Sistema herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, agradeço a todos pela colaboração. Seguem as fotos do meu equipamento. Inicialmente comecei com as tradicionais panelas de aluminio e evolui para um HERMS em inox. Muita pesquisa, muitas perguntas e enfim, o resultado.

O meu muito obrigado. Estou orgulhoso desse equipamento e principalmente de vocês, que muito contribuiriam.

Sds,*

Fabiano da Mata uploadfromtaptalk1402176568662.jpguploadfromtaptalk1402176568662.jpguploadfromtaptalk1402176568662.jpguploadfromtaptalk1402176568662.jpguploadfromtaptalk1402176568662.jpg
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1402176583207.jpg
    uploadfromtaptalk1402176583207.jpg
    35 KB · Views: 511
  • uploadfromtaptalk1402176597885.jpg
    uploadfromtaptalk1402176597885.jpg
    31.9 KB · Views: 511
  • uploadfromtaptalk1402176623539.jpg
    uploadfromtaptalk1402176623539.jpg
    38.3 KB · Views: 525
  • uploadfromtaptalk1402176637885.jpg
    uploadfromtaptalk1402176637885.jpg
    36.2 KB · Views: 488
Seguem mais fotos.uploadfromtaptalk1402176695030.jpguploadfromtaptalk1402176695030.jpguploadfromtaptalk1402176695030.jpguploadfromtaptalk1402176695030.jpg
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1402176708619.jpg
    uploadfromtaptalk1402176708619.jpg
    27.8 KB · Views: 460
  • uploadfromtaptalk1402176723333.jpg
    uploadfromtaptalk1402176723333.jpg
    42.1 KB · Views: 505
  • uploadfromtaptalk1402176738294.jpg
    uploadfromtaptalk1402176738294.jpg
    42.2 KB · Views: 442
Fabiano ... show de equipamento heim .....
Tem como mandar foto mais detalhada da sua caixa ali onde esta tudo ligado ?? onde tem o pid e os botoes ?
 
As fotos que tenho aqui são essas. Não é PID, é um TIC-17RGTI mesmo.

uploadfromtaptalk1402271150798.jpguploadfromtaptalk1402271150798.jpg
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1402271172522.jpg
    uploadfromtaptalk1402271172522.jpg
    37.6 KB · Views: 440
Fabiano,

Estou na mesma linha cara.. Tenho equipamento de aluminium e estou planejando meu herms.. Algumas dúvidas:
  • Qual esquema usou para montar o painel?
  • Não tem risco de caramelizar fervendo com resistência?
  • Deu uma espiada no contador de energia para ver se ele estava quase decolando kkk?
  • Qual filtro você está usando? fundo falso, bazooka??
  • Qual foi a eficiência?

Parabéns pelo equipamento! Ficou show!
 
Fabiano,

Estou na mesma linha cara.. Tenho equipamento de aluminium e estou planejando meu herms.. Algumas dúvidas:
  • Qual esquema usou para montar o painel?
  • Não tem risco de caramelizar fervendo com resistência?
  • Deu uma espiada no contador de energia para ver se ele estava quase decolando kkk?
  • Qual filtro você está usando? fundo falso, bazooka??
  • Qual foi a eficiência?

Parabéns pelo equipamento! Ficou show!

Como esquema eu usei um pouco da minha intuição e conhecimento (sou engenheiro químico e lido com esquemas de controle....) mas é um esquema com TIC-17RGTI que tem como corrente máxima 16A. Como a resistência é de 5kW, a corrente é de 22 A. Usei estão um rele de estado solido, onde o controlador aciona o rele, assim a corrente fica baixinha no controlador, deixando o "trabalho sujo" para o rele.

Não percebi diferença nenhuma entre fogareiro e resistência. Usei a regrinha do Guenther de 1000 W/10L para dimensionar a resistência da fervura (5000 W).

