Sobre Acido Peracético

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

General

Well-Known Member
Joined
Jul 9, 2015
Messages
94
Reaction score
11
O acido peracético chega a corroer luvas de borracha?

Não aceito muito a ideia de mexer com solução de acido com a mão nua então decidi usar luvas de borracha. A pergunta é sabe se o acido vai corroer a luva.

(não entendo de química então não sei se uma solução de acido para sanitização faz mal para as mãos)
 
Não vai.

E tem mais, ácido peracético é fonte constante de desconhecimento, e digo isso por mim mesmo porque sempre ignorei o mesmo já que só tinha utilizado peracético algumas vezes, e logo depois troquei pra Iodofor, que se mostrou muito mais fácil na dosagem geral.

Ocorre que eu, por ignorância, usava o ácido peracético da Kalikim ao natural, com concentração de 1,8%, quando na verdade a concentração diluída pode ser de 0,01%!!!!!!!

Isso quer dizer que daria pra dosar em torno de 5,56ml de ácido peracético por litro, e essa concentração é super fraca e tranquila para manuseio. Eu, por exemplo, sempre uso 10ml por litro para garantir (o que dá uma concentração de 0,018%) já que o produto pode perder força com o tempo, e mesmo borrifando nas mãos não ocorre nada, pelo menos pra mim.

Abraço,
 
Eu uso ácido peracético direto, nesta mesma concentração do Guenther 10ml por litro com a solução de 1,8% de ácido.

Não uso nenhuma proteção e o único problema é quando tu esta com alguma ferida na mão e a solução cai ali, ardeeeee.
De resto é tranquilo, já respingou até no olho uma vez, lavei na hora com bastante agua e nao deu nada.
 
Sério que pode usar a 0,01%? Sanitiza com eficiência? Qual o tempo de contato pra fazer efeito?

Eu uso a 0,2% (diluo 55,55ml do S302 em 500ml) e tenho por premissa que o tempo de contato é de 10 minutos, ou seja, um saco. Aliás.. usava, pq também passei pro iodo... mas às vezes me deparo com situações (quando brasso com outras pessoas) em que tenho que usar o peracético.
 
Não vai.

E tem mais, ácido peracético é fonte constante de desconhecimento, e digo isso por mim mesmo porque sempre ignorei o mesmo já que só tinha utilizado peracético algumas vezes, e logo depois troquei pra Iodofor, que se mostrou muito mais fácil na dosagem geral.

Ocorre que eu, por ignorância, usava o ácido peracético da Kalikim ao natural, com concentração de 1,8%, quando na verdade a concentração diluída pode ser de 0,01%!!!!!!!

Isso quer dizer que daria pra dosar em torno de 5,56ml de ácido peracético por litro, e essa concentração é super fraca e tranquila para manuseio. Eu, por exemplo, sempre uso 10ml por litro para garantir (o que dá uma concentração de 0,018%) já que o produto pode perder força com o tempo, e mesmo borrifando nas mãos não ocorre nada, pelo menos pra mim.

Abraço,

tb uso 10ml/litro, sem luvas nem nada e nunca tive problemas. Sou tao paranoico que as vezes borrifo na minha própria mao antes de manusear as mangueiras de transferencia para o fermentador
 
Sério que pode usar a 0,01%? Sanitiza com eficiência? Qual o tempo de contato pra fazer efeito?

Eu uso a 0,2% (diluo 55,55ml do S302 em 500ml) e tenho por premissa que o tempo de contato é de 10 minutos, ou seja, um saco. Aliás.. usava, pq também passei pro iodo... mas às vezes me deparo com situações (quando brasso com outras pessoas) em que tenho que usar o peracético.
Aqui tem um dos melhores artigos técnicos que já vi, pois tem informação objetiva, e é de fácil compreensão para a maioria: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-41522005000200004&script=sci_arttext

Especificamente:
"Baldry & French (1989) obtiveram que 25 mg/L de ácido peracético rapidamente inativou E. coli e S. faecalis resultando em inativações do número de bactérias maiores que 105 (99,999%) em 5 minutos de tempo de contato. Mesmo na presença de grande quantidade de matéria orgânica (meio de cultura), 100mg/L de ácido peracético foi requerido para alcançar 5 log de inativação das bactérias. As concentrações efetivas de ácido peracético contra os bacteriófagos MS2 e Fx174 em água desmineralisada foram de 15 e 30 mg/L respectivamente, resultando em inativações maiores que 4 log (99,99%) em 5 minutos de contato. Na presença de matéria orgânica, aproximadamente 100 mg/L de ácido peracético foi efetivo na inativação dos bacteriófagos. Concentrações maiores de ácido peracético, 750 a 1500 mg/L foram requeridas para obtenção de 99,99% de remoção de Poliovírus em 15 minutos de contato.""

Como referência pra entender ou "enxergar" mais rapidamente as proporções e concentrações, eu sempre gosto de fazer uma tabelinha (assumindo que 100% = 1.000 g/L):


100,00% = 1.000 g/L = 1.000.000 mg/L

1,00% = 10 g/L = 10.000 mg/L

0,10% = 1 g/L = 1.000 mg/L

0,01% = 0,1 g/L = 100 mg/L

0,0025% = 0,025 g/L = 25 mg/L



Ou seja, se vou fazer uma solução de 0,01%, preciso de 100mg de ácido peracético livre por litro de solução. Quanto de ácido peracético tenho em 1ml de um ácido peracético (da Kalykim, por exemplo) de 1,8%?

1 ml X 0,018 = 0,018g = 18mg

Se eu tenho 18mg de ácido peracético em 1 ml de solução original (1,8%), e preciso um total de 100mg pra um litro de sanitizante diluído:

100 / 18 = 5,5555555... = 5,6ml

Ou seja, 5,6ml de ácido peracético original da Kalykim a 1,8%, mais 994,4ml de água = Solução de ácido peracético a 0,01%.

E apesar de 0,01% ser até bem algo comparado com o artigo, eu prefiro usar 10ml por litro porque sei que o ácido peracético vai perdendo concentração/efetividade com o tempo, então prefiro que sobre, e mesmo com 10 ml/L, ele ainda fica bem baixo a ponto de não coçar as mãos, nem cheirar muito forte.

No artigo, fizeram testes entre 5 e 15 minutos.

Abraço,
 
Estou usando o PAC 200. Acho que 1 grama por litro eh o que recomenda a embalagem. Eu falei de corroer porque senti uma irritação no nariz (ta certo que tenho renite) por causa do cheiro. Uso ele tanto pra sanitizar o fermentador, garrafas, etc... e também uso pra limpar o herms a cada vez que uso o equipamento.

Estou quase indo para o Iodofor tambem, me disseram que gasta-se menos e em relacao principalmente com cheiro eh mais agradavel, ja que tem o mesmo cheiro de hospital/farmacia
 
Back
Top