Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bala ou Fabiano, como ligar eu entendi... Quero saber agora como programo as rampas...

Ainda não liguei, é intuitiva a interface ou tem muita complicação???

Alguém consegue explicar resumidamente quais são os passos? Juro que li o manual e fiquei bem confuso...

O tic é baba, o manual é bem claro, agora esse....

Isso depende do controlador que vc comprou, que faz rampas não é qualquer um, qual seu modelo?
 
Hummmm entendi, então a programação dele é semelhante a do tic 17?
 
Galera, preciso duma força... esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!


Tentei usar esses dois esquemas

ImageUploadedByTapatalk1396867452.177077.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396867460.747583.jpg



Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...



Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada



A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...



Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!



Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...



Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...



Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

ImageUploadedByTapatalk1396867441.083436.jpg
 
Galera, preciso duma força... esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!


Tentei usar esses dois esquemas

View attachment 113673
View attachment 113674



Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...



Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada



A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...



Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!



Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...



Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...



Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

View attachment 113672

Definitivamente seu esquema de ligação não é o problema, e portanto nos resta procurar o problema isoladamente.

Estive lendo todos os posts para ver as dúvidas que surgiram.

O Fabiano tinha dúvida com os reles, e após o teste, ele consegui ligar sem problemas.

Eu já disse outra vez que o REX-C100 tem vários modelos, e tem que ter certeza que o vendedor mandou o modelo com saída para o SSR, e assim pra ter certeza só abrindo ele mesmo.

Já postei o PDF aqui antes: http://www.homebrewtalk.com.br/atta...-controlador-para-brassagem-eletrica-c100.pdf

Após ter certeza que ele realmente aceita o uso do SSR, teste o rele (SSR).

Se o disjuntor fica caindo, e for do tipo eletrônico, agora me fugiu o nome do modelo, ele fica desarmando com qualquer corrente que passe, e como já comentaram aqui o rele fica sempre um pouco energizado.

Se o controlador for o problema, parece que uma fonte de 5v pode resolver o problema, se for rele, troca-lo. Se vc olhar, tem escrito no SSR 3~32VDC , o que significa que ele precisa de uma corrente entre 3 e 32v pra funcionar, dai o uso de uma fonte, ou fazer o esquema do PDF pra ele ter essa corrente.

A resistência, teste ela sozinha, so por desencargo de consciência tbem, mas use um disjuntor pra ligar/desligar ela ok, cuidado com energia.

Testando todos componentes, e tendo certeza de seu funcionamento, sei que vai ser fácil ligar tudo, se eu tivesse que apostar em alguma coisa, seria que o REX-C100 que te enviaram não tem suporte pra rele (SSR) como o meu, mas após a ligação que fiz, funcionou tudo de boa.

Vamos nos comunicando.

Abraço
 
Cara, hj eu vou testar o esquema de ligação de novo com uma lâmpada no lugar da resistência... Mas eu comprei o REX junto com o SSR e termopar, um kit fechado, acho que funciona com o ssr sim...

Vamos ver de funciona...

Ja da resistência, pedi prum eletricista fazer uma nova tomada de 32a na casa da minha sogra... Final de semana estava ligando ela em uma que estava ligada num disjuntor de 20a e não teve jeito... Somando tudo que estava ligado (luminárias e equipamentos de aquário) caia o disjuntor...
 
Cara, hj eu vou testar o esquema de ligação de novo com uma lâmpada no lugar da resistência... Mas eu comprei o REX junto com o SSR e termopar, um kit fechado, acho que funciona com o ssr sim...

Vamos ver de funciona...

Ja da resistência, pedi prum eletricista fazer uma nova tomada de 32a na casa da minha sogra... Final de semana estava ligando ela em uma que estava ligada num disjuntor de 20a e não teve jeito... Somando tudo que estava ligado (luminárias e equipamentos de aquário) caia o disjuntor...

Cara,

O certo é vc puxar do quadro de distribuição um disjuntor só pra isso mesmo.

Até o quadro de distribuição geralmente chegam fios de 8 a 10mm, são 3 aqui em casa, 2 com fase e um neutro, logo qdo quero 110v ligo fase+neutro e 220v fase+fase.

Puxei 2 fases e liguei em um disjuntor bipolar 20A, e uso resistência de 3Kw, assim aguenta.

Estou querendo aumentar pra 2 resistências, uma de 3Kw e outra de 4Kw, dificilmente devem ficar ligadas juntas ao mesmo tempo.

Lembre-se que te o disjuntor da entrada da residência, ele tbem não pode ser ultrapassado em valores pelos do quadro de distribuição da casa.

O melhor é o que vc esta fazendo mesmo, chame um eletricista, vale a pena, se possível, faça aterramento, nem que seja so para a panela.

Abraço
 
Vcs não imaginam o quanto eu dormi com raiva ontem por conta desse teste do relé de estado sólido. Mas conversando com colegas do serviço, engenheiro eletricista e até professor de faculdade de eletrica/eletrônica, me explicaram a razão da tensão identificada pelo led/chave de fase. Segundo eles, o relé tem uma resistência muito grande e como está sujeito a uma tensão de 110V por fase, é possível que haja uma corrente de miliamperes. Porem essa corrente é o suficiente para acender a lampada de led/chave de fase por possuírem resistência baixa.

