Sanitização das garrafas com água fervente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu estava pensando em fazer uma mesa com tábuas, e furar ela com serra copo com um diametro que passe o bico da garrafa mas não passe o corpo. O problema é, que não é meu caso, quando o cara for envasar muitas garrafas, mais de 150, vai faltar espaço! HASDUIHASD

Acho que o que tu ta pensando é mais ou menos isso né?
secador garrafas.jpg
Se sim, pra mim funciona legal. Como moro em apartamento e minha cozinha é pequena, fiz no limite do que cabia na minha pia, que comporta 24 garrafas. Se necessário, posso fazer outro com mais 24 para ficar do outro lado, mas para o tamanho das minhas levas por enquanto tá ok!

a única dica que eu dou é utilizar um material que não vai reagir com a água e criar microorganismos. Madeira pra isso não é legal, sem contar que se não for uma madeira mais nobre / tratada, vai infiltrar água e estragar o material.
No meu caso, utilizei uma chapa em PVC e coloquei base de metal...
 
@tiefensee o post do @RicardoCharqueadas é meio antigo, mas valeu a dica ;)

Eu fiz algo parecido com uma bandeja plástica, foi bem fácil fazer e se for pra ter mais de um fica fácil guardar um "dentro" do outro.

Tem foto aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5089446&postcount=79

Beleza... realmente fica melhor com a bandeja de plastico. Mas como já tinha os materiais, fiz o meu a custo zero, e ainda reutilizei coisa que ia pro lixo!
 
Pessoal, já li, re-li este tópico sobre sanitizar com iodofor as garrafas. Depois disso, achei bem prático mesmo e comecei a utilizar o método, antes usava o peracético.
Só que depois que comecei a utilizar o iodofor, não sei se foi coincidência, mas todas as minhas levas começaram a aparecer um gosto meio que metálico depois da cerveja pronta, um gosto final estranho, parecendo metálico mesmo. E isso não dava antes, quando usava peracético.
Usei o recomendado, 1ml/litro, uso o vinator para borrifar a garrafa por completa e deixo escorrendo em uma árvore antes de envasar.

Será que pode ser o iodofor que está realmente dando este gosto na cerveja? Pois noto que antes de envasar, ela está com gosto normal, isso parece que está ocorrendo dentro da garrafa durante o priming.

Detalhe, eu aplico a solução de iodofor na garrafa, deixo escorrer por uns 10/15 minutos e faço o envase. Muitas vezes a garrafa ainda está úmida com a solução. Pode ser isso? Tem que deixar secar a garrafa por completo?
 
Olha creio que não é o iodo que está dando este gosto metalico, mas tenta enxaguar, eu uso até mais concentrado e nunca senti gosto metalico, acho que isso vem de alguma outra coisa, já vi por aí que pode ser hidrólise de lipidios em maltes velho e mal armazenado ou das panelas quem sabe. Abraço.
 
Também uso nessa proporção e nunca tive problemas. Nao creio que seja o iodofor...
 
Pois é, estou tentando verificar outras hipóteses também. Pelo que eu vi o gosto metálico pode ser oxidação, contaminação ou até oxidação por aeração do mosto quente, antes da fervura por exemplo. Mas o estranho é que este gosto metálico está aparecendo apenas depois da cerveja engarrafada e carbonatada com priming. Depois de fermentada e maturada, o sabor está perfeito, o problema parece estar sendo após o envase.

Se alguém tiver uma dica, agradeceria...
 
@Locha_RS como vc está fazendo o engarrafamento? Teoricamente o período de carbonatacao não seria suficiente para mostrar um sinal tão aparente de oxidação
 
Retiro o mosto do fermentador/maturador para um balde e uso aquela vávlula "comum" para encher as garrafas. Neste processo não há quase nenhuma oxigenação do mosto. O priming eu faço garrafa por garrafa com açucar.
 
