Sistema Controlador Para Brassagem Elétrica

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balabuch

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Jun 16, 2013
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Boa noite amigos,

Primeiro post por aqui, e gostaria de compartilhar algumas coisas que estou fazendo, dentre elas está o controlador de temperatura e potência para brassagem com auxílio de corrente elétrica, as famosas resistências.

Eu sei que tudo pode ser encontrado por aqui no Brasil, mas eu comprei tudo fora, da china, pelo site Aliexpress, e o resto pelo ebay e dx.com, mas acho interessante postar aqui pois assim trocaremos informações, sobre onde comprar as mesmas peças por exemplo.

Vamos lá, eu tentei fazer uma cópia do seguinte instrumento:
http://www.highgravitybrew.com/productcart/pc/viewPrd.asp?idproduct=3986
ebc-sv_1_2182_detail.jpg

Pela "bagatela" de U$ 495,00 você pode comprá-lo pronto isso sem frete e despesas com importação o que faria custar mais de R$ 1.800,00 tranquilamente, eu montei por 1/10 do custo.

Vamos as peças:


  1. Controlador PID REX-C100
    RKC_REX-C100.jpg

  2. TERMOSENSOR

    3M-Cable-Stainless-Steel-50CM-Probe-K-type-Sensors-High-Temperature-Thermocouple-100-1250-Degree-Silver.jpg_350x350.jpg

  3. RELE DE ESTADO SÓLIDO

    46251_1.jpg

  4. TERMOSTATO

    Free-Shipping-AC10-220V-4000W-SCR-High-power-Electronic-Voltage-Regulator-Dimming-Speed-Control-Thermostat-with.jpg_350x350.jpg

  5. PLUG 25A

    Power-plug-AC-socket.jpg_350x350.jpg

  6. SOCKET COM CHAVE 15A

    sku_127387_1.jpg
  7. SOCKET 10A

    sku_120269_3.jpg


Eu também comprei resistências de chaleira elétrica, elas são de 1,5 KW.

stainless-steel-prevent-dry-burn-electric-heating-tube-water-heating-elements-heater-pipe-electrical-part.jpg_350x350.jpg



Na época paguei 12 dólares, em 5 peças e o frete era grátis, agora colocaram frete, mas por ser 5 peças ainda está em conta.

Eu adaptei primeiramente em um balde fermentador de 20 litros, para servir como HLT, copiei a ideia de um site que vi da Inglaterra, lá eles inclusive, tem um sistema que fazem um BIAB, dentro de um balde de 30 Litros.

thorne_electrim_mashing_bin1298663226_934.jpg



Link usando o balde pra fazer cerveja



Bem, continuando meu projeto, eu acabei montando ele todo dentro de uma caixa de ferramentas, encontrada nas lojas de 1,99. Ainda não encontrei uma caixa de projeto adequada para fazer um definitivo, testei este fim de semana, fazendo uma EPA 10 litros, no método de infusão, em um botijão térmico de 9 litros.

Assim, usei o balde como HLT, primeiro coloquei 15 litros de água no balde, coloquei a 80 graus, e em menos de 15 minutos já tinha atingido o ponto.

Coloquei os grãos, e a água, onde estabeleceu 65C por 60 minutos.

Após isso, usei o restante da água para lavar os grãos a 75C.

Obtive 12 litros que levei para a fervura.

Não usei o balde para fervura, pois não tinha em mãos um saco pra colocar o lúpulo, e então usei o fogareiro normal, mas poderia usá-lo para fervura sem problema, só aconselho usar o saco pra não ter contato com a resistência.

Nas fotos abaixo, a bagunça que ficou dentro da caixa, um monte de fio, mas tudo bem crimpadinho e conectado corretamente.

Usei um cooler de processador, para placas LGA 775 para refrigerar o SSR.

Se alguém precisar do esquema de montagem, eu quebrei a cabeça, mas consegui fazer certinho.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg


Saudações Cervejeiras :mug:
 
Desculpe a ignorância, mas como tu prendeu a resistência no balde?
 
A propósito, achei muito legal. Estou pensando em fazer algo parecido com um arduino. Mas ainda faltam várias habilidades básicas. Abraços.
 
Bem interessante esse sistema. Mais para frente vou tentar fazer um semelhante para mim.
Abraços
 
Bacana mesmo.
Estou montando um clone da Braumeister. Também é completamente automatizada, mas 100% em inox.

Quando tiver pronta posto fotos.
 
elbonato,

Você está mandando fazer a panela em inox, ou vai usar algo pronto?

Eu fui em um lugar aqui e o cara me disse que faz a panela com placa de inox de 1mm, disse que já fez um alambique.

Abraço
 
Eu encontrei uma panela de 77 litros, semi-nova, a chapa deve ser 1,5 - 2 mm não consigo medir devido a borda ser de 4 mm. Paguei 120 pila. Tem mais 5 destas lá. http://www.serjaosucatas.com.br/

Pelo que andei calculando, todo o sistema vai sair por pouco mais de R$ 1000. Barato se comparado com o preço deste equipamento que hoje custa R$ 7000.

