Sistema herms

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Para controlar a temperatura da brassagem, vcs usam que tipo de termopar? Estou pensando em usar o TIC17RG da Full Gauge com aquele termopar que vem nele mesmo. É possível isso?
 
Para controlar a temperatura da brassagem, vcs usam que tipo de termopar? Estou pensando em usar o TIC17RG da Full Gauge com aquele termopar que vem nele mesmo. É possível isso?

O controlador pode ser sim, mas o termopar não. Acredito que este termopar não aguente temperaturas altas, pelo menos o q tenho aqui e de péssima qualidade, apenas para fermentação mesmo (o meu não é o tic17). O controlador que uso e o REx c100 e termopar do tipo K. igual ao do link abaixo.

http://www.aliexpress.com/item/4-IN...40A-SSR-heat-sink-2m-quality-K/678148141.html
 
Qualquer um da FullGauge pode ser usado pra mosturação, fervura, etc.... eles suportam mais que 100 graus.

Só não pode deixar mergulhado no mosto, a não ser que o fio esteja isolado e só a ponta de inox pra fora, de outra forma, com o tempo, entra líquido no sensor e ele não funciona mais direito.

Abraço,
 
Guenther, e como isolar o cabo, caso queira mergulhar o termopar?
 
Pega uma mangueira de silicone de bitola suficiente para conseguir enviar o sensor e o fio dentro e fazê-lo sair na outra ponta... tipo uns 50cm de mangueira.

Pega um pedaço de 1cm de mangueira de silicone bem fina, com a bitola interna mais fina que o sensor, e que entre bem justo ele, e empurra ela até ficar sobre a divisão do sensor de Inox e início do fio.

Puxe a mangueira mais grossa de volta e coloque-a por cima do pedaço de mangueira mais fina.

Pronto.. tudo vedado sem precisar de cola nem nada mais, e tudo atóxico, deixando só o sensor de inox em contato com o meio onde ele será submerso.

Fica assim: https://plus.google.com/photos/1024...5577057682581928162&oid=102477583039398092855

Abraço,
 
Guenther, naquelas suas fotos ei vi mangueiras de silicone sem braçadeiras. É isso mesmo?
 
Guenther, a lavagem vc faz fly ou batch?
Fernando... hehehe.. tu é o rei das perguntas fracionadas. :)

Sim, faço fly. E só uso braçadeiras quando a pressão é alta e pode fazer escapar a mangueira, o que nesses casos e com bombas March Pump, nunca acontece.

Abraço!
 
Guenther, esse fly é com dispersor ou simplesmente adiciona a agua por algum tubo que circula pelo costado da panela?

PS.: não me iniba. ;)
 
Guenther, esse fly é com dispersor ou simplesmente adiciona a agua por algum tubo que circula pelo costado da panela?

PS.: não me iniba. ;)
Hehehehe....

A água entra pelo mesmo tubo que uso pra circular o mosto durante a mosturação.

E como diriam os Menudos, "não te reprimas!!" :ban:
 
Guenther e demais colegas, mais uma: o que vcs usam para homogeneizar a agua que aquece a serpentina no HERMS? Isso pq se deixar sem agitação no lado da agua, vai criara um gradiente de temperatura e eventualmente aquecer mais do que precisa.
 
Fabiano, no meu caso isso não acontece pois minha panela do HERMS tem apenas 6 litros, não tem espaço para chegar a criar os gradientes de temperatura. A acredito que mesmo quem faz o HERMS no HLT não tenha esse problema também. O mais crítico é a inércia térmica, esse sim acredito ser um problema a se pensar (por causa desse que eu adaptei meu HERMS Kettle para ser o menor possível)

Abraço
 
Pessoas, uma dúvida de iniciante: panelas menores podem limitar a produção de algum estilo de cerveja, como as com OG mais altos?
 
Pessoas, uma dúvida de iniciante: panelas menores podem limitar a produção de algum estilo de cerveja, como as com OG mais altos?
Essa é uma pergunta que não tem a ver com o assunto deste tópico. Crie um novo post com sua dúvida específica, assim isso também pode ajudar a responder as dúvidas de outros que também à tenham, e de forma organizada.

