Sistema herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lcmpedrosa

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2013
Messages
163
Reaction score
54
Pessoal, só uma sugestão.

Como tem muita gente interessada no sistema HERMS, tem como criarmos um tópico exclusivo sobre o sistema?? Desde projeto completo, fornecedores, análises técnicas sobre a eficiencia do sistema, controladores, etc...??
 
De acordo, pode ser esse tópico mesmo, já com o nome. Eu sou um usuário do HERMS, apesar de ainda não ter conseguido eficiências astronômicas das quais ouço falar, a praticidade e segurança desse sistema são uma beleza.

Meu setup atual foi baseado no setup do Guenther: https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881?banner=pwa só que mais pobre, hehehe.
No lugar de bomba March, eu uso aquela bombinha xing ling (pequena mas bem bacana), as valvulas são comuns e ainda uso no fogareiro. E tbm não uso contrafluxo, então, na valvula onde está ligado ele, no meu ela vai direto pro fermentador. Durante o resfriamento, minha bomba faz o Whirpool constante. Quando atinge a temperatura que quero, apenas fecho a valvula de retorno do Whirpool e abro a valvula do fermentador.

Essa semana fiz uma pequena modificação, mas não testei ainda. Consegui enrolar minha serpentina de mostura (9 metros, 3/8") de forma a caber perfeitamente em uma panela de uns 4 ou 5 litros. Com isso, reduzo a inércia térmica a quase 0 e poderei usar meu ebulidor de 2kw para a mostura.

Na minha proxima brassagem, semana que vem, vou fotografar cada parte do processo e posto tudo aqui.
Abraços!
 
Acho bom um tópico assim, estou querendo montar um Herms, minha dúvida é sobre que bomba usar para recirculação, vi em alguns lugares que aquelas bombas de maquina de lavar podem influenciar no gosto devido a ser de plastico.
Algum já teve este problema?
 
Eu tenho uma bomba de maquina de lavar. Usei muito ela durante um tempo (antes di HERMS) e hoje ela é meu backup. Precisei usar ela uma vez que a xing ling travou, funcionou normalmente. A única questão é na hora de usar durante o resfriamento, como ela não aguenta altas temperaturas, eu deixo dar uma boa resfriada antes de ligar ela. (a xing ling já ligo assim que desligo o fogo).
 
Bom Pessoal, então começamos. Eu comprei a bomba do link abaixo, a TP40 G3, confesso que ainda nem testei, pois preciso montar o resto das coisas, comecei do final pro inicio do projeto..rs rs...Me pareceu muito robusta, estou com ela parada em casa, até por fim dar andamento no projeto. Agora, fiquei curioso como funcionam aquelas torneiras com válvulas automáticas (do GUNTHER), elas estão ligadas em algum painel de contrôle??? é acionamento na mão mesmo??? eu até vi pra comprar no site ALIEXPRESS.COM (china)..precinho relativamente bom...Mas segue o link da Bomba..

http://www.barconovo.com/busca_avancada_resultado.php
 
Onde posso comprar online resistência para a panela de fervura de baixa densidade, inox blindada, 220v? E também uma bomba para recirculação barata e boa?
 
Pessoal, Segue abaixo o meu projeto HERMS que estou montando atualmente, já possuo a brewstand quero aproveitá-la para não ter que fazer outra. Estou fazendo uns orçamentos na minha região para as panelas em inox, serão 2 de 62l e a de fervura. Quem quiser copiar ou dar dicas sintam-se a vontade. Vou utilizar também 2 bombas de máquina de lavar louça e resistência na HLT.
Segue abaixo meu blog para vocês darem uma moral...rsrsrs

www.agitobier.blogspot.com

No mais é isso.

Abraço a todos.
 

