Sistema de Pasteurização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermenet

Member
Joined
Jul 17, 2016
Messages
11
Reaction score
3
Olá amigos, boa tarde.
Estou pensando em fazer um sistema de pasteurização para minha micro cervejaria.
Estou comprando uma envasadora daquelas mais simples da mecbier.
Vi um amigo "professor pardar" fazer um sistema de pasteurização e achei bem bacana, porém achei meio vago, ele não tinha embasamento do sucesso do processo e nem mesmo se não havia riscos de gerar algum off flavours etc.
Bom, basicamente antes de ser envasada a cerveja passa por um trocador de placas, onde ela entra perto de 0 grau e sai a 70 graus, imediatamente passa em outro trocador que joga de 70 graus para 0 graus novamente, onde ela ja vai direto para envasadora, com duas garrafas engatas.

Oque me dizem disso?
Também tenho duvidas da qualidade da cerveja, pois, enquanto desengato as duas garrafas e engato novas duas, terei cerveja no sistema, dentro do trocador por alguns segundos, ate minutos, jogando ela a 70 graus...


Bom, oque me dizem????
Alguém ja fez algo do tipo?

Grato
 
Olá amigos, boa tarde.
Estou pensando em fazer um sistema de pasteurização para minha micro cervejaria.
Estou comprando uma envasadora daquelas mais simples da mecbier.
Vi um amigo "professor pardar" fazer um sistema de pasteurização e achei bem bacana, porém achei meio vago, ele não tinha embasamento do sucesso do processo e nem mesmo se não havia riscos de gerar algum off flavours etc.
Bom, basicamente antes de ser envasada a cerveja passa por um trocador de placas, onde ela entra perto de 0 grau e sai a 70 graus, imediatamente passa em outro trocador que joga de 70 graus para 0 graus novamente, onde ela ja vai direto para envasadora, com duas garrafas engatas.

Oque me dizem disso?
Também tenho duvidas da qualidade da cerveja, pois, enquanto desengato as duas garrafas e engato novas duas, terei cerveja no sistema, dentro do trocador por alguns segundos, ate minutos, jogando ela a 70 graus...


Bom, oque me dizem????
Alguém ja fez algo do tipo?

Grato
A pasteurização não deveria ser feita após a cerveja já estar engarrafada?
 
a maioria dos sistemas que vejo é apos engarrafada, mas vi esse e achei bem interessante, então preciso saber se alguem sabe se funciona, ou não, e pq...
 
a maioria dos sistemas que vejo é apos engarrafada, mas vi esse e achei bem interessante, então preciso saber se alguem sabe se funciona, ou não, e pq...

Funciona sim

Como se dá o processo de pasteurização?
- O processo de pasteurização consiste em aquecer os alimentos em temperaturas brandas, abaixo de 100º C, por um período de tempo curto. Quanto mais elevada a temperatura, menor o tempo. O leite, por exemplo, é pasteurizado a 75ºC por 15 segundos, e o suco de manga a 95ºC por 30 segundos. Após o aquecimento, o produto é submetido a um rápido resfriamento para impedir a proliferação dos micro-organismos sobreviventes. O processo é calculado para obter a melhor redução da contaminação com a menor alteração do alimento. O sistema mais utilizado é o HTST (High Temperature Short Time), que compreende alta temperatura por um período curto de tempo

http://redeglobo.globo.com/globocie...zacao-e-como-conservar-alimentos-em-casa.html
 
Olá amigos, boa tarde.
Estou pensando em fazer um sistema de pasteurização para minha micro cervejaria.
Estou comprando uma envasadora daquelas mais simples da mecbier.
Vi um amigo "professor pardar" fazer um sistema de pasteurização e achei bem bacana, porém achei meio vago, ele não tinha embasamento do sucesso do processo e nem mesmo se não havia riscos de gerar algum off flavours etc.
Bom, basicamente antes de ser envasada a cerveja passa por um trocador de placas, onde ela entra perto de 0 grau e sai a 70 graus, imediatamente passa em outro trocador que joga de 70 graus para 0 graus novamente, onde ela ja vai direto para envasadora, com duas garrafas engatas.

Oque me dizem disso?
Também tenho duvidas da qualidade da cerveja, pois, enquanto desengato as duas garrafas e engato novas duas, terei cerveja no sistema, dentro do trocador por alguns segundos, ate minutos, jogando ela a 70 graus...


Bom, oque me dizem????
Alguém ja fez algo do tipo?

Grato

Não sei não...se for fazer refermentação na garrafa, esquece isso...mas oq vc falou acho dificil...

acho que você terá que analisar como a temperatura influencia a retenção do gás carbônico na fase líquida...se não estou enganado...pq, pelo que me lembro, o aumento da temperatura aumenta a capacidade do gas carbonico sair da fase líquida e ir para gasosa...
 