Abraço,
 
Depois que descobri o tal do HERMS, fiquei muito interessado em um sistema onde eu posso passar de um processo a outro somente com abertura e fechamento de válvulas, simplificaria muito a minha vida. Fui lendo a respeito e naturalmente surgiram diversas dúvidas. Muitas foram sanadas aqui neste tópico, por exemplo: Eu tinha bolado um esboço de um sistema HERMS e nele constava uma fase de "recirculação" (que eu faço no meu sistema atual de panela), lendo este tópico já esclareceu que isto é desnecessário justamente por ser todo o tempo recirculando (eu imaginava que a recirculação seria somente nos momentos de aquecer pra manter a temperatura). Outra dúvida que eu tinha e me parece praticamente resolvida é a questão da automação. De qualquer modo as minhas dúvidas seriam:

- Eu me questionava se um sistema desses - que NÃO fosse automatizado - seria de certa forma um pouco inútil. Eu pretendia fazer algo mais "manual" mesmo, mais pela praticidade do sistema de válvulas que eu mencionei. Um HERMS não precisa ser necessariamente automatizado pra valer o esforço, correto?

- O MLT não poderia ser um daqueles coolers? Já que ele não recebe calor direto e isso poderia ajudar a manter mais a temperatura.

- Vi vários sistemas onde o mosto entra por baixo da MLT, teria problema em ser o contrário?

- Alguns sistemas utilizam uma caixinha pra receber o líquido da MLT pra que a bomba não sugue direto dela e compacte a cama de grãos. Isso é realmente necessário?

Eu tirei o sistema de recirculação e a caixinha que mencionei e fiz isso. As bolinhas vermelhas são válvulas e ali onde tem a setinha é a bomba, eu pensei que cada processo eu abriria as seguintes válvulas:

- mash: 1,2
- lavagem: 1,3,4 e abro a válvula de água de sparge que está dentro do HLT e ela cai com a gravidade pro MLT.
- whirlpool: 5,3,4
- resfriamento: 5,3,6

Sou noob nisso e queria saber a opinião de vocês.

Abraço.
Ney
 

Attachments

  • herms.jpg
    herms.jpg
    33.4 KB · Views: 550
Ney, vamos lá, vou dar a minha opinião, visto que uso HERMS. Sobre usar o Cooler, perfeitamente possivel, pois não vai calor direto. Sobre o uso de válvulas sem automação, exige um pouco de atenção, mas é perfeitamente possivel, na verdade o meu era assim até hoje, agora que vou colocar uma resistencia no HERMS Kettle. E falando nisso, indico fortemente voce deixar o HERMS separado do HLT por diversos motivos já explicados no decorrer desse tópico. Uma panelinha pequena (a minha tem 6 litros) já resolve.

Sobre seu desenho, dá uma comparada com o do Guenther: https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881

Fiz o meu baseado nesse, mas como não uso contrafluxo, tenho 3 valvulas de retorno ao inves de 4.

Acho que é isso. O mestre pode dar mais dicas.

Abraço!
 
Tô meio sem tempo agora pra analisar friamente o sistema e desenho, mas caso ninguém mais sane tuas dúvidas, me avise que eu venho aqui e respondo.

Abraço,
 
Estou montando um HLT em um barril de 50 L juntamente com uma resistência que ficará instalada mais baixo possível no barril.

Qual o tamanho legal para uma serpentina? É melhor que as voltas delas sejam juntas ou separadas? Ou isso não influi em nada?

Obrigado a todos.
 
Eu tinha bolado esse esquema baseado na ideia de que a água pra aquecer o mosto seria a mesma do sparge. Vou reformular isso pra incluir a panelinha, ou seja, basicamente ali onde está escrito HLT vai ser o HERMS (só que uma panela menor) e a HLT vou deixar como uma panela independente e só contar com a gravidade.

Meu objetivo é fazer levas de 20 a 30 litros apenas.

Muito obrigado pelas respostas.
Abraço.
 
Estou montando um HLT em um barril de 50 L juntamente com uma resistência que ficará instalada mais baixo possível no barril.

Qual o tamanho legal para uma serpentina? É melhor que as voltas delas sejam juntas ou separadas? Ou isso não influi em nada?

Obrigado a todos.


Leo estou com a mesma dúvida. No meu projeto de 50L, que estou montando agora, usarei três serpentinas, todas de alumínio 1/2":

HERMS - 8m
Chiller imersão: 10m
"Unidade resfriadora" (uma caixa térmica com água e gelo, por onde a água da torneira vai resfriar antes de ir pro chiller: 8m

Acredito que sejam suficientes. No HERMS pensei: será uma panela pequena, de 10L, com resistência de 2000W controlada por controlador. Ou seja, a temperatura estará sempre perto do desejado, e a própria convecção fará com que a água fique em movimento constante dentro do HERMS, não correndo o risco de criar uma pequena camada de água aquecida em torno da serpentina com o resto em menor temperatura.
 
uma dúvida que pode ser besta, mas que me ocorreu há um tempo:

Considerando esse formato em que o herms é uma panelinha à parte do sistema todo, O termostato que ativa ele fica na própria panela ou fica na panela de mosturação?

