Sabor não esperado da Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroCassella

Member
Joined
Dec 16, 2015
Messages
22
Reaction score
0
Olá a todos. Posso dar maiores detalhes caso necessário, mas resumindo a questão... Fiz uma leva de 20 litros de Weiss de um kit de uma loja bem conceituada aqui de Campinas. Tudo correu aparentemente bem em todas etapas. Medi a OG e bateu certo com a receita. Fermentou e carbonatou sem problemas. Acontece que na hora de provar não apareceu o sabor de cravo e/ou banana mas o gosto ficou muito parecido com uma witbier (mas sem notas cítricas obviamente). Minha maior suspeita é com relação a levedura, mas usei a WB-06, que deveria transformar o açúcar nos benditos esteres e fenois.. A temperatura variou por aqui e estava bem quente, mas se me informei corretamente isso deveria dar notas mais acentuadas de banana. Mas aconteceu que notei a completa ausência de cravo e banana. Alguem sabe o que pode ter ocorrido? Revirei a internet mas vi que o uso dessa levedura deveria ter dado o sabor correto (os maltes estavam corretos, pilsen e trigo). Obrigado.
 
Olá a todos. Posso dar maiores detalhes caso necessário, mas resumindo a questão... Fiz uma leva de 20 litros de Weiss de um kit de uma loja bem conceituada aqui de Campinas. Tudo correu aparentemente bem em todas etapas. Medi a OG e bateu certo com a receita. Fermentou e carbonatou sem problemas. Acontece que na hora de provar não apareceu o sabor de cravo e/ou banana mas o gosto ficou muito parecido com uma witbier (mas sem notas cítricas obviamente). Minha maior suspeita é com relação a levedura, mas usei a WB-06, que deveria transformar o açúcar nos benditos esteres e fenois.. A temperatura variou por aqui e estava bem quente, mas se me informei corretamente isso deveria dar notas mais acentuadas de banana. Mas aconteceu que notei a completa ausência de cravo e banana. Alguem sabe o que pode ter ocorrido? Revirei a internet mas vi que o uso dessa levedura deveria ter dado o sabor correto (os maltes estavam corretos, pilsen e trigo). Obrigado.
Se vc não teve um controle de temperatura então esse é o primeiro dos problemas. Dê uma olhada nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404&highlight=weiss+melhor+fermentar
 
Mas ai que tá.. Já havia lido este tópico um tempo atrás, que bate com informações que já tinha obtido.. É comum a variação da temperatura de fermentação da Weiss, justamente pra balancear as notas de cravo e banana. Ainda não possuo um sistema de controle de temperatura, mas esperava pelo menos um sabor de banana, ja que houve variação, em temperaturas mais altas (o fermentador ficou em lugar apropriado, portanto não ficou sujeito a luz, variações bruscas e temperaturas muito elevadas). Sei que preciso de um controle mais rigoroso para obter melhores resultados. Mas só queria entender a total falta de sabor de cravo/banana característico do estilo..
 
Fala Pedro

Dá um tempo pra cerveja, os aromas e sabores podem aflorar.... principalmente se a fermentação foi conduzida de uma maneira não adequada. No início pode ficar confuso. Pode melhorar com o tempo, mas também podem não melhorar.
 
Posta a receita ai e as características da mostura, pra dar uma ideia melhor pra gente...mas já adianto que essa levedura wb06 é complicada de produzir boas cervejas de trigo, ela tem uma característica de acidez! Para produzir boas weiss o ideal é fermento liquido...com Bio 4 e White Labs obtive bons resultados.
 
Back
Top