Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Arrumando:

Entro com fase no 1 do Rex e no 1 do SSR. Saio com o fase do 2 do SSR e vou pra resistência.

Vou com o neutro no 2 do Rex e saio dali pra resistência.

Faço a ligação de um fase do 4 do Rex pro 3 do SSR, passando por um interruptor (esse sim liga/desliga só a resistência). Ligo um neutro do 5 do Rex pro 4 do SSR.

E acabou.

É isso?
 
Depois que li com mais calma, entendi como que funciona. Obrigaro balabuch.

Agora uma dúvida: o termopar tipo k não é muito indicado para trabalhar submerso, né? Qual seria o mais indicado?
 
Eu estou com essa dúvida tb...
Eu comprei esse kit do REX e também um tic 17 pra controlar a geladeira, posso trocar os sensores de um com o outro ou não faz diferença nenhuma?
 
Depois que li com mais calma, entendi como que funciona. Obrigaro balabuch.

Agora uma dúvida: o termopar tipo k não é muito indicado para trabalhar submerso, né? Qual seria o mais indicado?

O termopar K não deve ser inserido completamente dentro da água, ele tem uma rosca, e deve ser colocado desta maneira, com porca e vedação. O que eu comprei, infelizmente era de inox somete a ponta, e a rosca não toda, dai enferrujou.

Tem que ver se o controlador que você comprou suporta outros tipos de termopar, muitos dizem que sim, mas na verdade só funcionam com o tipo K.
 
Eu estou com essa dúvida tb...
Eu comprei esse kit do REX e também um tic 17 pra controlar a geladeira, posso trocar os sensores de um com o outro ou não faz diferença nenhuma?

Vou ter que responder igual ao post anterior:

Tem que ver se o controlador que você comprou suporta outros tipos de termopar, muitos dizem que sim, mas na verdade só funcionam com o tipo K.

Se for do tipo que suporta vc pode fazer a troca, já o TIC17 só funciona com o que vem com ele, não adianta colocar o K nele.
 
Agora estudando um pouco mais começam a pintar mais dúvidas...

Estou fazendo um BIAB elétrico com recirculacao direta, tipo a mecbier, onde é o melhor ponto pra instalação do sensor?

Perto da resistência? Mais acima?
 
Agora estudando um pouco mais começam a pintar mais dúvidas...

Estou fazendo um BIAB elétrico com recirculacao direta, tipo a mecbier, onde é o melhor ponto pra instalação do sensor?

Perto da resistência? Mais acima?

O ideal é colocar no ponto antes de entrar na panela, quero dizer no retorno.

Assim a temperatura que está retornando será a que você está medindo, colocar próximo a resistência é um erro, pois ali a temperatura não vai realmente condizer com a que volta pra panela.

Abraço
 
Pois é eu imaginei, mas esse vai ser um problema pela configuração da panela, eu tenho só 2cm de espaço entre as paredes das panelas de dentro e de fora, só se eu entortasse um pouco a sonda, mas ainda assim ela estaria na parte de fora, longe dos grãos...

Eu li nuns sites gringos que o ideal seria colocar num T na saída da válvula de retorno, antes de ir para a bomba...

Não tenho como fazer isso, pensei em colocar do lado da saída...

Considerando que eu vou recircular quase 20x o volume de mosto por hora, será que a minha perda térmica vai grande assim?
 
Pois é eu imaginei, mas esse vai ser um problema pela configuração da panela, eu tenho só 2cm de espaço entre as paredes das panelas de dentro e de fora, só se eu entortasse um pouco a sonda, mas ainda assim ela estaria na parte de fora, longe dos grãos...

Eu li nuns sites gringos que o ideal seria colocar num T na saída da válvula de retorno, antes de ir para a bomba...

Não tenho como fazer isso, pensei em colocar do lado da saída...

Considerando que eu vou recircular quase 20x o volume de mosto por hora, será que a minha perda térmica vai grande assim?

Cara, é exatamente no mosto que retorna a panela que você deve medir, ou seja, colocar o termopar antes do mosto cair na panela de retorno, com um T seria o ideal.
 
Então, é isso mesmo que eu entendi, mas não consigo colocar no T, até pq dai não consigo usar o sensor pra controlar a fervura...
Vou colocar do lado da válvula de saída e tentar medir a temperatura no retorno pra ver qual é a perda...
 
Pensei em colocar o sensor na mangueira mesmo. Fazer um furo nela, segurar a porca por dentro e "parafusar" o sensor.. Vou tentar segurar a porca com um alicate de ponta fina...

Depois, pro sensor nao ficar tão na ponta da mangueira, coloco um prolongador...

Amanhã vou tentar fazer isso e posto aqui..
 
Como vc pretende controlar a fervura Rafael? Nessa parte vc não vai recircular então não tem líquido na mangueira, certo?
 
Não preciso de controle na fervura. Minha resistência não é mais potente do que eu preciso (tem 2.000W e ferve moderadamente quase 20L).
 
Mas desculpa a ignorância, sem o controlador, de que forma vc vai "ligar" a resistência?
 
A resistência vc pode ligar direto na tomada, caso não vá utilizar controlador.
 
Gente, ta chegando a fase de montar a parte elétrica mesmo e tão aparecendo as dúvidas...

Pretendo montar tudo conforme os esquemas que vocês mandaram mas como eu vou ter certeza que, ao ligar o fase e o neutro nos plugues que não vai haver inversão de polaridade na hora que eu colocar esses plugues na tomada?

Isso é algo que eu tenha que me preocupar ou não?
 
Gente, ta chegando a fase de montar a parte elétrica mesmo e tão aparecendo as dúvidas...