Meu sistema elétrico foi dimensionado para aguentar. Fiação exclusiva, tomadas steck de 32A, disjuntores adequados.... Os cálculos me levaram a concluir que nos valores da época (inicio do ano) o custa da energia elétrica sairia até mais barato que o do gás.

Uso fundo falso e a eficiência esta em torno de 70 a 75%.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu comprei de um sr. que ja tinha a serpentina. Foi um achado. Paguei R$ 250 em aprox. 21 m de inox de 1/2". Dividi essa serpentina em uma para o chiller de contrafluxo e o outro para a serpentina da panela de aquecimento de agua do HERMS.
 
Qual o tamanho ideal da serpentina do herms para 50 litros? E para um contra-fluxo?

Pensei em 15 para herms e 20 chiller, mas acho que é muito para chiller, alguem tem ideia?

Att
 
Muito legal o equipamento, parabens.

Tem como mandar uma foto do fundo falso?
Tu que fizestes o fundo falso ou comprou ou mandou fazer...?
 
Como é esse processo de fazer o whirlpool com o chiller? É para resfriar melhor?
 
A gente faz o whirlpool passando a cerveja pelo chiller e retornando para a panela. Assim baixo a temperatura ate uns 35-40°C e ai passo a enviar para o fermentador com vazao reduzida.
 
Pessoal, existe alguma relação entre tamanho da panela do HERMS e da serpentina, acredito que não mas melhor tirar a duvida antes, seguinte o meu MLT é de 44l, a serpentina tem 10 metros ate ai acredito que não tenha problema, mas eu estou querendo usar uma panela exclusiva para a serpentina essa de 12l vejo o pessoal usando a serpentina no HLT. existe algum problema em usar essa em uma panela menor?
.
Abs.
Bruno
 
Como esquema eu usei um pouco da minha intuição e conhecimento (sou engenheiro químico e lido com esquemas de controle....) mas é um esquema com TIC-17RGTI que tem como corrente máxima 16A. Como a resistência é de 5kW, a corrente é de 22 A. Usei estão um rele de estado solido, onde o controlador aciona o rele, assim a corrente fica baixinha no controlador, deixando o "trabalho sujo" para o rele.

Não percebi diferença nenhuma entre fogareiro e resistência. Usei a regrinha do Guenther de 1000 W/10L para dimensionar a resistência da fervura (5000 W).

Meu sistema elétrico foi dimensionado para aguentar. Fiação exclusiva, tomadas steck de 32A, disjuntores adequados.... Os cálculos me levaram a concluir que nos valores da época (inicio do ano) o custa da energia elétrica sairia até mais barato que o do gás.

Uso fundo falso e a eficiência esta em torno de 70 a 75%.

Sds,

Fabiano da Mata





Olá Fabiano,

Como é feita a ligação do TIC 17 ao SSR?

Parabéns pelo equipo.
abçs
Gilberto
 
Salve brothers!
Estou começando a montagem de um sistema Herms nos famosos barris de inox e me surgiram algumas dúvidas que coloco abaixo:

1 - A diferença do Herms para o Hims é apenas no uso da serpentina pelo Herms? se sim a vantagem do Herms seria em um aquecimento mais uniforme do mosto pela serpentina?
2-Uma resistência localizada abaixo do fundo falso com recirculação constante seria um tipo de Hims? Está condição não proporciona também um aquecimento uniforme como na utilização da serpentina no Herms?
3- Posso utilizar tampas no HLT (e/ou Herms tank) e no MLT?
4-Tem alguma vantagem em utilizarmos recirculação no HLT (e/ou Herms Tank), ou a mesma não é necessária?
5 - No caso da utilização de uma serpentina de inox de 1/2 no HLT ou em um Herms Tank, que conexões posso usar para fazer a ligação dela com as conexões de saída e entrada do tanque (barril)?
6 - Qual seria o fluxo ideal de uma recirculação pelo Herms (em L/min.) ?

