Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Seibel,
Estou com algumas duvidas, voce usou um disjuntor bipolar??
Usa duas fases?? dessa forma a resistência está sempre com um fio "vivo" correto? tem risco de levar choque??

Estou montando um controlador como esse do post e a ideia é fazer um single vassel como o do video da highgravity.
Essa parte elétrica me assusta... hehehhe
Obrigado,
Eduardo:mug:

O correto no caso de 02 fases seria usar o relê trifasico, assim não ficaria com 01 fase sempre ligada na resistencia
 
Pessoal. Valeu a ajuda. Consegui montar o esquema hoje. Deu trabalho mas funcionou.
Era exatamente como falaram. Faltava a fase.
Eu achava que o pid enviava a "energia" mas nesse caso só faz o papel de "porteiro" mesmo. Abrindo e fechando a conexão.
A eletricidade (fase) precisava vir de outra fonte. Então puxei mais um fio do disjuntor que to usando de proteção e deu certo.

Abs
 
Pessoal, li em alguns posts que o pessoal ta usando dimmer com o PID, ia fazer o mesmo, minha resistência é de 5000w e minha panela de 35L, na minha primeira brassagem a fervura foi muito intensa, chegando ao ponto de quase derramar (estava fervendo 13L). Já procurando um dimmer pra usar na minha segunda brassagem, resolvi antes de comprar, procurar no manual por algum controle de potência no PID, achei a regulagem de 0 a 100%. Fervendo intenso mas sem exagero 28L de mosto com 60% da potência, recomendo que olhem as configurações de seus PID's pra não gastar grana desnecessária com Dimmer. Uso o PDI da Asla, MOD. CDP-48I22, Abraço!
 
O correto no caso de 02 fases seria usar o relê trifasico, assim não ficaria com 01 fase sempre ligada na resistencia

Buenas!

Na verdade fiz todo o meu sistema em 220v, mesmo morando em Porto Alegre, onde temos 110v. Preparei uma tomada só para este equipamento tudo suportando 20A e com fios de 2,5mm.
Acho meio exagerado tudo isso, mas segui os padrões.

Quanto a fase sempre ligada no SSR, as duas fases liguei no disjuntor, portanto quando desligo o mesmo desliga tudo. Claro que quando estiver com as resistências desligadas e fazendo o resfriamento, por exemplo, terei uma fase conectada.

Fiz a primeira brassagem neste findi e foi tudo ok.

Detalhe importante. Liguei tudo com aterramento, a bomba e o fio terra, junto na carcaça do equipamento, para evitar descargas. É importante ver se tem aterramento na casa, para melhorar a segurança.

Segue uma foto do equipo e da 1ª Brassagem já no fermentador!!!
 
...
 

Attachments

  • FOTO2.jpg
    FOTO2.jpg
    145.2 KB · Views: 334
  • FOTO1.jpg
    FOTO1.jpg
    184 KB · Views: 327
Obrigado Alceu e Seibel.
vou analisar as alternativas enquanto a China não manda o PID e a bomba.
Por enquanto to só com a "carcaça"
Seibel, parabéns pelo equipo, ta bonito!!!
 
eu tb. haha

Valeu pessoal!

Fiquei quatro meses pesquisando e contruindo e fiz a estréia neste findi.

Acabei de olhar o fermentador e já começou a festa....kkkkk

Acho que a brassagem foi boa, atingi OG 1060, mas tive alguns problemas de filtragem que vou aprimorar na próxima.

Depois coloco um link com o vídeo.

A propósito, tenho outra panela destas para fazer um brik.

Está anunciada aqui nas vendas!!!
 
Equipamento show Siebel.

Tem controle de temperatura neste fermentador?

Se quiser compartilhar fornecedor, seria uma boa.

Boas cervejas
 
Valeu pessoal,

Vou preparar umas fotos e vídeos para disponibilizar para todos por aqui.

E posso passar as especificações se alguém tiver interesse.

Abraço!
 
Ola,
ficou muito bom o projeto.
poderia compartilhar como ficou internamente?
quanto investiu neste projeto?

Marcao
 
Muito 10 Seibel! Passa as especificações aqui mesmo, a idéia deste grupo/fórum é para isso mesmo!
 
Valeu pessoal!

Fiquei quatro meses pesquisando e contruindo e fiz a estréia neste findi.

Acabei de olhar o fermentador e já começou a festa....kkkkk

Acho que a brassagem foi boa, atingi OG 1060, mas tive alguns problemas de filtragem que vou aprimorar na próxima.

Depois coloco um link com o vídeo.

A propósito, tenho outra panela destas para fazer um brik.

Está anunciada aqui nas vendas!!!

Seibel,

Você fez uma Single Vessel, do tipo BIAB?