Attachments

  • minha cervejaria.jpg
    minha cervejaria.jpg
    24.3 KB · Views: 2,972
Cara, seu layout vai ficar muito bom. E como elas estão todas em níveis diferentes, voce pode fazer seu sistema com uma bomba só e usar a gravidade, como esse do Guenther: https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881?banner=pwa
O ideal é voce adicionar uma panelinha extra para a serpentina do HERMS, pequena, para reduzir a inércia térmica ao máximo. Eu estou usando uma panela de 5 litros, com uma serpentina de 3/8" com 9m. Hoje vou brassar, dessa vez prometo que vou tirar fotos!
 
Cara, seu layout vai ficar muito bom. E como elas estão todas em níveis diferentes, voce pode fazer seu sistema com uma bomba só e usar a gravidade, como esse do Guenther: https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881?banner=pwa
O ideal é voce adicionar uma panelinha extra para a serpentina do HERMS, pequena, para reduzir a inércia térmica ao máximo. Eu estou usando uma panela de 5 litros, com uma serpentina de 3/8" com 9m. Hoje vou brassar, dessa vez prometo que vou tirar fotos!

Muito bom seu comentário, obrigado. A questão da panelinha é interessante, gostaria de vê-la pra ter uma noção melhor. quando puder manda umas fotos pra gente ver. Segue abaixo o projeto mais detalhado. Abraço!
 

Attachments

  • Minha estrutura.jpg
    Minha estrutura.jpg
    34.2 KB · Views: 2,504
Segue:

p.s.: não sei como adicionar fotos e colocar comentários depois da cada uma, nem adicionar fotos infinitas. Se alguém me ensinar, eu comento passo a passo!
 

Attachments

  • 2014-01-09 21.41.37.jpg
    2014-01-09 21.41.37.jpg
    32.3 KB · Views: 1,499
  • 2014-01-09 21.43.16.jpg
    2014-01-09 21.43.16.jpg
    32.7 KB · Views: 1,469
  • 2014-01-09 22.38.13.jpg
    2014-01-09 22.38.13.jpg
    27.4 KB · Views: 1,335
  • 2014-01-09 22.39.05.jpg
    2014-01-09 22.39.05.jpg
    41.4 KB · Views: 1,431
  • 2014-01-09 22.39.28.jpg
    2014-01-09 22.39.28.jpg
    30.2 KB · Views: 1,335
Cara, só fica um alerta... NÃO use engates rápidos de mangueira de jardim com líquidos quentes, ainda mais com o mosto, ou seja, um alimento. Isso é plástico normal, contamina a cerveja, mesmo que tu não sinta o gosto... contamina.

Abraço!
 
Guenther,


Minha dúvida era justamente essa, tenho visto muita gente utilizando esses engates plásticos e queria saber se aguentam temperaturas mais altas e não contaminam....vc já respondeu.

Abraço!
 
SAC da Tramontina, fabricante deste produto, referente à utilização destas conexões para líquidos a serem usados em alimentos:
"Bom dia Renato,

Agradecemos o contato e a preferência.
Pode ser utilizado, pois tanto o PP quanto o colorante utilizados são atóxicos.

Qualquer dúvida à disposição

Atenciosamente"

Esta resposta foi sem explicar que o líquido em questão estará em alta temperatura. Enviei mais um e-mail ao SAC com mais detalhes.
 
Exatamente. Claro que pra água fria serve, mesmo que seja pra encher uma panela. :)

Agora, pergunte se pode entrar em contato com alimentos em alta temperatura, como numa cervejaria. :)

Abraço!
 
Olá pessoal,

Estou também partindo para a luta para montar meu sistema HERMS, eu já não aguento mais mexer o malte :D

Percebi que não há um consenso de válvulas, mangueiras, conexões, etc a usar, o que é totalmente entendível.

Minha ideia, é começar com um equipamento para pelos menos 40 litros uteis de cerveja, e já tenho uma panela de ~90 litros e uma outra de 44 litros. Inicialmente estou pensando em usar a de 90 para o MLT e a de 44 para HLT. Acho que vai...

Agora em relação a bitola de mangueiras e válvulas, penso em usar tudo de 1/2. Mais especificamente sobre o chiller na HLT acredito que 15 mts seria o suficiente. Só não sei o diâmetro ideal para esse chiller , estou pensando em 3/8 ou no máximo 1/2, pois quanto "menor" melhor a troca, o que vocês acham?