Pessoal, já li, re-li este tópico sobre sanitizar com iodofor as garrafas. Depois disso, achei bem prático mesmo e comecei a utilizar o método, antes usava o peracético.
Só que depois que comecei a utilizar o iodofor, não sei se foi coincidência, mas todas as minhas levas começaram a aparecer um gosto meio que metálico depois da cerveja pronta, um gosto final estranho, parecendo metálico mesmo. E isso não dava antes, quando usava peracético.
Usei o recomendado, 1ml/litro, uso o vinator para borrifar a garrafa por completa e deixo escorrendo em uma árvore antes de envasar.

Detalhe, eu aplico a solução de iodofor na garrafa, deixo escorrer por uns 10/15 minutos e faço o envase. Muitas vezes a garrafa ainda está úmida com a solução. Pode ser isso? Tem que deixar secar a garrafa por completo?

Teve uma leva minha que ficou um gosto estranho depois de engarrafar, mas não foi em todas as garrafas (identifiquei o gosto estranho em cerca de 60% ou 70% das garrafas).

Eu acho que o gosto foi por causa do Iodophor.

Mas não era gosto metálico não, era gosto e cheiro leve de iodo.

Quando a gente esvazia a garrafa cheia de Iodophor, sempre fica uma espuma dentro, que demora muito para escorrer. O que eu faço é borrifar álcool 70º dentro da garrafa para ajudar a escorrer.

Isso aconteceu em uma leva só, onde acho que não escorri as garrafas com cuidado suficiente, e como disse antes, o gosto era de Iodo mesmo, não lembrava em nada gosto metálico.
 
Teve uma leva minha que ficou um gosto estranho depois de engarrafar, mas não foi em todas as garrafas (identifiquei o gosto estranho em cerca de 60% ou 70% das garrafas).

Eu acho que o gosto foi por causa do Iodophor.

Mas não era gosto metálico não, era gosto e cheiro leve de iodo.

Quando a gente esvazia a garrafa cheia de Iodophor, sempre fica uma espuma dentro, que demora muito para escorrer. O que eu faço é borrifar álcool 70º dentro da garrafa para ajudar a escorrer.

Isso aconteceu em uma leva só, onde acho que não escorri as garrafas com cuidado suficiente, e como disse antes, o gosto era de Iodo mesmo, não lembrava em nada gosto metálico.
Praticamente impossível, a não ser que esteja usando uma concentração absurda de Iodofor, quase puro.

De outra forma, milhares de cervejeiros que engarrafam com iodofor a vida inteira aqui e nos EUA também teriam problemas. :)
 
Praticamente impossível, a não ser que esteja usando uma concentração absurda de Iodofor, quase puro.

De outra forma, milhares de cervejeiros que engarrafam com iodofor a vida inteira aqui e nos EUA também teriam problemas. :)


Qual sanitizante você recomenda? Álcool 70 ou iodofor? No caso de eu utilizar o Álcool, necessito diluir em água??
 
Qual sanitizante você recomenda? Álcool 70 ou iodofor? No caso de eu utilizar o Álcool, necessito diluir em água??

Na minha opinião o sanitizante perfeito é 1 litro de álcool 70 com 1 ml de iodofor a 2%.

O álcool não deixa o iodo gerar espuma e faz tudo secar mais rápido, uma escorrida rápida e pronto.

Só não uso nas tampinhas por medo de ressecar as borrachas, nas tampas vai iodophor com água mesmo.

Até agora 5 brassagens e nenhuma contaminação.
 
Na minha opinião o sanitizante perfeito é 1 litro de álcool 70 com 1 ml de iodofor a 2%.

O álcool não deixa o iodo gerar espuma e faz tudo secar mais rápido, uma escorrida rápida e pronto.

Só não uso nas tampinhas por medo de ressecar as borrachas, nas tampas vai iodophor com água mesmo.

Até agora 5 brassagens e nenhuma contaminação.
Concordo plenamente, mas nas últimas eu tenho usado só Iodofor com diluição de 1ml por litro.

Sinceramente, tão importante quanto à sanitização é a limpeza da garrafa.... por isso só uso garrafas novas, ou usadas por mim mesmo, pois quando eu tomo uma cerveja, já lavo imediatamente, borrifo sanitizante, e deixo escorrendo..... sendo que depois lavo e sanitizo novamente antes do uso. Isso garante a limpeza completa sem precisar usar nenhum tipo de escova.

