Stir Plante usando LM317

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gibikoski

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
84
Reaction score
24
Pesquisando em diversos forums cervejeiro e DYIs, percebi que a maioria dos stir plates utilizam um potenciômetro comum (resistor variável) ligado entre uma fonte 12V e um ventilador/cooler 12V (esses de PC), assim variando a resistência, varia a tensão e, consequentemente, a rotação do ventilador/fan. Porém esses ventiladores/coolers de computadores operam na faixa de 100-150mA (0,1-0,15A) e com alimentação de 12V, a potencia dissipada no potenciômetro é de 1,2W (no melhor dos casos):
P = V. I => P = 12 . 0,1 = 1,2W

Como esses potenciômetros comerciais são de 0,5W, ai já teríamos um problema. Se somarmos a isso o fato de que o circuito permanece ligado por longos períodos (18-24h, ou mais) e se ainda pensarmos que, normalmente, usamos alguma caixa/embalagem de plástico como base, as chances do potenciômetro fritar, derreter tudo na volta e até pegar fogo é grande!

Então pesquisei um pouco mais, encontrei outras formas de controlar a rotação do ventilador/fan e a que me pareceu ter a melhor relação custo x benefício foi esta:
http://diyaudioprojects.com/Technical/Voltage-Regulator/ (Figure 1)
É um regulador de tensão usando LM317 (um CI barato, resistente e muito utilizado). Em vez de utilizar o potenciômetro para variar a tensão diretamente, nesse circuito a variação da tensão é feita pelo LM317, em função da razão entre a resistência fixa e o potenciômetro. A grande vantagem é que potência não é dissipada 100% no potenciômetro, ou seja, ele não vai fritar.

Montei um circuito de testes e gostei muito dos resultados, além de não ter aquecimento, o controle da rotação ficou muito bom.
Segue a lista de materiais que utilizei:
- 1 potenciômetro linear 5KΩ
- 1 knob (botão para girar o potenciômetro)
- 1 resistor 560Ω
- 1 capacitor eletrolítico 1uF
- 1 capacitor cerâmico 0,1uF
- 1 LM317
- 1 chave ON/OFF simples
- 1 ventilador/cooler PC 12V
- 1 fonte DC 12V
- 1 caixa patola (pode ser qualquer outra que caiba o cooler dentro e suporte o erlenmeyer em cima)
- 2 imãs de neodímio (esses de HD)
- placa de fenolite, fios e solda

Em questão de preços a diferença é irrisória, pois o material é praticamente o mesmo, com exceção do LM317 (aprox R$7), resistor e os capacitores (coisa de centavos cada um).

Se alguém tiver alguma dúvida, posso ajudar, dar mais dicas e detalhes sem nenhum problema!
Estou finalizando a montagem final do meu stir plate e quando concluir, pretendo compartilhar algumas fotos.

Abraço.
 
Oi gibikoski,

Fiz uma vez um agitador só com potenciometro, não deu certo.
Depois segui esse projeto:
http://www.rigacci.org.nyud.net/docs/biblio/online/voltreg/fan-regulator/tutorial-full.html
Funcionou, mas depois de uma noite ligado, a velocidade subiu e a regulagem ficou ruim, praticamente liga/desliga, girando o potenciometro, acho que minha fonte tava com uma corrente muito próxima do máximo que o LM317 aguenta.

O que fiz entao foi fazer um novo circuito só que com um LM350, que aguenta até 3A. O preço dele é o dobro, é uns 15 reais, mas funcioa que é uma beleze, fica 3 dias ligados direto sem problema nenhum! O outro ainda funciona, com uma fontezinha de 9V, mas a regulagem ja nao é mais a mesma....

Ah, uma coisa que faltou na sua lista de componentes é o dissipador de calor pro LM317/LM350. É muito necessario. ele esquenta mesmo !!

Abraço
 
Olá Tiago,
Fiz alguns cálculos aproximados de corrente e pelo que lembro, ficaram dentro dos limites de operação do LM317, tanto pra máxima, quanto pra mínima rotação (que é o pior caso).
Como minha dúvida era justamente com o aquecimento, montei tudo em protoboard e deixei o circuito ligado por 3-4h em velocidade máxima e mais 3-4h em velocidade mínima. O LM beirou os 70C, o que é bastante. Como minha caixa/base não é muito grande, posicionei o cooler de maneira a jogar o vento em cima do LM317, ai não tem como ele aquecer. Fiz novos testes e ficou em temperatura ambiente.
Mas foram só testes, ainda não coloquei tudo pra funcionar na prática, então minhas contas podem estar erradas e problemas podem ocorrer hehehe.

De fato, é necessário um dissipador pro LM317! Só não usei porque estou refrigerando com o próprio cooler.
Achei legal a idéia do LM350, ele é mais porradão mesmo e se tiver algum problema com o 317, vou seguir a tua dica e trocar pelo 350 :)

Valeu!
Abraço.
 
O LM317 pode operar com temperatura de junção de até 125°C, então dificilmente precisará de um dissipador para alimentar um ventilador de PC.

A temperatura de junção (ou seja, lá dentro no silício) é levemente maior que a que se pode medir no encapsulamento. Para o LM317 ela aumenta 5°C para cada Watt dissipado pelo CI (isso é especificado no datasheet como resistência térmica da junção para o encapsulamento).
 
gibikoski

Talvez vc nem precise trocar, esse foi meu caso, não lembro qual era a corrente da fonte 12V mas era superior a 1A, talvez 1,5A ou +, daí acabou estourando.. dei essa opção pq as vezes a gente tem um problema e não sabe daonde veio hehehe =)

abraço
 
Estou precisando uma ajuda na construção do stir. Comprei um fan 110v e tentei ligar um regulador tipo dimer para variar a velocidade. É claro que não funcionou , pois a rotação é muito maior do que a ideal e o peixinho fica vibrando no centro ao invés de girar. Como faço para regular a velocidade em uma rotação muito mais baixa? Agradeço a ajuda .
 