Abs,
Alexandre
 
Use tudo meia polegada. Na minha experiência, é a melhor bitola pois tem pouca chance entupir com grão caso aconteça um imprevisto (e eles acontecem), é uma bitola que normalmente casa com as bombas, e as mangueiras e conexões não são tão caras como as de 3/4.

Os 15 metros da serpentina estão ótimos. Para efeito comparativo, eu usava somente 6m com de serpentina de 1/2" com parede grossa para mosturar em panela de 127 litros com mais de 30kg de malte, e ainda assim tinha bons resultados.

Abraço,
 
Grande Guentter,

Perfeitamente entendido, mas em relação a serpentina da HLT, 1/2 ou 3/8? Acho eu que uma medida menor para troca de calor, o conjunto ficaria com uma eficiente melhor... mas em contrapartida dificultaria as conexões 1/2 com 3/8... o que acha?

Depois das suas ordens de grandeza, eu estive até pensando em deixar essa serpentina um pouco menor, uns 8 mts... :D - Poderia até fazer um estudo "físico" de troca de calor e coisas assim... mas não é minha praia :)

Em relação ao filtro do fundo, o que você acha melhor um fundo falso, bazooka, ou??? Vocês conseguem me passar alguma boa indicação para isso, loja onde podemos encontrar / ou construir?
 
Alexandre eu justamente desisti de usar bitolas diferentes dentro do sistema por esta dificuldade, pressão/vazão diferente, reduções, etc. Concluí que uma possível perda de eficiência de troca de calor seria compensada de algum jeito, e a facilidade de ter tudo em 1/2" compensaria. Usarei 3 serpentinas, todas em alumínio: na panela de troca de calor, como chiller de imersão e numa caixa térmica que usarei como banco de água fria. Tudo em 1/2".
 
Eu tenho um sistema para 60 litros, uso serpentina de 1/2" com 12 metros, acho que é até muito ...

Sobre fundo falso ou bazooka, fundo falso garante uma eficiência maior ... a desvantagem que para panelas muito grandes (127 l) não é fácil encontrar para venda.
 
Ainda sobre os engates, resposta do SAC:

"Bom dia Renato!

Agradecemos pelo contato e preferência! Tanto a parte de engates como a parte de mangueiras suportam uma temperatura máxima 50°, pelo meu conhecimento a indicação desse componentes é voltado para a jardinagem, toda mangueira que seja exposta a essa temperatura a aguá acaba adquirindo um leve gosto característico de borracha.

Obrigado pela atenção."

Não falou nada de contaminar, por isso enviei outra pergunta (sim, sou muito chato).

Meu problema é com o custo de comprar os engates em INOX, por isso comprei estes engates da Tramontina mas ainda não utilizei. Se eu encontrar uma alternativa viável, torneira e mangueira em casa é o que não falta para aproveitar estes engates já comprados. Tem uns engates em latão, mas em toxicidade deve ser pior que este de plástico. Alguém usa algum engate que não seja de INOX?
 
Olha, apesar de eu ser um usuário (jeito feio de falar) de engates de plástico há algum tempo e não ter previsão para sair deles, existem alternativas ao inox sim (eu particularmente tenho raiva desse troço pelo preço que custa no Brasil). Segue:

http://www.ciadacerveja.net/index.php/conexoes/conector-femea-aluminio-1-2.html
http://www.ciadacerveja.net/index.php/conexoes/engate-rapido-de-aluminio-1-2.html

Agora quem não abre mão do trocinho de aço, então os China não uma boa opção:

http://www.aliexpress.com/store/433272
http://www.aliexpress.com/store/1017341

Abraços!
 
Olha, apesar de eu ser um usuário (jeito feio de falar) de engates de plástico há algum tempo e não ter previsão para sair deles, existem alternativas ao inox sim (eu particularmente tenho raiva desse troço pelo preço que custa no Brasil). Segue:

http://www.ciadacerveja.net/index.php/conexoes/conector-femea-aluminio-1-2.html
http://www.ciadacerveja.net/index.php/conexoes/engate-rapido-de-aluminio-1-2.html


Abraços!