Por hora estas são minhas dúvidas,
abraços
Gilberto
 
Pessoal estou montando meu HERMS e queria a opnião de vcs.
Quanto ao tamanho das panelas e potencia das resistencias... Está bom ???
Levas de 50L
fervura - caldeirao 50 (94L) resistencia 5000w
HLT - caldeirao 45 (66L) - Resistencia 3000w
Mostura - Caldeirao 45 (66L)
Herms - (caldeirao 20L) - Resistencia 3000w
Serpentina - 15 metros 1/2 de aluminio
 
Pessoal, visando economizar eu tentei montar um esquema HERMS tentando utilizar a panela HERMS para o Boil. A ideia seria tirar a água do herms após o termino do mash e passar para uma panela de sparge e poder usar a panela HERMS como boil (desconectando o chiller da panela de mash). Utilizando desse jeito, apenas uma bomba e uma resistência. O equipamento seria de 50 litros para o Boil.


Tenho algumas dúvidas:

1)Tem problema deixar o chiller dentro da panela durante toda a fervura?
2)Li que se a panela do Herms é muito grande há possibildade de ocorrer muita perda de temperatura, isso é correto?
3)É melhor regular a bomba para que ela pare com a temperatura atingida, ou uma circulação constante não terá tanta perda de temperatura?

Tentei fazer um péssimo esquema pra ilustrar, o que acham?
Obrigado.

ew21ba95j
 
Pessoal, bom dia.

Mais um que está tentando montar um herms e está cheio de dúvidas, vi que o tópico esta parado a algum tempo já, mas se puderem me tirar essa dúvida eu agradeço.

Qual seria a REAL diferença, na pratica, pelo uso dessa 4ª panela? Essa panela que vocês chamam de HERMS, ao invés do sistema tradicional que vemos por ai com 3 panelas.

Valeu, e grande abraço.
 
Pelo que já estudei.. basicmente é para melhorar a eficiência energética e diminuir o tempo para aquecimento.. É muito mais fácil/rapido aquecer 8 litros em uma panela de 10 litros, do que fazer o mesmo em uma panela de 40 litros , por exemplo.. Menor o espaço, menor a perda ..

E também consegue um aquecimento é mais homogêneo em um espaço reduzido.. Evita os gradientes de temperatura..

acho que não falei besteira.. kkk
 
Pessoal, vendo ai os projetos de vcs ..... onde compro esses botões .. leds .. caixa de montagem .. essas coisas ai pra montar a caixa .... e outra dúvida tbm é como fazer o corte pra encaixar as peças ...
Alguem sabe de alguma loja online ????
 
Loja de material elétrico. O resto é furadeira, broca e serra copo. Mão na massa.
 
Olha ai um exemplo... comprei uma caixa de passagem, acho que era de telefone, sei lá, vi o tamanho e gostei... e os botões e coisas assim na Santa Efigênia...
 

Attachments

  • IMG-20140407-WA0007.jpg
    IMG-20140407-WA0007.jpg
    77.4 KB · Views: 434
  • IMG-20140407-WA0009.jpg
    IMG-20140407-WA0009.jpg
    53.7 KB · Views: 410
Olha ai um exemplo... comprei uma caixa de passagem, acho que era de telefone, sei lá, vi o tamanho e gostei... e os botões e coisas assim na Santa Efigênia...

Inspirion, vc não colocou cooler no SSR e ele está fixado na madeira. Não está correndo o risco de botar fogo na sua caixa não?

Os meus SSR esquentam muito a ponto de precisar de ventilador para refrigerar.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Eu não uso ainda um sistema elétrico para aquecimento do mosto/fervura, basicamente criei um sistema com solenoides para controlar a vazão de gás.

