Sobre sistema filtrante de H2O

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Fala Galera,

No meu processo de fabricação, tenho usado a agua de um filtro de carvão ativado que tenho em casa, porém a vazão é muito pequena e tenho que ficar transportando 50 litros de H2O pois minhas levas são de 30 litros.

Pesquisando sobre filtros, encontrei alguns e dentre eles um que acho ser o melhor, porém, o preço é 380,00 mais 40,00 de frete, este em questão é composto de 03 filtros das seguintes configurações:
1° Estagio: Elemento Filtrante Polipropileno 5 Micras 10"
2° Estagio: Elemento Filtrante Carvão Block 10" 5 Micras
3° Estagio: Elemento Filtrante Polipropileno 1 Micra 10"

Minha duvida é, será que preciso mesmo deste conjunto ou será que somente 01 de carvão ativado, com vazão maior que tenho hoje seria suficiente?

A agua da minha casa é relativamente boa, agua de rua tratada normal, como quase todas as cidades.

Baratovysk
 
Normalmente, o mais recomendado é 1 de partículas, seguido de 2 de carvão ativado. Esse é o setup utilizado por muitas cervejarias.

Abraço,
 
@Guenther, quando você fala 01 de partículas, seria este de 01 micro ou poderia ser de mais micras?

E então o correto seria eu usar realmente 03 elementos.

Baratovysk
 
Cara, não existe regra pra isso... pode ser de 1 micra... menos.. ou mais. A minha eu nem lembro quanto é.

E não é que o CORRETO é usar 3... estou falando que 3 promovem uma EXCELENTE filtragem.... mas também dá pra usar 1 de partículas e 1 de carvão.... ou só um de carvão, etc.

No fim das contas, contanto que passe no mínimo por um filtro de carvão ativado pra remover o cloro e coisas que dão gosto/aroma/cor, já serve. Mais que isso, é gosto do cervejeiro. Eu uso 3.

Abraço,
 
Aproveitando o tópico.

Andei lendo sobre o filtro de osmose reversa, que reduz significativamente a quantidade de íons e deixa a água excelente para cerveja, sendo necessário apenas algumas alterações (adição de cloreto de calcio, gipsita, correção de pH).

Alguém aqui tem experiência com este tipo de filtro? São caros?
 
Aproveitando o tópico.

Andei lendo sobre o filtro de osmose reversa, que reduz significativamente a quantidade de íons e deixa a água excelente para cerveja, sendo necessário apenas algumas alterações (adição de cloreto de calcio, gipsita, correção de pH).

Alguém aqui tem experiência com este tipo de filtro? São caros?

Não conheço, mas tem também aquele filtro de resina deionizadora que faz isso.
 
Tem alguns projetos de aquaristas pra filtro deionizador, com resina mista, ou sequencia de resinas ionicas. A resina em si tem pra vender na internet, só tem que montar o filtro.

Não sei se confere mas uma vez li que esses filtros de osmose reversa comerciais pequenos que tem pra vender não são filtros de osmose reversa mesmo, e sim filtros de resina ionica. Eles são relativamente caros, basta procurar no google.
 
A filtragem de osmose reversa quase que "zera" a água, desmineralizando. A água fica muito mole e acaba por contribuir em diversas reações químicas diferentes que ocorrem quando se usa uma água mineral tradicional. Não sei se isso seria bom ou mal, mas meu instinto diz que uma filtragem mecânica, dessas com elemento filtrante de 1 micra + um filtro de carvão ativado sem fosfato, já estaria de bom tamanho!
 
Back
Top