Eu tenho usado esses engates de alumínio da Vonder e estou bastante satisfeito. Mas não consigo prender a mangueira de silicone no engate fêmea com a parte rosqueável do engate por conta da espessura da mangueira (tive que usar uma abraçadeira).
 
Hum, interessate, bom saber a marca também, vou dar uma avaliada nesta opção... resta saber se é alumínio que bastaria fazer uma oxidação passiva e se não tem outras substâncias na composição ou no interior dele (acho que só na vedação).

Não conheço a loja, mas o menor preço em uma rápida pesquisa (loja de Curitiba):
http://www.atacadaodasferramentas.c...o-para-mangeira-de-jardim-1-2-alum-nio-vonder

Valeu pela dica!
 
Last edited:
Vonder:

"Bom dia.
Nossos engates são para uso em mangueiras de jardim com temperatura da agua normal, sem aquecimento.
Também não e indicado para transferência de liquido alimentício.
Obrigado"

Mas a verdade é que as panelas de alumínio e as conexões de latão também não são indicados para líquidos alimentícios, né.

EDIT:

Eu: "Não é indicado para uso alimentício nem em temperatura normal?

É que pelo material, como há panelas em alumínio por exemplo, pensei ser possível."

Ele: "Bom dia,
Não indicamos, o modo do alumínio usado em panelas, são produzido de forma diferente.
O Próprio acabamento dos engates e simples de mais, e pode ser liberado substancias.
Obrigado"
 
Last edited:
Panelas de alumínio são apropriadas para alimentos sim.

É meio que um mito isso. Não há comprovação científica que seu correto uso traga problemas à saúde...

O maior problema do alumínio é que, por ser um metal muito macio, ele amassa e risca muito fácil, sendo um potencial depósito de microorganismos indesejados. Uma boa parte de alimentos nós acabamos não levando até a fervura, ou se levamos, ela é muito curta. Isso acaba por não matar tudo o que possa estar lá e trazer algum problema. Como nossa fervura é bem longa, é bem mais provável que não sobre alguma coisa viva dentro da panela.

O latão, pelo que eu vi, desde que não possua chumbo em sua composição e que seja bem tratado, não traz malefícios também.

O ótimo é só usar aço inoxidável pois ele é mais resistente, porém, se vc também não o tratar bem, ele poderá se tornar um depósito de microorganismos da mesma forma que o alumínio.
 
Vonder:

EDIT:

Eu: "Não é indicado para uso alimentício nem em temperatura normal?

É que pelo material, como há panelas em alumínio por exemplo, pensei ser possível."

Ele: "Bom dia,
Não indicamos, o modo do alumínio usado em panelas, são produzido de forma diferente.
O Próprio acabamento dos engates e simples de mais, e pode ser liberado substancias.
Obrigado"


Se o próprio representante da empresa diz que o acabamento dos engates é simples demais, a sua qualidade deve ser péssima.
 
Exatamente.

O ideal ainda é o INOX, é óbvio, mas é mais confiável a resposta da Tramontina que diz que o polipropileno e o colorante utilizados nestes produtos são atóxicos do que na Vonder que disse para não utilizar seus engates para líquidos alimentícios nem na temperatura de trabalho normal pois pode liberar substâncias.
 
Seria o "UV - E Acoplador com Espigão" e dependendo da configuração da panela o "UV - A Adaptador com Rosca Fêmea" ou o "UV - F Adaptador com Rosca Macho", correto?
 
Seria o "UV - E Acoplador com Espigão" e dependendo da configuração da panela o "UV - A Adaptador com Rosca Fêmea" ou o "UV - F Adaptador com Rosca Macho", correto?

Tenho a impressão que o tipo F é mais caro.

Eu talvez usasse o tipo B 1/2 na saída dos registros e o tipo E 1/2 nas mangueiras.