Em fim, fiquei feliz da vida, e no carnaval vou testar o meu HERMS caipira. Segue fotos da belezura.

PS. Já estou planejando um controlador, para o futuro, via PWM e SCR (controle de potência que manipula a senóide da corrente alternada para dar uma tensão conforme a necessidade. A vantagem é não haver a dissipação que o rele de estado solido proporciona e de ser mais elegante. Só que sou eng. químico e vou ter de remar bastante para aprender sobre isso.)

SDS,

Fabiano da MataView attachment 113571View attachment 113572

Fabiano,

Qual o tamanho da caixa de comando que vc comprou?

Abraço
 
Pessoal, tudo bem?
Estou montando um sisteminha pra brassagem com controle elétrico, quando pensei que em vez de usar uma resistência elétrica diretamente no HLT (10 litros), poderia utilizar um destes fogões elétricos da cotherm, que são bem em conta.

http://goo.gl/zPG75R

Alguém já teve ideia similar? Acham que da certo? No sentido de ele "aguentar" os pulsos do PID.
Não sei se queimaria com o liga e desliga..

Caso de certo, também estava pensando em utiliza-los para fazer uma clone da braumeister de 10L para pequenas levas.

O que acham?

Valeu e abs
 
Então. Eu comprei dessas. Mas ta demorando muito pra chegar. Compras de abril ainda não passaram na alfandega. Ai tava procurando opções. No mercado livre vendem a 58+frete. Por isso cogitei o fogao. Mas valeu a dica. O jeito e esperar.
 
Putz... vou repensar a compra entâo... é muito tempo para esperar...
Muito mesmo. O rex c100 eu desisti de tentar trazer, pela demora e risco de raxarem. Acabei comprando de um cara de Novo Hamburgo RS (pelo ML por 93).
O controlar+ssr+termopa+frete saiu R$ 160. Bem mais caro. Mas em 3 dias tava na mao. E ainda me mandou o esquema de ligação.
Se alguem interessar eu posso passar o contato dele.

Tava pensando em usar um ebulidor "rabo quente" blindado pra quebrar o galho por enquanto. Sera que compensa? No ML ta por volta de 23 reais o de 1000w
 
acabei de postar sobre isso em outro post aqui... comprei um controlador por 220 reais... salgado mas to muito satisfeito... to usando dois ebulidores 2kw e 1kw a 220v...

Funcionou perfeitamente com água... vou testar no sistema biab no final de semana... creio que protegendo o bag do contato direto vai dar tudo certo...
 
Po, vou arriscar então.
Ele isola bem? Tem risco de choque?

Boa sorte na brassagem. Depois posta o resultado aqui pra gente saber no que deu. Tem o link do post?

Abs
 
Lucca, fiz hoje a brassagem... deu tudo certo, sem choque nem nada... o ebulidor foi meio chato de limpar no final... ficou com uma crosta, pricipalmente do lupulo... fico me perguntando se essas resistencias tem o mesmo problema na hora da fervura... alguem sabe me dizer?

O controle de temperatura ficou bem bacana com o controlador e o ebulidor... quando precisava de uma rampa mais forte eu auxiliava com o fogão mesmo...
 
Lucca, fiz hoje a brassagem... deu tudo certo, sem choque nem nada... o ebulidor foi meio chato de limpar no final... ficou com uma crosta, pricipalmente do lupulo... fico me perguntando se essas resistencias tem o mesmo problema na hora da fervura... alguem sabe me dizer?

O controle de temperatura ficou bem bacana com o controlador e o ebulidor... quando precisava de uma rampa mais forte eu auxiliava com o fogão mesmo...


Fala Alan, boa cara. Valeu por compartilhar a exp.

Então, eu tava lendo e vi que essa "crosta" é bem comum, principalmente em brassagens que envolve "aveia" e "trigo".. e que dá trabalho.

Eu to querendo usar o ebulidor em um HLT mesmo, então não teria contato com os insumos. Deve ter resultado mais pratico pra limpeza.. mas meu maior receio era choque mesmo haha.

Vou ver se faço isso no fds. Ai comento o resultado aqui.

Abs
 
Pensei em usar ebulidor em sistema herms... Tô bolando aqui... A vantagem seria não precisar furar panelas e a portabilidade da coisa...
 
O controlar+ssr+termopa+frete saiu R$ 160. Bem mais caro. Mas em 3 dias tava na mao. E ainda me mandou o esquema de ligação.
Se alguem interessar eu posso passar o contato dele.

Passe ai os dados pra ver se vale a pena a compra.

Abraço
 
hoje um dos ebulidores queimou durante a mostura... :p

Daí troquei por um reserva e toquei o barco...
 
Buenas Galera!

Finalmente na fase de montagem do meu equipo.

Se der amanhã vou testar a fervura....