Pretendo montar tudo conforme os esquemas que vocês mandaram mas como eu vou ter certeza que, ao ligar o fase e o neutro nos plugues que não vai haver inversão de polaridade na hora que eu colocar esses plugues na tomada?

Isso é algo que eu tenha que me preocupar ou não?

Não se preocupe com isso, ligue conforme mostra o esquema, se fosse assim, todo aparelho eletrônico teria uma tomada com sentido único para ligar.

Abraço
 
Fabiano, você pode me explicar como foi que você fez a ligação com os leds pra indicar quando o sistema está ligado?
Queria fazer no meu sistema mas não faço a menor ideia de comoo
 
Fabiano, você pode me explicar como foi que você fez a ligação com os leds pra indicar quando o sistema está ligado?
Queria fazer no meu sistema mas não faço a menor ideia de comoo

Eu simplesmente peguei a fase e o neutro (110V) que alimenta o dispositivo que quero monitorar ou fase-fase (220V) e liguei no led. No caso do sinaleiro que pega fase que sai do rele de estado solido (SSR), como ele tem uma alta impedância e resistência ele acaba que tem uma corrente muito pequeno (miliamperes), só que essa corrente é suficiente para acionar o led. A solução, que ainda não implementei é colocar um trimpot na fase que sai do SSR para que só "mostre" corrente quando o rele estiver acionado. Esse armengue citado acima só é necessário para o led do SSR, pois para os da tomada e disjuntor há um elemento que corta a corrente completamente (apagador ou o próprio disjuntor).

Espero ter esclarecido.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Mais uma dúvida, simples...
Eu vou ligar um dimmer de potência na resistência, esse dimmer deve estar ligado antes ou depois do SSR?
 
Qual a função do dimmer? Não comprei porque achei que o PID já cumprisse essa função.
 
Na verdade eu quero usar o dimmer pra controlar a fervura, a minha resistência é de 4000w, talvez seja muito forte pra fazer lotes de 20 litros e faça uma fervura intensa demais...
 
Mais uma dúvida, simples...
Eu vou ligar um dimmer de potência na resistência, esse dimmer deve estar ligado antes ou depois do SSR?

Realmente é importante para não fazer a fervura ser intensa demais. Manda o link do produto pra ver e tentar ajudar, foto etc.
 
Aliás, os eletricistas de plantão, não querendo abusar mas já abusando, tem algum esquema que me permita ligar a resistência sem o controlador sem ser liga-la direto na tomada?

Tipo um by-pass na caixa de comando?
 

Ao que tudo indica, tem que ligar antes dos cabos que energizam a resistência.

Vc vai fazer a ligação normal como SSR, e os 2 fios que vão para a resistência entram no dimmer, e depois, os 2 saem do dimmer e vão para a resistência.

Qdo o dimmer estiver em 100% vai funcionar a toda potência.

Na hora da fervura, coloque o PID em 105C e qdo atingir a fervura rode o dimmer até a potência desejada.

Eu de qualquer maneira usaria o dimmer em panela de fervura, sem uso de SSR e PID, pois não precisa de controle de temperatura além do dimmer.

Você está fazendo um BIAB?

Abraço
 
Aliás, os eletricistas de plantão, não querendo abusar mas já abusando, tem algum esquema que me permita ligar a resistência sem o controlador sem ser liga-la direto na tomada?

Tipo um by-pass na caixa de comando?

Eu não entendi bem o que você quer fazer.

Seria ligar > Resistência + Chave liga/desliga + Dimmer ?

Acho que talvez bastaria vc fazer essa ligação na caixa, com uma entrada diferente pra resistência, assim teria uma entrada para usar com o controlador, e outra pra usar sem, plugando no que tivesse que usar na hora, mas como eu disse no comentário anterior, acho que vc pode usar com o controlador em uma temperatura acima dos 100C e assim o SSR não desligaria a resistência.
 
Sim cara, vou fazer um BIAB...

Quanto a ligação, acho que vou fazer isso, uma entrada separada para controlar a fervura via dimmer...

Meu medo de usar só o PID é gerar uma fervura intensa demais e evaporar muito ou acontecer caramelizacao...
 
Sim cara, vou fazer um BIAB...

Quanto a ligação, acho que vou fazer isso, uma entrada separada para controlar a fervura via dimmer...

Meu medo de usar só o PID é gerar uma fervura intensa demais e evaporar muito ou acontecer caramelizacao...

Mas veja, com o dimmer, vc vai controlar a potência, então não tem o que temer.

A resistência vai estar em 100%, mas vc usando o dimmer, vai liberar só um percentual de energia pra ela, e assim não vai ter esse problema, não tem problema ligar com o PID não.
 
Pois é, eu sei, mas e se o meu sensor estiver no retorno da recirculacao por exemplo, dai não tem como eu usar o PID, saca?
 
Pois é, eu sei, mas e se o meu sensor estiver no retorno da recirculacao por exemplo, dai não tem como eu usar o PID, saca?

Claro que pode, se a temperatura do sensor for abaixo do que vc inserir nele, a resistência vai sempre ficar ligada.
 
Na verdade eu quero usar o dimmer pra controlar a fervura, a minha resistência é de 4000w, talvez seja muito forte pra fazer lotes de 20 litros e faça uma fervura intensa demais...

Com 4000w eu fervi 80 litros sem problema.
 
Pois é, se você ferveu 80 litros sem problema imagina o "estrago" que faz com 20 hehehehhe
 
Bala ou Fabiano, como ligar eu entendi... Quero saber agora como programo as rampas...

Ainda não liguei, é intuitiva a interface ou tem muita complicação???

Alguém consegue explicar resumidamente quais são os passos? Juro que li o manual e fiquei bem confuso...

O tic é baba, o manual é bem claro, agora esse....
 
Back
Top