Sistema herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fabiano,

Essas coisas sao de ferro. Como poderei fazer os cortes nelas para colocar os 3 pids ?? em formato quadrado ...??????
 
Eu tentei ir fazendo pequenos furos com furadera e depois ''arrumar'' com ponta montada. Fico uma verdadeira porcaria
 
Galera, primeiramente valeu por todas as infos daqui... agora a coisa ta andando...

Estou com os kegs e conexoes, na semana que vem levo pra fazer as soldas... hoje fui na loja de resistencias e ja encomendei as minhas, porem me veio uma duvida.

Na parte de fora da panela onde vai a resistencia, como eh feito?
Vi umas fotos de uma caixinha tipo caixa de passagem de metal, mas como foi fixada ali? como fizeram a blindagem dela?

A galera que usa resistencias e puder tirar uma foto da parte externa me ajudaria muito...

Obs. Desculpe a falta de acentos, esse teclado gringo eh F*&%!!

Abracos
 
No meu ficou conforme a foto. Se vc der um zoom verá. Eu utilizei fita de auto fusão e depois ainda passei uma fita isolante de quebra (não precisava).
uploadfromtaptalk1409177620973.jpguploadfromtaptalk1409177662111.jpg
 
Blz! Valeu!

Pensei que tinha que ser algo removível, tipo plug ou tomada, para quando for carregar a panela para lavar ou coisa assim...

Valeu, abraço!
 
Pessoal estou com uma dúvida, a bomba de recirculacao no herms somente fica ligada o tempo todo se o termostato for PID? Se não for PID tem que desligar também a bomba? Pelo que entendo, se o termostato não for PID, a bomba tem que parar imediatamente pois ainda vai aquecer mais um pouco. Alguém confirma? Estou com essa dúvida para comprar o termostato. Desde já agradeço!
 
HERMS tem que deixar a bomba ligada 100% do tempo. HERMS que funciona ligando e desligando a bomba, em vez do aquecimento, é quase como não ter controle de temperatura, aquece em demasia uma parte do mosto, etc.... vários problemas.

Você pode até ouvir gente dizendo "nossa, eu faço assim e nunca tive problemas"..... só que a definição de "nunca tive problemas" é algo tão preciso quanto religião.

Abraço,
 
Re-li todo (grande) tópico e algumas dúvidas permanecem:
Por questões de economia/aproveitamento de panelas existentes (no meu caso e de quem vai transformar seu equipamento em um Herms), posso usar uma Panela de água (HLT) grande mas com pouca água durante o aquecimento/recirculação e assim evitar a tal inércia térmica?

Atualmente faço isso, meu HLT é de 26 litros, durante a mostura eu deixo o mínimo de água, apenas para cobrir a serpentina (como se fosse em uma panela pequena).
Minutos antes de iniciar a lavagem vou enchendo lentamente o HLT e aumentando a temperatura. Conforme vou lavando com água a 76 graus, continuo enchendo o pequeno HLT com água fria por cima.

Dessa forma meu HLT pode ser a mesma "panela do herms", pequeno mesmo. Poderia ter uma bóia pra manter o nível que quero, mas controlo facilmente com um olho no termômetro e outro na água enchendo.

Algum problema com isso? ainda não vi ninguém fazer assim.
 
@Rohde, meu primeiro equipamento era assim, usava HLT como panela de aquecimento do HERMS tambem, não é tão incomum assim...

Quanto à inercia térmica, eu acho que ela se refere mais à quantidade de água do que ao tamanho da panela. Aliás, pela lógica uma panela maior com pouca água deveria reter menos o calor do que uma panela pequena com a mesma quantidade de água, por causa da superfície de contato com o metal, que troca mais rapidamente o calor com o ambiente.

Abraço
 
Eu vi um vídeo que o cara coloca uma bomba para recicular a água do HLT pra uniformizar a temperatura.
 
Re-li todo (grande) tópico e algumas dúvidas permanecem:
Por questões de economia/aproveitamento de panelas existentes (no meu caso e de quem vai transformar seu equipamento em um Herms), posso usar uma Panela de água (HLT) grande mas com pouca água durante o aquecimento/recirculação e assim evitar a tal inércia térmica?

Atualmente faço isso, meu HLT é de 26 litros, durante a mostura eu deixo o mínimo de água, apenas para cobrir a serpentina (como se fosse em uma panela pequena).
Minutos antes de iniciar a lavagem vou enchendo lentamente o HLT e aumentando a temperatura. Conforme vou lavando com água a 76 graus, continuo enchendo o pequeno HLT com água fria por cima.

Dessa forma meu HLT pode ser a mesma "panela do herms", pequeno mesmo. Poderia ter uma bóia pra manter o nível que quero, mas controlo facilmente com um olho no termômetro e outro na água enchendo.