Obviamente vejo muito por aqui, qual sistema usar e tal (gas ou eletrico), em números absolutos o elétrico é mais eficiente, mas eu já tinha um fogareiro e era excelente, pra subir a temperatura de 20o C para 70 são apenas alguns minutos e na fervura a mesma coisa... então decidi que pra não perde-los inventar :)

O SSR não esquenta nada, visto que só aciono um simples Relê de 110v.
A fonte de 12v é pra alimentar a bomba (solar project) e os PID que recebi erroneamente em 12v.

Tudo funciona perfeitamente :) só fico um pouco frustado com os medidores de temperatura, são um saco pra você ajustar a temperatura adequadamente.
 
inspirion, ... explica melhor ai como configurar os medidores de temperatura .... estou montando os meus .. bem provavel que passei pelos mesmo problemas que vc haha .. estou montando o meu baseado no seu ... ficou show
 
Massa... Ja comecei a comprar tudo.. Não vejo a hora de começar a usar o Herms..
 
Meu primeiro equipamento já foi Herms, montei com alumínio, latão, cobre, inox e plásticos, rsrs. Nem conheci outros métodos e sempre usei apenas 3 panelas
 

Attachments

  • 2013-10-12-504.jpg
    2013-10-12-504.jpg
    36 KB · Views: 437
Pessoal.... só não confundam HERMS ou RIMS ou seja lá o equipamento automatizado que for com qualidade da cerveja.

Já vi casos de caras que faziam cerveja muito boa.... aí resolveram me imitar, querendo fazer HERMS e tal.... e as cervejas do cara passam a ser ruins.

Qualidade não tem a ver com o quão bom é o equipamento. Qualidade tem a ver com DOMINAR o equipamento que se tem, seja lá o que for, ou descobrir o equipamento que se encaixa melhor para cada perfil de cervejeiro.

Eu uso HERMS... RIMS... etc.... mas faço isso simplesmente pq eu gosto de construir coisas... de automação........ e isso é outro hobby.... não faço isso pra fazer cerveja melhor.

Abraço,
 
Para o pessoal que já tem experiência no uso desse sistema, qual o processo que vocês fazem para a lavagem dos grãos e a eficiência atingida? Digo isso, pois acredito que cada método influenciará de uma forma na eficiência.

Tenho pensado em fazer um teste com o seguinte procedimento para ver a eficiência:

Single mash - adicionar água para a sacarificação a 68°C, recirculando sempre;

Mash-out a 78°C, sempre recirculando.

Drenar completamente.

Adicionar metade da água de lavagem, fazer uma recirculação não longa, drenar novamente;

Adicionar a outra metade, fazer nova recirculação e drenar completamente.

O que acham? Há alguma implicação negativa nesse processo? Alguém já experimentou algo parecido?
 
Algúem tem um link onde é explicado todas as etapas de um sistema Herms simples ?
Estou estudando uma boa configuração deste sistema para iniciar um projeto.
 
Gabriel, depois da mosturação eu dreno tudo para a panela de fervura e vou adicionando a água da lavagem aos poucos, mantendo a o mínimo de água junto com o bagaço, não recirculo mais. Penso que assim eu lave os grãos de fato, se colocar metade da água da lavagem e recircular como tu mencionou, não sei seria mais eficiente.
 

Attachments

  • IMG_2519.jpg
    IMG_2519.jpg
    206.1 KB · Views: 355
Gabriel, depois da mosturação eu dreno tudo para a panela de fervura e vou adicionando a água da lavagem aos poucos, mantendo a o mínimo de água junto com o bagaço, não recirculo mais. Penso que assim eu lave os grãos de fato, se colocar metade da água da lavagem e recircular como tu mencionou, não sei seria mais eficiente.

Fala Rohde,

Obrigado pela resposta. Me diga uma coisa, fazendo deste modo você tem obtido qual eficiência na mosturação?
 
Galera, oque voces estao usando para fazer a caixa de comando??
Fui procurar patola mas era muito caro ... pensei em fazer de madeira mdf ... sera que é tranquilo?? alguem ja montou em madeira??? alguma outra ideia?
 
Back
Top