Leonardo,
É importante observar se a fan possui algum dispositivo que regula a tensão na entrada e/ou limita o funcionamento em baixas tensões.
Como o controle da rotação é feito pelo controle da queda de tensão na alimentação da fan - quanto mais perto de 110V, maior será a rotação. Se está girando muito rápido, uma das causas possíveis é que a queda de tensão não seja suficiente. Mas existem outras...

Você poderia passar mais informações do dimmer e da fan que você está usando (fabricante, modelo, potência, corrente etc)?
Se tiver um diagrama, exemplo ou descrição das ligações também ajuda.

Só uma ressalva, dimmers normalmente são dimensionados para controlar a intensidade de lâmpadas, nada impede de usar para outras aplicações mas é sempre bom ter bastante atenção com o dimensionamento e especificações de trabalho dos componentes.

Abraço.
 
Resolvi largar de mão o fan de 110v e usar um de 12v com este circuito que vocês sugeriram ( com o L350 ). Mas quando ligo a velocidade continua alta. O que fiz foi adicionar um dimer na entrada, antes da fonte de 9v, para reduzir a alimentação e aí eu consegui chegar nas rotações adequadas. Há algum problema de colocar um dimer antes da fonte?
 
estou aguardando as fotos da montagem, sou muito leigo no assunto mas preciso montar um. abraços
 
Eu não fui tão corajoso assim como meus amigos... comprei o meu pronto... mas quando eu ponho o "peixinho" mais p/ rodar, ele vai p/ o canto... para a barra magnética menor, eu tenho que por um prato em cima... Estou com um Erlenmeyer de 2l!

Obrigado!
 
Pesquisando em diversos forums cervejeiro e DYIs, percebi que a maioria dos stir plates utilizam um potenciômetro comum (resistor variável) ligado entre uma fonte 12V e um ventilador/cooler 12V (esses de PC), assim variando a resistência, varia a tensão e, consequentemente, a rotação do ventilador/fan. Porém esses ventiladores/coolers de computadores operam na faixa de 100-150mA (0,1-0,15A) e com alimentação de 12V, a potencia dissipada no potenciômetro é de 1,2W (no melhor dos casos):
P = V. I => P = 12 . 0,1 = 1,2W

Como esses potenciômetros comerciais são de 0,5W, ai já teríamos um problema. Se somarmos a isso o fato de que o circuito permanece ligado por longos períodos (18-24h, ou mais) e se ainda pensarmos que, normalmente, usamos alguma caixa/embalagem de plástico como base, as chances do potenciômetro fritar, derreter tudo na volta e até pegar fogo é grande!

Então pesquisei um pouco mais, encontrei outras formas de controlar a rotação do ventilador/fan e a que me pareceu ter a melhor relação custo x benefício foi esta:
http://diyaudioprojects.com/Technical/Voltage-Regulator/ (Figure 1)
É um regulador de tensão usando LM317 (um CI barato, resistente e muito utilizado). Em vez de utilizar o potenciômetro para variar a tensão diretamente, nesse circuito a variação da tensão é feita pelo LM317, em função da razão entre a resistência fixa e o potenciômetro. A grande vantagem é que potência não é dissipada 100% no potenciômetro, ou seja, ele não vai fritar.

Montei um circuito de testes e gostei muito dos resultados, além de não ter aquecimento, o controle da rotação ficou muito bom.
Segue a lista de materiais que utilizei:
- 1 potenciômetro linear 5KΩ
- 1 knob (botão para girar o potenciômetro)
- 1 resistor 560Ω
- 1 capacitor eletrolítico 1uF
- 1 capacitor cerâmico 0,1uF
- 1 LM317
- 1 chave ON/OFF simples
- 1 ventilador/cooler PC 12V
- 1 fonte DC 12V
- 1 caixa patola (pode ser qualquer outra que caiba o cooler dentro e suporte o erlenmeyer em cima)
- 2 imãs de neodímio (esses de HD)
- placa de fenolite, fios e solda

Em questão de preços a diferença é irrisória, pois o material é praticamente o mesmo, com exceção do LM317 (aprox R$7), resistor e os capacitores (coisa de centavos cada um).

Se alguém tiver alguma dúvida, posso ajudar, dar mais dicas e detalhes sem nenhum problema!
Estou finalizando a montagem final do meu stir plate e quando concluir, pretendo compartilhar algumas fotos.

Abraço.
Opa! Finalizou a montagem, amigo? Tem como mostrar pra gente?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Eu fiz esse modelo pros amigos aqui da cidade usarem nos seus Agitadores.

A base do circuito é o CI 555, que da uma eficiência muito maior no controle e sem aquecimento algum usado com coolers de PC.
 

Attachments

  • 17855140_632674763593924_4368955520406636111_o.jpg
    17855140_632674763593924_4368955520406636111_o.jpg
    250.6 KB · Views: 91
Eu fiz esse modelo pros amigos aqui da cidade usarem nos seus Agitadores.

A base do circuito é o CI 555, que da uma eficiência muito maior no controle e sem aquecimento algum usado com coolers de PC.
É algo comercial ou você pode compartilhar com o pessoal os detalhes? Tenho interesse

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Back
Top