Abç
Elivelton
 
Olá balabuch.
Cara, fantástico.
Você pretende fazer esses sistema e vender? Com certeza eu compraria.

Uma duvida, você usa BIAB ou bazzuka dentro do balde?

Esse sistema todo é usado em rede doméstica de 110V?

Parabéns pela construção, realmente muito bem feita.

Abraços.
 
Se alguém precisar do esquema de montagem, eu quebrei a cabeça, mas consegui fazer certinho.

Baladuch, vc poderia me mandar o esquema de montagem?
Há muito tempo venho pensando em fazer um sistema desses, mas como não tenho grandes habilidades com eletrônica, não saberia como fazer.

Obrigado!
 
Cara, estou no Litoral do PR, fica 1 hora de Joinville, acho que se tem panela la ainda, vou ligar e ir comprar 3, ta muito em conta, com quem devo falar lá?

Abraço
 
Baladuch, vc poderia me mandar o esquema de montagem?
Há muito tempo venho pensando em fazer um sistema desses, mas como não tenho grandes habilidades com eletrônica, não saberia como fazer.

Obrigado!

Vou fazer o desenho do esquema e passo aqui, mas é bem simples, no começo é complicado de entender, mas depois a gente vê que não é um bicho de 7 cabeças.

Abraço
 
Olá balabuch.
Cara, fantástico.
Você pretende fazer esses sistema e vender? Com certeza eu compraria.

Uma duvida, você usa BIAB ou bazzuka dentro do balde?

Esse sistema todo é usado em rede doméstica de 110V?

Parabéns pela construção, realmente muito bem feita.

Abraços.

Olha, eu não pretendo fazer para vender pois precisaria de um capital inicial para produzir em escala, e fazer algo de qualidade.

Por enquanto uso o balde só para aquecer a água, mas estou querendo fazer um esquema pra BIAB com bazooca e fundo falso também, eu explico, é que o fundo falso serve para segurar o saco não encostar na resistência, e a bazzoca serve como um filtro adicional.

A bazzoca da Master Brau, custou pra mim R$ 42,00 + frete, eles estão em Joinville.

A bazzoca da Lamas, custou R$ 60,00 e com ela, eu cortei no meio e fiz 2 pequenas, e achei melhor que da Master Brau, enfim, questão de gosto.

De fundo falso pretendo usar uma tela de fazer pizza como essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506998241-tela-para-pizza-30cm-em-aluminio-_JM

O que eu queria mesmo era fazer algo parecido com esse daqui:


[ame]http://www.youtube.com/watch?v=vaV8PCcLvkA[/ame]

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=fzC0GdeBGyU[/ame]

Abraço
 
Amigão, esse controlador aceita programar e salvar as rampas??

Vc utiliza 2 termostatos ou esse PID (que acabei de comprar) não tem termostato...

e o esquema de ligação?? passa ae pra galera...hehehe

vlww
 
Last edited:
Baladuch,

Me tira uma dúvida. Montei um sistema HERMS, e fiquei receoso...

Montei o sistema com o REX c100 e SSR 40 assim como vc.
Vc percebeu que o SSR nao corta completamente a corrente? E outra coisa, a corrente é enviada como se fosse "pulsos" à resistencia. acontece o mesmo com vc?
 
Baladuch, teria como vc me passar o esquema de ligação entre a resistência, o rele e controlador. Comprei tudo aqui mas estou meio perdido!!!
Obrigado!
 
Estou trabalhando quase todo dia até as 22:00, mas vou tentar postar essa noite ainda o esquema, já estou devendo ele a algum tempo.

:mug:
 
Cara se não for pedir muito, tb estou precisando desse esquema pra ligar o REX C100 no relê e resistência.

Aliás, se permite vou copiar tua ideia da caixa de ferramentas na cara dura.. Achei muito boa
 
Sou mais um que precisa de uma mao na montagem...se puder passar o esquema todo pago ate uma breja! Rsrsrs
 
Sou mais um que precisa de uma mao na montagem...se puder passar o esquema todo pago ate uma breja! Rsrsrs

Segue esquema... fiz por esse e ficou correto. qualquer duvida só falar.


[ame]http://www.youtube.com/watch?v=sF96vAXOV9s[/ame]
 
Fabiano eu li em outro post que não se deve testar o relê com multimetro e sim com uma lâmpada, para ter contato e o relê funcionar!
 
Galera, mil desculpas, to com a cabeça a mil, terminando uma tese pra conclusão de curso, correira total.
Aproveitando a noite de insonia e vou colocar aqui os esquemas que usei na época, se precisarem de ajuda, mandem email pra mim ok.

Outra coisa importante a dizer é que nem todo REX-C100 da pra ligar com rele, tem uns modelos como o que comprei que é preciso tirar uma peça pra funcionar.

Deixo o pdf em anexo.

Abraço
 

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É muito fecho meu. A caixa montadinha, vou testar e...... os dois reles de estado solido estragados. Ou seja, independente se tem comando de fechamento de contato ou não, a saída esta sempre fechada, ou seja, energiza constantemente a resistência.