Mas sim da pra usar outra configuração, por isso saber o preço de cada é importante, mas nas cotações que fiz da china o tipo F era 3x mais caro que os demais.
 
eu uso espigao semelhante a este e prendo as mangueiras.

nem da tanto trabalho pra compensar o investimento dos engates rapidos.

espigao-fixo-rosca-macho-14-para-mangueira-de-38-latao_iZ638XvZxXpZ1XfZ50644189-478804411-1.jpgXsZ50644189xIM.jpg
 
Eu também sinceramente nunca consegui ver necessidade de usar engates rápidos. Utilizando espigões e mangueiras de bitola apropriada, não tem erro.

Abraço,
 
PSC. Resposta da Tramontina sobre temperaturas acima de 50 graus.

"Boa-tarde!

Sr. Renato,
antes de mais nada, gostaria de me desculpar pela demora no retorno.

Todos os nossos produtos de irrigação (mangueiras, aspersores e engates) são indicados para temperaturas de até 50°C.
Na temperatura que você mencionou não deverá ocorrer liberação de toxicidade, mas poderá comprometer a vida útil do produto.

Gostaria de frisar que os nossos produtos são indicados para irrigação de jardinagem.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Atenciosamente,

Márcio Zuchi
Escritório Industrial"

Por outro lado, realmente a ideia de simplificar e utilizar espigões também soa interessante.
 
PSC. Resposta da Tramontina sobre temperaturas acima de 50 graus.

"Boa-tarde!

Sr. Renato,
antes de mais nada, gostaria de me desculpar pela demora no retorno.

Todos os nossos produtos de irrigação (mangueiras, aspersores e engates) são indicados para temperaturas de até 50°C.
Na temperatura que você mencionou não deverá ocorrer liberação de toxicidade, mas poderá comprometer a vida útil do produto.

Gostaria de frisar que os nossos produtos são indicados para irrigação de jardinagem.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Atenciosamente,

Márcio Zuchi
Escritório Industrial"

Por outro lado, realmente a ideia de simplificar e utilizar espigões também soa interessante.
Hehehe... tu ainda continua com isso? :)
 
;)

Eu tinha enviado o e-mail para os caras no mesmo dia que comentei aqui, ḿas como responderam só ontem, atualizei aqui também.
 
Me ajudou muito a atualização, pois como eu já tinha comprado 20 pares de engates rápidos desses da tramontina, fico mais tranquilo, kkkkkk. Mas realmente, eles ressecam mais rápido com o trabalho em alta temperatura, teve dois que quebraram na hora de desengatar.

Abraços
 
Me ajudou muito a atualização, pois como eu já tinha comprado 20 pares de engates rápidos desses da tramontina, fico mais tranquilo, kkkkkk. Mas realmente, eles ressecam mais rápido com o trabalho em alta temperatura, teve dois que quebraram na hora de desengatar.

Abraços
Novamente, se usados com líquido quente, esses engates contaminam a cerveja com o material de que são feitos, podem ter certeza disso. Pode não dar gosto, mas contamina.

Por que não usar os espigões e mangueiras de silicone com bitola apropriada? O trabalho pra colocar e tirar as mangueiras é praticamente o mesmo.

Abraço,
 
Novamente, se usados com líquido quente, esses engates contaminam a cerveja com o material de que são feitos, podem ter certeza disso. Pode não dar gosto, mas contamina.

Por que não usar os espigões e mangueiras de silicone com bitola apropriada? O trabalho pra colocar e tirar as mangueiras é praticamente o mesmo.

Abraço,


Planejando meu HERMS, iria de engates rápidos na conexões que entram e saem das panelas de mosturação e fervura (o resto, bomba, chiller, etc, apenas espigão). Pelo motivo de que posso tirá-los com facilidade ao final da brassagem para lavar. Mas, como bom mortal, achei meio absurdo pagar mais de R$100 por um par de engates rápidos de inox.

A facilidade compensa? Tirando a praticidade, eles não acrescentam nada.
 
Back
Top