Abraço,
 
Concordo plenamente, mas nas últimas eu tenho usado só Iodofor com diluição de 1ml por litro.

Sinceramente, tão importante quanto à sanitização é a limpeza da garrafa.... por isso só uso garrafas novas, ou usadas por mim mesmo, pois quando eu tomo uma cerveja, já lavo imediatamente, borrifo sanitizante, e deixo escorrendo..... sendo que depois lavo e sanitizo novamente antes do uso. Isso garante a limpeza completa sem precisar usar nenhum tipo de escova.

Abraço,

proporção de 1 ml de iodofor diluido em 1 litro d'água? Não usas o álcool também?
 
Guenther, eu também sempre lavo a garrafa imediatamente após o uso. Mas as vezes, e principalmente quando pego uma que tá envasada há bastante tempo, fica uma mancha no fundo, o que parece ser uma "craca". Não acontece contigo? O que tu faz, descarta? Se eu deixo de molho no detergente clorado, sai tudo. Mas também já envasei em garrafas com essa "mancha" e nunca contaminou. Quale a dessa mancha?
 
Guenther, eu também sempre lavo a garrafa imediatamente após o uso. Mas as vezes, e principalmente quando pego uma que tá envasada há bastante tempo, fica uma mancha no fundo, o que parece ser uma "craca". Não acontece contigo? O que tu faz, descarta? Se eu deixo de molho no detergente clorado, sai tudo. Mas também já envasei em garrafas com essa "mancha" e nunca contaminou. Quale a dessa mancha?
Seria resto de fermento mesmo. Cara, comigo eu nunca notei, e sempre inspeciono o fundo após lavar, MAS.... tem uma coisa: eu nem me lembro a última vez que fiz primming... engarrafo tudo por contra-pressão, então a quantidade de borra de fermento é praticamente zero.

Abraço,
 
proporção de 1 ml de iodofor diluido em 1 litro d'água? Não usas o álcool também?
Às vezes sim, às vezes não.... e quando colocava álcool 70 nem era 70 mesmo, era só pela questão da evaporação e matar a espuma, já que álcool 70 tem poder médio de sanitização, e o iodo é muito mais efetivo, ou seja, usar ou não o álcool não faz realmente diferença.

Ultimamente, pra sanitizar garrafas, não tenho usado álcool na mistura. Em outras sanitizações uso, mas coloco na mistura porque o álcool é ótimo pra limpar coisas, então uso principalmente porque posso limpar superfícies e sanitizar ao mesmo tempo.

Abraço,
 
Às vezes sim, às vezes não.... e quando colocava álcool 70 nem era 70 mesmo, era só pela questão da evaporação e matar a espuma, já que álcool 70 tem poder médio de sanitização, e o iodo é muito mais efetivo, ou seja, usar ou não o álcool não faz realmente diferença.

Ultimamente, pra sanitizar garrafas, não tenho usado álcool na mistura. Em outras sanitizações uso, mas coloco na mistura porque o álcool é ótimo pra limpar coisas, então uso principalmente porque posso limpar superfícies e sanitizar ao mesmo tempo.

Abraço,

Oi Guenther,

Por que o iodofor seria muito mais efetivo do que o alcool 70? Ele até consegue eliminar alguns esporos bacterianos (o q o alcool nao consegue) mas precisa de muitas horas de contato pra isso... ou seja, da forma que usamos também seria nível médio, que é perfeitamente suficiente.

A minha oposição seria somente por causa que sei que tem muita gente que gosta e se sente mais a vontade usando alcool 70%. Já fui um desses também, sem nunca ter problemas de contaminação. Hoje sou adepto do iodofor que é bem mais barato e prático.

Abraço!
 
