Sidra / Cider / Hard Cider

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sidra é mais simples que cerveja., mas tem que fazer uso de alguns aditivos para facilitar o processo. Metabissulfito de potássio para sanitizar o mosto e enzima pectinica (pectinase) para clarificar (além de gelatina).
Eu faço utilizando uma extratora de suco (https://www.pontofrio.com.br/Eletro...-receitas-e-escova-p-limpeza-800w-411046.html). Vale apena o investimento para quem quer fazer sidra com frequancia. 10 kg de maça rendem cerca de 6 L de suco.
sanitizo o suco com metalbissulfito de potássio, coloco pectinase e no dia seguinte, inoculo a levedura (já fiz até com fermento de pão e foi OK o resultado). Dá para usar fermento de cerveja também, além claro, dos fermentos para sidra e vinho. Fermentação a cerca de 20 C. Em um mês tá pronta para beber. Dá apara fazer carbonatação forçada ou priming. Não adiciono açúcar nem água, 100 % suco de maçã e o teor alcoólico fica entre 5 e 6 %. Se quiser mais doce, adicione açúcar, mais metabissulfito de potássio e sorbato de potássio para evitar refermentação. Claro que nesse caso, a sidra já deve ter sida carbonatada com priming ou será feito carbonatação forçada, uma vez que o sorbato e o metabissulfito irão inibir a atividade da levedura. Outra opção é usar adoçante sucralose no lugar do açúcar. Estevia deixa um gosto residual. Claro que tem outras variações do processo. Para mim, desta forma tem dado bons resultados.
Entendi que a sucralose é pra dar um dulçor final, é isso? Se for, qual a quantidade por litro?
 
[CLARIFICANTE] Ainda sobre a gelatina, se no Brasil aonde vocês compraram gelatina pra usar, se a qualidade é boa, e qual a quantidade é normalmente usada.
 
[CLARIFICANTE] Ainda sobre a gelatina, se no Brasil aonde vocês compraram gelatina pra usar, se a qualidade é boa, e qual a quantidade é normalmente usada.
Fera, gelatina não é tão funcional pra clarificar sidra devido a pectina, o ideal seria pectinase, mas no BR é difícil de achar. Quanto a gelatina, compro em SP numa região chamada zona cerealista que vende quase de tudo a granel, aí fica bem barato. Caso não tenha algo do tipo na sua cidade, no mercado vende os sachets e pode ir na fé que dá certo. Média de 6g diluídos em 100mL de água para 20L (de breja),
 
Cervejeiros e Sidreiros, boa tarde, tenho uma lama de T-58 sobrando na geladeira e pensei em fermentar a sidra com essa lama. O que acham ? Daria certo fermentando a uns 18 graus. A condimentacao que esse fermento traz, será que combina com a Sidra ?
 
Olá pessoal!
Para clarificar a sidra uso biofine e bentonita em conjunto.
E só abro as garrafas depois de uns 5 meses. Ela transforma a acidez em ácido cítrico, que é mais macio.
No meu caso sempre fiz com maçãs, não com suco pronto
 
Eu comprei uma prensa, aquelas de torresmo ...e vou começar em breve...a parte que ainda não tenho conhecimento é a respeito da química para pectina e o que usar para encerrar a fermentação, caso eu coloque suco da própria maçã no envase pra dar uma leve adoçada na cidra.
Daniel a prensa de torresmo vc achou que vale a pena? To pensando em comprar uma também....
 
Comprei a prensa de torresmo e curti. Agora é aumentar a produção com base no processo da prensagem.
 
Back
Top