Session IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Moisa Padilha

Member
Joined
May 9, 2018
Messages
8
Reaction score
2
Location
gravatai
Boa noite cervejeiros.
Estou para brassar uma session ipa.
E tenho um fermento sobrando em cada que e Belle saisson gosto desse fermento pq ele tem um aroma bem bacana.
Dúvida.
Sera q senta legal para uma session IPA?
E se alguém já usou de seu comentário. Abraço
 
Olá Moisa,

Eu particularmente não usaria. Não quer dizer que não ficaria legal, mas a tendência é que os aromas e sabores típicos de fermento belga ofusquem sabor e aroma dos lúpulos, o que é o grande "charme" de uma session ipa: leve, lupulada (sabor e aroma) , moderadamente amarga.

Acho que o caminho aqui é fermento neutro que destaque lúpulo (ex us-05, mangrove m44...).

Abs
 
Olá Moisa,

Eu particularmente não usaria. Não quer dizer que não ficaria legal, mas a tendência é que os aromas e sabores típicos de fermento belga ofusquem sabor e aroma dos lúpulos, o que é o grande "charme" de uma session ipa: leve, lupulada (sabor e aroma) , moderadamente amarga.

Acho que o caminho aqui é fermento neutro que destaque lúpulo (ex us-05, mangrove m44...).

Abs
 
E por que não uma Saison mais leve ? é bem verão tanto quanto uma session IPA.

Concordo com o @Persevalli , este fermento não é para este estilo.

Quanto a session IPA, cuidado com o amargor e o corpo final. É fácil de ficar desequilibrado.

Vi que também é de Gravataí. Vamos tomar conta do mundo logo.... hehehehe
 
Daí Jean... Na correria escrevi lúpulo kkkk
Poisé, estava bem indeciso nestes dois estilos, mas tô afim de deixar bem aromática e um amargor leve, por isso optei pela session IPA. Mas irei fazer uma saisson tbm, quero usar capim limão nela... Vamos ver oque vai dar kkkk e vamos dominar o Mundo
 
Daí Jean... Na correria escrevi lúpulo kkkk
Poisé, estava bem indeciso nestes dois estilos, mas tô afim de deixar bem aromática e um amargor leve, por isso optei pela session IPA. Mas irei fazer uma saisson tbm, quero usar capim limão nela... Vamos ver oque vai dar kkkk e vamos dominar o Mundo
Já fiz uma american wheat com erva cidreira (bem parecido com capim limão). usei na fervura e depois no priming. Fica interessante, mas me decepcionou um pouco por conta de sempre esperar algo parecido com o chá adoçado, o que não ocorre com a cerveja.
 
Pode fazer uma session belgian ipa. Só lembra que o belle seca bastante, arranja uma forma de dar corpo pra ceva daí (mostura alta, malte especial etc).
 
Belle Saison é específico para saison...pq não fazer uma saison no limite inferior de álcool, se o objetivo for fazer algo mais leve?
 
Fico com a opçao da session belgian ipa, é uma delicia. Procure escolher lupulos frutados que vão casar com o leve esterificado da belle saison. Pode fermentar em temperaturas mais amenas que o convencional para uma saion, eu recomendaria em torno de 18ºC.
 
Back
Top