Tiago, existem estudos comparando a eficácia do álcool 70 com outros sanitizantes... já li bastante coisa sobre isso mas sinceramente não tenho links agora, a não ser: http://pt.wikipedia.org/wiki/Álcool_70

Além disso, o álcool 70 pra ser realmente efetivo, segundos alguns médicos e funcionários de hospitais que já conversei (segundo estudos que eles me disseram que existem, mas que eu não li) precisa de atrito na superfície, coisa que não fizemos na produção de cerveja.

Quanto ao argumento de "nunca tive problemas", tu bem sabes que isso pode ser um clássico falso positivo. Tenho um amigo que nunca sanitiza as garrafas dele, nem ferve o priming, e de fato, o cara nunca teve nenhuma contaminação.

Abraço,
 
Tiago, existem estudos comparando a eficácia do álcool 70 com outros sanitizantes... já li bastante coisa sobre isso mas sinceramente não tenho links agora, a não ser: http://pt.wikipedia.org/wiki/Álcool_70

Além disso, o álcool 70 pra ser realmente efetivo, segundos alguns médicos e funcionários de hospitais que já conversei (segundo estudos que eles me disseram que existem, mas que eu não li) precisa de atrito na superfície, coisa que não fizemos na produção de cerveja.

Quanto ao argumento de "nunca tive problemas", tu bem sabes que isso pode ser um clássico falso positivo. Tenho um amigo que nunca sanitiza as garrafas dele, nem ferve o priming, e de fato, o cara nunca teve nenhuma contaminação.

Abraço,

Tem razão, pode ser mesmo um falso positivo, mas isso poderia ser em qualquer caso...

Sabia do alcool como sanitizante de superficies e equipamentos em laboratorios de microbiologia. Deduzi a partir disso que fosse um bom sanitizante.

Nunca li documentos comparativos entre os sanitizantes, uma vez li um sobre o alcool só, que relacionava o poder ou tempo de sanitização com a concentração dele, faz tempo nao lembro se falava do espectro de ação dele, vou ver se encontro depois...

Abraço
 
Um sanitizante que está sendo utilizado em hospitais e que, segundo alguns prospectos, é EXCELENTE, é a tal de biguanida. Ganhei um frasco de um amigo mas ainda não utilizei.
 
Eae galera...sou novo nas brassagem e nessas primeiras a técnica que utilizei pra sanitizar as garrafas foi de apenas lavar com um jato de água com o auxilio daquelas torneiras de jato da WE e depois utilizar o iodofor, deixando as garrafas imersas durante uns 5min numa bacia com 20lts de agua e 20ml de iodofor. Essa técnica seria eficiente? Valeu
 
Eae galera...sou novo nas brassagem e nessas primeiras a técnica que utilizei pra sanitizar as garrafas foi de apenas lavar com um jato de água com o auxilio daquelas torneiras de jato da WE e depois utilizar o iodofor, deixando as garrafas imersas durante uns 5min numa bacia com 20lts de agua e 20ml de iodofor. Essa técnica seria eficiente? Valeu

Sim, se as garrafas não tinham sujeira incrustada nem nada do tipo, vc foi eficiente na sanitização.

Nem é necessário deixar as garrafas imersas por tanto tempo. Se vc quiser, apenas borrifar iodofor dentro da garrafa, molhando toda a superfície interna ja é o suficiente.

Abraço
 
Borrifar eu particularmente não considero uma técnica recomendada porque não há certeza que atinge toda a superfície.

Uma bem fácil é simplesmente fazer solução para uma garrafa cheia, e ir despejando o conteúdo de uma pra outra em cima de um balde pra não molhar tudo.

Abraço,
 
Borrifar eu particularmente não considero uma técnica recomendada porque não há certeza que atinge toda a superfície.

Uma bem fácil é simplesmente fazer solução para uma garrafa cheia, e ir despejando o conteúdo de uma pra outra em cima de um balde pra não molhar tudo.

Abraço,

Bom, com uma borrifada realmente, mas com umas 4 ou 5 e girando a garrafa não tem erro... chega a sobrar no fundo que na escorrida cobre toda superfície de novo...

Mas realmente, passar de uma pra outra a solução como tu indicou, ou até mesmo afogar uma garrafa e depois despejar de volta o sanitizante num balde é mais fácil...

