Sedimentos Estranhos na Garrafa (Summer Ale)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilonp

Member
Joined
Jun 29, 2016
Messages
14
Reaction score
1
Olá Pessoal!

Estou com um problema que não havia me acontecido dessa forma antes. Sempre tive problemas com a turbidez das cervejas que faço e desta vez resolvi utilizar whirflock e gelatina para tentar deixar a cervejaria mais cristalina. Realmente funcionou, e quando fui engarrafar percebi que estava bem translúcida. O problema é que depois do envase apareceram vários sedimentos "grudados" nas paredes da garrafa (parecendo areia), e por fim alguns sedimentos maiores ficam "boiando na parte de cima". O que causou isso? Contaminação? Fermento?
Vale lembrar que não balancei o fermentador em momento nenhum e as garrafas ficaram o tempo todo na posição vertical.
Vou deixar as fotos das garrafas para vocês verem e qundo abrir posto também vou abrir hoje.

Segue a receita que fiz:

OBS: UTILIZO MÉTODO BIAB.

SUMMER ALE - 10L.
2,0 Kg Malte Pale Ale (91%)
0,2 Kg Aveia em Flocos

Mostura: 66°C por 60min.

Lúpulo:
05g Summit 17,5 AA (30min)
05g Summit 17,5 AA (0min)
Raspas de 01 Limão Taiti
Whirflock 15min. Finais da fervura.

01 Pacote Fermento US-05.

OG: 1.034 (bem abaixo da esperada - que era 1.045)
FG: 1.012
ABV: 3%
IBU: 17.92

Fermentação: 07 dias a 18°C
Maturação: 07 dias a 05°C
Carbonatação: utilizei 01 sachê de 5g de açúcar para cada garrafa de 600ml.


1520000790953.jpg1520000816846.jpg1520000890377.jpg1520000923336.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
 
Também tive esse problema várias vezes. Nunca encontrei uma causa específica. Agora já faz um tempo que não vem acontecendo isso.
Contaminação nas minhas não ocorreram. O gosto não mudou nem nada. Mesmo com uma guarda mais prolongada (6 meses).
Mudei o jeito da lavagem das garrafas (lavagem mecânica com aqueles lavadores de mamadeira de criança acoplado a uma furadeira) e também passei a utilizar álcool 70% na hora do envase (antes usava iodofor).
Não sei te dizer se é isso, mas não vem acontecendo mais.
Testa, vê se adianta pra você.
Acredito que o único problema destes sedimentos é a estética em si.
Espero ter contribuído em algo.
Abraço!
 
Aconteceu isso na ultima que fiz, uma IPA, achei que fosse por conta do Dry Hopping, mas ja vi que outras pessoas tem esse problema tambem.... meu caso se parece mais com a 2° foto, pequenas particulas flutuando, mas nao chegou a ter particulas grandes como na 1° foto
 
Fiz uma Cream Ale e já percebo no balde fermentador alguns sedimentos boiando no balde. No inicio levei um susto, mas a cerveja não está contaminada. A única coisa que fiz diferente foi usar aveia em flocos, o que faz pensar que ela possa ter alguma relação com o fato. Final de semana vou engarrafar e ver se terei o mesmo problema do amigo do tópico!
 
Pessoal, não tenho muito experiência, mas acho que posso ajudar.

Pelo o que já li é por todas as cervejas que faço, quase todas acontece isso por causa da refermentação na garrafa devido o primming, todos vocês que relataram o problema deve fazer primming, certo?

É o mesmo processo que acontece no balde, quando está fermentado, toda aquela lama que fica no fundo é devido aos sedimentos que o fermento gera no processo, quando você faz o primming está dando mais açúcar para o fermento que está presente na cerveja, o mesmo consome esse açúcar, gerando o CO2 e por consequência os sedimento.

Provavelmente essa sua cerveja tem pouco tempo que vc envazou, com o tempo essas partículas vão para o fundo da garrafa e ele ficará bem clarinha.

Fiz uma APA que estava exatamente do mesmo jeito da foto, tenho algumas garrafas ainda (2 meses), não tem mais nada boiando e está parecendo Skol de tão clarinha..kkkkk

Para nos que fazemos primming não temo como fugir desse "problema" estético.

A única solução seria carbonatação forçada e envase por contra pressão.

É logico que uma brassagem bem feita para levar o menos de sedimento para garrafa ajuda bastante também, mas não elimina o problema.

Acho que é isso..

Caso tenho falado bobagem fiquem à vontade e opinar.

Abs.
 
Abri uma ontem para experimentar.
Depois que gelou, acho que ajudou os sedimentos a irem para o fundo da garrafa e ficou bem Cristalina. Só o restante do fundo da garrafa que levou sedimento para o copo...
Indico essa receita. Dá pra tomar bastamte, eu apenas tentaria melhorar a eficiência na próxima para ficar com 5% de ABV.
Obrigado pessoal!20180302_205714.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
 
Isso já aconteceu comigo.
Deixei as garrafas a 0° e os sedimentos foram para o fundo da garrafa e a cerveja ficou normal ao que se esperava dela.. Por coincidência foi quando usei gelatina.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Olá Pessoal!

Estou com um problema que não havia me acontecido dessa forma antes. Sempre tive problemas com a turbidez das cervejas que faço e desta vez resolvi utilizar whirflock e gelatina para tentar deixar a cervejaria mais cristalina. Realmente funcionou, e quando fui engarrafar percebi que estava bem translúcida. O problema é que depois do envase apareceram vários sedimentos "grudados" nas paredes da garrafa (parecendo areia), e por fim alguns sedimentos maiores ficam "boiando na parte de cima". O que causou isso? Contaminação? Fermento?
Vale lembrar que não balancei o fermentador em momento nenhum e as garrafas ficaram o tempo todo na posição vertical.
Vou deixar as fotos das garrafas para vocês verem e qundo abrir posto também vou abrir hoje.