Tenho a impressão de que seria mais estável se, ao invés de ter 2 termostatos (um no herms e outro na MLT) e ter que ajustar a temperatura da MLT alterando a temperatura do HERMS, a ativação do HERMS fosse feita considerando apenas a temperatura no MLT.

Ou é assim que se faz mesmo?
 
Turma, boa noite.
Estou planejando em investir em um sistema Herms de 100L, que em segundo momento pretendo automatizar com arduino. Então estou pensando em utilizar os seguintes itens:
2 x Caldeirões n60 (125L de 2,5mm de espessura)
1 x Caldeirão de 60L
1 x Caldeirão de 30L
2 x Serpentinas de 1/2" (15m)
1 x Bomba Chugger

Gostei muito do setup proposto pelo Gunther e pretendo me basear plenamente nele e ir incrementando com outras ideias futuras.

Pretendo utilizar queimadores de alta pressão para grandes aquecimentos (como de 24 à 66ºC) e utilizar resistências de 220V para manutenção da temperatura e pequenos aquecimentos. Andei pesquisando, e só encontrei resistências de 5.500W em 220V, e imagino estar no limite para o volume proposto.

Utilizarei sensores DS18b20 em poço termométrico e acopladores óticos com contatores para acionamento das resistências.

Qualquer crítica construtiva é bem vinda.

Desde já agradeço,
 
Last edited:
Serve para isolar o circuito digital (5v) do Arduíno da rede alternada (220v), que suprirá a demanda das resistências e bomba. Assim tem se segurança de manuseio e evita a queima do Arduíno e sensores
 
Complementando, os reles magnéticos fazem isso mecanicamente. Os reles de estado sólido utilizam acopladores oticos
 
O ssr utiliza este componente. O acoplador ótico nada mais é que um led e um foto transistor em um único componente. Toda vez que chega 5v no led, ele excita o transistor, que funciona a como uma chave. Dai VC pode acionar um circuito que liga e desliga a resistencia
 
Deixa eu aproveitar. Descobri que meu controlador Metaltex2438 veio configurado com saída a relé, e não SSR. Meu esquema será o mesmo: circuito de 220V (com duas resistências somando 5000W).

Tem que fazer alguma adaptação? Dá pra usar ele neste esquema de que estamos falando?

Terei ajuda de um eletricista, mas isso exatamente eu preciso já ir sabendo pra ajudar ele também.
 
Pessoal, pensei em usar chiller de INOX dentro da panelinha do HERMS, dentro do qual irá passar o mosto. O que me dizem? Alumínio, cobre ou inox?
 
Eu estou montando outro Herms para mim, agora com barril de inox. Estou colocando tudo em inox, inclusive a serpentina.
 
Estou montando meu projeto e estou com dificuldades de encontrar serpentinas de inox para meu projeto.

Eu estou querendo usar 3/8, e só encontro barras de 6 metros.

Queria saber porque todo mundo usa de 1/2 polegada, qual a grande diferença, na teoria a de 3/8 não teria maior facilidade em absorver e manter a temperatura?

Eu estou focando no projeto do http://www.theelectricbrewery.com/

A única coisa que eu pensei foi em mudar a bitola da serpentina.

Como os preços das serpentinas aqui são meio abusivos, eu pensei até em trazer de fora.

Alguém ai poderia dar dicas de onde encontrar serpentinas de inox 3/8 com 15 metros sem ser um preço abusivo?

E se ajudarem quanto a ideia da bitola seria ótimo também.

Abraço
 
Aqui em BH eu consegui um achado. Tem um sr. no bairro Gloria que me vendou uma serpentina antiga em inox de 1/2" que tinha uns 21 m e era de uma choppeira. Eu consegui dividi-la em duas: uma de 7 m que usei no meu chiller de contrafluxo e outra de uns 13-14 m que vou por no HERMS. detalhe: R$ 250.

Em relação ao diametro, a de 1/2" é quase 80% maior em relação à área de troca térmica quando comparado com uma serpentina de 3/8" de mesmo tamanho.

A seguir a foto do meu chiller apos sua conclusãouploadfromtaptalk1399328101298.jpg. Detalhe: o mosto só tem contato com inox.

