Sanitização das garrafas com água fervente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
O que interessa no fim das contas é a proporção de iodo livre.

Iodo FOR, só quer dizer que é um iodo, mais um solubilizante, mais um detergente (usualmente).

Então não existe problema em sanitizar as garrafas (e equipamentos) usando tintura de iodo 2% vendida em farmácias?
E a diluição seria a mesma do iodofor (1ml/L)?
 
Por isso que eu disse.... o que importa é quantidade de iodo livre.

A solução precisa ficar em torno de 12,5 a 25 ppm de iodo livre (ppm = partes por milhão = mg por litro).

Ou seja, pra calcular a quantidade correta...... tem que fazer os cálculos.

No caso do Iodofor, é em torno de 0,87ml por litro para 12,5ppm. Para tintura... não sei.. só calculando.

No entanto.... eu nunca usaria tintura.... pois existe Iodofor que é baratíssimo... e largamente utilizado.

ABraço,
 
É necessário que as garrafas estejam totalmente secas para o envase?
Uso Biofor e acabo me preocupando com o tempo que leva para secar.
 
É necessário que as garrafas estejam totalmente secas para o envase?
Uso Biofor e acabo me preocupando com o tempo que leva para secar.

Não é necessário que estejam totalmente secas, basta deixá-las escorrendo para sair o excesso da solução.
Abraço!
 
Qual é a real vantagem do "Star San"???

Pergunto isso porque ele é quase 6X mais caro que o Biofor...

Olá Correas,
Eu passei a usar StarSan a um tempo pelo simples fato do rendimento e eficiência. Vc pode reutilizar o liquido a qqr momento de novo. Eu uso ele com borrifador e reaproveito.
O grande problema do StarSan é o custo do envio para o BR.
Espuma de StarSan dentro da garrafa não interfere na cerveja já que foi feito para sanitizar garrafa, etc de cerveja.

Medida StarSan:
1,6ml = 1L de água. Onde 20 segundos sanitiza.
Ou seja, tenho um frasco de StarSan de ~ 950ml (32oz) Logo:
950 / 1,6 = ~590L ( vou encher meu borrifador 590x isso se não reutilizar )


O Iodophor tenho tbm, mas noto (acho) que perde sua eficiência depois de algumas horas. Uso ele para grandes quantidades de sanitizantes qdo necessário.

Peracético eu não gosto. Mas tenho ele para algumas situações isoladas.

abcs!
 
Cara, te respondendo com toda a sinceridade que tu provavelmente queres.... sim, tu estás tendo um trabalho do @#$@# sem precisar.

Seja usando Iodophor, ácido peracético ou alcool 70, bastaria ter poucos litros do sanitizante, encher UMA garrafa, e então despejar uma na outra (esvaziando a anterior) até ter passado sanitizante em todas, e então deixar escorrer e pronto, sem enxaguar.

Bem mais fácil, né?

Já fiz isso que tu fez no começo, já usei vapor (e quebrei algumas garrafas) até me dar conta das técnicas mais fáceis.

Se tu usar um Vinator, que já tem pra vender no Brasil, aí a coisa fica absurdamente mais fácil (http://ecommerce.lamasbrewshop.com....uto_6387_9879_Lavador-Sanitizador-de-Garrafas) pois basta colocar um pouco de sanitizante no recipiente, e pressionar 2 ou 3 vezes a garrafa nele..... ele "cospe" sanitizante pra cima, sanitiza a garrafa, e o sanitizante volta pro recipiente, reaproveitando tudo. Eu recomendo MUITO!

Abração!

Guenther, boa tarde.

Sou novo no fórum e peço desculpas por reativar um tópico antigo.

Gostaria de saber se, utilizando esta técnica que você descreve acima para sanitizar garrafas utilizando ácido peracético (passando o líquido de uma para outra), é necessário aguardar algum tempo entre cada transferência para que o ativo esteja em contato com o interior da garrafa ou posso simplesmente passar o líquido pela garrafa e já colocá-la para escorrer logo em seguida.

Obrigado e um abraço,
Stefano
 
Guenther, boa tarde.

Sou novo no fórum e peço desculpas por reativar um tópico antigo.

Gostaria de saber se, utilizando esta técnica que você descreve acima para sanitizar garrafas utilizando ácido peracético (passando o líquido de uma para outra), é necessário aguardar algum tempo entre cada transferência para que o ativo esteja em contato com o interior da garrafa ou posso simplesmente passar o líquido pela garrafa e já colocá-la para escorrer logo em seguida.

