Sanitização de garrafas com Ozônio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre1

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
113
Reaction score
67
Gostaria de compartilhar a forma que eu uso para sanitizar meus equipamentos de cerveja.
garrafas, fermentadores, torneiras, mangueiras, barris, postmix, geladeira e tudo que eu uso para na fabricação de cervejas.
Uso há mais de 4 anos e nunca tive problema de contaminação.

 
Valeu por compartilhar!

De quanto é o investimento nesse gerador?

Eu uso iodo, que é muito barato e acho mais seguro que o peracético.
 
Obrigado por interagir.
Realmente o iodo é barato mas além de manchar o fermentador vc ainda precisa lavar depois que usa e não sanitizar as torneiras e mangueiras, mas é a opção mais barata.
Existem equipamentos de ozônio de 3, 5, 7 e 10 gramas de ozônio por litro de ar. Eu usei um de 3 gramas muito tempo e tive os mesmos resultados desse que uso hoje que é de 10 litros
Se vc fizer um de 3 gramas e usar uma bombinha de aquário como compressor, já pode começar a brincar com uns 300 reais. Esse meu deve sair por uns 750 reais.
Agora tem uma coisa que vc pode fazer com esse equipamento que eu não disse. Oxisanitização de carros. Vc sanitizar o carro e tira todos os odores e mata todos os fungos. Isso o iodofor não faz.
Um abraço.
 
Obrigado por interagir.
Realmente o iodo é barato mas além de manchar o fermentador vc ainda precisa lavar depois que usa e não sanitizar as torneiras e mangueiras, mas é a opção mais barata.
Existem equipamentos de ozônio de 3, 5, 7 e 10 gramas de ozônio por litro de ar. Eu usei um de 3 gramas muito tempo e tive os mesmos resultados desse que uso hoje que é de 10 litros
Se vc fizer um de 3 gramas e usar uma bombinha de aquário como compressor, já pode começar a brincar com uns 300 reais. Esse meu deve sair por uns 750 reais.
Agora tem uma coisa que vc pode fazer com esse equipamento que eu não disse. Oxisanitização de carros. Vc sanitizar o carro e tira todos os odores e mata todos os fungos. Isso o iodofor não faz.
Um abraço.
Apesar de não precisar enxaguar o iodo na proporção certa, 750 reais é bem viável para muitas garrafas! Pensei que era bem mais caro. Usando a gambiarra que vc mostrou economizaria bastante trabalho.
Muito obrigado! Vou ver isso mais pra frente!
 
Muito interessante... Mas tem como saber se a sanitização está sendo realmente eficaz? Tem como saber quando o gerador para de gerar ozônio?
 
Muito interessante... Mas tem como saber se a sanitização está sendo realmente eficaz? Tem como saber quando o gerador para de gerar ozônio?
Edgar, a forma de saber é fazendo um teste microbiológico mas não vejo necessidade. Eu uso essa técnica há mais de 4 anos e nunca tive contaminação.
Tenho um freezer vertical que guardo as cervejas mais antigas. As vezes da mofo por causa do tempo que fica fechado à 2 graus. Coloco 5 minutos de ozônio e fica tudo limpo.
Sabe fungo nas unhas dos pés? Cura tudo com umas 10 aplicações.
O trem é bom.
 
Edgar, a forma de saber é fazendo um teste microbiológico mas não vejo necessidade. Eu uso essa técnica há mais de 4 anos e nunca tive contaminação.
Tenho um freezer vertical que guardo as cervejas mais antigas. As vezes da mofo por causa do tempo que fica fechado à 2 graus. Coloco 5 minutos de ozônio e fica tudo limpo.
Sabe fungo nas unhas dos pés? Cura tudo com umas 10 aplicações.
O trem é bom.
Da uma olhada nesse vídeo
Nele eu mostro outras utilidades do aparelho em tratamentos de saúde.
 
Dúvida que me ocorreu foi a seguinte: As garrafas tem que estar secas para sanitização com esse gás?
Não.
O ideal é exatamente o contrário.
O ozônio adere muito mais aos liquidos do que se a garrafa estiver seca. Tendo umidade dentro da garrafa, essa umidade vai ficar ozonizada melhorando a sanitização.
 

Latest posts

Back
Top