Sistema HERMS - Fly sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Estou projetando um sistema HERMS e estou com uma dúvida:

- Preciso recircular a água de lavagem?

Ou no momento que eu for adicionando a água adicional já abro a válvula da panela para ir transferindo para a BK?

Se estiver correto o que escrevi acima, não irei mais fazer a clarificação? Ou a clarificação irá ocorre pois durante toda a brassagem circulei o mosto?


Muito obrigado pela ajuda,
 
Paulo, muito obrigado pela resposta.

E quando eu adiciona a água adicional (fly sparge), preciso recircular esta aguá também?
 
Não,

Você já joga a água da lavagem nos grãos e extrai esse líquido que já vai direto pra panela de fervura junto com o mosto, a lavagem é só pra extrair o restante dos açucares que ainda ficam nos grãos.
 
O legal é adicionar a água de sparge devagar, na mesma vazão em que o mosto sai lá por baixo, mantendo o nível de líquido alguns centímetros acima da cama de grãos.

Abraço!
 
Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

O jeito correto de eu controlar a quantidade de água que estou adicionando para lavagem é ir controlando a densidade, certo?

Com isso vou pegar amostras que estão indo para a panela de fervura? Não terei um erro grande de densidade, pois ainda na panela tem muita água?


Obrigado
 
Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

O jeito correto de eu controlar a quantidade de água que estou adicionando para lavagem é ir controlando a densidade, certo?

Com isso vou pegar amostras que estão indo para a panela de fervura? Não terei um erro grande de densidade, pois ainda na panela tem muita água?


Obrigado

Aproveitando, gostaria de tirar uma outra dúvida ... Consigo saber usando o BS qual a densidade que o mosto deverá estar quando todos os açucares forem convertidos (antes de começar o fly sparge)? Assim poderia usar um refratômetro ao invez de ficar fazendo o teste do iodo.
 
Pela minha experiência em hermes, 90 minutos provavelmente terá o máximo da conversão, mede a densidade com o refratómetro e com o tempo vc pega prática para estimar valores. Quanto a Lavagem segue as quantidades de água indicadas pelo beersmith, não escoe totalmente o mosto, deixe sempre 1/3, recircule o que sobrou com a água de lavagem repetindo isso no máximo 2 vezes para não extrair coisas indesejáveis e terás um bom rendimento.

Abraço
 
Mas tem como eu estimar a densidade usando o BS da densidade que deve estar antes de começar o fly sparge?
 
Cara... não. É muito complicado medir a densidade ainda durante a mosturação.

Abraço!
 
Back
Top