Como calcular a OG quando executamos a técnica Poligyle?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mauro Costa

Member
Joined
Jun 8, 2021
Messages
13
Reaction score
3
Location
São Paulo
Olá amigos/amigas!
Espero que estejam bem!

Estou na minha quinta brassagem (sim, comecei a pouco tempo) e tenho obtido resultados excelentes até o momento.
Tenho focado em 2 receitas até o momento e tenho gostado muito tanto da Weiss quanto da Witbier que consegui produzir.

Me sinto confortável para experimentar um pouco e partir para uma receita mais complexa e ao mesmo tempo tentar aumentar o volume de cerveja, pois o meu equipamento comporta apenas 5 litros (que no final do envase eu consigo menos de 4 litros na verdade).

Então decidi arriscar e tentar a técnica Poligyle que consiste em fazer duas brassagens no mesmo mosto onde vou produzir uma Pilsner Tcheca (Receita da Brewhome)
Mas tenho dúvida sobre a OG ideal e como calcular ao final da fervura. Alguém tem alguma dica?

Ou será que a OG vai depender da quantidade de água que vou utilizar para diluir o mosto?
Sendo assim será que posso ir diluindo o mosto até chegar na OG aprox. de 1.053?

Obrigado!
 
[ UPDATE ]
Eu fiz uma postagem em outra parte do fórum e por algum motivo meu post foi para aprovação e está a dias por lá.
Já fiz a cerveja seguindo a técnica Poligyle, e tirando o tempo super longo de brassagem (2:30hr) o restante foi muito tranquilo.

Tenho um equipamento para 5 litros e a minha intenção era produzir algo em torno de 9 litros ou chegar próximo desse volume. Então vou deixar aqui o resumo.

[ Resumo dos processos ]
- Temperatura: 66 C por 1:15hr em cada brassagem (total 2:30hr de brassagem). Subi apenas para 72 C no final da primeira brassagem para adicionar a segunda parte do malte.
- Volume de água do primeiro mostro: 4,5Lts + 1L lavagem do malte no final da brassagem (vou falar dessa lavagem curta ainda nesse post).
- Volume de água do segundo mostro: Aproximadamente 5Lts + 2,5Lts lavagem (capacidade máxima da minha panela).
- Não fiz recirculação.
- Fervura por 1hr (volto a falar da fervura ainda nesse post).
- Não tenho chiller, portanto deixei descansar/esfriar até o dia seguinte (no-chill).
- Hidratei a levedura em água mineral. Fervi a água antes e resfriei até 18 C.
- Inoculei a levedura com o mosto a 20 C. No começo da noite a temperatura já estava em 13 C e depois se manteve em 12 C).

[ Considerações pessoais ]
Todo o processo foi um aprendizado enorme. Eu gosto muito de pesquisar antes de fazer as brassagens e encontrei pouco material sobre esta técnica, mas resolvi arriscar assim mesmo e gostei muito do resultado final.
-> Sobre a primeira lavagem: Fiz uma lavagem curta pois não sabia se ao adicionar o segundo malte eu iria exceder o volume da panela (7,5L). Sendo assim usei apenas 1L na lavagem, mas certamente poderia ter sido 1,5L. Na próxima eu farei uma lavagem com 2Lts e adicionarei somente 1L, depois de adicionar o segundo malte eu adiciono mais conforme a capacidade.
-> Sobre a fervura: Não fiz uma fervura rigorosa com fogo intenso, preferi manter o fogo controlado mas ainda fazendo com que o mosto pudesse ferver. Minha intenção era ter o máximo de volume ao final da brassagem. Mesmo assim eu tive 5,8Lts de mosto ao final de 1hr de fervura. Na próxima eu vou reduzir a fervura para 30-45 mins no máximo.

Retirei e resfriei uma amostra e obtive uma OG de 1072 (achei que foi bem alta para uma Pilsner). E sabia que a minha OG final deveria ser de aprox. 1053, porém eu não sabia qual seria o volume de água que deveria acrescentar.
E como não encontrei nada a respeito dessa estapa, resolvi fazer o processo de correção de densidade normal seguindo a fórmula Cinicial x Vinicial = Cfinal x Vfinal. No meu caso ficou assim.

Cinicial: 72
Vinicial: 5,8
Cfinal: 53
Vfina
l:?

Ou seja:
72 x 5,8 = 53x
417,6 = 53x
x = 417,6/53
x = 7,88

Sendo assim meu volume final deveria ser de 7,88Lts e eu deveria adicionar mais 2Lts no mosto para atingir a OG de 1053.
Mas não deu certo pq mesmo adicionando 2Lts a OG ainda ficou em 1059 e eu estava cansado acabei arredondando tudo e coloquei mais 1,2Lts pra ficar com 9Lts de mosto no final das contas.

É isso, achei importante deixar o registro para quem se interessar na técnica no futuro. Agora só tenho que ter paciência pq essa vai demorar bastante pra ficar pronta, e então volto aqui e deixo as minhas impressões.
Abraço e boas brassagens!
 
Vc mediu a densidade da agua antes de fazer a diluição? E homogeneizou bem antes de fazer a nova medição?
Pelo meus cálculos a densidade da sua água estava em 0,9979

Não fiz essa medição da água no início... mas vou anotar pra fazer na próxima brassagem. Boa idéia!
Sim, procurei homogeneizar antes de retirar uma amostra e medir.

Obrigado!!
 
Apenas pra registro, hoje a FG está em 1011 então já vou partir para a curva diacetil elevando a temperatura até uns 15C por 2 dias.
depois vou maturar a 7-8C (é o máximo que consigo) e vou adicionar o spindasol pois tenho muitas partículas suspensas ainda.
 
Back
Top