Obrigado e um abraço,
Stefano
Não precisa aguardar nada, o importante é que a superfície interna da garrafa tenha entrado em contato com o sanitizante, depois é só aguardar fazer efeito.

Abraço,
 
Olá Stefano,
Apenas para agregar o que nosso colega Guenther disse.

O Ácido peracético tem mais efeito sanitizante quando usado água quente. Ele precisa de alguns segundos ou minutos dependendo do quanto está contaminado a garrafa, o tipo de contaminação e a concentração que vc. esta usando dele diluído em água... portanto é difícil de estimar um tempo específico para todos os casos. Se a garrafa estiver com sujeira grudada, provavelmente não conseguira sanitizar totalmente a garrafa...

Nota:
Eu, particularmente não uso A.P. Utilizo atualmente para grandes quantidade de água o "iodofor" na concentração correta e "StarSan" para última lavagem/ pequenas quantidades.
Tbm utilizo Soda Cáustica como desincrustante (com todas medidas de segurança e enxagues, claro).

abcs.
Frank
 
Olá Stefano,
Apenas para agregar o que nosso colega Guenther disse.

O Ácido peracético tem mais efeito sanitizante quando usado água quente. Ele precisa de alguns segundos ou minutos dependendo do quanto está contaminado a garrafa, o tipo de contaminação e a concentração que vc. esta usando dele diluído em água... portanto é difícil de estimar um tempo específico para todos os casos. Se a garrafa estiver com sujeira grudada, provavelmente não conseguira sanitizar totalmente a garrafa...

Nota:
Eu, particularmente não uso A.P. Utilizo atualmente para grandes quantidade de água o "iodofor" na concentração correta e "StarSan" para última lavagem/ pequenas quantidades.
Tbm utilizo Soda Cáustica como desincrustante (com todas medidas de segurança e enxagues, claro).

abcs.
Frank
Frank, interessante essa informação do AP ser mais efetivo a quente, pois em todos os estudos que eu pelo menos vi até hoje, os ensaios são sempre a temperatura ambiente, até pela instabilidade de concentração de ácido peracético quando está quente.

Qual a fonte dessa informação? Tem como passar?

Abraço,
 
Guenther, tudo bom ?

A "janela" do AP que entendi é entre 25oC até 60oC. Porque:
- O mais comum AP que usamos comercialmente é o PAC200 onde nele pede para diluir acima de 25oC.
- E 60oC pois é a temperatura de degradação ( Thermal degradation ), onde ele acaba perdendo o efeito.

Tentei achar um gráfico de temp. para entendermos melhor a eficiência do AP, mas infelizmente não achei... Deve ser porque quando o AP é diluído em água ele se desintegra e forma peróxido de hidrogênio e ácido acético. Mas consegui achar um artigo que fala um pouco sobre a eficiência em relação a temperatura:

http://www.lenntech.com/processes/disinfection/chemical/disinfectants-peracetic-acid.htm

"At a temperature of 15 °C and a pH value of 7, five times more peracetic acid is required to affectively deactivate pathogens than at a pH value of 7 and a temperature of 35 °C."

Tradução:
"A uma temperatura de 15 ° C e um valor de pH 7, é necessário cinco vezes mais ácido peracético para desativar afetivos patógenos do que no valor de pH 7 e uma temperatura de 35 ° C."


Espero ter respondido a sua pergunta.

Frank
 
Guenther, tudo bom ?

A "janela" do AP que entendi é entre 25oC até 60oC. Porque:
- O mais comum AP que usamos comercialmente é o PAC200 onde nele pede para diluir acima de 25oC.
- E 60oC pois é a temperatura de degradação ( Thermal degradation ), onde ele acaba perdendo o efeito.

Tentei achar um gráfico de temp. para entendermos melhor a eficiência do AP, mas infelizmente não achei... Deve ser porque quando o AP é diluído em água ele se desintegra e forma peróxido de hidrogênio e ácido acético. Mas consegui achar um artigo que fala um pouco sobre a eficiência em relação a temperatura:

http://www.lenntech.com/processes/disinfection/chemical/disinfectants-peracetic-acid.htm

"At a temperature of 15 °C and a pH value of 7, five times more peracetic acid is required to affectively deactivate pathogens than at a pH value of 7 and a temperature of 35 °C."

