Sem energia há 20 horas, cerveja na fermentação secundária. O que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lebvianna

Well-Known Member
Joined
Nov 10, 2014
Messages
46
Reaction score
11
Boa tarde!

Estou com uma leva de 5L de uma Cream Ale em fase final de fermentação secundária (a ideia era começar a clarificação amanhã). Tudo ia bem, mas...

Ontem choveu uma enormidade e várias árvores caíram no meu bairro, levando os fios com elas. Com isso, estamos sem energia há mais de 20 horas e ainda não há previsão de retorno. E como a Lei de Murphy é cruel, hoje tá fazendo uns 35° por aqui (seria ainda mais cruel se estivesse na fermentação primária, é verdade).

O que fazer? Pensei em largar um saco de gelo na geladeira pra dar uma aliviada. É uma boa ou é inútil (considerando que, até que eu consiga chegar em casa e fazer isso, já devem ter passado 24 horas sem controle de temperatura)? Alguma outra sugestão?

Que efeitos posso esperar dessa alta temperatura na fermentação secundária? Só achei informação sobre a alta temperatura na primária. Os mesmos se aplicam?

Obrigado.
 
coloca em uma caixa termica seu balde ja que a produção é pequena e manda gelo e vai medindo a temperatura ambiente da caixa com um termometro. pode fazer o mesmo com a geladeira mas vai precisar de uns 2 sacos de gelo dos medios pra grande
 
Tu poderia tentar colocar o fermentador dentro de uma panela com água. Isso ajuda a amenizar a temperatura. Já fermentei uma cerveja assim quando meu freezer estava cheio e ficou boa.
Imagino que teu fermentador seja pequeno, o que deve facilitar.
 
Relaxa, se a primária já tinha mesmo acabado não tem praticamente nada pra fermentar, somente a reabsorção de compostos, então não deve ter problemas com essa temperatura alta.
 
cara sou de niterói e aconteceu a mesma coisa comigo no ano passado, a cerveja era uma pilsen e estava na fermentação secundária. Não tive problema nenhum....ficou 2 dias sem controle de temperatura. Mas deixei na geladeira fechada e ela ficou com temp de aprox 25 graus. Não deu problema.
Se vc colocar o saco de gelo acho que até vai gelar....mas relaxa acho que nao vai dar off flavor nao
 
Valeu pela ajuda, galera!

Como não tinha um isopor a disposição e não ia ficar em casa pra controlar a temperatura (não aguentaria passar mais uma noite com o calor e os mosquitos), coloquei um saco pequeno de gelo (desses filtrados de 4kg) na geladeira e fui embora.

Cheguei lá hoje e vi que a luz voltou e a cerveja estava a 14°. Não esperava que fosse resfriar tanto, mas como já planejava começar a clarificação, não esquentei a cabeça e mandei pra cervejeira pra ficar a 0°.
 
Back
Top