Algum problema com isso? ainda não vi ninguém fazer assim.

Não tem PROBLEMA sério com isso.

O problema (e aí entra a minha visão pessoal) é justamente em ter que ficar controlando todos esses pontos que tu citou.... "Minutos antes de iniciar a lavagem vou enchendo lentamente o HLT e aumentando a temperatura. Conforme vou lavando com água a 76 graus, continuo enchendo o pequeno HLT com água fria por cima."

Na minha visão pessoal, ter que ficar na volta do equipamento controlando isso e aquilo... faz perder totalmente o sentido de usar HERMS.

Exemplo disso? Bom, quando eu faço cerveja num dos meus equipamentos de 30 litros, com 3 panelas, eu fico recirculando durante a rampa de mash-out, enquanto o HLT fica ali pronto com a temperatura correta, sem ter que ficar cuidando volume nem nada, no máximo uma correção pequena de temperatura.

Ou seja, notou que tu precisa ficar na volta das panelas tanto quanto eu utilizando um equipamento completamente manual?

Pra mim, esse é o ponto.... se um sistema "automatizado" precisa da minha atenção tanto quanto um sistema manual, ele perde completamente o sentido, pois automatização pra mim só faz sentido se diminuir trabalho substancialmente, ou se fazer com que eu não precise ficar atento às panelas durante alguma etapa.

Abraço,
 
Last edited:
Senhores,

estou com uma duvida com relação ao whirlpool.. No caso feito com bomba..
Estava dando uma olhada e vejo que tem gente que usa fazendo o mosto retornar por cima e outros por baixo da panela. Tem diferença nisso? A chugger consegue fazer bem esse whirlpool?

Outra dúvida, esse fundo falso funciona bem?
http://www.aliexpress.com/item/11-3-4-Sanke-Contoured-Stainless-False-Bottom-with-3-8-O-D-tube-all-grain/1653412729.html

Por fim, alguém usa o herms com bomba na fervura também? Fazendo a homogeneização e como isso ocorreria pela entrada do whirlpool, o mesmo já estaria sendo feito durante toda a fervura.. É possível ou iria atrapalhar o lúpulo de fazer sua mágica??
 
Senhores,

estou com uma duvida com relação ao whirlpool.. No caso feito com bomba..
Estava dando uma olhada e vejo que tem gente que usa fazendo o mosto retornar por cima e outros por baixo da panela. Tem diferença nisso? A chugger consegue fazer bem esse whirlpool?

Outra dúvida, esse fundo falso funciona bem?
http://www.aliexpress.com/item/11-3-4-Sanke-Contoured-Stainless-False-Bottom-with-3-8-O-D-tube-all-grain/1653412729.html

Por fim, alguém usa o herms com bomba na fervura também? Fazendo a homogeneização e como isso ocorreria pela entrada do whirlpool, o mesmo já estaria sendo feito durante toda a fervura.. É possível ou iria atrapalhar o lúpulo de fazer sua mágica??

Cara, uso chugger pra fazer whirpool em 40 litros e é muito tranquilo... acredito que aguentaria fazer em levas maiores inclusive.

Existe um outro tópico no fórum, sobre whirpool mesmo, em que se fala sobre retornar em baixo ou em cima. O recomendado é em baixo, porque forma um cone melhor.

Sobre deixar a bomba ligada durante a fervura pra homogeneizar, acho que é uma ideia bastante ruim, vai gastar energia na bomba e perder muito calor, por estar recirculando, sem ter vantagem nenhuma ao fazer isso.
 
Bom dia a todos.


Guenther, vc poderia colocar as especificações do teu equipamento para produção de 30l? Tamanho das panelas, resistencias, controladores utilizados...? Li todo o tópico e não achei nada sobre....
 
Estou com algumas dúvidas para montar um HERMS de 100L:

1) Pretendo ter uma "panelinha" exclusiva para o HERMS. No caso de 100L, de quanto tem que ser essa panela? E de quantos metros precisaria ter a serpentina? Algo tipo 10L com uma serpentina de 15m?

2) Padrozinar tudo em 1/2" é uma boa para 100L ou seria melhor 3/4"?

3) Pretendo utilizar duas Chugger. Aquela "normal" com vazão de 20 e poucos litros/min dá ou tem que ser a nova com maior vazão?

Obrigado.
 
Estou com algumas dúvidas para montar um HERMS de 100L:

1) Pretendo ter uma "panelinha" exclusiva para o HERMS. No caso de 100L, de quanto tem que ser essa panela? E de quantos metros precisaria ter a serpentina? Algo tipo 10L com uma serpentina de 15m?