Tradução:
"A uma temperatura de 15 ° C e um valor de pH 7, é necessário cinco vezes mais ácido peracético para desativar afetivos patógenos do que no valor de pH 7 e uma temperatura de 35 ° C."


Espero ter respondido a sua pergunta.

Frank
Certo mas a questão do PAC200 é só porque ele vem em pó, e isso ajuda a diluir ele e fazer a solução, não é necessariamente para que ele sanitize mais já que a concentração final recomendada já é absurdamente mais alta que o necessário.

Sobre o link citato, sem dúvida que a 15 graus vai ser mais lento que 35, mas ainda assim gostaria de ver algo mais conclusivo porque nenhuma literatura que conheço sobre cerveja, ou que fale genericamente sobre sanitização, fala sobre ácido peracético a quente, o que me leva a crer que não valha a pena esquentar por um teórico benefício que se alcança fácil com temperaturas ambientes relativamente normais de 20 a 25 graus.

Abraço,
 
Opa,
Quem havia me dito era um amigo que tem auxílio de um químico. Ele havia me deixado claro isso e é uma pessoa bem confiável. Mas vc agora me deixou na dúvida tbm. pois não achei nada conclusivo em literaturas.
Realmente tem essa diferença em solubilidade do PAC, que incomoda. Justamente por esse ponto eu acabei comprando e usando StarSan que me trouxe maior rendimento e facilidade.


abcs.
Frank
 
Segundo o Daniel Christo o ácido peracético "[...] na Europa é conhecido como ‘desinfetante das baixas temperaturas’".

Temperatura de atuação: 0-50°C.
Concentração indicada: 500ppm.
Tempo de atuação: até 10'.

Fonte: https://youtu.be/PKrhZyAG5Ts?t=2316
 
Isso ai. a 60oC ele já era. E a baixa ele é lento. Acredito que o ideal seria a uns 25 a 35oC. Mas isso é minha impressão.
 
Quando ganho garrafas de cerveja, deixo elas mergulhadas em água com sabão pra ajudar a remover os rótulos e amolecer Crosta.
Depois lavo com a escova de garrafa acoplada a uma furadeira.
Deixo de um dia pro outro em uma solução de cloro puro(500-1000ppm), que é um excelente sanitizante.
Depois enxáguo com água.
Depois de seca vedo as garrafas com plastico film.
É na hora do envase sanitizo com álcool 70 passando de uma garrafa pra outra.

André Wenderosck
 
Fala pessoal.
Eu uso Alcool 70% em tudo. Mas tenho um frasco de IODOFOR aqui. Estou pensando em começar autilizar ele.

Eu pra lavar as garrafas, uso aquelas lavadoras de alta pressão pra lavar carro. Como o Jato é muito forte, já tira tudo na primeira vez.
Mas ainda dou uns 3 Jatos em cada garrafa, virada pra baixo. Aí já vai escorrendo. Quando vou envazar, eu passo o Alcool 70%.

Sobre o IODOFOR, queria saber quanto tempo ele pode ficar diluído sem preder a eficácia. Mesmo que fique em um pote fechado, mas já diluido. E se é possível reutilizar ele. Tipo o Líquido que joguei em uma garrafa, posso passar pra outra e por aí vai.
 
Sobre o IODOFOR, queria saber quanto tempo ele pode ficar diluído sem preder a eficácia. Mesmo que fique em um pote fechado, mas já diluido. E se é possível reutilizar ele. Tipo o Líquido que joguei em uma garrafa, posso passar pra outra e por aí vai.

Pode usar passando de uma garrafa para outra sem problema. Quando eu engarrafava, eu enchia um balde de solução de Iodofor na proporção de 1ml por litro de água e ia mergulhando as garrafas no balde, sendo que cabia umas sete ou oito. Quando colocava a última, tirava a primeira e escorria, porque ela já tinha ficado submersa por um minutou ou mais, o que já é suficiente. Quando tirava todas as garrafas do balde, começava de novo.

Sobre guardar a solução diluída, o Iodo é volátil, então o tempo de "validade" vai ser de acordo com o armazenamento. Tipo, uma coisa é você fazer um tanto de solução, colocar em um frasco tampado e guardar na geladeira, outra é você usar para lavar várias garrafas (já vai evaporando) e depois guardar em um balde aberto.

Mas a quantidade que usa para fazer a solução é tão pouca, que não compensa guardar. Até hoje não conheço nenhum cervejeiro que terminou um frasco de Iodofor antes de perder a validade.
 
Back
Top