Sera que fiz alguma M?

SDS

Fabiano da Mata

PS: https://www.youtube.com/watch?v=r4hUoNrn8G8&feature=youtube_gdata_player

Acho que o problema não são os reles.

Pra testa-los você vai precisar de uma lâmpada e uma bateria de 9 volts.

Veja o vídeo a seguir, ele está em inglês, mas vai entender facilmente, depois poste aqui dizendo o resultado.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=bzrsE4tTJP8[/ame]

Abraço
 
Fiz o teste da lampada e????? Bingo. Os reles funcionam. Agora estou me vendo com outro pequeno problema, pois eu coloquei sinalizadores de led para indicar se as fases estariam energizando o plug steck, só que em função de serem pouco resistivos (acho que é essa a razão) eles ficam sempre ligados, independente se o relé esta acionado ou não. No meu esquema eu derivo a fase que alimenta o steck para esse sinaleiro. Qual seria a solução para que o sinalizador funcione indicando se o rele esta mesmo fechado ou não?

Os sinalizadores são esses em cima fo steck. Os outros 2 na parte inferior, sobre as tomadas são para as bombas (110 V) e o mais superior é o geral.

SDS

Fabiano da Mata
 
Vcs não imaginam o quanto eu dormi com raiva ontem por conta desse teste do relé de estado sólido. Mas conversando com colegas do serviço, engenheiro eletricista e até professor de faculdade de eletrica/eletrônica, me explicaram a razão da tensão identificada pelo led/chave de fase. Segundo eles, o relé tem uma resistência muito grande e como está sujeito a uma tensão de 110V por fase, é possível que haja uma corrente de miliamperes. Porem essa corrente é o suficiente para acender a lampada de led/chave de fase por possuírem resistência baixa.

Em fim, fiquei feliz da vida, e no carnaval vou testar o meu HERMS caipira. Segue fotos da belezura.

PS. Já estou planejando um controlador, para o futuro, via PWM e SCR (controle de potência que manipula a senóide da corrente alternada para dar uma tensão conforme a necessidade. A vantagem é não haver a dissipação que o rele de estado solido proporciona e de ser mais elegante. Só que sou eng. químico e vou ter de remar bastante para aprender sobre isso.)

SDS,

Fabiano da Matauploadfromtaptalk1393463801720.jpguploadfromtaptalk1393463818938.jpg
 
Galera, mil desculpas, to com a cabeça a mil, terminando uma tese pra conclusão de curso, correira total.
Aproveitando a noite de insonia e vou colocar aqui os esquemas que usei na época, se precisarem de ajuda, mandem email pra mim ok.

Outra coisa importante a dizer é que nem todo REX-C100 da pra ligar com rele, tem uns modelos como o que comprei que é preciso tirar uma peça pra funcionar.

Deixo o pdf em anexo.

Abraço

eu sou bem ignorante nessa área, mas nesse post acima tem uns 3 jeitos de instalar, né? Como que eu sei qual devo utilizar?

Chegou o meu Rex C100, com dissipador, ssr e sensor. Pretendo fazer minha imstalacao nesse fim de semana.

Pelo que eu entendi, o mais simples é chegar com fase e neutro nas entradas 1 e 2, sair com faae e neutro das saídas 3 e 5, indo pro ssr e depois resistência. A ideia tá certa?

A saída de alarme, posso ligar em um led? Ele vai acender todas vez que a resistência estiver energizada?
 
eu sou bem ignorante nessa área, mas nesse post acima tem uns 3 jeitos de instalar, né? Como que eu sei qual devo utilizar?

Chegou o meu Rex C100, com dissipador, ssr e sensor. Pretendo fazer minha imstalacao nesse fim de semana.

Pelo que eu entendi, o mais simples é chegar com fase e neutro nas entradas 1 e 2, sair com faae e neutro das saídas 3 e 5, indo pro ssr e depois resistência. A ideia tá certa?

A saída de alarme, posso ligar em um led? Ele vai acender todas vez que a resistência estiver energizada?

rafaelrick,

Quanto ao led, eu não usei e não saberia dizer, mas sobre quanto a ligar os cabos vai por esse aqui que não tem erro:

113566d1393399225-sistema-controlador-para-brassagem-eletrica-full.jpg


Se não tiver a chave liga/desliga, é só ligar o cabo sem ele.

Abraço
 
Balabuch, ve se eu entendi:

Entro com o fase no 2 do SSR, saio com o fase do 1 do SSR e entro no 1 do Rex. Saio com o fase do 1 do SSR e levo pra resistência.

Entro com o neutro no 2 do Rex e saio com ele também do 2 e levo pra resistência.

Saio com um fase do 4 do Rex, passa por um interruptor e vai no 3 do SSR. Ligo o 4 do SSR no 5 do Rex.

É isso? Esse interruptor é pra eu ligar e desligar o Rex?

OBs: nao irei utilizar um liga/desliga da resistência.

Abraco.
 
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