Ajuda para dimensionamento de resistências

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Márcio Mônego

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2018
Messages
45
Reaction score
30
Salve galerinha do bem!
Estou indo para o meu segundo ano de brassagens e como a maioria de nós sempre otimizando gastos e priorizando o que dá o maior retorno prá gente seja em qualidade ou tempo.
Estou passando meu equipamento de brassagem para o sistema elétrico controlado com Craftbeer Pi, não por preciosismo ou moda, mas andei fazendo umas brassagens aqui no sul com temperaturas ambientes entre 37-39º e dá um trabalhinho, então resolvi diminuir o calor e o trampo um pouquinho.
Meu sistema tá com 3 panelas:
Mostura: 68l
Fervura: 45l
Lavagem: 40l

No começo da ideia da automação pensei como alguns outros pontos de já definir o equipamento para a próxima fase de upgrade de volume. Tinha pensado em:
Mostura: 7.000/8.000W
Fervura: 5.000/6.000W
Lavagem: 3.000/3.500W
Isso pensando em passar a panela atual de mostura para fervura e adquirir outra maior para mostura.
Porém fazendo todos os cálculos de corrente máxima se ligar tudo junto(por intenção ou por algum erro no sistema) preciso de uma entrada no meu quadro de comando de 63A e os conectores industriais para essa carga são muito caros.
Então pensei em reduzir para algo mediano e soh aumentar depois.
Os SSRs, os cabos e o resto já vou deixar tudo maior para o próximo upgrade pq não dá tanta diferença o valor.

Minhas levas tem sido de 2x 30l (sempre estilos diferentes)

Então. O que acham desses valores?
Mostura: 5.000W
Fervura: 5.000W
Lavagem: 2000W/2500W

Eu geralmente esquento toda a água na panela de mostura, trato a água e depois movo o volume de lavagem para a panela de lavagem. Assim só preciso potência para elevar a temp. da água da temp. de mash para a temperatura da lavagem. Por isso acho que de 2000/2500W alcança de boa. E tem tempo durante a mostura para alcançar a temperatura da água de lavagem.

O principal motivo mesmo para a redução é o limite de corrente do quadro de comando, que queria deixar tudo com plugues para poder guardar depois do uso, já que brasso só uma vez no mês pq ainda tem só uma geladeira.

Conto com as considerações dos parceiros de forum.
Abraço,
 
Salve cervejeiro,
Eu também não tenho experiência, mas também estou pesquisando para "eletrificar" a minha panela.
Recomendo ver o tópico sobre resistências: Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber
Principalmente a planilha no fim do post inicial, para calcular o tempo para atingir as temperaturas de mostura.
Pra fervura tem uma regra de 100w por litro.
Mas no que eu percebi essa regra da mais cedo na casa dos 20-30l.
Para levas de 10l já vi relatos que 1000w demora muito pra chegar na fervura.
Por outro lado, para 55l ouvi que 6000w sobrou potencia, fervendo bem em 75% da força.
 
Back
Top