Gravity): 1,032. Ontem um amigo que deve começar a produzir cerveja veio aqui em casa e eu fui mostrar para ele. Aí medi a densidade e tinha caído mais um pouco.

Acho que vai ficar uma porcaria, mas pelo menos vai ser uma cerveja :)

Estou ansioso para produzir as outras, aprendi muito com os meus erros e lendo o fórum.

Acho que deve fermentar até o final de semana agora e depois, quando já houver 2-3 dias sem mudança na densidade, vou maturar. E aí conto o resultado!

Tranquilo, tudo isso acontece com primeira brassagem e equipamento novo tambem. Agora fazer a proxima e melhorar o processo.
 
Acho que deve fermentar até o final de semana agora e depois, quando já houver 2-3 dias sem mudança na densidade, vou maturar. E aí conto o resultado!

Só uma coisa que eu já aprendi com 1 brassagem e em conversa com outras pessoas que fazem cerveja: não é vc quem vai maturar a cerveja. É a cerveja que vai maturar sua paciencia. :mug::mug:
 
Saude a todos...

Sabado, 23 fiz minha primeira Brassagem... anos protelando, a cozinha levou muito minha dedicação desses anos, mas foi..

praticamento 30 dias estudando e montando o processo. Escolhi uma receita, eu queria algo simples e tradicional: achei essa abaixo na revista how to homebrew..

https://byo.com/hops/item/1523-traditional-ipa-style-of-the-month
Burton’s Best India Pale Ale

(5 gallons, all-grain)

This medium-amber IPA features the Kent Goldings hop. Its aroma is enticing. But be prepared for the puckering power behind 53.5 IBUs. If the hops don’t slow you down, the alcohol eventually will.

Ingredients:

• 10.25 lbs. pale British two-row malt

• 0.5 lb. crystal malt, 40° Lovibond

• 1 lb. cane sugar, to be added at boil

• 6.8 oz. Kent Goldings (5% alpha acid): 2 oz. for 60 min., 1 oz. for 30 min., 1.3 oz. for 15 min., 1 oz. for 5 min., 1 oz. for finish, 0.5 oz. for dry hop in secondary

• Wyeast 1098 (British-style ale yeast) or Wyeast 1968 (London ESB)

Step by Step:

Mash grains at room temperature into 3.5 gal. of water at 161° F to reach a conversion temperature of 150° F for 1 hour. Sparge to collect 6 gal. of wort. As the wort approaches boil, add sugar and stir to dissolve. Boil for 30 min. before making the first hop addition. Add hops as directed at 60, 30, 15, and 5 min. before the end of the boil. A final hop addition wraps up the 90-min. boil just prior to cooling. Cool and aerate the hopped wort to 65° F and add yeast. Ferment at 60° to 65° F until finished. Rack into carboy containing 0.5 oz. of whole leaf hops. Allow to age for a month at 50° to 55° F prior to packaging.

OG = 1.066

FG = 1.007 to 1.012


Resumindo, nao foi facil como o esperado, preparei para 20 L, beersmith bateu informações... mas na pratica cansa..

na brassagem ja complicou. usei meu fogao industrial, 71C, coloquei maltes, e a temperatura subiu pra 78... correria para baixar...

Peguei uma breja, chegou uns amigos, e vamos lavar... demorou uns 40 min so na lavagem.. mas a cor que estava e o aroma me animaram muito..

ferver e as varias adicoes de lupulo me deixou na duvida, mas segui a receita...

na hora de resfriar, caiu ate gelo na fervura.. rezei e continuei..

apos higienizar todo o local com iodophor, duvida quanto a quantidade de fermento, 1 ou 2 pacotes? coloquei um para ver o que rola, ja que a receita pedia tempo demorado de fermentacao e maturação.. nessa hora lembrei no posts do Gounter.. faça e depois corrija e deixe o tempo passar..

geladeira com TIC 17, colado e isolado na lateral, tudo beleza...

noutro dia ja estava bombando o airlock, temperatura da geladeira estava em 10 graus para manter a cerveja em 17..

hoje, 5 dias, nao via atividade e medi a densidade..

OG 1062
FG 1019 de hoje, sabado medirei de novo pra ver se parou nisso

cor e aroma fantastica, forte pegada de lupulo e sei que o aroma de terra tipico da ipa ja pegou, e bem encorpada..


valeu todos do forum, duvidas e respostas ajudaram em tudo nesse processo, e está sendo algo incrivel..
 
Boa noite galera....
Minha primeira ...

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=LkfUgKJfLa8"]https://www.youtube.com/watch?v=LkfUgKJfLa8[/ame]
 
Back
Top