STC-1000 oscilando a temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Pessoal, alguém já teve ou sabe alguém que teve algum problema parecido com esse?



Do nada o controlador começa a oscilar a leitura da temperatura, aí ele fica ligando e desligando. Já testei com outros 2 termômetros dentro da geladeira, e sempre dá diferença na leitura do STC pros termômetros.
 
já tive algo parecido.

Era a sonda com defeito/curto. Troquei a sonda e parou o problema ...

No meu caso as leituras eram bem absurdas, levando ao congelamento do mosto em fermentação.
 
Pessoal, alguém já teve ou sabe alguém que teve algum problema parecido com esse?




Do nada o controlador começa a oscilar a leitura da temperatura, aí ele fica ligando e desligando. Já testei com outros 2 termômetros dentro da geladeira, e sempre dá diferença na leitura do STC pros termômetros.


Está com cara de problema no sensor de temperatura mesmo, eu começaria trocando ele para investigar a causa
 
Pessoal, alguém já teve ou sabe alguém que teve algum problema parecido com esse?



Do nada o controlador começa a oscilar a leitura da temperatura, aí ele fica ligando e desligando. Já testei com outros 2 termômetros dentro da geladeira, e sempre dá diferença na leitura do STC pros termômetros.


Já vi isso acontecer com outros controladores. Pode ser sensor com defeito, como já disseram, ou pode ser sensor mal posicionado também. No meu caso, corrigi usando um poço termométrico. Você pode verificar o defeito simplesmente deixando o sensor fazer a medição dentro de um copo com agua. Se ficar estável, reveja como está medindo a temperatura da cerveja. Se continuar obtendo variações, troque o sensor como já indicaram.
 
Saberiam me informar onde eu encontro esse sensor para reposição? Enquanto isso vou fazendo o teste no copo com água, e vou testar reconectar o sensor no controlador. Obrigado a todos que responderam.
 
Saberiam me informar onde eu encontro esse sensor para reposição? Enquanto isso vou fazendo o teste no copo com água, e vou testar reconectar o sensor no controlador. Obrigado a todos que responderam.

Até onde eu me lembro, o sensor do TIC-17 deve funcionar no STC-1000, mas não tenho como te dar certeza absoluta disso. Dá uma olhada no mercado livre ou no ali express. Com certeza lá tu acha.
 
Comprei um conjunto de 5 no aliexpress.

5 pcs 1 M Precisão do Sensor de Temperatura Ntc 10 K 1% 3950 Sonda À Prova D' Água

funcionam bem.
 
Sim, há uma pequena diferença nas temperaturas mais baixa e enorme nas mais altas.
Valeu pela correção.
É o que acontece com o meu também. Na faixa de fermentação de Ale até que não dá muita diferença (sempre coloco mais 2 termômetros na geladeira), mas abaixo de 10° a diferença é grande. Tão grande que certa vez estava setado em 8ºC e a cerveja congelou.
 
É o que acontece com o meu também. Na faixa de fermentação de Ale até que não dá muita diferença (sempre coloco mais 2 termômetros na geladeira), mas abaixo de 10° a diferença é grande. Tão grande que certa vez estava setado em 8ºC e a cerveja congelou.
No meu caso, ele não fica "variando", simplesmente a curva dele está distorcida.

Agora já temos a especificação correta, ou seja 15k.
 
Comprei um STC-1000 e o cabo do sensor dele possui apenas 1 metro. Mal chega no fermentador se eu deixar o controlador em cima da geladeira. O ideal era que esse cabo tivesse 1,5m ou 2,0m. Vou trocar esse sensor.

Alguém saberia se o STC-1000 usa Ntc de 10k ou de 15k?
 
Comprei um STC-1000 e o cabo do sensor dele possui apenas 1 metro. Mal chega no fermentador se eu deixar o controlador em cima da geladeira. O ideal era que esse cabo tivesse 1,5m ou 2,0m. Vou trocar esse sensor.

Alguém saberia se o STC-1000 usa Ntc de 10k ou de 15k?
E onde acha para comprar?
 
Sim, paguei U$ 0,50. Pesquisa no eBay ou Aliexpress por:

2m Temperature Sensor Probe Thermistor NTC 10K Thermometers
o STC 1000 usa NTC 15k.

Também comprei 10k e tem diferença de 1.3ºC na faixa dos 16ºC
 
Pessoal, alguém já teve ou sabe alguém que teve algum problema parecido com esse?



Do nada o controlador começa a oscilar a leitura da temperatura, aí ele fica ligando e desligando. Já testei com outros 2 termômetros dentro da geladeira, e sempre dá diferença na leitura do STC pros termômetros.

Tenho um igual ao seu que da o mesmo problema. Troquei o sensor e não adiantou nada. Quando coloquei outro termometro junto com ele e setei a temperatura dele, mesmo ocilando ele mantinha a temperatura correta dentro do fermentador. Sugiro que vc faça o mesmo. Ve se arranja outro termometro e compara.
Quanto ao cabo do sensor, comprei um fio de mesmo numero, e aumentei a sonda em 1,5 metros. Novamente comparei com outro para ver se ia dar diferença mas ficou estavel, entao se sua sonda esta curta aumente o cabo e faça o teste. Se der alguma perda no sensor vai ser de 2 decimos o que não vai afetar seu fermentador.
 
Comprei um STC-1000 e o cabo do sensor dele possui apenas 1 metro. Mal chega no fermentador se eu deixar o controlador em cima da geladeira. O ideal era que esse cabo tivesse 1,5m ou 2,0m. Vou trocar esse sensor.

Alguém saberia se o STC-1000 usa Ntc de 10k ou de 15k?

Desculpe a ignorancia (não entendo nada de eletronica)... Será que não rola de vc soldar um fio de mesma bitola no fio do sensor para fazer esse prolongamento? Assim, pelo menos vc não correria o risco de comprar um sensor com especificação diferente.
 
Não tinha visto o comentário acima falando que dá pra soldar os fios. Enfim... pela experiencia do @Ricardo-Pozza ... eu vi que rola d fazer esse esquema de boa.
 
Tenho um igual ao seu que da o mesmo problema. Troquei o sensor e não adiantou nada. Quando coloquei outro termometro junto com ele e setei a temperatura dele, mesmo ocilando ele mantinha a temperatura correta dentro do fermentador. Sugiro que vc faça o mesmo. Ve se arranja outro termometro e compara.
Quanto ao cabo do sensor, comprei um fio de mesmo numero, e aumentei a sonda em 1,5 metros. Novamente comparei com outro para ver se ia dar diferença mas ficou estavel, entao se sua sonda esta curta aumente o cabo e faça o teste. Se der alguma perda no sensor vai ser de 2 decimos o que não vai afetar seu fermentador.
Eu tenho outros 2 termômetros em paralelo. Na fiaxa de 15~25ºC a difereça é pouca, mas baixou de 10º começa a ficar maior. Cheguei a congelar uma cerveja com o termostato setado em 5ºC, quando fui ver o termômetro que fica junto estava marcando -4ºC.
 
Estou para comprar o STC-1000 pelo menor preço encontrado no mercado.
Depois dos relatos nesse tópico, fiquei na dúvida por causa da diferença de temperatura na medição.
É confiável o controlador? E como vcs fizeram quando encontraram a diferença de outro termômetro para verificar a precisão? Calibraram a histerese com um "range" maior?
 
Back
Top