Segue a receita que fiz:

OBS: UTILIZO MÉTODO BIAB.

SUMMER ALE - 10L.
2,0 Kg Malte Pale Ale (91%)
0,2 Kg Aveia em Flocos

Mostura: 66°C por 60min.

Lúpulo:
05g Summit 17,5 AA (30min)
05g Summit 17,5 AA (0min)
Raspas de 01 Limão Taiti
Whirflock 15min. Finais da fervura.

01 Pacote Fermento US-05.

OG: 1.034 (bem abaixo da esperada - que era 1.045)
FG: 1.012
ABV: 3%
IBU: 17.92

Fermentação: 07 dias a 18°C
Maturação: 07 dias a 05°C
Carbonatação: utilizei 01 sachê de 5g de açúcar para cada garrafa de 600ml.


View attachment 119979View attachment 119980View attachment 119981View attachment 119982

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Pela foto, parece que alguns grumos da gelatina foram para a garrafa. Nada a se preocupar, exceto pelo lado estético.

Para evitar de ocorrer isso, quando for aplicar a gelatina, faça um "mini whirpool" e jogue a gelatina bem no centro do redemoinho. Após a aplicação, deixe a cerveja o mais próximo de 0°C por pelo menos 36hs antes de envasar.

Dessa forma, será formado um cone compacto de gelatina e levedura no fundo do fermentador (como se faz após a fervura).

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Isso ocorre por causa da gelatina.
Fizemos algumas braçagens onde clarificamos com gelatina e é realmente isso que acontece, o fundo não fica compacto e conforme você mexe a garrafa ele se solta. De ruim mesmo só o aspecto estético, como o companheiro acima destacou, mas depois disso não usamos mais, prefiro deixar 15 dias a 0º do que usar a gelatina, não fica extremamente transparente, mas como não é isso que procuro não me preocupo com isso.

Uma opção seria usar menos de um pacote de gelatina na tentativa de minimizar este resultado.
 
Isso na minha experiencia é causado pela combinação gelatina + refermentação na garrafa...
Como nao faço carbonatação forçada, a vez que eu usei gelatina ficou assim, mesmo utilizando apenas uma colher de sopa de gelatina (vi uns artigos americanos falando que se deve usar meia a uma colher a cada 20L). O resultado disso é que eu nao uso mais gelatina nem f...

Apesar do problema ser basicamente só estético, se você for dar umas garrafas de presente vai passar vergonha, hehehe... Bem desagradável!

Utilizando whirfloc, fazendo um bom whirpool e um tempo maior de cold crash (10 a 15 dias), consegui fazer uma cerva bem límpida. Aconselho isso, até porque achei que a gelatina roubou boa parte do aroma da minha IPA...
 
Eu nunca me preocupei com a turbidez, mas as vezes me irrito um pouco com a lama final da garrafa. Sempre sirvo toda a garrafa de uma única vez, sem agitar o fundo e deixando um dedinho final na garrafa (isto depois de deixar ela gelando por uns 2 a 3 dias na geladeira de pé). Este copos saem muito limpos e dependendo da receita, cristalinos (outras tem chill haze por conta de lúpulos e proteínas).

Tudo vai bem até chegar o cunhado que revira a garrafa "para acordar a cerveja" e ainda serve tudo da garrafa "fazendo um whirlpoolzinho".
 
Eu nunca me preocupei com a turbidez, mas as vezes me irrito um pouco com a lama final da garrafa. Sempre sirvo toda a garrafa de uma única vez, sem agitar o fundo e deixando um dedinho final na garrafa (isto depois de deixar ela gelando por uns 2 a 3 dias na geladeira de pé). Este copos saem muito limpos e dependendo da receita, cristalinos (outras tem chill haze por conta de lúpulos e proteínas).

Tudo vai bem até chegar o cunhado que revira a garrafa "para acordar a cerveja" e ainda serve tudo da garrafa "fazendo um whirlpoolzinho".
Daí o cunhado tem que tomar a caçulinha 300mL feita e engarrafada só para ele...
Tem gente que gosta da turbidez e devem ter lido/visto isso sendo feito na Alemanha (em Weissenbiers, etc) e acham que é o certo e recomendado para o estilo (no caso qualquer estilo - sei lá o que eles pensam).
 
mas que porque essa necessidade de não-turbidez? aproximar-se das do mercado? não entendo...
85% dos estilos pedem boa ou muita limpidez, está até no BJCP.

Quando eu pego uma Pilsner, a primeira coisa que percebo é o nível de turbidez.

Na escala caseira, você não vai deixar uma cerveja clarificando por 6 meses por N motivos, por isso inventaram os "atalhos" com gelatina.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Deixei elas na garrafa por mais um tempo antes de abrir e os sedimentos foram todos para o fundo da garrafa. Acredito que foi excesso de gelatina, pela quantidade indicada, acho que coloquei demais...
Gostei do resultado da gelatina pois ficou bem translúcida (na foto não dá pra ver pois o copo estava gelado), na próxima vou reduzir a quantidade ou talvez nem colocar...
Valeu!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
 
Deixei elas na garrafa por mais um tempo antes de abrir e os sedimentos foram todos para o fundo da garrafa. Acredito que foi excesso de gelatina, pela quantidade indicada, acho que coloquei demais...
Gostei do resultado da gelatina pois ficou bem translúcida (na foto não dá pra ver pois o copo estava gelado), na próxima vou reduzir a quantidade ou talvez nem colocar...
Valeu!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Foto20180316_213135.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
 
Back
Top