2) Padrozinar tudo em 1/2" é uma boa para 100L ou seria melhor 3/4"?

3) Pretendo utilizar duas Chugger. Aquela "normal" com vazão de 20 e poucos litros/min dá ou tem que ser a nova com maior vazão?

Obrigado.


1) Acho melhor olhares a serpetina primeiro, acho que 10metros é o suficiente, tendo a serpentina tu ve qual a menor panela que ira caber junto com a resistencia.

2) A chugger é 1/2" né? se sim, não tem porque colocares uma bitola maior, a vazão não irá aumentar.

3) Se não irá fazer whirpool com a bomba da tranquilo.
 
Boa Noite Pessoal, alguem teria um projeto para me enviar, sou novo e gostaria de montar um sistema herms.
Desde já agradeço.
 
Boa Noite Pessoal, alguem teria um projeto para me enviar, sou novo e gostaria de montar um sistema herms.
Desde já agradeço.
Ivis, sinceramente, esquece.

O que você precisa saber pra montar um sistema HERMS é estudar o que você não entende pra construir um da sua cabeça. Se não sabe o que precisa pra montar um HERMS, é porque ainda não entendeu o sistema, nem pesquisou o suficiente.

Todos os dias eu recebo pedidos de "por favor, me mande um esquemático elétrico pra montar um HERMS ou RIMS".

A questão é... pra que eu vou fazer um esquemático elétrico disso?

Quando eu comecei a fazer cerveja, era quase zero em tudo isso, aí eu pensei........ veja como funciona minha lógica de raciocínio:

- Quero usar uma panela com resistência elétrica.
- Que potência de resistência preciso? Não sei. O que fazer? Estudar termodinâmica e tabelas de aquecimento de líquido relacionando tempo / aquecimento / potência / BTU hora, etc.
- Beleza, agora sei que preciso de uns 3000 watts pra aquecer X panela.
- Que tipo de fio eu preciso? Não sei. O que fazer? Descobrir como se calcula bitola de fio. Fui estudar como se calcula isso, e descobri que vai de acordo com amperagem (essencialmente) e outras parâmetros, mas essencialmente, pra curtas distâncias, amperagem.
- Beleza, como calculo amperagem? Não sei. Fui estudar elétrica... o que é tensão, corrente, potência, etc.
- Beleza.... agora sei como se calcula amperagem.

E assim vai.........

Agora que diz....... que tipo de esquemático precisa pra fazer esse tipo de coisa? Nada. Basta ir estudando e ir aprendendo.

Grande parte do prazer é justamente o aprendizado.......... por isso que eu não entendo tanta gente querendo ter um sistema HERMS.... mas quer montar a coisa sem saber a maioria do que está realmente está acontecendo "por baixo dos panos".

Minha recomendação geral é simples........ quer um sistema HERMS e RIMS? Estude tudo que precisa pra montá-lo.... estude elétrica, termodinâmica, eletrônica, etc. Quando souber o suficiente, não vai precisar de desenho algum.... tudo vai parecer absurdamente simples.

Abraço,
 
Eu também pensei que Herms era um sistema pronto, era so construir a partir de uma receita/planta. Ai vi que cada herms tem sua diferença, o meu ficou diferente do que eu estava planejando, mas funciona e essa era a intenção desde o inicio.
 
Quais seriam os prejuízos em não usar um HLT com serpentina, ou seja, não usar o aquecimento indireto, jogando o mosto da panela de mostura para uma segunda e desta para a panela de mostura? Ambas com resistência para controle de temperatura.
Me perdoem se esta pergunta for estupida demais, mas estou iniciando os estudos desse sistema.
grato
 
Quais seriam os prejuízos em não usar um HLT com serpentina, ou seja, não usar o aquecimento indireto, jogando o mosto da panela de mostura para uma segunda e desta para a panela de mostura? Ambas com resistência para controle de temperatura.
Me perdoem se esta pergunta for estupida demais, mas estou iniciando os estudos desse sistema.
grato

Aí não é mais HERMS, seria um RIMS, de forma um pouco diferente do mais comum mas seria.
 
Quais seriam os prejuízos em não usar um HLT com serpentina, ou seja, não usar o aquecimento indireto, jogando o mosto da panela de mostura para uma segunda e desta para a panela de mostura? Ambas com resistência para controle de temperatura.
Me perdoem se esta pergunta for estupida demais, mas estou iniciando os estudos desse sistema.
grato

Eu gostei do Herms pois me da um sensação de segurança vendo que meu mosto nunca encosta em uma resistência e a temperatura sobe devagar, cerca de 1ºC por minuto, esta sempre em contato com a serpentina.
 
Back
Top