Mais facil ainda só um vinator, em 1 minuto tem umas 50 garrafas sanitizadas...
 
Sem dúvida, vinator foi umas melhores compras que já fiz, e o cabide pra 90 garrafas também. :)
 
Um sanitizante que está sendo utilizado em hospitais e que, segundo alguns prospectos, é EXCELENTE, é a tal de biguanida. Ganhei um frasco de um amigo mas ainda não utilizei.

Então Guenther, já utilizasse o sanitizante?
Em pesquisa encontrei esse artigo sobre seu uso em indústria cervejeira, não sei se já conhecia
http://www.uss.br/pages/revistas/revistateccen/V3N12010/artigo05.pdf

O que me chamou a atenção foi que durante o artigo ele fala que a Biguanida é um sanitizante que necessita de enxague.
No rótulo vem alguma instrução?
 
Ao invés da arvore, eu uso as gavetas do freezer, de cabeça para baixo, para colocar as garrafas depois de passar no vinator. cabem umas 20 garrafas por gaveta, que cabem certinha em cima da minha pia.
 
Eu uso PAC 200 para sanitização. Coloco o PAC em um balde de limpeza e deixo as garrafas mergulhadas por 10 a 15 minutos. Tenho algumas dúvidas simples em relação a isso:

1) Preciso deixar todo esse tempo as garrafas mergulhadas ou só preciso mergulhar a garrafa e retirar o líquido?
2) Devo passar água corrente após a sanitização para retirar possíveis resíduos do PAC?
3) A garrafa precisa estar TOTALMENTE seca antes da cerveja ser colocada?
 
Eu uso PAC 200 para sanitização. Coloco o PAC em um balde de limpeza e deixo as garrafas mergulhadas por 10 a 15 minutos. Tenho algumas dúvidas simples em relação a isso:

1) Preciso deixar todo esse tempo as garrafas mergulhadas ou só preciso mergulhar a garrafa e retirar o líquido?
2) Devo passar água corrente após a sanitização para retirar possíveis resíduos do PAC?
3) A garrafa precisa estar TOTALMENTE seca antes da cerveja ser colocada?

1 - o recomendado é no mínimo 10 minutos, falam até em 15.
2 - Nunca se deve lavar após sanitização, se não vai contaminar novamente. Algumas pessoas com outros produtos constumam lavar com água fervente, mas totalmente desnecessário nesse caso e ainda com risco de contaminação. Mas é importante usar a diluição recomendada do PAC, se utilizar mais vai ter riscos de ficar tóxica tua cerveja.
3- Escorre o líquido que ficar pra não deixar excesso, não precisa secar totalmente.

O Lamas tem essas descrições no produto: http://loja.lamasbrewshop.com.br/limpeza-sanitizacao/pac-200-peracetico-sanitizante.html
 
Então Guenther, já utilizasse o sanitizante?
Em pesquisa encontrei esse artigo sobre seu uso em indústria cervejeira, não sei se já conhecia
http://www.uss.br/pages/revistas/revistateccen/V3N12010/artigo05.pdf

O que me chamou a atenção foi que durante o artigo ele fala que a Biguanida é um sanitizante que necessita de enxague.
No rótulo vem alguma instrução?
Cara, não.... e nem vou usar.

Umas 150 levas com zero contaminação utilizando iodofor me prendem psicologicamente a ele, fora todas as vantagens de comodidade comparado ao ácido peracético, e eu conhecimento de causa. :)
 
Notem que o produto usado para a sanitização sem enxágüe é o Iodofor ou Biofor. Que não é a mesma coisa que a tintura de iodo vendida em farmácias!
 
Notem que o produto usado para a sanitização sem enxágüe é o Iodofor ou Biofor. Que não é a mesma coisa que a tintura de iodo vendida em farmácias!
O que interessa no fim das contas é a proporção de iodo livre.

Iodo FOR, só quer dizer que é um iodo, mais um solubilizante, mais um detergente (usualmente).
 
Back
Top