Seguem algumas fotos...
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    107.8 KB · Views: 360
Pessoal. Testei todas ligações possíveis e a única que acendeu meu ssr foi essa abaixo. No teste ele da ordem de acender e apagar normalmente com a temperatura.
Mas quando testo a saída do ssr ativo ou não, não tem "sinal". O que pode ser?
 
pessoal. Testei todas ligações possíveis e a única que acendeu meu ssr foi essa abaixo. No teste ele da ordem de acender e apagar normalmente com a temperatura.
Mas quando testo a saída do ssr ativo ou não, não tem "sinal". O que pode ser?
uploadfromtaptalk1407876478535.jpguploadfromtaptalk1407876509141.jpguploadfromtaptalk1407876543536.jpguploadfromtaptalk1407876574487.jpg
 
Pessoal. Testei todas ligações possíveis e a única que acendeu meu ssr foi essa abaixo. No teste ele da ordem de acender e apagar normalmente com a temperatura.
Mas quando testo a saída do ssr ativo ou não, não tem "sinal". O que pode ser?
Ah. O meu e o modelo:

Rex c100 fk02 m an .

Desculpem quebrar o post em 3 mas o tapatalk demora a carregar as fotos.


uploadfromtaptalk1407877044541.jpguploadfromtaptalk1407877076595.jpg
 
Esse modelo nao suporta SSR mas há algumas formas de fazer funcionar. Fazendo modificações no controlador ou usando ele em uma fonte 12/24 v.
 
Luccasm, o que esta acontecendo me parece ser o seguinte: quando vc conecta no lado que acende a lampada, vc tem fase e neutro que é o que aciona ou não o ssr. Ja quando vc faz a ligação que nao acende, vc está apenas curtocircuitando uma das fase, ou seja, o correto seria ligar uma das pontas da lampada no neutro e a outra na fase, que no caso seria o lado que nao tem corrente quando o ssr está desligado. Conseguiu entender? Mesmo vc tendo 2 terminais do lado que não esta acendendo no ssr, elas correspondem à mesma fase. Falta a fase para fechar o circuito e acender a lampada.

Fui claro?

Sds,

Fabiano
 
Luccasm. Ignore o post anterior. Nao tinha visto as imagens do teu ssr anteriormente. Ele tem entrada AC. Sendo assim creio que da pra fazer com este controlador mesmo.
Meu 3g nao ajuda muito aqui (inclusive por isso nao vi a imagem do SSR) mas amanha, caso nao tenha conseguido, tento ajudar
 
Luccasm, o que esta acontecendo me parece ser o seguinte: quando vc conecta no lado que acende a lampada, vc tem fase e neutro que é o que aciona ou não o ssr. Ja quando vc faz a ligação que nao acende, vc está apenas curtocircuitando uma das fase, ou seja, o correto seria ligar uma das pontas da lampada no neutro e a outra na fase, que no caso seria o lado que nao tem corrente quando o ssr está desligado. Conseguiu entender? Mesmo vc tendo 2 terminais do lado que não esta acendendo no ssr, elas correspondem à mesma fase. Falta O NEUTRO para fechar o circuito e acender a lampada.<br />
<br />
Fui claro?<br />
<br />
Sds,<br />
<br />
Fabiano<br/>
 
James, Fabiano, obrigado pela ajuda.

Entendi o conceito mas não o que tenho que fazer pra arrumar. RS

Por ex. Falta o neutro. Mas como faco a ligação no ssr? Pois ai terei três fios certo? Qual das saídas do Ssr devo usar? Uma ou as duas? Se for uma, onde ligo a "sobra"?

Valeu pela ajuda.
ABS.
 
O ssr é como um interruptor. Somente o fase passa por ele. O neutro vai diretamente para a sua resistência.
Ou seja, errado está o teu teste.
conecte a tua lampada de teste com um dos fios na saida do ssr e outro no neutro.
Como o fabiano ja disse, vc esta ligando os dois no fase, salvo se tem algo a mais que esta errado que nao podemos observar.
Outro detalhe é que o ssr possivelmente deixará passar carga suficiente para ligar a lampada piloto mesmo quando deveria estar desligada. Teste de preferência com uma lâmpada de maior potência.
 
Bom dia Galera,

Vou tentar ajudar, pois fiz a minha ligação no final de semana e tenho conhecimento de elétrica.

Fiz um esquema de ligação para ficar mais ilustrativo.

Espero que ajude.

Abraços e boa sorte...
 

Attachments

  • LIGAÇÃO_CONTROLADOR_SSR.pdf
    20.5 KB · Views: 237
Bom dia Galera,

Vou tentar ajudar, pois fiz a minha ligação no final de semana e tenho conhecimento de elétrica.

Fiz um esquema de ligação para ficar mais ilustrativo.

Espero que ajude.

Abraços e boa sorte...

Seibel,
Estou com algumas duvidas, voce usou um disjuntor bipolar??
Usa duas fases?? dessa forma a resistência está sempre com um fio "vivo" correto? tem risco de levar choque??

Estou montando um controlador como esse do post e a ideia é fazer um single vassel como o do video da highgravity.
Essa parte elétrica me assusta... hehehhe
Obrigado,
Eduardo:mug:
 
Back
Top