Usa com saco de voile?

Quantos litros é essa panela?

Abraço
 
Seguem algumas fotos.

Fiz a segunda Brassagem neste final de semana, uma Wit.

Ocorreu tudo bem, melhor que na 1ª. Utilizei agora um saco de vual interno o que melhorou muito a filtragem, problema que tive na primeira.

A filtragem ficou 100% e a recirculação funcionou muito bem.

Se tiverem dúvidas podem perguntar.

Não tirei muitas fotos, mas na próxima vou tirar mais e coloco por aqui.

Abraço!
 

Attachments

  • FOTO_INTERNA_1.jpg
    FOTO_INTERNA_1.jpg
    88.4 KB · Views: 230
  • FOTO_INTERNA_2.jpg
    FOTO_INTERNA_2.jpg
    71.5 KB · Views: 217
  • FOTO_INTERNA_3.jpg
    FOTO_INTERNA_3.jpg
    71.5 KB · Views: 232
  • FOTO1.jpg
    FOTO1.jpg
    184 KB · Views: 213
  • IMG_1023.jpg
    IMG_1023.jpg
    170.7 KB · Views: 243
Seibel,

Você fez uma Single Vessel, do tipo BIAB?

Usa com saco de voile?

Quantos litros é essa panela?

Abraço

Buenas Balabuch,

Neste final de semana utilizei um saco interno de voile sim. A filtragem ficou 100%.

A panela tem capacidade para 60 litros. Fiz duas panelas internas, neste final de semana fiz uma Wit e tirei 20l. A outra interna é maior e estimo fazer 50l, mas ainda não utilizei ela.

Qualquer dúvida manda!

Abraço!
 
Buenas Balabuch,

Neste final de semana utilizei um saco interno de voile sim. A filtragem ficou 100%.

A panela tem capacidade para 60 litros. Fiz duas panelas internas, neste final de semana fiz uma Wit e tirei 20l. A outra interna é maior e estimo fazer 50l, mas ainda não utilizei ela.

Qualquer dúvida manda!

Abraço!

Sua Panela então é um clone da Braumeister.

Não consegui somente entender como fez a vedação entre as panelas, tem um material branco ali que veda, como fez isso?

As panelas internas mandou fazer onde, e se tiver fotos da parte que sustenta a cama de grãos pra dar uma olhada seria perfeito, acho que assim com muito pouco daria pra fazer uma coisa muito boa.

Abraço
 
Olá Balabuch,

Sim, fiz uma espécie de Clone da Braumeister.

A vedação da panela(cesto interno) é feita com uma mangueira de silicone, com a bitola bem pequena, não lembro exatamente qual é, mas posso procurar nas minhas compras. Fiz um corte ao longo dela fazendo um encaixe na beirada do cesto de inox, na parte de baixo e na parte de cima. Veda bem e a bomba consegue mandar o mosto para cima, fazendo a recirculação.

Comprei a panela pronta, mas mandei fazer os cestos internos aqui em Porto Alegre mesmo. Fiz um menor ao qual fiz 20l no final de semana e tenho outro maior que deve dar para fazer uns 40l ou mais, não testei este ainda.

A 1ª Brassagem fiz com um filtro de aço inox que comprei e cortei do tamanho dos cestos. Não ficou bom, tive problemas de filtragem e tive que coar o que se misturou ao mosto.

Na 2ª Brassagem pedi para patroa fazer um saco e coloquei por dentro do cesto. Ficou 100% e muito mais fácil de limpar tudo depois. Gostei bastante desta forma.

Buenas, vou colocar mais algumas fotos. Qualquer dúvida mandem!

Abraços!
 

Attachments

  • IMG_0050[1].JPG
    IMG_0050[1].JPG
    383.3 KB · Views: 356
  • IMG_0051[1].JPG
    IMG_0051[1].JPG
    321.3 KB · Views: 341
  • IMG_0052.JPG
    IMG_0052.JPG
    404.6 KB · Views: 320
  • IMG_0053.JPG
    IMG_0053.JPG
    339.3 KB · Views: 334
  • IMG_0054.JPG
    IMG_0054.JPG
    311.7 KB · Views: 324
Mais fotos...

Seibel, a tempo estou procurando Perfil tipo U, recebi alguns orçamentos, mas só que ficou salgado demais os preços, pois terão que fazer o molde. Bom, sobre essa mangueira de silicone que vc colocou em seu Malt Pipe poderia me passar as medidas que você comprou. O jeito é adaptar essa mangueira. Obrigado
 
Seibel,
Aonde vc mandou fazer o tudo de inox?
Tambem moro em Porto Alegre e quero fazer uma caixa em inox para completar meu sistema de refrigeração da naja.
Obrigado
 
Back
Top