SDS,

Fabiano
 
Essa a minha dúvida tambem .. quanto ao tamanho da serpentina ..
Estou com 15 metros de tubo de aluminio 1/2 .... seria legal colocar os 15 metros ou fazer menor ??? farei levas de 50 litros por vez ... estou usando panelas de 68 litros e uma de 90.
15 metros ou menos de serpentina 1/2 ???
 
Aqui em BH eu consegui um achado. Tem um sr. no bairro Gloria que me vendou uma serpentina antiga em inox de 1/2" que tinha uns 21 m e era de uma choppeira. Eu consegui dividi-la em duas: uma de 7 m que usei no meu chiller de contrafluxo e outra de uns 13-14 m que vou por no HERMS. detalhe: R$ 250.

Em relação ao diametro, a de 1/2" é quase 80% maior em relação à área de troca térmica quando comparado com uma serpentina de 3/8" de mesmo tamanho.

A seguir a foto do meu chiller apos sua conclusãoView attachment 113775. Detalhe: o mosto só tem contato com inox.

SDS,

Fabiano

Vcs colocou a mangueira com o tubo já no formato de serpentina? Foi complicado?
 
Quem passou a mangueira na serpentina foi a loja onde comprei a mangueira, mas não me relataram dificuldades.
 
Pessoal, sou novato na fabricação de cerveja, e estou procurando ler bastante para ter um maior conhecimento antes de me aventurar a colocar a mão na massa.

Me interessei bastante pelo sistema Herms, mas não encontrei em nenhum lugar um documento passo a passo, por exemplo:

1. encho a panela X
2. coloco os grãos na panela Y
3. aqueço ....
4. abro a válvula .....

Onde posso encontrar essas informações ?

Abs
 
Pessoal, sou novato na fabricação de cerveja, e estou procurando ler bastante para ter um maior conhecimento antes de me aventurar a colocar a mão na massa.

Me interessei bastante pelo sistema Herms, mas não encontrei em nenhum lugar um documento passo a passo, por exemplo:

1. encho a panela X
2. coloco os grãos na panela Y
3. aqueço ....
4. abro a válvula .....

Onde posso encontrar essas informações ?

Abs

Dá uma pesquisada na net que você acha bastante coisa, em inglês principalmente. Minha referencia foi essa:
https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5773993939924458881

Abraço
 
Pessoal sobre a serpentina de inox eu comprei a minha da chopeira eltz (http://www.chopeiraseltz.com.br/site/content/home/), achei que é desparado o melhor preço do mercado, se não me engano o de 3/8 é 10 reais o metro e o de 1/2 é de 16 reais e eles já enrolam do jeito que tu quiser (com duas saidas pra cima, uma de cada lado,...).


Pessoal, sou novato na fabricação de cerveja, e estou procurando ler bastante para ter um maior conhecimento antes de me aventurar a colocar a mão na massa.

Me interessei bastante pelo sistema Herms, mas não encontrei em nenhum lugar um documento passo a passo, por exemplo:

1. encho a panela X
2. coloco os grãos na panela Y
3. aqueço ....
4. abro a válvula .....

Onde posso encontrar essas informações ?

Abs

Acho que o pessoal não fala muito disso porque não é muito comum novatos começarem por um sistema mais avançado como HERMS E RIMS e sabendo o processo do jeito mais simples ajuda muita para saber no que o HERMS vai te ajudar e como ele vai funcionar. Bom mas vou tentar te explicar.

No caso do sistema HERMS é melhor termos 4 panelas, Hot Liquor Tank (HLT, panela da água para lavagem), Mash Tun (Panela onde será feita a mostura, aonde vão os grãos moidos), Boil Kettle ( panela de fervura ), e a panela do HERMS.

1- Encher as panelas de água HLT, Mash Tun e panela do HERMS.
2- Ligar o sistema herms e programa-lo até a temperatura indicada pelo software que fizeste a receita (normalmente uns 3-4 graus a mais da temperatura de mostura desejada, pois quando adicionado os grãos a temperatura tende a baixar)
3- Colocar o malte moido no Mash Tun.
4- Programar o HERMS para rampa ou rampas necessarias.
5- Transferir o mosto do mash tun para o boil kettle ao mesmo tempo abrir o HLT para fazer a lavagem do bagaço
6- Após fazer toda transferencia ferver, resfriar, aerar, inocular, fermentar, maturar e ser feliz.

Porém o melhor jeito de aprender esta arte é colocando a mão na massa.
 
Back
Top