Cálculo de Ingredientes e Densidade no Double Mash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas Pacheco

Member
Joined
May 22, 2018
Messages
6
Reaction score
3
Location
Teresópolis/RJ
Prezados,

Já realizei algumas brassagens utilizando o double mash (ou pelo menos o que eu classifico como double mash rs) que consiste em realizar a primeira brassagem, retirar os grãos, e realizar a segunda brassagem naquele mosto, ao invés de água, com o intuito de alcançar uma OG mais alta.

Quando fazia isso, não calculava muito bem as coisas, e eventualmente chegava aonde queria. Ocorre que acabo de adquirir uma panela automatizada (Brew Home) que comporta apenas 10 kg de malte, e hoje já realizo um controle um pouco melhor do meu processo. Dito isso, vem a pergunta:

É correto assumir que se eu realizar uma primeira brassagem e alcançar 1050 de OG, e acrescentar maltes para a segunda brassagem mirando novamente 1050 (corrigindo a eficiência, talvez para a faixa de 50, 55%) eu irei alcançar uma OG de 1100?

O raciocínio parte do fato da água ter um SG de 1000, por isso fiz essa construção. O que pensam sobre isso, e se alguém tem experiência com esse processo, o que podem acrescentar?

Abraços
 
Nunca fiz, mas pretendo fazer logo.
Eu acredito que vc deve criar a receita normalmente e com certeza a quantidade de maltes será muito superior ao que sua panela aceita, daí vc utiliza no primeiro mash o limite dela ou metade dos maltes e no segundo vc utiliza o restante dos maltes.
Com relação a eficiência, provavelmente vai ser um pouco menor mas basta vc ajustar para mais o volume de água que vai evaporar no mash.
 
É exatamente a double mash, também chamada de poly gyle.

Eu usei essa técnica uma vez, usando a mesma quantidade de malte para as duas brassagens. Pelas minhas anotações a OG aproveitada de cada uma foi idêntica: 1051 após a primeira, e 1102 após a segunda. Infelizmente não anotei mais dados, mas com certeza existe a absorção de água pela segunda leva de grãos (1 L/kg de malte).

Em relação ao cálculo, acho que o caminho é o que o @Gu_MAZZA falou: faz a receita ignorando o tamanho da panela, e aplique a técnica na hora da brassagem.
Se a absorção de água no segundo lote for significativa, será de modo a aumentar a OG pretendida, aí basta completar água na fervura.
 

Latest posts

Back
Top