Olá amigos, boa tarde.
Estou pensando em fazer um sistema de pasteurização para minha micro cervejaria.
Estou comprando uma envasadora daquelas mais simples da mecbier.
Vi um amigo "professor pardar" fazer um sistema de pasteurização e achei bem bacana, porém achei meio vago, ele não tinha embasamento do sucesso do processo e nem mesmo se não havia riscos de gerar algum off flavours etc.
Bom, basicamente antes de ser envasada a cerveja passa por um trocador de placas, onde ela entra perto de 0 grau e sai a 70 graus, imediatamente passa em outro trocador que joga de 70 graus para 0 graus novamente, onde ela ja vai direto para envasadora, com duas garrafas engatas.

Oque me dizem disso?
Também tenho duvidas da qualidade da cerveja, pois, enquanto desengato as duas garrafas e engato novas duas, terei cerveja no sistema, dentro do trocador por alguns segundos, ate minutos, jogando ela a 70 graus...


Bom, oque me dizem????
Alguém ja fez algo do tipo?

Grato

Teoricamente vai pasteurizar com ceretza, mas a chance de autólise é bem alta, eu tyentaria outro processo, mais tradicional, com o tempo de contato da ceva com a água quente seja controlada. Abraço
 
Não vejo muito problema de autólise, nesse ponto a cerveja já deve estar bem limpa, quase sem fermento, a questão que não entendi é quando ocorrerá a carbonatação visto que esse sistema vai retirar todo CO2 que por ventura esteja na cerveja. O ideal seria passar do sistema para um barril ou coisa assim, carbonatar e aí engarrafar.
 
a maioria dos sistemas que vejo é apos engarrafada, mas vi esse e achei bem interessante, então preciso saber se alguem sabe se funciona, ou não, e pq...

Acho difícil vc encontrar informações práticas em relação a isso nessa seção do fórum. Talvez na seção "pro brewing" algum cervejeiro profissional possa te dar alguma informação acerca desse processo que é, basicamente, feito na indústria.

Abraço
 
Concordo com o que o Tiago disse.
Sempre aqui no fórum eu saliento. A princípio, estamos num fórum de cervejeiros caseiros que fazem isso como hobbie, e volta e meia o pessoal vem no fórum tirar dúvidas de processos / técnicas / equipamentos de uso profissional.
Primeiro, eu, se fosse profissional, não confiaria minha indústria / processo a dicas de 90% dos cervejeiros do fórum. E aqui não estou desmerecendo ninguém, mas confiar apenas num login qualquer pra um processo de milhares de reais, que pode dar prejuízos grandes... eu acho meio arriscado. Claro que de alguns usuários mais "consagrados", tipo o próprio Tiago, o negócio já fica diferente. Mas daí já entra outro ponto:
Estamos em um fórum de amadores. Por definição, o amador não ganha, não se sustenta pelo seu hobbie. Acho nada mais do que JUSTÍSSIMO contratar um consultor pra este tipo de processo se houver dúvidas, já que você estará ganhando com o resultado desta "consultoria". Aí você vai conhecer uma pessoa (e não o login), com responsabilidades e competências comprovadas, e vai poder cobrar ela caso tenha algum problema...
É a velha máxima... não tem almoço grátis.
 
Concordo com o que o Tiago disse.
Sempre aqui no fórum eu saliento. A princípio, estamos num fórum de cervejeiros caseiros que fazem isso como hobbie, e volta e meia o pessoal vem no fórum tirar dúvidas de processos / técnicas / equipamentos de uso profissional.
Primeiro, eu, se fosse profissional, não confiaria minha indústria / processo a dicas de 90% dos cervejeiros do fórum. E aqui não estou desmerecendo ninguém, mas confiar apenas num login qualquer pra um processo de milhares de reais, que pode dar prejuízos grandes... eu acho meio arriscado. Claro que de alguns usuários mais "consagrados", tipo o próprio Tiago, o negócio já fica diferente. Mas daí já entra outro ponto:
Estamos em um fórum de amadores. Por definição, o amador não ganha, não se sustenta pelo seu hobbie. Acho nada mais do que JUSTÍSSIMO contratar um consultor pra este tipo de processo se houver dúvidas, já que você estará ganhando com o resultado desta "consultoria". Aí você vai conhecer uma pessoa (e não o login), com responsabilidades e competências comprovadas, e vai poder cobrar ela caso tenha algum problema...
É a velha máxima... não tem almoço grátis.

Então amigo, ja tenho um consultor, e também ja ouvi a opnião dele, porém é muito complicado a questão de se contratar um consultor e ficar bitolado na opnião dele, tendo oque ele fala como verdade absoluta. Oque as vezes pode não ser, entende?
Na realidade ja tirei minhas conclusões e as opniões dadas por todos bateram com oque eu vi e conclui...
O maior problema é carbonatação, alem disso, a cerveja vai entrar pasteurizada mas a garrafa mesmo sendo passando por um bom sistema de rinse é arriscado demais...

grato a todos
 
Back
Top